• Morre José Eduardo Guinle, ex-presidente da ABM e da Riotur

    Faleceu este domingo, aos 71 anos, o empresário de marketing e turismo José Eduardo Guinle, que, por muitos anos, comandou o Copacabana Palace Hotel, presidiu a Associação Brasileira de Marketing (ABM) e esteve à frente da Riotur e da secretaria de Turismo do Rio de Janeiro na gestão de César Maia, nos anos 2000. O executivo vinha lutando contra um câncer de intestino, diagnosticado recentemente e estava internado no Sancta Maggiore, em São Paulo, com a situação agravada por uma pneumonia.

    José Eduardo começou a trabalhar no hotel com 16 anos, como estagiário, passando por todos os setores do Copacabana Palace, comandado pela sua família. Paralelamente, estudava Economia na PUC-RJ e na Cândido Mendes. Ao final deste e outros estudos no Brasil, como o de marketing na ESPM, foi fazer especialização em Turismo e Hotelaria na Espanha, onde estagiou e trabalhou em hotéis de alto luxo na Espanha. Ainda fez o curso executivo de Administração Hoteleira, da Cornell School of Hotel Administration.

    De volta ao Copa, foi diretor de Marketing e assumiu a direção geral do Hotel, até sua venda para o Grupo Orient Express, em setembro de 1989, negociação capitaneada por ele com seu irmão mais velho Luiz Eduardo Guinle.

    Como cliente, pelo Copacabana Palace, aprovou inúmeras campanhas premiadas através de sua agência Giovanni.

    Em 1997, depois de três anos se dedicando à agropecuária em São Paulo, José Eduardo Guinle voltou ao Rio para investir em comunicação e no ramo imobiliário. Ele abriu a corretora Odeon, na Barra da Tijuca e se associou ao publicitário Eduardo Quentel na Interativa Comunicação & Marketing, para torná-la uma agência de “projetos diferenciados em marketing”, fornecendo serviços profissionais especializados normalmente não disponíveis nos quadros de clientes e agências.

    Também foi diretor geral da Marina Porto Búzios nos anos 1990 e, desde 2004 estava com sua empresa Guinle Consultoria, morando em São Paulo.

    No meio associativo, foi um dos fundadores do Rio Convention Bureau e seu presidente executivo. Foi fundador e conselheiro na Fundação Xuxa Meneghel, presidente do Lide Rio em 2007.

    Aliás, Guinle foi responsável pela Associação Brasileira de Marketing (hoje Associação Brasileira de Marketing e Negócios – ABMN) voltar a ter aquele nome, já que, em 1987, para vincular a uma estrutura nacional, ela chegou a ser rebatizada como o capítulo carioca da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB). A história está contada na Janela.

    José Eduardo Guinle nasceu em 23/10/1949 no Rio-RJ, filho de Octávio Guinle e Maria Isabel Rodrigues Pereira. Foi casado com Maria Aparecida da Cunha Oliveira, com quem teve o filho José Octávio. Com Ana Cristina Guinle teve José Eduardo Guinle Filho. Com Marília Beatriz da Silva Douat, teve Tathiana Douat Guinle. E com a artista plástica Sandra Guinle, com quem foi casado por quase 20 anos, teve a filha Maria Isabel Barros Guinle.

    Publicidade
    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Discussão

    1. Ziza

      Descanse em Paz meu amigo!

    2. Sandra Guinle

      Boa noite, sou a artista plástica Sandra Guinle e fui casada com José Eduardo Guinle por quase 20 anos, temos uma filha chamada Maria Isabel Barros Guinle de 25 anos (foi o último casamento dele). Agradeço a atenção desde já.

      Sandra Guinle

      1. Marcio Ehrlich

        Obrigado pela informação. Atualizei na matéria, Sandra. E meus sentimentos pelo nosso já saudoso José Eduardo.

    3. Marcio Ehrlich

      Tive a honra de integrar sua diretoria da ABM. Fará falta.

    seta
    ×