Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/JAN/1981
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Trinta dias fora o ano.

Com a conquista de parte da conta da Tecnilar pela Universal & Grey, fica definitivamente encerrado o relacionamento da Superpublicidade (antecessora da U&G) com a Consultan, negociação, aliás, que era extremamente vantajosa para este anunciante. Vejam só os termos da Cláusula 11 do Contrato assinado em 15-4-80 entre a Superpublicidade e a Consultan, e registrado pelo anunciante em 23-04-80 no Cartório de Títulos e Documentos do 2º Ofício:
"Todos os pagamentos de promoções, publicidades e veiculação, quer os honorários da Contratada, quer todos os custos das mesmas serão faturados pela Contratada à Contratante, para pagamento no prazo de 240 (duzentos e quarenta) dias, contados da entrega à Contratante dos serviços executados e da veiculação de cada anúncio, sem juros ou acréscimo de qualquer natureza."
A Consultan, ao que parece, agora, também resolveu seu problema. Autoriza através de uma house-agency, e garante para si o prazo de vencimento que melhor entender.

Quem não se comunica ...

A ABRP - Associação Brasileira de Relações Públicas enviou um telegrama ao presidente Figueiredo protestando por ter ele convidado para exercer a chefia de Relações Públicas do Governo não a um profissional habilitado em RP, mas a um publicitário - Alex Periscinoto.
Dizem os RPs que nada têm contra Alex, e sim contra o Governo não ter respeitado ­ quando deveria ser o primeiro a dar exemplo - o texto da lei que regulamenta a profissão. Tanto que, explicam os RPs, se Alex Periscinoto se registrar (desde que prove ter qualificação, é claro) em algum Conselho Profissional de Relações Públicas, nada mais haverá de protestos.
O episódio, no entanto, é sintomático, e deixa uma conclusão bem clara. Ou melhor, duas. Se na hora de escolher um profissional para exercer funções que no próprio título dizem ser de Relações Públicas o presidente João Figueiredo preferiu convidar um publicitário:
1 - Ou o Governo não confia na competência dos profissionais de Relações Públicas que já o atendem;
2 – Ou os RPs estão precisando urgentemente fazer propaganda de seus méritos.

Greta Garbo, quem diria ...

Uma coluna social de Vitória, ES, conta que o deputado federal Gérson Camata está de volta à televisão, "só que desta vez fazendo um comercial para a Mercantil de Imóveis, promovendo a bela Praia das Neves, em Presidente Kennedy".
Para quem não lembra, Gérson Camata é aquele do "projeto Camata", que queria impor a censura prévia na propaganda.
Carreira dignificante a do rapaz. De pretenso defensor da moral e dos bons costumes a garoto propaganda de um empreendimento da especulação imobiliária.

Propaganda e Mercado derruba Lei Falcão.

A propaganda eleitoral está de volta à televisão. Colaborando com a iniciativa do Clube de Criação do Rio de promover Eleições Diretas premiando agências e profissionais da propaganda, o programa Propaganda e Mercado decidiu oferecer seu espaço para qualquer agência, produtora ou anunciante se apresentar - e a seus trabalhos - provando o porquê de merecerem vencer o Prêmio Eleições Diretas. São pelo menos cinco minutos (dez vezes o tempo de um comercial de 30 segundos) para a equipe falar livremente e se vender. Democraticamente.
Esta semana, no horário do programa, sábado, às quinze para o meio-dia. estará se apresentando a Estrutural. No próximo sábado, estarão lá vendendo seu peixe a CBBA e a Thompson.
Outras agências que estejam interessadas em se candidatar às Eleições, e usar das prerrogativas eleitorais, devem entrar em contato com a produção do programa, pelos telefones 551-7348 e 551-5948.
Não deixem para depois. Lembrem-se que as eleições do Prêmio são em março, enquanto não chegam as outras eleições que só Deus sabe.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• Mário Basbaum, ex-presidente das Lojas Brasileiras, está agora como o novo vice-presidente comercial da Marcovan, e na última quinta-feira já participava de reunião na CBBA.
• Está praticamente certo o retomo ao Rio da conta da Ibéria, atendida pela Lintas (que começa pouco a pouco a dar sinais de revitalização no mercado carioca). O novo presidente da empresa, Antônio Besada, é de opinião de que uma empresa sediada no Rio deve ter sua publicidade atendida, criada, produzida e veiculada pelo Rio.
• Carlos Eduardo Meyer assumiu a direção de criação da Assessor. E por ora, Stanley Chevalier (o Estanislau Cavalheiro da Fatos e Fotos), que estava naquele cargo, passa-se para a direção de planejamento da agência, cobrindo o período de licença de Mário Vitor Belo. Como nos pilheriou Stanley, quando Mário Vitor voltar, ou ele pula para outro cargo ou para outra agência...
• Comenta-se que a Agência da Casa, da TV Globo, está atacando ativamente o mercado em busca de bons profissionais.
• A Quimigráfica, conhecida fornecedora do setor, está comemorando em 1981 seu décimo aniversário, tendo agora na presidência Volker Brockhaus. Bem que merecia das revistas especializadas uma atenção maior, tal como dão aos fornecedores paulistas.
• O Grupo Nordeste (TV Itapoan e Rádio Sociedade, em Salvador) abriu sucursal no Rio (na Av. Rio Branco, 156 cj. 1705 - tel.: 26-1225), sob a responsabilidade de Renê Vaccari e Giovanni Comodo. Em São Paulo, a representação está com Márcio P. T. de Oliveira.
• Outro dia demos uma nota, comunicada oficialmente pela Denison, de que esta agência tinha conquistado a conta da Fademac. Agora, nos chega um bilhete oficial urgente da Novagência, dizendo que "Muralflex, Paviflex, Reviflex e Decorflex, além da conta institucional da Fademac, são atendidos pela Novagência de Propaganda S/A, e estão satisfeitos". Isto é que é conta boa! Todo mundo tem e fica feliz...