Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/MAR/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Rede Brasil-Sul ganha "Jeca Tatu"

A campanha "Nove Talentos Gaúchos", promovida pela Rede Brasil Sul e Rede Gaúcha de Televisão para demonstrar sua atuação na preservação dos valores culturais gaúchos, foi a grande vencedora do Prêmio Jeca Tatu 82, destacando-se entre cerca de 30 campanhas participantes de todo o País.
O julgamento foi realizado na última segunda-feira, 15, na sede da ABL, e contou com a participação de Austregésilo de Athayde, presidente da Academia Brasileira de Letras, como presidente de honra do júri. Também estiveram João Carlos de Souza Neto, do Clube de Criação de São Paulo; Marcio Ehrlich, da Tribuna Da Imprensa e TV Bandeirantes, representando os colunistas publicitários; José Roberto Penteado, representando a Escola de Propaganda e Marketing; Jesus Chediak, da Associação Brasileira de Imprensa, e José Geraldo Moutinho, da Academia Paulista de Letras.
O júri também decidiu conferir Menções Honrosas: para o calendário "Arte Plumária no Brasil", produzido pelo Departamento de Propaganda da Mercedes Benz do Brasil; para o filme "Creche Casulo", criado pela MPM para a LBA; e para o spot de rádio "Futebol", veiculado em São Paulo pela Central de Rádio, e criado pela SSC&B: Lintas.
O Prêmio Jeca Tatu -- troféu e menções honrosas -- será entregue dia 5 de abril, às 16 horas, na ABL, sendo que todas as obras que concorreram serão expostas a partir do dia 1º de abril no saguão da entidade no Rio.

Quanto o Rio está faturando?

Continuamos dando aqui alguns números referentes a faturamentos das agências com seus clientes cariocas em 1981, suas receitas e previsões para 1982. Este levantamento, ao contrário de avaliar o comportamento da agência como um todo, pretende quantificar o potencial que cada agência consegue detectar nos anunciantes cariocas:


CAIO

Faturamento em 1981: Cr$ 326,6 milhões.
Receita em 1981 Cr$ 167,3 milhões.
(Em 1982 a agência faturará no Rio Cr$ 250,1 milhões, com uma receita de Cr$ 45,4 milhões).

STANDARD

Faturamento em 1981: Cr$ 1.428 milhões.
Receita em 1981 - Cr$ 357 milhões.
Previsão de faturamento em 1982: Cr$ 2.600 milhões.

SGB

Faturamento em 1981: Cr$ 858 milhões.
Previsão de faturamento em 1982: Cr$ 1.560 milhões.

SSC&B LINTAS

Faturamento em 1981: Cr$ 225 milhões.
Previsão para 1982: Cr$ 500 milhões
(A agencia tem como "policy" não fornecer receita).

NORTON

Previsão de faturamento em 1982: Cr$ 1.300 milhões
(A agência tem como norma não fornecer dados de escritórios).

PUBLICITA

Faturamento em 1981: Cr$ 617,5 milhões.
Receita em 1981: Cr$ 153,7 milhões.
Previsão de Faturamento para 1982: Cr$ 1.200 milhões.

J. W. THOMPSON

A agência tem como "policy" não dar dado nenhum.

Cartas

"Peço o favor a vocês, para me ajudarem em meus trabalhos. Aqui no interior paranaense, estou com uma pequena agência ainda em formação, e tenho alguns serviços até agora de difícil execução. Estou tendo serviços com impressão de estampas comerciais em camisas, e estou precisando de uma máquina no auxilio de meus trabalhos.
Queria que vocês dessem informações sobre e como posso comprar uma máquina para imprimir meus trabalhos em camisas.
Estou em uma cidade pequena muito longe dos grandes centros e estou tendo muita dificuldade com isso. Desde já se vocês me ajudarem ficarei muito agradecido.
Marcos Morgenstern”

N.R.: Quem souber como ajudar o Marcos, pode escrever para "Rua Quadra Q nº 29 ­ cep 34100 - Ponta Grossa - Paraná.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Depois de 3 anos como Diretor de Marketing da Castrol África do Sul, Roberto Neri - que está há 18 anos na empresa - volta ao marketing da Castrol no Brasil.
•••
Em memorando ao pessoal da DPZ, comentando a mudança da conta da PanAm nos Estados Unidos da Doyle Dane Bernbach para a Wells Rich Greene, e a consequente mudança, no Brasil, da DPZ para a Almap, Roberto Duailibi comentou: "Assim pelo mesmo motivo por que não festejamos a entrada dessa conta, não lamentamos sua saída". Mas será que não mesmo?
•••
Foi para a Universal & Grey a conta da Modata, que estava na Caio.
•••
Cuidado com o Conto da LTB. O caso é verídico, aconteceu (quase) conosco. Uma corretora telefonou para nosso escritório e tentou convencer uma assistente -- e depois até a nós -- de que a mudança de número que a Telerj havia feito com nossos telefones não daria direito à alteração gratuita nas listas telefônicas. Para termos o registro correto, deveríamos pagar uma taxa à LTB. Nós sabíamos que isto não era verdade. Mas quem não souber? Se a corretora usou este argumento, é porque alguém lá dentro ensinou. E isto nem é mais caso de Conar. É caso de polícia.
•••
A SGB-Brasília conquistou a conta da Brasal-Brasília Serviços Automotores, a 5ª maior revendedora Volkswagen do Brasil.
•••
Hoje é dia de muita festa: no Rio Palace, acontecerá a festa de maior importância política da propaganda brasileira - a entrega do Prêmio Comunicação 81, promovida pela ABP, e que este ano premia Oscar Bloch como Personalidade do Ano; Rede Globo como Veículo do Ano; Indústria Automobilística, como Anunciante do Ano; e Salles Inter/Americana, como Agência do Ano. O horário é 12:30 horas.
E às 17:00 horas, na Torre Rio-Sul, o coquetel de sua inauguração, para a qual os anfitriões são José Luís Moreira de Souza e Empreendimentos Imobiliários Capri S.A.
•••
As revistas Propaganda e Marketing estão dando até 12% de desconto nos planos de assinaturas conjuntas por um ano. As assinaturas podem ser feitas pelo telefone 266-3131.
•••
Amanhã, na TV Bandeirante, às 10 horas, Propaganda e Mercado entrevista Roberto Mena Barreto. Não percam. Será o 94º programa da série.