Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/OUT/1977
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


RP: um problema de base, apesar de muitas proposições.

No último comentário reproduzimos alguns objetivos propostos pela chapa "Ilo Nogueira", candidata a ocupar a nova Diretoria do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas de São Paulo - CONRERP /SP - a partir das eleições do dia 7 de novembro. A seriedade com que foi elaborada a plataforma de trabalho dos profissionais de RP daquela chapa e o reconhecido mérito profissional de seus membros mereceu desta colunista um destaque em nosso comentário.
Ainda naquela semana, lamentamos o fato das chapas do nosso CONRERP /RJ estarem silenciosas, dando a impressão da inexistência de qualquer plataforma de trabalho e, por esta razão, transmitindo indiferença aos profissionais registrados e aos que ainda se interessem pelo registro. Pois bem, o silêncio foi quebrado pelo Presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas, Edson Schettine de Aguiar, que nos enviou a plataforma de trabalho da "Chapa Integração", encabeçada pelo Comandante Roberto Carlos do Vale Ferreira, para sua reeleição para o biênio 78/79.
Pelo que verificamos no material enviado, a chapa "Integração" relançará a mesma plataforma de trabalho proposta há dois anos e que, certamente por motivos que só os "integrados" conhecem, não foi possível total realização de seus objetivos. Assim, a chapa "Integração" pretende se reeleger para dar continuidade ao seguinte trabalho: maior comunicação com os profissionais; maior rigor na fiscalização da profissão e critérios rígidos no registro; fazer cumprir o código de ética; fomentar o exercício profissional; maior assistência aos Estados; melhoria das instalações da autarquia; Maior intercâmbio com as faculdades e com a Associação Brasileira de Relações Públicas.
Segundo nos informa a "carta aos profissionais de RP" datada de 10 de agosto deste ano, o atual Conselho do Rio já conseguiu algumas realizações como a criação de Delegacias nos Estados; simplificação no pagamento das anuidades; intensificação do trinômio conselho/ensino/mercado de trabalho; divulgação, através do Boletim do CONRERP/RJ dos atos administrativos etc.
Mas ainda há muito que fazer. É imprescindível que a chapa eleita faça um trabalho urgente a favor das profissionais de Relações Públicas e, principalmente daqueles recém-formados. A má estruturação do ensino nas faculdades de comunicação e a incompetência de alguns professores responsáveis pela cadeira de RP faz com que estes profissionais saiam de seus cursos com uma visão totalmente distorcida sobre a verdadeira função de uma relações públicas (veja um triste exemplo no Retoque de Marcio Ehrlich).
Cabe aos Conselhos fiscalizar com rigor profissional e, sobretudo, com honestidade, pois só assim as estruturas caducas e viciadas poderão se conscientizar que sua caduquice já está ultrapassada e que, não há mais lugar nos dias de hoje para a incompetência de pessoas desonestas com sua própria profissão, Portanto, que seja eleita a Diretoria que possa melhor exercer o seu papel a favor da dignidade profissional do relações públicas.
(M. B.)

RETOQUE

Faculdade Hélio Alonso avilta mercado de Relações Públicas.

Semana passada, Márcia Brito apontou, em seu comentário as diferenças entre a situação de RP no Rio e São Paulo. No dia que fechávamos a coluna, tomamos conhecimento de mais uma situação séria que só cabe aos atuais responsáveis pela RP no Rio (os mesmos que estão no comentário de hoje) avaliar e resolver.
A Faculdade de Comunicação Hélio Alonso - FACHA, procurando cumprir com a determinação governamental de que as escolas de comunicação disponham de departamentos modelos que permitam a seus alunos uma formação prática, criou uma "agência" de publicidade e relações públicas, já a caminho do funcionamento.
Até ai, muito louvável. Mas a “agência" da FACHA (e não sei se isto anda acontecendo nas demais Faculdades de Comunicação) resolveu se assumir como uma agência profissional, passando a procurar contas de empresas "comerciais", e recebendo por seus serviços (não cabe avaliar se isso é legalmente permitido. Gostaríamos de saber).
De departamento de publicidade, não dispomos de maiores informações, mas presenciamos, involuntariamente, o procedimento do setor de RP desta "agência". E verificamos que, na verdade, nem mesmo um correto trabalho de Assessoria de Relações Públicas está sendo feito. Os estagiários de RP, que absolutamente podem ser responsabilizados por seus atos, já que seguem a orientação de um professor, às custas de um salário simbólico de mil e poucos cruzeiros, simplesmente saem de jornal em jornal pedindo que os colunistas sociais e outros profissionais dêem "notinhas" sobre seus clientes. Esta atividade, e quando feita com planejamento e mais seriedade, se caracteriza como Assessoria de Imprensa, cabendo muito mais a profissionais de jornalismo que a de RP. Do jeito que está, - não passa de um mero trabalho de divulgação que normalmente pode ser feito até por pessoas sem nível universitário, e que nem precisam pagar à Faculdade quase o mesmo que ganham.

Não Profissionalismo

Estes alunos estão se enganando, acreditando que aprendam alguma da verdadeira filosofia de relações públicas na prática, mas estão sim para se esborrachar quando entrarem na real vida profissional. E vão se esborrachar mais ainda, pelo problema de mercado que está sendo criado.
Por se constituir apenas de estudantes, ficando o professor como responsável para qualquer problema legal, a "agência" da FACHA está cobrando um preço para aquele serviço que nenhuma empresa especializada teria condições de pedir a um estabelecimento comercial. E isto avilta o próprio mercado que estes estudantes enfrentarão quando se formarem e precisarem viver dele. Está óbvio que uma loja preferirá continuar com seu serviço de divulgação barato feito por estudantes, ou querendo pagar só o mesmo preço, que entrezar sua conta a uma agência de profissionais, ainda que esta seja formada pelos mesmos estudantes que a atenderam durante o estágio.
Ora, por que a FACHA não utiliza sua "agência" para fazer um verdadeiro planejamento de RP para si própria, seus cursos, seu jornalzinho e outras atividades? Será que a Faculdade não acha isso necessário? Por que a “agência” não se oferece para fazer RP de bibliotecas estaduais, entidades culturais ou beneficentes sem fins lucrativos, grupos de teatro, cinema ou literatura não empresariais? Ou mesmo, por que estes alunos não pressionam as agências profissionais em busca de estágios verdadeiros? Ou procuram o CIE-E. O Conselho Regional de RP, a ABRP, etc para lhes cobrar uma orientação que eles dizem estar prontos para dar?
Pelo menos assim, ajudarão a construir para si um sólido mercado, em vez de aviltá-lo pelo não-profissionalismo que, inclusive, terão que enfrentar quando se formarem, por parte dos colegas que continuarem neste esquema. Isto pelo menos mostrará que seus interesses em estágio não é só receber o certificado obrigatório para mostrar aos pais e amigos que conseguiram se formar.
(ME).

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Pode ser falha da minha memória, mas esses comerciais do cigarro Mark Ten eu já vi há dez anos na campanha publicitária do cigarro Benson & Hedges americano. (ME).
• • •
Para dar apoio à Campanha de Nacionalização do Cartaz de Cinema, o Clube de Criação está lembrando a quem quiser colaborar que seria uma ótima ideia mandar cartas ou telegramas para o senador em que tiver votado (ou outro que ainda esteja no Senado) pedindo que ele dê sua aprovação ao projeto. Uma boa pessoa para receber também, para quem puder mandar dois envios, é o Senador Eurico Resende, líder do Governo no Senado. Apesar de o Monserrat ter nos passado um modelo de telegrama, achamos que um bom exemplo de criatividade do pessoal de publicidade será cada um escrever da maneira que melhor sentir, para também não dar ideia de mais uma ''Peça", o tal telegrama. De nossa parte, lembramos aos mais ocupados que telegrama pode ser passado sem se levantar da cadeira, apenas pelo telefone, endereçando a "Senador Fulano de Tal, Senado Federal Brasília".
• • •
O limite entre sofisticação e esnobismo barato é muito impreciso. E se a ideia do comercial de lançamento da Margarina MiIa em caracterizá-Ia como "soft" foi lembrá-la como sofisticada, o resultado pareceu mais foi como pernóstica. Ainda mais que depois é explicado que ela é macia, cremosa, etc. tudo igual às outras; a não ser é claro, por aquela palavra dita em inglês para nosso povo altamente alfabetizado e poliglota.
• • •
O jornal O Patropi fará em novembro uma edição especial com tiragem de 21 mil exemplares comemorativa aos seus sete anos de fundação. Roberto Pereira dos Santos comunica que o fechamento publicitário será dia 16 de novembro. * Ainda sobre O Patropi, Edivalda de Oliveira (SUSSI) e Suely Santos (FACHA) estão estagiando naquele jornal.
• • •
A revista Guia de Camping (representada por Rabello Representações) fará seu fechamento publicitário dia 10 de novembro e Ricardo Rabello está à disposição dos anunciantes para prestar maiores informações, * Ainda da "Rabello", Sandra Rabello Caldas é a contato exclusiva da revista RAM.
• • •
O Manual do Mídia, da Sitral está sendo muitíssimo procurado por estudantes de comunicação. Aliás, é imprescindível que todos os publicitários leiam os importantes depoimentos contidos naquele Manual.
• • •
Esta coluna passa a contar com serviço de clipping do Lux Jornal nos assuntos da área de publicidade e marketing.
• • •
A Focus preparou um ousadíssimo plano de marketing para o lançamento do edifício Schubert da Projeto, no Leblon. Quem comprar um apartamento de três ou quatro quartos receberá, na entrega das chaves, as chaves de um Chevette zerinho, já estacionado em sua vaga na garagem, emplacado e segurado. Gente fina é outra coisa...
• • •
x
Durante a realização do II Ciclo de Estudos do Grupo de Atendimento em São Paulo, Mauro Salles, vice-presidente dos Diários Associados foi eleito membro honorário daquele Grupo. Ao ser saudado pela comissão organizadora do Ciclo, Mauro Salles ressaltou que "o jornalismo e a publicidade são duas faces de uma mesma moeda da profissão de comunicação" e acrescentou: "sou um homem de contato, de atendimento. O fato de ser jornalista não impede ser publicitário e dessa última não vou abdicar". Na foto, Mauro Salles sendo homenageado durante aquele evento.

O Jornal do Commercio do Rio volta a ter uma coluna sobre Publicidade. Ivan Curvelo retomou sua coluna "Propaganda" neste último domingo.
• • •
A Prefeitura de Niterói deu início à campanha de combate à cárie Infantil e já distribuiu folhetos com a estória em quadrinhos do herói Super-Flúor, para motivar as crianças a escovarem e tratarem os dentes. Numa outra fase deste plano (feito pela Artplan), será mostrado nas escolas daquele município filmes sobre o assunto. O Prefeito Moreira Franco quer ver Niterói sorrindo bonito.
• • •
A revista Psiu está preparando um monumental lançamento no Rio. A revista fechara a New York City Discoteque para os 500 convidados da festa do dia 7 de novembro.
• • •
A Labor está preparando a campanha de lançamento da loja Brastel de Juiz de Fora, que ocorrerá dia 16 de novembro. Com esta a Brastel amplia sua cadeia para 47 lojas.
• • •
A Prefeitura de Praia Grande (SP) está retirando os outdoors colocados irregularmente nas vias públicas daquele município.
• • •
Conforme portaria do Ministro Mário Simonsen, o lançamento de novas marcas de cigarros dependerá de prévia comunicação e autorização da Secretaria da Receita Federal. Acho que até o Ministério lá está ficando intoxicado com tanto lançamento de cigarros.
• • •
Esta colunista passou a assinar o seu verdadeiro nome para não ser mais chamada de "Márcia Bé", de berro mesmo. E também porque todo mundo descobriu que quem estava por trás da Márcia Bê era a Márcia Brito. Perdeu a graça.
• • •
Ainda há tempo para quem quiser participar do Congresso Latino-Americano de Publicidade que será realizado das 8 a 12 de novembro, em Santiago, no Chile. As inscrições podem ser feitas por 200 dólares (participante) e 125 dólares (acompanhante) no Circulo de Publicistas de Chile, Ahumada 312, of 207 e agência de Turismo Istour, Casilha 13693, Correo 21.
• • •
Antônio Carlos Rosa Gonçalves deixa a Denison e vai para a Almap.
• • •
Muito confusa a foto­novela bolada pela Publisian para anunciar a Revista Marketing aos professores, estudantes, diretores de marketing, homens de empresas e outros interessados pelo assunto. Mas através dela ficamos sabendo que a data do fechamento publicitário daquela revista será no dia 3 de novembro. Ainda há tempo, mas é bom os senhores anunciantes reservarem o espaço para suas mensagens.
• • •
O departamento de merchandising da Globo exagerou na dose de merchandisings veiculadas na novela "Sem Lenço, sem documento". O telespectador tem a impressão de estar assistindo um longo comercial de vários produtos. Assim é demais...
• • •
A Publinform está divulgando seu novo tabloide: Escritórios materiais e equipamentos dirigidos à área administrativa de agências e indústrias.
• • •
Segundo Ronaldo Nogueira, vice-presidente da Bombril S.A., aquela empresa prevê um faturamento de um bilhão de cruzeiros para este ano. Aposto que as donas de casa nem imaginam uma coisa destas quando estão ariando suas panelas.
• • •
Em dezembro será inaugurada a sede campestre da Associação Mineira de Propaganda.
• • •
Esta coluna fecha às quintas-feiras, ao meio-dia. Qualquer comunicação deve ser enviada para a Rua Barão de Itambi, 7, ap. 605. Flamengo. Rio. CEP 20000. - pelo telefone 286-4876.

CCRJ - Senado aprova nacionalização dos cartazes
Anúncio publicado pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) na página da Janela, com apoio do jornal