Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/ABR/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

SGB processa na Justiça Cível sua própria sócia

A Universal & Grey, agencia de publicidade do Grupo Supergasbrás, ainda não concluiu como deverá responder ao processo aberto no CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica, a partir de denúncia da SGB Promoções e Publicidade S.A. O caso ainda está em estudos no departamento jurídico da empresa, devendo ter uma resposta até a próxima semana.
Na SGB, seu diretor Sani Sirotsky não quis comentar o assunto, afirmando que, por decisão de diretoria, apenas o advogado da agência, José Augusto de Toledo Neto, poderia se manifestar. Este, no entanto, preferiu apenas informar em que juízos os processos estariam correndo.
Apesar da expectativa de Toledo Neto de que, em oito meses, tudo esteja solucionado, pode-se prever ainda grandes reviravoltas no caso que, além do CADE, está sendo julgado na 21ª Vara Cível, onde a SGB está processando por perdas e danos a Supergasbrás, que não só é hoje detentora de 75% das ações da Universal & Grey, como de 35% da própria SGB, situação jamais divulgada pela agência.

Jogo de ações

Tudo começou quando a Grey Advertising, para se instalar no Brasil, constituiu a Grey do Brasil Ltda., com capital de Cr$ 3.000,00, dos quais 2998 cotas de Cr$ 1,00 pertenciam à Grey Advertising Inc. e as duas restantes aos advogados Horácio Piragibe Galvão e Alberto Jacinto Teixeira Pinto.
Pouco depois, a Grey do Brasil alterou seu nome mantendo a constituição para Coname - Consultores Associados de Mercadologia Ltda. A Coname, portanto agora era a detentora dos 35% de ações da SGB Promoções e Publicidade S.A., sendo as demais ações ainda controladas por Sani Sirotsky e Artur Bernstein. No contrato de compra e venda daquelas ações estava estipulado que nenhuma das partes poderia vender sua participação sem a autorização dos demais acionistas. No entanto, quando a Grey Advertising decidiu se associar à Supergasbrás na criação da Universal & Grey em dezembro de 1981, aproveitou também para vender todas as suas ações da Coname (antiga Grey do Brasil) para a Supergasbrás que, assim se tornou, indiretamente a nova sócia da SGB!!

Alterações administrativas

Pouco menos de um ano depois da criação da Universal & Grey, sua diretoria mudava radicalmente: saia Roberto Leal, sócio da agência e principal articulador da transferência da Grey da SGB para o outro grupo, enquanto a própria Grey decidia reduzir seus investimentos na nova agência permitindo que a Supergasbrás aumentasse sua participarão acionária de 50 para 75 por cento, e passasse a se responsabilizar pela direção técnica e administrativa. Hoje a U&G é dirigida nacionalmente por Carlos Pougy, que fica sediado em São Paulo.
E a SGB, esta semana, também está realizando mudanças: o gerente do escritório carioca, Silvio Benetti, desligou-se da agência, enquanto uma nova estrutura administrativa começa a ser implantada. A partir deste mês, Sani e Arthur liberam-se das funções operacionais da SGB para se dedicarem mais a ações políticas e de novos negócios e assume a superintendência da agência nacionalmente um de seus atuais diretores (provavelmente Carlos Alberto "Calé" Parente, atual responsável pelo escritório São Paulo), cujo nome será divulgado oficialmente na próxima semana.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Mudanças na publicidade do Jornal do Brasil: Hélio Sarmento, seu gerente comercial, desliga-se da empresa sendo acompanhado de seu assessor Cristiano Fraga. Até o fechamento desta coluna, internamente no JB não havia circulado comunicado informando substituto.
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Vital da Costa e Silva está para assumir na Denison o atendimento de Melhoral, produto recém-conquistado pela agência da Sidnei Ross. Vital acaba de se desligar da SGB.
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Foi transferida para o dia 10 de maio, às 16h, na Academia Brasileira de Letras, a entrega do premio Jeca Tatu, instituído pela CBBA.
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Na verdade, entra já amanhã no ar a TV Record no Rio de Janeiro. A emissora já havia inclusive comunicado ao Ibope, que começará a incluir imediatamente o Canal 9 em seus relatórios de audiência.
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A Norton Rio conquistou a conta do produto agropecuário Químico, fabricado pela Decis.
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Que coincidência incrível (ou terá sido acordo entre agências?); a Arno e a Knorr estão com comerciais no ar usando a mesma música, Tico-Tico no Fubá, e com a mesma ideia básica, ou seja, a rapidez na cozinha. O engraçado é quando entram os dois (como já vimos) no mesmo brake comercial.
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Amanhã, no Hilton, em São Paulo, a Associação Brasileira de Empresas Produtoras de Filmes Publicitários se reúne em peso para discutir as atitudes a tornar e as posições que serão levadas perante os debates sobre direito autoral das produções comerciais que a ABEPFP manterá com a ABA e a ABAP.
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São Paulo gosta mesmo de outdoor, e os coloca nos locais mais incríveis: na Rua Lisboa, próximo ao nº 500, encontramos um out-door (exibindo a peça Wella Seleção) na parede lateral de um terreno baldio fechado com uns 6m de frente, e cercado por prédios! Será que não é jogar dinheiro fora neste caso?
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A Pereira de Souza trocou a representação comercial do jornal O Povo, do Ceará, pelo recém-lançado Diário do Nordeste, do poderoso grupo local Edson Queiroz (Rádio e TV Verde Mares).
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Entra no ar este domingo (provavelmente no Fantástico) o novo comercial da MPM para Hollywood. O filme, que foi considerado pela Souza Cruz um dos melhores já realizados para aquele produto, teve como tema os aviões ultra-leves, e foi produzido pela Jodaf, filmando em uma ilha de Angra dos Reis com três câmeras simultâneas (uma delas montada em um ultra-leve). O comercial foi criado por João Galhardo e Liber Matteucci e teve como diretor João Daniel Tikhomiroff. Além deles participaram Fredy Nabhan como produtor de RTV da MPM, Hugo Tikhomiroff e Guido Cavour como produtores na Jodaf, Lucio Kodato e Raul Pedreira na fotografia e Umberto Martins na montagem.
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A Lage Stabel & Guerreiro BBDO contratou Waltely de Oliveira Longo, que era Gerente de Marketing da American Express para assumir a Gerência de Atendimento da Agência.
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Trezentas estampas do Sabonete Eucalol estarão em exposição a partir de 2ª feira no Medalhão 1900 (Sorocaba, 305). As estampas pertencem a José Pereira Guimarães que selecionou as melhores entre 3 mil peças. Falando em Eucalol, parece que a Myrta cada vez menos tem chance de recuperação. Agora, até suas máquinas já foram para o depósito. Pena que, com isto, o tradicional nome de Eucalol se torne mais esquecido.
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Gilberto Strunck, diretor da Dia Design, inicia segunda-feira um curso de Programação Visual no Museu Histórico Nacional.
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Amanhã, finalmente, vai ao ar na TV Bandeirantes, às 9:30h, o Propaganda e Mercado entrevistando Roberto Menna Barreto sobre criatividade. Ronaldo Conde, presidente do CCRJ, também participa.
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Um comercial da Citroen apresentando o estouro de um pneu na borda de penhasco foi o grande vencedor do 22º Festival Internacional do Filme Publicitário de Hollywood. A peça foi criada pela agência Inglesa Colmans & Partners.
Nenhum comercial ou fonograma brasileiro foi premiado este ano na festa que reuniu em um jantar black-tie cerca de 1500 profissionais de televisão, rádio e publicidade.
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Carlos Martins, que nós aqui sempre consideramos um dos melhores artistas gráfico em atividade no Rio (foi inclusive o vencedor do concurso pela marca da Janela), teve seu cartaz criado para o concurso do cartaz de cinema escolhido como capa da última edição da revista Novum Geubrachsgraphic, que apresenta também uma ampla matéria sobre artes gráficas no Brasil. Em tempo: Martins, atualmente, é diretor de arte da Pubblicità.
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Lena, nossa filha de 10 meses, já adora assistir os comercias na televisão. E reage, aprovando ou não. Entre os que ela gosta, e chega até a rir alto, estão o de Bamba FIiperama e o de Papita . Mas é só ela ver o comercial da sandália Princesinha Lili, aquele com um terrível coro, que não tem por onde: ela abre o maior choro. Quer teste de comercial mais natural que este?