Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/DEZ/1977
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Os Clubes de Criação do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estiveram reunidos nos últimos dias 2 e 3 de dezembro, em Porto Alegre, no I Encontro Nacional dos Clubes de Criação. Na ocasião foi redigida uma Declaração de Princípios dos Profissionais de Criação Publicitária do Brasil. Eu, sinceramente, esperava alguma coisa de maior profundidade profissional, e o que me pareceu encontrar foi uma série de normas destinadas basicamente a educar o criador brasileiro a alcançar um comportamento ético e profissional. Algo assim como o "Manual ou os 30 Mandamentos do Bom Criador". Não quero, porém, criticar sem conhecer mais profundamente a realidade dos Criadores de Publicidade através do Brasil. Se tal declaração foi aprovada pelas diretorias dos clubes, elas seguramente têm consciência da necessidade de ser divulgada uma lista tão didática. Os leitores a avaliem. (ME)

Declaração de Princípios dos Profissionais de Criação Publicitária do Brasil.

1. Não mentir, nem deixar mentir. Brigar pela verdade com o risco do próprio emprego. Só é criativo o anúncio verdadeiro.
2. Ter consciência da arma que tem nas mãos. A propaganda tanto pode beneficiar como prejudicar as pessoas.
3. Não explorar a ignorância, a ingenuidade, a boa­fé e a pobreza das pessoas. O mistificador deve ser condenado e não aplaudido.
4. Respeitar a inteligência e a sensibilidade do consumidor. Ele é um ser humano que deve ser elevado, jamais rebaixado.
5. Não há nenhuma besteira em propaganda que não possa ser substituída por alguma coisa boa saudável, inteligente, útil e digna.
6. O povo não é burro. Burro é quem trabalha usando este principio.
7. Prestigiar os valores e tradições da nossa terra e da nossa gente. Lutar por tudo o que deve ser nosso.
8. Cultivar uma visão lúcida e crítica de todos os processos sociais. Não adianta ser um excelente publicitário e não ser um bom cidadão.
9. Não criar sem saber para que e quais as consequências. Nós nunca estamos apenas cumprindo ordens superiores.
10. Empenhar todo o talento possível para que a propaganda seja realmente um instrumento de desenvolvimento nacional. Que fortaleça a independência econômica do dois e contribua para melhorar as condições de vida das imensas populações marginalizadas.
11. Ler pelo menos o jornal do dia. Tudo o que acontece no mundo pode e deve influir no nosso trabalho.
12. O talento e a produção nacionais tem que ter prioridade. Tudo o que pode ser feito aqui deve ser feito aqui.
13. Nunca perder de vista a necessidade de ampliação do mercado de trabalho. É urgente inverter a posição do funil.
14. Incentivar o debate e a livre informação sobre todos os problemas que dizem respeito a propaganda, direta ou indiretamente em tabus. A democracia é uma conquista irreversível da civilização.
15. Pregar a descentralização da propaganda brasileira, criando novos polos de desenvolvimentos publicitários. As contas locais devem ser atendidas, de preferência, por agências locais.
16. Tomar consciência da força dos profissionais de criação. Não somos as únicas peças importantes da engrenagem publicitária. Mas somos peças essenciais.
17. Participar ativamente de todo o esforço para unir os publicitários em torno de suas entidades representativas e seus interesses profissionais e culturais. Chega de individualismo.
18. Fomentar o espírito de equipe. Num grupo coeso, tudo é mais fácil, alegre e produtivo. Ninguém se mata e todos ganham.
19. Transformar o êxito de todos no êxito de cada um e o tropeço de um no tropeço de todos. A solidariedade é invencível.
20. Não criticar gratuitamente o trabalho dos colegas. Isto nos desune e debilita o grupo como um todo.
21. Ser leal, franco, positivo e correto com os parceiros de trabalho. Não poupar elogios merecidos aos colegas, mesmo que trabalhem para o pior concorrente.
22. A liberdade de criação, em propaganda como em tudo, não é uma concessão, é uma conquista. Devemos buscá-la e merecê-la.
23. Não castrar e ser visceralmente contra todas as formas e instituições castradoras. Solidarizar-se com aqueles que sofrem restrições à liberdade de pensamento a criação.
24. A verdade não tem dono. Toda crítica é útil, quando bem ouvida. Quem sabe ouvir, sabe crescer.
25. O anúncio de hoje deve ser melhor que o de ontem e pior que o de amanhã.  A competência é fundamental. E se constrói a cada dia em cada trabalho.
26. Conquistar a confiança dos clientes com soluções criativas e eficientes. Se a ideia é boa, lutar por ela até o último cartucho.
27. A criatividade não deve ser monopólio da criação. Motivar permanentemente o atendimento, mídia planejamento e todos os setores da agência para que se sintam partes integrantes do processo criativo.
28. O direito autoral é legítimo, intransferível e inalienáveis. Está na Constituição.
29. É preciso ter cuidado com os matadores de ideias. Às vezes eles vestem pele de cordeiro.
30. Estudar, estudar, estudar. Não existe melhor processo de criação, dentro e fora da propaganda.

Aroldo, e como fica o respeito profissional?

Porque seu mídia Almyr Assis Mendes teve a sorte de ganhar um Fiat 147 na "Noite dos Publicitários" da TV Guanabara, Aroldo Araújo aproveitou para se promover mandando um release que além de ser assinado por DUAS RP (!!!), denota uma enorme falta de respeito profissional, pois sequer coloca o sobrenome de Almyr. E, para completar, tem o título dúbio (como se tivesse conquistado a conta) de "FIAT NA AROLDO ARAÚJO"!
Raramente se tem podido ver tantos erros lamentáveis juntos, e que ainda sofrem o triste agravante de terem partido de uma agência que tanto se gaba de entender de relações públicas.
(ME)

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Ivan Curvelo, Marcia Brito e Marcio Ehrlich
Encontro dos Colunistas Ivan Curvelo, Marcia Brito e Marcio Ehrlich no tradicional jantar comemorativo do Dia da Publicidade, promovido pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP).
A festa aconteceu dia 5 de dezembro, no Caiçaras.
Ao contrário do que foi divulgado em algumas colunas de publicidade a Propaganda Professa não estará prestando a seus clientes consultorias nas áreas de história, psicologia, filologia, etc. Estivemos com Luiz Carlos e Jorge Maranhão, diretores daquela agência, que nos demonstrando sua linha de conduta esclareceram que a professa tem como princípio acabar com o conhecido "especialista em generalidade", e não necessitará em lançar mão, no planejamento de alguma campanha, dos conhecimentos de verdadeiros especialistas nos temas de que necessitarem. A utilização destas consultorias inclusive, já foi naquela campanha da Caderneta de Poupança Letra,  em que pesquisas históricas rigorosas comprovavam que no Brasil o hábito da poupança não é recente.
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O Grupo de Mídia já marcou para o dia 13, às 18 horas na MPM o encontro que terá com os representantes da Imprensa Nanica- Representando o GM estarão Maria Alice Langoni, Mário Makoto, Ulysses Santos e José Arteiro. Marcio Ehrlich presidirá a comissão de estudos.
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A chapa de Roberto Jenkins que disputará no próximo dia 12 a eleição do Conselho Federal de Relações Públicas é composta de profissionais do maior gabarito e cheios de entusiasmo para engrandecer a profissão.
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"Relações Públicas ­ Fundamentos e Legislação" é o livro do professor Marcos Evangelista que já está sendo lançado na sua segunda edição.
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Foi eleita a nova coordenação do Grupo de Mídia do Rio para o período de janeiro a junho de 1978 em substituição à atual. Como primeiro coordenador ficou Carlos Azevedo (MPM); para segundo, Maria da Conceição (J'WT), Antônio Luiz Accioly continua como coordenador nacional. / / O GM, dará início ao curso de aperfeiçoamento profissional em convênio com a ABP. Os interessados podem procurar D. Suely ou D. Leila. pelos telefones 233-0088 e 253-1076. O início do curso será no dia 10 de janeiro, às terças e quintas-feiras, das 19 às 21 horas.
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Entra hoje no ar,  no Rio, o comercial da Macieira criado por Luiz Antônio Vieira e Fernando  Gerardó, da Lintas,. Rio. A direção é de Michel Sallouti, da Lintas de São Paulo. Essa é a primeira vez que a cantora Amália Rodrigues participa de um comercial. O importante é que toda a mixagem, montagem, sonorização e edição final foi feita inteiramente no Brasil.
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Grupo de Mídia do Rio de Janeiro - SGB - Agência do AnoDo anúncio que a SGB esta veiculando para ser enviado ao profissional que trabalhou "pra chuchu", gostariamos de saber quem receberá o maior número de recortes. Nós da coluna apostamos no nome de Antônio Luiz Accioly.
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O compositor e cantor Antônio Carlos Jobim quebrou um tabu: arranjou e regeu a música do Banco Nacional que será veiculada no próximo dia 15. Orion Neves, da Esquire nos informou que o Jobim ficou tão empolgado que no final da gravação começou a cantar a música juntamente com Miúcha e a filha Bebel.
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O departamento de Mídia da Salles/lnter-Americana, acaba de ganhar 4 dos Prêmios de Mídia Gazeta Mercantil. A equipe premiada é integrada por Luiz Carlos Gonçalves, Regina Maria Tosato, Roberto Genistretti, Roberto de Souza, Paulo Augusto Oncken, Luiz Grottera, Márcio Raso, Antônio Flávio Nara, Célia da Silva e Geraldo Leite.
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Uma fonte muitíssimo credenciada revelou para a Janela que dos 700 convites vendidos a 500 cruzeiros cada, tirando o gasto do jantar, o custo de direitos autorais das músicas do show, a "despesa" para deixar passar o show etc, à Associação Brasileira de Propaganda restou apenas 80 mil.
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No almoço da Rede Bandeirantes de ontem foram eleitos homens de veiculação de 1977 - Edinaldo de Jesus, da Salles/lnter-Americana; amigo mídia Carlos Azevedo, da MPM Propaganda.
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Walbecy Camargo, da Start, ganhou mais dois prêmios em festivais de Nova lorque e um diploma no Japão. Um dos prêmios foi dado por um de seus belíssimos comerciais da Sharp.
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O colunista Carlos Cauby Silveira, que acaba de publicar a revista Anúncio com o mercado publicitário do Rio, tomou uma sábia decisão: A partir de janeiro centralizará seus negócios no Rio de Janeiro.
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A Companhia Internacional de Seguros (cliente da Lintas, lançará no próximo dia 12 a obra "A Modinha". O disco traz músicas dos maiores nomes de nosso cancioneiro popular com interpretação de Nara Leão, Paulo José e até Juscelino Kubitschek.
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Muito simpático o comercial do Banespa do time jogando bola.
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O publicitário Paulo de Tarso registrando seu protesto contra os critérios adotados pela ABP nas premiações deste ano.
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A Temper (Lintas) está oferecendo uma garrafa do vinho Conde de Foucauld a seus clientes.
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Márcio Moreira (McCann) apresentou os filmes premiados da SAWA para uma platéia extremamente selecionada.
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A Studio 7 comemorará seu aniversário no dia 21, na boate Mikonos.
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Encerra hoje o II Encontro Nacional de Anunciantes e a Associação Brasileira de Anunciantes estará oferecendo um almoço que contará com a presença do ministro Quandt de Oliveira.
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Quem nos comunica é Nemércio Nogueira, Relações Públicas da S/IA: O Luís é Sales e o Mauro é Salles provavelmente porque o escrivão do cartório não era o mesmo". Ótimo, já satisfez nossa curiosidade.
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A A.A. Comunicações está divulgando a inauguração da segunda loja Dryzun Joalheiros com apresentação de uma completa coleção de jóias, em estilo internacional.
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A Lintas comemorará seu aniversário no próximo dia 14, um coquetel em sua nova sede de São Paulo.
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Esta coluna fecha as quintas-feiras ao meio­dia, Qualquer comunicado pode ser enviado para a rua Barão de Itambí, 7/605, Flamengo - Rio ou pelo telefone 286-4876.