Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 01/OUT/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Rio ganha três Top de Marketing

Onze case-histories foram premiados este ano com o Top de Marketing, cujo julgamento acaba de se realizar esta semana.
Mais de 100 casos de marketing foram inscritos nesta consagrada promoção da ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil, que afinal selecionou estes como os premiados com o Top de Marketing 82, e as respectivas agências responsáveis pela sua comunicação publicitária:
- Plano Mundial de Saúde e Sistema Integral de Saúde à Empresa, da AMIL Assistência Médica Internacional Limitada (Agência: Artplan):
- Linha Hollywood Sport Line, da Companhia de Cigarros Souza Cruz. (Agência: MPM­Rio);
- Cera Polwax, da Synteko, empresa do Grupo Peixoto de Castro. (Agência: Esquire):
- Optimum, da Ceras Johnson S.A. (Agência: DPZ);
- Revista Exame, da Editora Abril (direto);
- Laboratório Curt (direto);
- Lançamento do carro Voyage, da Volkswagen do Brasil S.A. (Agência: Almap);
- Denorex, dos Laboratórios Anakol. (Agência: Young & Rubicam);
- Seção "Marinha Mercante em Todo o Mundo" produzida pela Agência Eureka de Propaganda;

Colunistas vão premiar Promoções

Aumentaram as chances das agências de publicidade e anunciantes verem seus trabalhos reconhecidos pelo Prêmio Colunistas, a mais antiga e importante premiação publicitária brasileira: Acaba de ser criado o Prêmio Colunistas-Promoção que se dedicará exclusivamente a este já tão desenvolvido setor do Marketing Mix nas empresas deste país.
A partir de agora, ficarão com a versão tradicional do Prêmio Colunistas todo o restante da comunicação de marketing, como campanha de lançamento, filmes, jingles, outdoors, etc. e com o Colunistas-Promoção tudo o que puder ser encarado como parte da atividade promocional do anunciante.
INSCRIÇÕES
O Prêmio Colunistas também mudou sua estrutura interna, passando a ser responsabilidade de uma pessoa jurídica, a Associação Prêmio Colunistas, que gerirá as premiações, e passará a administrar as cobranças de taxas de inscrições para os dois prêmios.
Este ano, as taxas de inscrições para o Colunistas-Promoção estão assim divididas:
A) Campanhas e Eventos: Cr$ 20.000,00 (vinte mil cruzeiros) por unidade. Ou seja, dentro da campanha poderão ser incluídas tantas peças quantas forem necessárias para a agência ou o anunciante caracterizarem sua promoção: folhetos, cartazes, displays, embalagens promocionais, anúncios da promoção, filmes, além de uma sinopse explicando os objetivos e a metodologia adotada. Os trabalhos inscritos neste segmento não serão remanejados pelo júri para premiações isoladas. Caso a agência o deseje, deverá inscrever as peças isoladas no respectivo segmento, como se verá mais abaixo.
B) Conjunto de Peças: Cr$ 10.000,00 (dez mil cruzeiros) por conjunto de até 5 unidades. Isto significa que o concorrente pode inscrever, dentro do conjunto, até cinco trabalhos correlatos. Por exemplo, em uma campanha interna de incentivo de vendas, os três, quatro ou cinco cartazes da campanha.
C) Peças e Embalagens: Cr$ 3.000,00 (três mil cruzeiros) por unidade. Neste caso, deverão ser inscritos todos os trabalhos com os quais o concorrente pretende competir isoladamente, ainda que a mesma peça faça parte de uma campanha já inscrita. Por exemplo: se dentro de uma campanha de promoção de vendas a agência achar que o display criado especialmente para o produto merece um prêmio na categoria "Display", deve inscrevê-lo também separadamente, além de incluí-lo na inscrição da campanha.
O prêmio Colunistas­Promoção julgará os trabalhos criados, produzidos ou realizados nos anos de 1981 e 1982, mesmo que as peças ou campanhas de 1981 já tenham concorrido na última versão original do Prêmio Colunistas-Rio de Janeiro ou do Nacional.
São mais de 50 sub­categorias nas quais as agências podem inscrever seus trabalhos, sendo que em cada um poderão ser inscrito tantas peças quanto o concorrente o desejar, respeitadas as taxas de inscrição.
REGULAMENTO
O Regulamento completo do Prêmio Colunistas-Promoção 81-82 já se encontra à disposição na secretaria da premiação no Rio, à Dinâmica de Comunicação, Praia de Botafogo, 340, grupo 210 (Tel.: 266-3131), pelo preço de 250 cruzeiros (correspondente às cópias xerográficas).
As inscrições para o prêmio já estão abertas e encerram-se dia 18 de novembro, devendo as peças cariocas ser entregues no endereço acima.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Franz Moser, Gerente Geral do Hotel Inter-Continental-Rio, informa que a Caio Domingues & Associados foi nomeada sua nova agência de Propaganda e Promoção.
• • •
Rafael Sampaio está assumindo no marketing da Globovídeo (empresa do Grupo Roberto Marinho na área de vídeo­cassete), e com isto deixando a Secretaria de Asteriscos, no Diário Popular. A partir desta semana, passa a secretariar a maior coluna de publicidade do país o jornalista e relações públicas A. P. Rossini.
• • •
Já está marcada para os dias 13 a 22 de outubro, em São Paulo, a 9ª Feira Internacional de Embalagem, Papel e Artes Gráficas, organizada pela Alcântara Machado Congressos.
• • •
Julieta Cerqueira Lima é a nova supervisora de mídia da Artplan, substituindo a Manoel Mendonça, que deixou a Direção de mídia da agência pela Direção da Flori.
• • •
A Novagência, em São Paulo, também mudou sua estrutura de mídia, que passa a ser de Cláudio S. Fernandes como Supervisor; Manoel A. do Nascimento, coordenador; Vera Neide Alves, Coordenadora; Douglas Benetti, Coordenador Jr; e Rosana Evangelista, Pesquisa e Planejamento
• • •
Os publicitários cariocas Ronaldo Graça e Ruy Carlos Lisboa estão participando, como premiados no XII Concurso Nacional de Dramaturgia para Adultos, da série de leituras públicas do Seminário de Dramaturgia Brasileira Hoje.
• • •
O presidente do Grupo Estub, João Ricardo Mendes está convidando para o coquetel hoje de inauguração do Centro Empresarial Estub, no Distrito Industrial da Fazenda Botafogo.
• • •
Quem está dando assessoria de comunicação ao Grupo Estub é Antomar Marins, ex-Sendas e ex-presidente da ABRP.
• • •
Mauro Bucos, ex­Seagram, está agora como Gerente Nacional de Marketing da Filmes Sakura.
• • •
Com a anuidade alta que compulsoriamente o Conselho de Relações Públicas do Rio cobra dos profissionais para terem o direito de exercer sua atividade, bem que poderia ter uma Secretaria Geral mais eficiente, com uma estrutura menos destinada a servir como cabide de empregos. Só desta forma se evitaria, por exemplo situações que acabam prejudicando o verdadeiro profissional carioca, como encontrar no 4º Catalogo Brasileiro de Profissionais de Relações Públicas, editado pela revista Briefing a nota de que "Apesar de solicitada com a mesma antecedência das demais, a lista do CONRERP-RJ nos veio fora de ordem alfabética e com a repetição de números de registros -- o que dificulta sua consulta".
• • •
Os telefones da Jodaf, no Rio, mudaram para 266-2348 e 266-2396.