Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/DEZ/1978
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Situação ganha eleições para o Clube de Criação.

Pedro Galvão
Pedro, o presidente que se despede.
Carlos Pedrosa, da chapa "Vem cá, meu bem", de situação, é o novo presidente eleito do Clube de Criação do Rio de Janeiro, conseguindo a maioria dos votos de cerca de 130 criadores presentes ontem, na Churrascaria Brasão da Torre.
Esta foi, sem dúvida, a mais animada e importante eleição já realizada pelo Clube. Os debates, que estavam previsto apenas para ontem, começaram mesmo na última terça-feira, quando os membros da "Vem cá, meu bem" e da "Reclame" se encontraram durante o lançamento do livro de Manuel Rodrigues, no pregão da Bolsa de Valores. Naquele dia, até pareceu que o pregão estava em pleno funcionamento, às 8 horas da noite: Enquanto a "Vem cá, meu bem" distribuía cartõezinhos-torpedos pedindo votos, a "Reclame" entregava dois tipos de folhetos com sua plataforma, membros da chapa, e depoimentos de vários publicitários sobre seus elementos, inclusive o pedido de Carlos Pedrosa para que votassem nela. Aproveitando a deixa, Pedro Galvão lembrava que isso era uma tamanha demonstração de democracia -- o candidato de uma chapa pedir votos para a outra -- que Pedrosa é que merecia ser eleito.
Ontem, então, o debate foi agitadíssimo. Depois de Pedro Galvão, atual presidente do CCRJ, apresentar um fortíssimo relatório sobre as atividades do Clube nesta sua gestão, quase todo mundo quis falar. Honra seja feita, o trabalho de mobilização das chapas foi impressionante. Numa reunião extraordinária da Diretoria do CCRJ, realizada na quarta­feira, foram apresentados 80 novas propostas de sócios, levadas pela oposição e pela situação. A partir da próxima semana, portanto, assim fica constituída a diretoria do Clube de Criação do Rio de Janeiro:
- Presidente: Carlos Pedrosa (Pubblicità)
-- Vice-Presidente: Inocêncio Perez (Thompson)
- 1º Secretário: Ricardo Guinsburg (McCann)
- 2º Secretário: Ronaldo Conde (Lintas)
- 1º Tesoureiro: Ney Azambuja (SGB)
- 2º Tesoureiro: Álvaro Auler (Professa)
- Diretor Social: Rui Rodrigues (MPM)
- Diretor Cultural: Hayle Gadelha (Estrutural)
- Conselho Fiscal: Manoel Rodrigues (Canto e Mello), Pedro Galvão (Standard) e Renato Khan (Free-Iancer).
- Suplentes: Marise Araújo (McCann), César Oliveira (FGV) e Célia Santos (Free­lancer).
De qualquer maneira, o grande saldo destas eleições está na demonstração de que um grande número de sócios do Clube está disposto a participar de suas atividades. A Janela Publicitária espera, sinceramente, que neste próximo ano, a Diretoria eleita não acabe se tornando uma diretoria de 3 ou 4 esforçados que participam de todas as reuniões.
E o que é principal: que a chapa derrotada não leve a derrota para um campo pessoal, e deixe de comparecer às futuras reuniões e deliberações do Clube. Qualquer diretoria, assim como qualquer Governo, afinal, só decide sozinha os assuntos de seus representados se estes não estiverem sempre presentes para discutir, questionar e colaborar. Ou seja, se estes deixarem o poder se centralizar.
E ainda quanto à chapa eleita, é fundamental que ela saiba aproveitar todo o embasamento político implantado no CCRJ durante as gestões de José Monserrat e Pedro Galvão, e que deu ao Clube o nome respeitado que ele tem hoje, mesmo nos meios alheios à Propaganda. Lembrem-se que naquele período, o Clube iniciou a campanha de nacionalização do cartaz de cinema, realizando 3 concursos de cartazes, além de ter realizado o 1º Encontro Nacional de Criação Publicitária, considerado o mais importante evento da propaganda brasileira em 1978, depois do 3.° Congresso Brasileiro de Propaganda.

Fundo Comunitário ganha campanha da Denison.

Uma das mais bem realizadas campanhas comunitárias de que já tivemos noticia no Rio está começando a ser veiculada pela Denison para o Fundo Comunitário. O planejamento da campanha foi feito por Sérgio Ferreira, diretor da agência, que nos explicou, em primeira mão, sua fundamentação.
O Fundo Comunitário já existe há alguns anos, e sua diretoria é composta basicamente por altos dirigentes de empresas multinacionais, que anualmente dispõem de uma verba que é distribuída a entidades beneficentes de idoneidade rigorosamente apurada, sendo a aplicação também acompanhada por elementos do Fundo. Este ano, sentiu-se a necessidade de incrementar a captação de doações, ampliando-se o campo para outras pessoas jurídicas e físicas, e a Denison propôs-se a "marketizar" o Fundo para atingir aqueles objetivos.
Conseguindo a mobilização de uma rede de 500 agências cariocas de 10 bancos (que formaram a Rede Comunitária de Bancos), para suprir as "vias de distribuição”, começaram a ser preparadas séries de anúncios impressos (inclusive de oportunidades, cujo primeiro sairá no Natal), comercial de TV e cartazes para ser colocados nas agências bancárias. A campanha procurará solucionar o problema de quem quer fazer seu donativo de fim de ano, e além de não saber como efetivar uma doação, não tem condições de comprovar a honestidade de centenas de instituições que lhe batem à porta. Inclusive, para deixar bem claro ao doador as vantagens recebidas em troca, todas as peças preparadas lembram que se pegue no Banco o recibo do Fundo para dedução do Imposto de Renda.
Em termos criativos a campanha também está muito forte, fugindo de colocações piegas ou demagogas. O redator das peças foi Paulo de Tarso, e os diretores de arte Eduardo Corrêa e Giancarlo Mecarelli, sob a direção de criação de Antônio Torres. No atendimento, esteve Milton Bonano.
Todas as peças serão veiculadas gratuitamente graças à colaboração dos jornais e tevês cariocas.

Seleção da Janela.

Porteiro de Hotel - Altíssimo NívelMais uma semana triste para a propaganda de jornais, essa última de 4 a 10 de  dezembro. O júri da Seleção da Janela, formado por Toni Lourenço (redator - Premium), Lielzo Azambuja (diretor de arte - Thompson), Paulo Carvalho (atendimento ­ Jotaé-Kastrup) e estes colunistas, saiu frustrado, mas não conseguiu, mais uma vez, selecionar algum anúncio que pudesse ser considerado exemplar para a propaganda brasileira.
Apesar disso, o júri decidiu elogiar o classificado de emprego "Porteiro de Hotel", por ter sido uma comprovação de como um classificado produzido por uma agência de publicidade consegue um nível de qualidade visual tão superior à média publicada, que lhe possibilita um tremendo destaque na paisagem poluída dos jornais.

Esquire dá de 4 x 0 na Cruzeiro.

A Esquire finalmente ganhou, no Supremo Tribunal Federal, de Brasília, por 4 x 0, a causa contra a Cruzeiro do Sul, na qual a agência exigia uma indenização pela Cruzeiro não ter respeitado o contrato firmado por um ano de prestação de serviços. Segundo Clementino Fraga Neto, vice-presidente da Esquire, uma das razões pelas quais a Cruzeiro se negava a reconhecer o contrato era a alegação de que uma agência de publicidade não era uma prestadora de serviços, e sim uma corretora de anúncios. A Esquire conseguiu provar que, antes da veiculação dos anúncios, a agência também prestava outros trabalhos fundamentais, na área de publicidade.

Rodrigo Menezes garante: Bahia terá 4º Congresso em 1980.

Está surgindo na Bahia, sob a liderança de Rodrigo Albuquerque de Sá Menezes, presidente da GFM Propeg, a APBA - Associação de Propaganda da Bahia, no mais perfeito estilo das associações regionais de profissionais de propaganda, e com a finalidade de se associar à APs­Brasil.
Entre outras metas, a APBA colocará em andamento, juntamente com as outras associações baianas da classe, os estudos para a realização do 4º Congresso Brasileiro de Propaganda, seguindo a decisão tirada durante o último Congresso, realizado em abril deste ano, em São Paulo.
O surgimento da APBA solucionará a tentativa (frustrada) anterior da Bahia ter uma associação profissional com o nome de "Associação Baiana de Propaganda". Desta vez, porém, com a grande motivação do 4º Congresso, se espera que os baianos se mobilizem efetivamente em torno de sua associação.
Segundo Rodrigo Sá Menezes, a APBA ainda está em fase de regulamentação e aprovação de Estatutos, apesar de já ter uma diretoria fundadora constituída. Nos planos da Associação também está a inclusão das agremiações especializadas, como Grupo de Atendimento, Clube de Criação etc., como comissões oficiais dentro de sua estrutura. Além disso, no próximo ano, a APBA e as outras entidades do Nordeste deverão realizar um Encontro da Propaganda Nordestina, visando à preparação daquele mercado para o Congresso.

Recife ganha sua Associação de Agências.

No último dia 7 foi criada a APAP - Associação Profissional das Agências de Propaganda do Grande Recife, durante a 1ª Assembléia Geral Extraordinária, que contou com a presença da maioria das agências locais. Na Assembléia, foram aprovados os Estatutos Sociais e, além de outros assuntos de interesse para a classe, foi eleita a 1ª diretoria, formada por: Presidente - Severino Cavalcanti Queiroz (Ampla); Vice-Presidente - Alfrízio Melo (Italo Bianchi Publicitários Associados). Secretário - Fernando Muniz (Staff); Tesoureiro: Cecilia Freitas (Gruponove); e Diretor de RP - Moysés Kertsman (Informe).
A 1ª Diretoria da APAP pretende unir todos os empresários do setor publicitário, estudar os problemas da classe, propor soluções, apresentar reivindicações junto às autoridades constituídas, recomendar procedimentos visando a consolidação profissional da atividade, promover relações com veículos e anunciantes, tanto no âmbito local como regional e nacional, prestando inclusive consultoria jurídica às agências associadas.
Depois de atendidas as exigências legais do Ministério do Trabalho, a APAP pretende se transformar em Sindicato.

Cartas

De Márcio Ramos, diretor de criação da Labor:
Rio, 8 de dezembro de 1978
Xará Ehrlich & xarôa Brito,
Li na Janela de vocês que meu nome se candidata a um belo cargo no Clube de Criação.
Meu nome, eu não.
Embora meu nome esteja ao lado dos consagrados Franco Paulino, Antônio Pacot, Jorge Gomide, Xisto Bahia, Ponce de Leon, Renata Giese, Marcello Silva, Cleber Neves de Araújo, Luís Fernando Favilla, José Luís Sanches, João Carlos Olivieri, Ricardo Galetti, todos grandes profissionais de propaganda, e muitos amigões do meu peito, não foi eu quem tacou meu nome lá.
É que eu acho que nós, criadores de propaganda, não somos exatamente uma classe. Na minha opinião, participamos, os criadores de propaganda, da grande classe dos publicitários que engloba criadores, planejadores, administradores, mídia, artistas, produtores, redatores, tráfegos, atendedores, pesquisadores, controladores e batalhadores.
E essa classe, ao meu ver, deve ser representada pelas ABP's da vida, como a classe dos jornalistas é (muito bem) representada pela ABI, a dos advogados (melhor ainda) pela OAB etc.
Assim, meus caros Xarás, retiro o nome que nunca coloquei na chapa Reclame, até para corrigir o absurdo de estar concorrendo a eleições para a diretoria de um clube do qual nunca fui sócio (CCRJ).
Retirado meu nome da chapa, recoloco todos os meus chapas das duas chapas concorrentes (ou sem correntes) no meu peito esquerdo, e abraço vocês dois.
Márcio Ramos.

Brainstorming *  Brainstorming *  Brainstorming

Ficaram com a DPZ os produtos da Companhia Ceras Johnson, que a Thompson abriu mão por serem conflitantes com outras linhas por ela atendida. A DPZ passa, portanto, a atender as contas do purificador de ar Gleid e do Inseticida Raid, além de novos produtos em desenvolvimento.
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José Grossi, o homem que implantou a Rádio Cidade, e atuava como Gerente Comercial da Rádio Jornal do Brasil, teve seu passe comprado a peso de ouro pelo Grupo Transamérica, e já está se mudando para São Paulo, onde assumirá a Direção Comercial do Grupo.
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A C-P - Cinema e Publicidade está convidando para a exibição dos filmes premiados pela Sawa, em Cannes, que será realizada, no Rio, dias 20 e 21, às 10 horas da manhã, no Cinema Odeon. O cinema tem capacidade para 1200 pessoas, e a entrada será franca. O Brasil, como se sabe, conquistou 1 Leão de Ouro, 2 de Prata e 8 de Bronze. Este ano, o Grand Prix de cinema ficou com a França e o de televisão, com a Inglaterra.
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O redator Washington Olivetto é um dos homenageados pela turma de publicidade e propaganda que se forma pela Faculdade Hélio Alonso no próximo dia 17, no Hotel Glória. Desejamos sinceramente aos formandos que pelo menos 10% consigam colocação no mercado. E isso não é pessimismo, não. Até pelo contrário. Em geral, nem 5% dos saídos de faculdades de comunicação se colocam profissionalmente.
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Uma agência de porte pequeno para médio e bem estabilizada está procurando diretor de arte. Os profissionais interessados devem fazer o contato através da Janela Publicitária, pelos telefones 286-4876 ou 246-1817.
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A Professa está preparando um trabalho que deverá apresentar no começo de 79 e que, segundo Jorge Maranhão, diretor da agência, terá muita utilidade para o mercado carioca. O que será que nem nós imaginamos...
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Este "pacote de dezembro" que a Bandeirantes está anunciando para o fim do ano promete em termos de audiência. Ainda mais apresentando Chico Buarque, agora que ele acaba de colocar uma das músicas mais importantes de sua carreira - Cálice -, com Milton Nascimento. Falando em Bandeirantes, essa exibição do "Poderoso Chefão' desenterrou todos os comerciais feitos na época baseados no filme. Haja mafia.
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Segundo pesquisa realizada pelo Jornal do Commercio do Rio com alguns líderes da classe publicitária e empresarial, a Janela Publicitária foi considerada "Destaque de Coluna Publicitária" no Rio de Janeiro. Em São Paulo, o destacado foi Eloy Simões. É a primeira vez que vemos colunistas receberem prêmios, em vez de dar.
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A poeta e jornalista Maria Amélia Mello, uma das editoras do excelente SUPLEMENTO DA TRIBUNA, editado neste jornal aos sábados, participa de uma antologia de mulheres poetas que será lançada dia 18, na Livraria Muro.
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Será na próxima quarta-feira a tradicional festa de confraternização da Esquire. A do ano passado foi um barato. Nos lembramos, nos lembramos ...
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Nesta reunião da Seleção da Janela, Paulo Carvalho lembrou que, perto do Natal, para fugir da "poluição varejista" muitos anunciantes fogem dos jornais. Realmente, o resultado da Seleção comprovou isso. Mas na tevê, o nível realmente cresceu. Entre as peças novas a ser elogiadas está a da DPZ para a Olivetti, coincidindo as notas do "Noite Feliz" com a mensagem datilografada do anunciante. O filme é da dupla Petit & Olivetto, e foi dirigido por Andrés Bukowinski.
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Mais uma vez, e agora em palestra realizada no Grave, em SP, Renato Castelo Branco considerou estar preocupado com "a divisão injustificável entre agências nacionais e agências internacionais, entre agências grandes e agências pequenas e médias, entre agências do eixo Rio-São Paulo e agências regionais”. E novamente lembrou que "é possível harmonizar os interesses de todos dentro de nossas associações de classe sem ignorar o justo desejo das agências médias e pequenas e das agências regionais de participarem de maneira mais efetiva das decisões de interesse da classe".
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A Associação de Contatos de Veículos, do Rio, comunica que entrou em recesso de fim de ano e voltará com suas reuniões dia 9 de janeiro, no mesmo Clube Internacional de Regatas.
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Murilo Coutinho, presidente do Sindicato de Publicitários do Rio, está preparando uma resposta às críticas feitas ao feriado do último dia 4 (dia mundial da propaganda), e que será publicada no jornalzinho do Sindicato. Segundo Murilo, o feriado não foi só para dar descanso aos publicitários, mas para possibilitar, também, que aqueles que tivessem que trabalhar, pudessem receber uma diária dobrada, oficialmente (o que não é nada mal neste fim de ano). Por este ponto de vista, até que apoiamos o feriado.
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Teve um sucesso retumbante o lançamento do "Dicionário de Artes Gráficas para Publicitários", de Manoel Rodrigues, nesta última terça­feira. O que mais está agradando no livro é a maneira informal de Manoel transmitir os conceitos dos verbetes. Inclusive, Manolo deverá começar imediatamente um esquema de comercialização para a 2ª edição de seu Dicionário, visando atender à grande demanda que ele está tendo.
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A Premium Propaganda esta fazendo o lançamento para seu cliente Leite de Rosas, da nova linha Bronz-Up, de produtos para a praia. A Leite de Rosas S.A. é uma das poucas indústrias de perfumaria ainda totalmente nacionais.
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João Daniel Thikomiroff, da Jodaf, aproveitando a época de calmaria publicitária do início de ano, dirigirá o episódio "O Homem dos Elevadores" no longa-metragem de Billy Davis "Notícias do Dia". Outros cineastas que dirigirão episódios serão Maurice Capovilla, Sérgio Santeiro, Livio Renot e Sílvio Autuori.
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Olha ai o endereço da Janela: Rua Barão de Itambi, 7/605 - Flamengo - CEP 22231 - Rio - RJ. E os telefones: 286-4876 e 246-1817.
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A SGB deverá fechar este ano de 78 com um faturamento de 420 milhões, cumprindo as previsões de Sani Sirotski e sua equipe.
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Pela 1ª vez o Irmão Carmelo vai casar alguém. Quem informa é a Publinews, que numa produção da Viking realizou um comercial do Conhaque de Alcatrão de São João da Barra, o responsável pelo milagre. Os felizardos são um velho e uma bela jovem, e que, graças a São João da Barra, terão inclusive filhos...
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Ainda há 3 vagas para o curso de Liberação do Potencial Criativo que Jaime Kalian dará na ESPM. Quem já fez o curso, como Marcello Silva, recomenda efusivamente. As informações podem ser conseguidas pelo telefone 286-0828. Ou à Praia de Botafogo, 210/11º andar.
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É uma absoluta injustiça da Salles ter encerrado o ciclo Salles & Marketing com uma palestra do incrível fotógrafo David Hamilton apenas em São Paulo. Por que não também no Rio, com as outras palestras?
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Há muito tempo não se via na Aroldo Araújo uma campanha boa como esta última da Vitoriawagen. Fazendo justiça aos profissionais responsáveis por ela, lembramos que seus redatores foram César Oliveira e Toni Lourenço (atualmente na Fundação Getúlio Vargas e na Premium, respectivamente) e o diretor de arte Rodolpho Janotti. A produção e a arte foram de Alberto Carlos Faria.
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Ontem, em São Paulo, a Lintas recebeu o único Leão de Ouro brasileiro do Festival Sawa, de Cannes. A peça premiada foi o "Garoto da Bicicleta", realizada para a Companhia Internacional de Seguros. Falando na CIS, já estava na hora dela decidir se quer ser conhecida por "CIS", Internacional de Seguros, "Companhia Internacional de Seguros", ou o que mais for.
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A partir de 1º de Janeiro, Pereira de Souza será a nova representante do jornal A Notícia, de Joinville (SC), para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Bahia, Ceará, Pará e Pernambuco.
O CVV - Centro de Valorização da Vida está funcionando desde o dia 11 pelo telefone 221-7723, apoiando as pessoas com tendência ao suicídio; e à disposição de pessoas que sintam necessidade de um amigo com quem conversar e falar de seus problemas. O CVV abriu também as inscrições para novas turmas de voluntários que queiram fazer o curso de plantonistas. Para fazer o curso não é necessário ter nenhuma formação cultural especial, bastando ao voluntário ter mais de dezoito anos, e uma grande dose de vontade de ajudar. Quem quiser se inscrever pode procurar a sede do CVV-Rio, à Av. Rio Branco, 156 - sala 720.
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O hábito de fumar charutos não está tão decadente quanto se pensava. A Carlos Pimentel Companhia Ltda., a segunda maior fabricante de charutos da Bahia - a primeira é a Suerdieck - faturou Cr$ 12 milhões só no mercado nacional (75% concentrado em São Paulo e Rio), e mais Cr$ 3,8 milhões com as exportações. E por incrível que pareça a Pimentel está fabricando também cartelas com cinco charutos para macumba, cada um personalizando diferentes santos. A conta é da Garden.
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Carlos Alberto Borgheth assumiu a Diretoria Comercial e Administrativa do Grupo Visão, e avisa que pretende introduzir uma série de novidades para dar uma nova dinâmica ao trabalho que o Grupo desenvolveu até agora.
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Foi criada esta semana, pelos jornalistas do Rio, a Cooperativa dos Profissionais de Imprensa (Coopim). A Coopim fará serviços jornalísticos, gráficos e de consultoria e planejamento editorial para veículos impressos, rádio, televisão e cinema. Propostas de inscrição poderão ser obtidas na Diretoria da Sede da ABI, à Rua Araújo Porto Alegre, 71 - 11º andar, ou na Sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais à Rua Evaristo da Veiga, 16, 17º andar.