Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 20/NOV/1981
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Gillette remaneja sua conta.

A partir do dia 1º de dezembro a Gillette promovera um remanejamento de seus produtos entre as agências que lhe prestam serviços, a partir do momento em que a Esquire Propaganda, após o período de aviso de 60 dias, que se encerra em 30 de novembro, deixar de atender aquela conta.
A Esquire atende a Gillette desde 1973, quando foi a responsável pela campanha de lançamento das canetas Paper Mate. Neste seis anos um dos principais resultados da agência para aquele anunciante foi a elevação do share-of-market de Presto Barba de 11% para 15% em um ano, a partir daquela campanha do pai e filho.

Cariocas propõem renovação nos métodos do Sindicato.

Mais de 70 publicitários cariocas lotaram nesta última quarta-feira o auditório em que se realizou a Assembleia Geral Extraordinária do Sindicato dos Publicitários cariocas, convocada "para o esclarecimento oficial de fatos ocorridos durante o 1º Congresso Nacional Sindical de Publicitários, realizado de 21 a 24 do corrente no Hotel Othon".
Presidida por Pedro Galvão (atualmente redator da Thompson e ex-presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro e do Conselho Nacional dos Clubes de Criação), eleito após disputa com a indicação de Oster Cidade (atual vice-presidente do Sindicato), a Assembleia estendeu-se por mais de 4 horas.
Infelizmente, porém, por não fazer parte do Edital de Convocação, na ocasião não se discutiu oficialmente se o Rio deveria ou não participar da Federação Nacional do Publicitários, revogando a decisão alegada de que, em Assembleia anterior, o publicitários cariocas haviam decidido que "o Rio participaria da Federação, desde que a sede fosse nesta cidade". Este assunto será objeto de uma próxima Assembleia-Geral Extraordinária, a ser convocada amplamente dentro de algumas semanas, ao que se espera, espontaneamente, pela Diretoria do Sindicato.
A Assembleia de 18-11, no entanto, não se encerrou sem qualquer resultado.
Ao seu final, foi extraída uma moção, legalmente aprovada em plenário, que por si procura deixar bem clara a posição madura da maioria dos publicitários cariocas.
O próprio Pedro Galvão, ao encerrar os trabalhos, afirmou que "na prática, aquela Assembleia tinha sido uma manifestação muito clara da categoria de censura ao comportamento da Diretoria do Sindicato, quando impediu a formação da Federação". Este é o texto da moção:

Moção pela renovação dos Métodos de Trabalho do Sindicato dos Publicitários do Rio de Janeiro.

Os membros do Sindicato dos Publicitários do Município do Rio de Janeiro, reunidos em Assembleia-Geral, no dia 18 de novembro de 1981, na sede do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, depois de ouvir os relatos sobre a atuação do Sindicato dos Publicitários do Rio de Janeiro no Encontro Nacional Sindical realizado em outubro último, afirmam a necessidade de renovação dos métodos de condução do Sindicato, diminuindo ao máximo possível a área de ação pessoal e ampliando ao máximo a área de participação dos membros do Sindicato.
Sem esta participação ativa, nunca teremos um Sindicato que reflita a vontade e os interesses, senão de todos, pelo menos de maioria dos associados.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• A Royal decidiu entregar as contas de seu produto Refresco Royal e Leites (Glória, Sillouette, Creme e Condensado) à Almap, que assume integralmente a conta a partir de 1º de dezembro, após expirar o período legal de 60 dias da Caio Domingues.
• Também trocou de agência a Nashua do Brasil, cuja divisão de copiadoras, até recentemente atendida pela Esquire, passa para a Diler & Ellis. A divisão de papéis especiais e produtos para computação, que vinha sendo atendida pela Almap, também poderá trocar de agência.
• Em São Paulo, a McCann Erickson conquista a linha de cama, mesa e banho da Santista, que era conta da MPM-CB.
• Atenção cariocas: no "MPM-CB" acima não entendam que se trata de uma house do grupo CB, das Casas da Banha, montada pela MPM. É que a MPM -Casabranca, de São Paulo, passou a se assinar daquela forma.
• A Coroa S/A Crédito Financiamento e Investimentos assinou quarta-feira, na sede do Fluminense Futebol Clube, um contrato de patrocínio de uniformes desportivos do time de basquete tricolor.
• Excelente o filme da LBA para o incentivo das creches casulo. Bela produção, bela direção e bela atuação dos atores. De quem é o filme?
• Muito interessante, também, a campanha que a CCPL está desencadeando em TV e jornal. Segundo a empresa, a campanha é da agência Consagra, uma agência nova no mercado, dirigida por Antônio Alvarenga. Para o cadastro dos veículos, seu endereço é Av. Rio Branco, 135, sala 1002, e o telefone 242-2307.

Boletim ABP 1A ABP – Associação Brasileira de Propaganda está lançando, esta semana, seu Boletim mensal, que será enviado a todos os seus associados e às principais empresas de propaganda de todo o País.
A Coordenação Editorial do Boletim ABP foi entregue à Dinâmica de Comunicação, que edita, entre outros, o house­organ da AMIL - Assistência Médica Internacional e da Associação de Hospitais do Rio de Janeiro.
Os interessados em também receber a publicação devem procurar a ABP, pelos telefones 233-1197 e 233-1492.