Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 29/SET/19878
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Janela também dará prêmios no 3º Concurso de Cartazes

Vem aí o 3º Concurso Brasileiro de Cartaz de cinema. E desta vez, como no 1º Concurso, o cartaz vencedor deverá ser realmente utilizado, já que o filme é da distribuidora do Alberto Shatovsky, o mesmo que distribuiu Dersu Uzala.
O regulamento será publicado brevemente, mas a Janela publica agora, em primeiríssima mão, as bases do concurso.
O filme escolhido foi "Harlan Country - a tragédia americana", Oscar de melhor documentário, produzido e dirigido por Barbara Kopple, com a equipe que fez Corações e Mentes. Para garantir o caráter nacional do concurso (que está sendo coordenado pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro, nesta gestão dinâmica de Pedro Galvão), o filme será exibido no mês de outubro, prévias em 8 cidades: Rio, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife ou Brasília e Belém. Cada participante poderá inscrever até 3 peças. Em princípio, as inscrições vão se encerrar a 31 de outubro, para que o resultado saia até 6 de novembro. O filme deve ser lançado nacionalmente a 20 de novembro.
Dez trabalhos serão premiados pelo 3º Concurso de Cartaz de Cinema, sendo que os 4 primeiros serão nominados e os outros seis, correspondentes às menções honrosas, receberão seus prêmios por sorteio. Estas são as premiações:
1º lugar: Prêmio Jayme Cortez, Cr$ 40 mil, doados pela Rede Globo.
2º lugar: Cr$ 20 mil (patrocinador a ser anunciado).
3º lugar: Prêmio Cinemas 1 e 2 de Belém, Cr$ 10 mil.
4º lugar: Prêmio Art Filmes, Cr$ 7 mil.
MENÇÕES HONROSAS:
- Prêmio Meio & Mensagem: viagem e estadia de 3 dias, com direto a acompanhante, no Hotel Porto do Sol em Guarapari.
- Prêmio Asteriscos: viagem de 3 dias a Buenos Aires, com direito a acompanhante.
- Prêmio Janela Publicitária: um lindíssimo livro de arte.
- E mais três prêmios dados pelos Clubes de Criação do Rio e de São Paulo, e por uma distribuidora paulista de publicações especializadas.
Na ocasião da pré-estreia publicaremos mais detalhes. Mas os artistas que já desejarem tomar conhecimento da temática do "Harlan Country", para começar a bolar seus cartazes podem procurar a Janela, pelos telefones indicados nesta página, que podemos providenciar cópias xerox de todo o material de imprensa que dispomos sobre o filme.

Agora ficou mais fácil para o Brasil inteiro falar com a Janela Publicitária.

A TRIBUNA DA IMPRENSA inaugurou esta semana sua sucursal em São Paulo, localizada à Rua Major Quedinho, 111, cj. 402. Coordenada por Antônio Araújo, a sucursal da TRIBUNA está pronta para atender a todas as agências de publicidades paulistas quanto a repartes das edições diárias e também sobre exemplares atrasados (além outros assuntos publicitários, é claro). Agora, nenhum paulista vai mais deixar de ler a Janela na própria sexta-feira. Quem quiser maiores detalhes pode conversar com o próprio Antônio Araujo, pelo tel.: 259-9318, aí em São Paulo.
E para todo o Brasil. quem desejar conversar conosco, tem uma nova opção. A Janela conta agora com outros telefones, além do 286-4876. A partir de hoje, se a Telerj não der para trás, você também pode discar 246-1817 para encontrar seus amigos da Janela.
Ainda tem mais! Para as agências que têm telex e precisem enviar qualquer comunicado urgente para a Janela, lembramos que o telex da TRIBUNA, tem o número de código (021) 22752 - ETIM-BR e está à disposição a qualquer hora do dia.
E para quem não tiver tanta pressa, porém, pedimos encarecidamente que envie seus comunicados, ou qualquer outro tipo de correspondência, para Rua Barão de Itambi, 7/605 - Flamengo - Rio - CEP 20.000 - RJ.

Seleção da Janela fica acumulada para a próxima semana.

Por motivos alheios à nossa vontade, fomos obrigados a transferir a Seleção da Janela desta semana, acumulando-a com a da próxima coluna. Isto, porém, em nada prejudica os concorrentes desta semana adiada. Já que na seleção da Janela não procuramos escolher "os melhores" da semana, e sim os anúncios considerados pelo júri como exemplos para a classe publicitária, independente quantos sejam. Daí, anúncios publicados primeira vez nesta semana virem a ser olhados com tanto carinho pelo júri quanto os da semana que virá.
Aproveitamos a oportunidade para lembrar que, dentro dos critérios da seleção, apenas ser incluído nela já é uma demonstração de qualidade do anúncio. Tanto que muitos anúncios simplesmente corretos não são incluídos. Portanto, uma estrela não é, em hipótese alguma, uma qualificação a ser desconsiderada. Qualquer agência ou profissional que tivesse incluído um anúncio de uma estrela toda semana na seleção hoje estaria disparado na frente de todos os outros.
Falando nisso, lembramos também que após a última seleção do ano computaremos quantas estrelas cada agência, redator, diretor de arte e anunciante recebeu, e os três primeiros colocados de cada categoria serão homenageados especialmente pela Janela Publicitária.

Brainstorming • Brainstorming

O grupo Matarazzo acaba de entregar à Salles suas contas publicitárias institucionais e de projetos especiais. A Proeme, porém, continuará com a publicidade dos produtos de consumo da empresa.
• • •
Pedro Sanchez (ex-Lintas) nos comunica, em primeira-mão, que assumiu a Gerência de Marketing das Casas da Banha. Mais um que passa de agência para cliente.
• • •
Dia 10 de outubro, às 10 horas da manhã, na ESPM, Oscar Santiago, da Souza Cruz, fará uma palestra para o Grupo de Mídia. A mesma palestra já foi realizada para o GM-SP, tendo sido muitíssimo bem considerada.
• • •
O diretor de arte Carlos Studart está se desligando da Salles­Rio para assumir na dupla com Gustavo Waehneldt, redator e diretor de criação da Esquire.
• • •
Ricardo Maia (ex-Standard) está cuidando do setor de RTVC da JMM-Rio.
• • •
Será realizado, de 30/10 a 3/11 o 1º Simpósio Brasileiro de Pesquisa de Marketing, promovido pela Associação Brasileira de Marketing e a Rede Globo. Coordenado por Homero Sanchez, o Seminário terá lugar no auditório da ADECIF, diariamente das 19 às 21:30 horas, apresentando os seguintes temas: Pesquisa de opinião, pesquisa de audiência, pesquisa de mercado e a empresa, pesquisa de mercado e a agência, pesquisa de serviço e análise de serviço. Estarão como debatedores, entre outros, Gallup, Ibope, Ed. Três, CBPE, LPM Burke, Xerox, Reynolds. As inscrições podem ser feitas na ABM.
• • •
Não dá para entender por que os anúncios de varejo, feitos por agências que vinham desenvolvendo uma linha séria e inovadora, repentinamente, começaram a retroceder em seus propósitos. Será por culpa dos clientes? (MB)
• • •
Rodrigo de Sá Menezes, diretor superintendente da GFM/Propeg, embarcou para os EUA, onde irá participar da inauguração do Banco Econômico naquele país. De lá, aproveitando os 22 mil, Rodrigo dá uma esticada de férias pela Europa.
• • •
Hoje é o aniversário da SSC&B Lintas Brasil. Daqui da Janela, os nossos parabéns à simpática agência.
• • •
O redator Luís Siqueira (ex-Archote) é novo contratado da equipe de criação da Mendes, em Belém do Pará.
• • •
Muito boa a campanha que a Thompson está veiculando para a Monsanto nas principais revistas do país. É uma das raras oportunidades em que o cliente admite abertamente que seu interesse é ter lucro, mas que isto não impede que ele tenha preocupações com ecologia e outros aspectos de importância comunitária. Mas não é engraçado como, de maneira geral, as empresas têm vergonha de admitir que querem ganhar dinheiro?... Os criadores desta campanha, conseguimos apurar, foram Luís Antônio Vieira, na redação, e Inocêncio Perez, na direção de arte. (ME)
• • •
Será dia 1º de dezembro, às 20 horas, no Hotel Inter-Continental, a entrega dos prêmios "Destaques de Marketing 78", da ABM.
• • •
A Abdo & Associados Propaganda e Merchandising, de São Paulo, transferiu-se para instalações mais amplas à Rua Itapicuru, 456, esquina com a Rua Monte Alegre, no bairro de Perdizes. Telefones: 265-8912 - 262-0340 - 263-4255 e 262-1396.
• • •
Dia 21 de outubro será o Dia do Contato. E a Associação de Contatos de Veículos do Rio de Janeiro já está estruturando um almoço comemorativo para congregar a classe. Maiores informações com Ademar Gonçalves, João Correia, e Antônio Farnezi.
• • •
Esta série de fascículos "Todos os jogos" que a Abril está lançando foi totalmente desenvolvida dentro da editora, sem qualquer similaridade a coleções estrangeiras. O projeto surgiu há mais de 30 meses, e mostrará cerca de 200 jogos de todos os tipos.
• • •
A Faet realizará, de 30/10 a 1/11, a 1ª Feira Volante de Energia Solar do Rio de Janeiro, na área de estacionamento do Supermercado Disco de Jacarepaguá. Na ocasião, serão vendidos aparelhos Solares com financiamento integral, numa iniciativa pioneira no Brasil.
• • •
Os revendedores Olivetti de todo o país estão recebendo uma pasta com todos os dados sobre a campanha que a empresa desencadeará sugerindo que, no Dia das Crianças, os pais dêem de presente para seus filhos uma máquina de escrever portátil. A campanha básica é de rádio, com um spot de 45", que, segundo a pasta, será veiculado, no Rio, 88 vezes de 6 a 12 de outubro, e em São Paulo 76 vezes, no mesmo período.
• • •
O CVV – Centro de Valorização da Vida, que teve seu casehistory premiado pelo Top de Marketing, deverá se instalar também no Rio. Tal como em São Paulo, a agência que garantirá publicitariamente a entidade no Rio será a CBBA, aqui dirigida por Jomar Pereira da Silva.
• • •
A série Transfer, da Abril, vendeu em poucas semanas mais de 1 milhão de exemplares, apenas na grande São Paulo e no Grande Rio.
• • •
Paulo Silva, da Abaeté, nos escreve lembrando que o Banorte, ganhador de um dos Top de Marketing deste ano, é cliente da agência.
• • •
Foi lançado ontem, pela Editora Codecri, o Dicionário de Comunicação, de Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Barbosa. Brevemente a Janela estará fazendo uma resenha mais detalhada da publicação.
• • •
A CofreIar recebeu do Ministério da Aeronáutica uma "Placa de Agradecimento da FAB", em reconhecimento à Série "Aviões Famosos", lançada este ano como promoção criada pela sua agência Redinger & JG.
• • •
Já foi editado o "número zero" do Latin America Daily Post, o jornal diário em inglês criado por Mauro Salles. Com uma programação visual bem tradicional, ao estilo da maioria dos jornais americanos, o Daily Post permite os aos anúncios um destaque maior, o que não deixa de ser bom.
• • •
Em homenagem ao Dia da Secretária, a MPM está enviando a algumas delas uma linda plaquinha de prata com um cartão contendo os seguintes dizeres: "Grave nesta plaquinha o nome de quem você mais gosta. Nós ficaremos felizes". Bonita ideia.
• • •
Com o remanejamento das contas da Souza Cruz, a DPZ passa a atender às marcas Hollywood, Carlton e Hilton, enquanto a Salles fica com Continental, Lancaster e Luiz XV.
• • •
Gostei muito de um recente comercial que vi dos relógios Technos (a conta, se não me engano, é da Standard), no qual uma orquestra de câmara toca num ambiente requintadíssimo e, de repente, um dos músicos, notando o relógio do violoncelista (Technos, naturalmente) começa a chamar a atenção dos outros músicos. Bom trabalho dos artistas e da direção, cenografia e vestuário. Tudo perfeito. (MB)
• • •
Um mídia atuante na área de planejamento está desejando mudar de ares. Agências interessadas, comuniquem-se com a Janela.
• • •
Luiz A. P. Salles, há 2 meses dirigindo a JVS, do Rio, comunica que a agência contratou recentemente Antonino Tadeu (ex-Standard) como Supervisor de Mídia, Roberto Nicolau como Diretor de arte, fazendo dupla com o também recém-contratado redator Renato Kahn, para o tráfego Olívia Fortuna, e no atendimento Vera Bessa e Lúcia Campos.
• • •
Este parece estar sendo o ano da McCann Erickson de São Paulo. Depois de receber para si um dos prêmios Top de Marketing, ela recebeu o 1º lugar, no setor publicitário, dos melhores de 78 da revista Exame, alcançando 43 pontos (num máximo de 60). Em 2º lugar ficou a Almap-SP, com 42 pontos, e em 3°, a carioca Artplan, com 38 pontos. A revista Exame, com os resultados totais, será lançada hoje, em São Paulo (como não podia deixar de ser), num coquetel realizado na Sociedade Hípica Paulista.
• • •
PROPAGANDA FUNCIONA. A TELERJ É QUE NÃO. A Caio fez um anúncio para seu cliente Café Palheta reclamando que todos os telefones da empresa estavam parados. No mesmo dia a Telerj foi lá e consertou pelo menos algumas linhas. Ótimo, parabéns para a Caio e para a Palheta. Mas no dia seguinte, foi só a Telerj ir embora, e os telefones pararam todos de novo. Assim não há propaganda que aguente.
• • •
O Grupo de Mídia do Rio, agora entidade oficializada, já está com seu plano estruturado para 1979, e assim que seja aprovado por todos, terá seus detalhes divulgados. Mas se sabe que o Grupo deverá desencadear uma campanha dirigida aos diretores de agências para que eles não só permitam como estimulem seus mídias a participarem de todas as reuniões do GM.
• • •
Esteve no Rio, até o começo desta semana, o Sr. Torsten Lindstrom, presidente da ASEA AB, da Suécia, uma das maiores fábricas de material eletromecânico pesado. O Sr. Lindstrom veio manter contato com os setores da ASEA no Brasil, e lançar, para os concessionários brasileiros de energia elétrica, a válvula tiristorizada para a transmissão de corrente contínua de alta voltagem a longa distância, numa tecnologia ainda inédita neste país.
• • •
O Clube de Criação de São Paulo, Workshop e Kodak convidam para o coquetel inaugural da exposição "Calendários Japoneses", com 125 calendários impressos em até 7 cores, dia 2 de outubro, às 19 horas, no Centro de artes Shopping News, São Paulo (sempre em SP).
• • •
Como boa notícia, o mídia Carlinhos Azevedo, da MPM, que sofreu um sério acidente automobilístico, já está bem melhor, e agora será só uma questão de tempo (no máximo uns três meses) para voltar à companhia dos amigos. A Janela está torcendo.
• • •
Walter Clark coordenará o painel sobre o tema "O efeito homogeneizador (ou alienante?) da TV na cultura brasileira", no III Ciclo de Estudos do Grupo de Atendimento em São Paulo. A interrogação no meio do título é original.
• • •
A Salles já nos enviou, pelo lançamento da cachaça Samba, da Cinzano, o pilão de caipirinha, o rótulo da frente, o rótulo de trás, a etiqueta do gargalo, a etiqueta da garrafa, o folheto de receitas de coquetéis e batidas e um monte de releases. Agora, ela já pode mandar a garrafa lisa com o produto dentro que a gente veste ela e monta o conjunto.
• • •
A nacionalização dos cartazes de cinema pode ainda não ter saído. Mas a United Artists já entregou à CosCom Grant a feitura de algumas vinhetas de 20" para os trailers dos filmes "Piranhas" e "A maldição das aranhas". Antes este serviço era feito pela própria produtora.
• • •
Os produtos Super Star, conta da Labor, estão patrocinando o X Congresso Rainha das Mulatas do Estado do Rio, que se realizará no sábado, 7/10, no Satélite Clube.
• • •
Recebemos um envio do "Jornal de Recortes", de Vitória, Espírito Santo, tendo como remetente uma "Central de Classificados Agência de Propaganda Ltda." Lembramos, porém, ao pessoal do Jornal de Recortes que um clipping que não diz a data nem o jornal no qual foi publicada a matéria, perdeu metade de sua utilidade.
• • •
Por favor, Makro ou sua agência, que teve a ideia maravilhosa de nos enviar uma muda de árvore com o cartaz "Plante hoje para respirar amanhã", comunique­se conosco para informar que árvore é aquela e em que condições deve ser replantada.
• • •
A Esquire produziu dois cartazes para a candidatura de Magalhães Pinto a deputado. Em cada um deles, há a imagem de uma pichação, a spray, das palavras Democracia e Liberdade.
• • •
Estes colunistas darão uma palestra, dia 3/10, terça-feira às 19 horas, para os alunos da ESPM.
• • •
O Comind e a Rede Globo estão patrocinando uma exposição de 3 a 7 de outubro, no Museu Nacional de Belas Artes, do Rio, com o tema "Rio São João, O Rio do Poeta".