• Fields, Nacional e Mene & Portella saem na frente pelos R$ 120 milhões do Cidadania

    Ministério da Cidadania

    Brasília, Rio e Manaus se destacaram na disputa pela conta de R$ 120 milhões do Ministério da Cidadania. A brasiliense Fields, que, aliás, é a agência que atualmente atende sozinha a pasta, foi a mais pontuada, com 91 pontos. Em segundo, veio a carioca Nacional, com 89,8 pontos, deixando em terceiro a manauara Mene & Portella, com 86,43.

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    Comandado pelo ministro João Roma, o Cidadania é resultado de uma fusão que o Governo Bolsonaro fez entre três ministérios: Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura. A pasta é que é responsável por assinar, entre outras, campanhas contra drogas e contra a fome, além de promover o Auxílio Brasil.

    A conta também tinha, até recentemente, a Calia e a Nacional no seu grupo de agências. Em dezembro de 2021, porém, seus contratos se encerraram sem possibilidade de renovação, por terem completado cinco anos consecutivos.

    A seguir estão as notas das 16 concorrentes, lembrando que o Invólucro 1 pontua a proposta criativa e o 3 a capacidade de atendimento. As agências grifadas tiveram nota inferior a 75,0 e foram consideradas desclassificadas.

    # Agência Invólucro 1 Invólucro 3 Nota Final
    1º. Fields 58,5 32,5 91
    2º. Nacional 57 32,8 89,80
    3º. Mene & Portella 53,13 33,3 86,43
    4º. Nova/SB 50 35 85
    5º. Binder 49,8 32 81,8
    6º. Calia 46,53 35 81,53
    7º. De Brito 49,9 29,6 79,50
    8º. Cálix 46,13 32,8 78,93
    9º. Moove (Pública) 45,3 31 76,30
    10º. Soul 44,37 30 74,37
    11º. Desigual 44 29,8 73,80
    12º. Full Design 41,70 29,3 71
    13º. E3 41 29,4 70,40
    14º. Octopus 41,47 27,1 68,57
    15º. Cafeína 43,4 24,8 68,20
    16º. IV5 32,87 26 58,87
    ATUALIZAÇÃO EM 30/05/2022

    Como apenas neste segunda-feira, 30/05, o resultado foi publicado no Diário Oficial da União, somente agora abre-se o prazo de cinco dias para as agências descontentes entrarem com recurso contra as decisões da subcomissão técnica responsável por ter concedido aquelas notas.

    ATUALIZAÇÃO EM 09/06/2022

    As agências Nova SB Comunicação S.A. e Calia/Y2 Propaganda e Marketing Ltda. deram entrada em recursos sobre as notas das propostas técnicas.

    Os textos estão disponíveis na página da Licitações e Contratos do Ministério da Cidadania, inclusive para download dos interessados.

    ATUALIZAÇÃO EM 05/07/2022

    Depois de muitos recursos, contrarrazões, adiamentos pela subcomissão técnica para estudar as questões… nada mudou na prática. Continuam nos três primeiros lugares as agências Fields, Nacional e Mene & Portela, com as seguintes pontuações agora para as classificadas:

    . 1º. – Fields: 91,00
    . 2º. – Nacional: 89,80
    . 3º. – Mene & Portella: 85,43
    . 4º. – Nova/SB: 85,00
    . 5º. – Binder: 81,97
    . 6º. – Calia/Y2: 81,87
    . 7º. – Calix: 80,27
    . 8º. – DeBrito: 79,50
    . 9º. – Pública (Moove): 76,30

    As demais agências permanecem desclassificadas, com sutis alterações em suas pontuações.

    . Soul: 74,37
    . Desigual: 73,80
    . Fulldesign: 71,00
    . E3: 70,30
    . Octopus: 68,57
    . Cafeína: 68,53
    . IV5 58,87

    ATUALIZAÇÃO EM 02/08/2022

    Apenas as agências Fields, Nacional, Mene & Portella, Calia/Y2, Cálix e Nova/SB compareceram com documentos de habilitação na na 4ª Sessão Pública, em 01/08/2022. E foram todas consideradas habilitadas.

    Com isso, Binder, DeBrito e Pública foram consideradas “alijadas do certame” pela Comissão de Licitação, que abriu agora o prazo de cinco dias para quem queira interpor recurso contra as habilitações.

    Se ninguém entrar com recurso, Fields, Nacional e Mene & Portella poderão assinar seus contratos.

    ATUALIZAÇÃO EM 04/09/2023

    Como os contratos de Fields, Nacional e Mene & Portella, na nova estrutura do Governo Lula, passaram para o novo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, coube a esta pasta fazer a renovação com as três agências, em documento assinado em 31/08/2023.

    O prazo foi por mais 12 (doze) meses, valendo, então, o período de 03/09/2023 a 02/09/2024.

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    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

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