Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 23/ABR/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

"Eleições diretas” já tem resultado do 1º trimestre

Com duas modificações no Regulamento -- só pode votar quem esteja há pelo menos um ano como sócio e toda cédula de votação deverá ser assinada -- o Clube de Criação do Rio, realizou a primeira escolha trimestral do Prêmio Eleições Diretas, não só dando aos vencedores o respectivo diploma, como já os habilitando automaticamente a ocorrer ao 2º Prêmio Colunistas-Rio de Janeiro, que se realizará em 1983.
Estes foram os vencedores, com os trabalhos mais criativos dos meses de janeiro a março:
- CAMPANHA: "Ilha da Fanta" (Agência: MPM), Cliente: MG 500
- ANÚNCIO DE JORNAL: "Comece o ano com o pé direito" (Agência: Pubblicità), Cliente: Rede Autorizada Volkswagen.
- ANÚNCIO DE REVISTA: "Descubra sua sombra mais refrescante". (Agência: McCann), Cliente: Coca-Cola.
- COMERCIAL: "Bate Bunda", (Agência: MPM), Cliente:· Casas Pernambucanas.
- JINGLE: "Português" (Agência: MPM), Cliente: Casas Pernambucanas.
- FOLHETO: "O Sol é feito de barro", (Agência: Almap), Cliente: Sol Artesanato.
- CARTAZ: "IV Festival do Filme Publicitário"; (Agência: MPM), Cliente: ABP.
- OUT­DOOR: "Hollywood Ultra-Leve" (Agência: MPM). Cliente: Souza Cruz
- ANÚNCIO COM MENOS DE 60 CM/COL: "Pão de Açúcar" e "Corcovado". (Agência MPM), Cliente: Light.

Grande festa do Colunistas-Rio tem adesões abertas na ABP

Mais de 100 empresas cariocas -- entre agências de propaganda, anunciantes, veículos e fornecedores do setor -- estarão reunidos dia: 3 de maio próximo, no Le Buffet, para a grande festa de entrega dos prêmios do 1º Prêmio Colunistas-Rio de Janeiro, que a ABP e os colunistas de propaganda do Rio de Janeiro promoveram este ano primeira vez.
Ao contrário da prática anterior no Prêmio Colunistas, este ano não só os representantes das agências subirão ao palco para receber seus diplomas, como os anunciantes, cuja importante participação na liberdade criativa das campanhas publicitárias precisa ser reconhecida publicamente. Como durante o jantar e durante a entrega dos prêmios as agências poderão querer estar juntas aos seus clientes, a ABP estará possibilitando a reserva de mesas numeradas. As adesões para entrega dos prêmios, assim como as reservas de mesas, podem ser feitas na sede da ABP à Av. Rio Branco, 14/17º andar, ou pelos telefones 233-1197 e 233-1492 com a Srta. Leila. Quem se interessar em informações sobre a cerimônia em si pode se comunicar com Marcio Ehrlich, na Dinâmica de Comunicação, pelo telefone 266-3131.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

A agência de Manolo Rodrigues está trocando de nome: de Mark passou a Markmen Publicidade Ltda. Segundo comunicação oficial da agência, a partir de agora, em sua nova filosofia, resolveu-se "abolir aquela famosa frase: o cliente tem sempre razão".
• • •
O filme "O Bife", criado pela McCann e produzido pela Jodaf para o Creme de Leite Nestlé; apesar de ter entrado no ar apenas esta semana em todo o País, já havia sido premiado no rolo da Jodaf no Colunistas-Rio e conseguido a medalha de bronze de filme publicitário no Colunistas Nacional. O comercial tem uma curiosidade: segundo nos contou o diretor João Daniel Tikhomiroff, o comercial foi filmado seguindo a técnica também usada por Steven Spielberg no Caçadores da Arca Perdida, ou seja, todas as tomadas de câmera foram cuidadosamente estudadas e desenhadas antes das filmagens.
• • •
Já começa a aparecer a presença de Pedro Galvão na direção de criação da Giovanni & Associados: estão para ouvir e curtir os novos spots criados pela agência para seu cliente Dijon, veiculados nas principais emissoras do Rio. Outra boa curtição em spot de rádio da agência é os "Prazeres da Carne", para a Churrascaria Chanceler.
• • •
Foi fundado na semana passada o Grupo de Atendimento de Porto Alegre, mercado no qual cerca de 200 profissionais deste setor atuam em 150 agências. Os gaúchos, aliás, ainda têm os Grupos de Mídia, de Contatos de Veículos e o Clube de Criação. No Rio, o ao que parece, só sobrou este último. Os outros, vale o trocadilho, "soçobraram".
• • •
Está sensacional o novo comercial da margarina Doriana, com aquela animação bem cuidada da mesa do café da manhã. Não só nós, como a Lena, gostamos muito.
• • •
Ainda há tempo para as agências e anunciantes inscreverem seu pessoal no Curso de Criação e Produção de Filmes Publicitários que a Escola de Propaganda e Marketing está organizando de maio a agosto próximos. O aspecto mais inovador do curso é que ele inclui a participação do aluno como delegado no 29º Festival Internacional do Filme Publicitário, em Cannes, ou seja, assistirá os comerciais de todo o mundo, e debaterá com publicitários os aspectos de criação e produção.
Para os gerentes de propaganda dos anunciantes -- que muitas vezes vêm de áreas pouco afeitas à produção de comerciais -- a oportunidade parece ótima para se colocarem perfeitamente atualizados no assunto.
• • •
Deu no balanço da Mesbla S.A.: a verba de propaganda e publicidade e no exercício findo em 31 de janeiro último foi de Cr$ 1.241 milhões, 66,8% acima (em termos reais, deflacionados, foi menos 28,4%) do valor em 1981, de Cr$ 744 milhões. De qualquer maneira, foi tudo veiculado pela house-agency da Mesbla.
• • •
Falando em house-agency, a Garson Publicidade, das Casas Garson, apresentou em seu balanço, compreendendo o período de 26 de junho a 31 de dezembro de 1981, uma receita operacional de Cr$ 22,6 milhões. Esta house, na verdade, só começou a funcionar mesmo este ano, assumindo a conta que estava na Artplan.
• • •
A EMBRAPA -- Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias conferiu o prêmio Ciência & Informação de 1982 à revista Dirigente Rural, da Editora Visão. Ano passado, o veículo vencedor foi a Rede Globo, com seu programa Globo Rural.
• • •
Por falar em Visão, a editora está lançando um serviço de consultas econômicas por telefone, como prestação de serviços da edição "Quem é quem de 1982". Bastará ligar para (011) 549-4344 ramal 562, que a equipe de Visão responderá às perguntas dos interessados.
• • •
Mais uma vez a São Paulo Alpargatas, através da Standard, edita sua Agenda Auxiliar de Ensino, para distribuir a 75 mil professoras e professores de todo o País. É um belíssimo trabalho, que inclusive já foi premiado, quando de sua criação, no Colunistas Nacional.
• • •
Amanhã em Propaganda e Mercado (novamente às 10 horas na TV Bandeirantes), o gerente de Marketing de Produtos Infantis da Johnson & Johnson, Antônio Carlos Ribeiro da Silva, Diaci de Alencar, diretor de atendimento da Lintas, e Edmar Salles, diretor de arte da Lintas, estarão conversando sobre as campanhas daquele anunciante.