Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/NOV/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Salles para Copersucar: As Vantagens do Carro a Álcool (Você ainda vai ter um)Melhor de outubro da Salles

A equipe da Janela Publicitária, analisando os anúncios publicados na imprensa carioca no mês de outubro, e os finalistas selecionados semanalmente, concluiu que o vencedor da Seleção da Janela deste mês foi a peça "As Vantagens do Carro a Álcool", não só por sua perfeita integração visual com o restante da campanha em outras mídias, como pelo aspecto impactual e objetivo dos pontos/vantagens colocados. Mesmo sem ler todo o copy, o leitor facilmente passará pelas 6 vantagens chaves do carro a álcool.
O anúncio, que recebeu da Janela 2 estrelas, foi criado pela Salles, e teve como dupla de criação o redatores Cláudio Correa de Almeida, e o diretor de arte Spencer Chingotte. No atendimento funcionaram Blaise Farina, Theodoro de Barros e Mauro Sato.

(Clique no anúncio para ver em tamanho maior)

ABP editará livro sobre vantagens da propaganda.

ABP está preparando um livro sobre propaganda para lançar em janeiro de 1983, que pretende se transformar em uma ponta-de-lança para uma divulgação maior dos benefícios da propaganda para o negócio das empresas.
O livro -- "Tudo o que você queria saber sobre propaganda e não tinha para quem perguntar" -- terá cerca de 120 páginas e analisará 5 setores de anunciantes, agências, fornecedores, produtores e veículos.
Um dos capítulos do livro será sobre casos de propaganda, que demonstrem da maneira mais prática os benefícios que a propaganda pode trazer ao anunciantes. Para este capítulo, a ABP está solicitando a todos que tenham bons casos de propaganda para relatar, que entrem em contato com o presidente da entidade, Elysio Pires, na MPM, pelos telefones 246-6240 e 246-1274, para combinar a melhor forma de encaminhar seus casos. A coordenação geral do livro está entregue à competência de Rafael Sampaio, um dos mais atuantes jornalistas publicitários brasileiros.

Pobre também consome.

O título, em princípio, para os mais apressados, pode aparecer cruel. Mas, na verdade, significa que só no Brasil anualmente são consumidos 800 milhões de litros de cachaça e comprados 600 mil radinhos de pilha.
A conclusão é da CBBA, cuja divisão de pesquisa lembra que bons negócios podem ser realizados neste segmento de público, desde que se crie o produto certo, ao preço certo. Afinal, segundo a agência, 25% da população brasileira ganha entre 1/2 e 3 salários-mínimos, com uma renda média mensal de aproximadamente 690 bilhões de cruzeiros.
A CBBA ainda informa que as mulheres pobres que trabalham tem, todo mês, uma renda de aproximadamente 188,6 bilhões de cruzeiros. E, apenas na área urbana do país, existem trabalhando, neste segmento, com rendimento próprio, 5.063.939 jovens entre 10 a 19 anos, dos quais 3.083.470 do sexo masculino e 1.980.469 do sexo feminino (o que também leva, por tabela, à conclusão de que, para a mulher jovem, é muito mais fácil deixar de ser pobre que para o homem).

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Já está marcada para o dia 14 de dezembro a Festa Anual de Confraternização da Publicidade carioca, promovida pela ABP, para comemorar o Dia Mundial da Propaganda, que ocorrerá dia 4 de dezembro. O local será o Rio Palace, e o convite (Cr$ 5 mil individual ou Cr$ 4 mil para empresas que comprem pelo menos 10) dará direito ao coquetel, jantar e show com a atriz e cantora Zezé Mota.
• • •
Durante a festa do dia 14 de dezembro, a ABP estará entregando os diplomas de Destaques do Ano aos profissionais cariocas considerados os mais atuantes em seu setor em 1982. A escolha, que já se iniciou na reunião da diretoria da entidade ontem quinta-feira, será totalmente decidida na próxima semana. A Janela publicará, na sexta-feira os resultados dos Destaques do Ano da ABP.
• • •
Encerram-se dia 18 de novembro as inscrições para o Prêmio Colunistas Promoção, que se realiza este ano pela primeira vez. O regulamento da premiação pode ser solicitado à Dinâmica de Comunicação pelo telefone 266-3131, no Rio.
• • •
A firma mineira Marcots Sistemas está lançando uma central computadorizada de discagem automática que permitirá não só a discagem como a reprodução de mensagens pré-gravadas a 140 mil telefonemas diferentes por mês e com a possibilidade até de gravar as respostas. A proposta da empresa é para a utilização em mala direta, lançamento de novos produtos, pesquisas de opinião, campanha eleitoral, etc.
• • •
O excelente comercial "Linha compartilhada", criado pela Pubblicità para a Cetel, e produzido pela, Jodaf, está entre os finalistas do Festival de Nova Iorque. Até onde soubemos, trata-se do único comercial carioca selecionado.
• • •
A Carvalho Hosken Engenharia decidiu patrocinar o time de vôlei feminino do Fluminense que, inclusive, tem várias atletas na Seleção nacional. O contrato será assinado dia 10, com coquetel, no clube.
• • •
A Caio-Rio está mudando para a Visconde de Pirajá, 433/2º ao 5º andares, numa sede com 600 metros quadrado de área útil. O primeiro telefone da nova sede é 521-4042.
• • •
A Revista Propaganda tem agora como editor Rafael Sampaio.
• • •
Luís Costa Filho, ex-editor da revista Duas Rodas, está preparando o lançamento da nova publicação "Fora de Estrada, destinada aos aficionados dos veículos tipo "todo terreno" como trilhas para motocross, etc.
• • •
O INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial concedeu registro de notoriedade a 40 marcas, dando a cada uma a exclusividade de uso evitando gastos com proteção. São elas: BomBril, Brahma , Trol, Pingouin, Lacta, Alpagartas, Locomotiva, Kibon, Isopor, Peixe, Havaianas, Mercedes-Benz, Hering, Casas Pernambucanas, Jeep, Xerox, Palmolive, Cotonetes, Band-Aid, Modess, Gessy, Phebo, Pyrex, Volkswagen, Lycra, Cinzano, Singer, Estrela, Coca-Cola, Continental, Cica, Ninho, Nestlé, Moça, Shell, Pepsi-Cola, Fiat-Lux, Chicletes, Lee e Conforja.
• • •
A Cadeia Verde-Amarela de Rádio passou a representar também, no Rio e São Paulo, as estações Rádio Continental de Recife e Rádio Cidade de Fortaleza.
• • •
A Secretaria de Imprensa e Divulgação da Presidência da República já está distribuindo aos veículos -- inclusive house-organs -- os anúncios das campanhas promocionais da Proclamação da República e Dia da Bandeira, para veiculação gratuita.
• • •
Ótima a nova estratégia de marketing da Sonora. Descobrindo, por pesquisa, que entre dez hóspedes que se registram nos hotéis, oito não portam máquina fotográfica, a Sonora passou a colocar, em cada apartamento dos principais hotéis, num display expositor especial, uma máquina fotográfica Love, do tipo descartável já com filme de 20 poses. Segundo José Mauro Batista, Diretor de Marketing da Sonora, o mercado brasileiro, em 1982, fechará com a venda global de 22 milhões de filmes.
• • •
Willy Kautz, vice-presidente e diretor de Mídia da McCann São Paulo, viajou dia 23 de outubro para cumprir programa de treinamento nos escritórios da McCann de Londres, Frankfurt e Nova Iorque.
• • •
Hiran Castelo Branco, da CBBA, é o novo presidente da Associação Paulista de Propaganda. Como vice-presidente estão Fernando Camargo (presidente anterior), Izacyl Guimarães Ferreira, Otto de Barros Vidal, Altino João de Barros e Guilherme Sztutman.
• • •
Tomou posse na última semana, no Rio, o Conselho Consultivo da FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda, entidade cuja diretoria é presidida por Luís Sales, presidente da Salles/Inter. O Conselho Consultivo tem Sani Sirotsky, da SGB, da presidência, e a participação de Antônio Carlos Vieira da Silva. Edgard de Melo, Francisco Barroso Damasceno, Gilberto Ricardo Santos, Luiz Vicente Goulart Macedo, Osvaldo Mendes, Renato Castelo Branco e Rodrigo Sá Menezes como Conselheiros.
• • •
A Labor, de Márcio e Hélio Ramos, está colaborando com a campanha do PDS no Rio. Para favorecer o candidato do partido estão veiculando na campanha da Construshow Brastel: o lema "Construir interessa, seja Franco".
• • •
A Denison está convidando para a comemoração do seu 25º aniversário, que ocorrerá no Rio, dia 22 próximo, nada menos que com um jantar no Chez Castel. É bom lembrar que a Denison nasceu no Rio de Janeiro.
• • •
A GFM/Propeg-Rio informa que está chegando no final de 1982 com um faturamento 50% superior ao previsto no orçamento inicial. Acompanhando o crescimento, a agência está contratando gente: na criação, o redator Toninho Lima junta-se ao Diretor de arte, Marcos Guedes, ex-Estrutural. E na gerência de produção entra Sérgio Oliveira.