Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/11/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Humor na propaganda vai ter seu prêmio

A propaganda brasileira acaba de ganhar a sua premiação de humor: o Prêmio Barão de Itararé, instituído pela agência de publicidade carioca Pubblicità, para homenagear o anúncio ou comercial mais engraçado e irreverente de 1982.
Segundo Carlos Pedrosa, diretor da Pubblicità e ex-presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro, o Prêmio Barão de Itararé, que dará cerca de 700 mil cruzeiros ao vencedor, vem reconhecer a grande identificação que o humor tem com a linguagem publicitária brasileira. O concurso, diz ele, vai mostrar “o quanto o criador brasileiro tem conseguido, através do humor, trazer um clima descontraído e muito atraente para a propaganda, sem descuidar da venda do produto”.
O Prêmio Barão de Itararé também pretende ser uma homenagem da propaganda brasileira à Aparício Torelli, o imortal Barão de Itararé, um dos maiores humoristas que o Brasil já teve, e que, conforme lembra Carlos Pedrosa, apesar de nunca ter sido publicitário, possuía uma linguagem invejável a qualquer ótimo profissional de propaganda, conseguindo reunir o essencial do mundo à sua volta em frases brilhantes e concisas, como convém a um bom slogan.
As inscrições para o Prêmio Barão de Itararé são gratuitas e deverão ser feitas até o dia 31 de janeiro de 1983. A seguir, o regulamento, sendo que maiores informações podem ser obtidas com o colunista Márcia Brito.

Prêmio Barão de Itararé – Regulamento

1 – O Prêmio Barão de Itararé é de responsabilidade da Pubblicità Propaganda e Marketing Ltda., e terá como objetivo estimular o humor nas criações publicitárias de todo o país, através do reconhecimento e premiação a seus autores e suas peças publicitárias.
2 – Poderão concorrer ao Prêmio Barão de Itararé peças publicitárias de todos os tipos (comerciais, fonogramas, anúncios, folhetos, outdoors, etc.) veiculadas no país durante o ano de 1982, por qualquer agência ou anunciante que nele opere, estando vetada a participação de material criado no exterior e aqui traduzido.
3 – O Prêmio Barão de Itararé é único, sendo conferido aos profissionais criadores da peça escolhida pelo júri um prêmio em dinheiro no valor de 300 UPC.
3.1 – A critério do júri poderão ser concedidas Menções Honrosas a outras peças publicitárias, empresas ou profissionais.
4 – O júri do Prêmio Barão de Itararé será formado, no mínimo, por um representante da Associação Brasileira de Propaganda, um representante da Associação Brasileira de Anunciantes, um representante dos Colunistas Publicitários, um humorista ou cartunista de imprensa, um redator de humor de televisão e dois representantes do Conselho Nacional dos Clubes de Criação.
5 – As inscrições serão gratuitas, e deverão ser formalizadas através de simples carta de solicitação datilografada e assinada por qualquer empresa (agência, anunciantes, produtora, etc.) ou profissional ligado aos trabalhos inscritos.
6 – Para serem aceitas, as peças deverão obedecer às seguintes normas.
6.1 – Peças impressas: montadas em cartão duplex com pelo menos 5 cm de margem de cada lado.
6.2 – Filmes: montados em carretel, com som ótico e na bitola de 16 mm.
6.3 – Fonogramas: transcritos em cassete.
6.4 – VTs: gravados em formato U-Matic.
7 – Todas as peças deverão vir acompanhadas da respectiva ficha técnica, indicando os nomes dos profissionais envolvidos na sua elaboração.
8 – As cartas de inscrições, as peças e as respectivas fichas técnicas deverão ser entregues até o dia 31 de janeiro de 1983, na Secretaria do Prêmio Barão de Itararé, que funcionará na Dinâmica de Comunicação, à Praia de Botafogo, 340 – 2º andar – grupo 201, a/c de D. Maria das Graças, com tel.: (021) 266-3131.
9 – O Prêmio Barão de Itararé será entregue aos vencedores em festividade no dia 19 de fevereiro, quando se comemora o Dia Nacional de Aparício Torelli, o imortal Barão de Itararé.

Pesquisas vencem as eleições

As eleições de 15 de novembro último tiveram dois grande vencedores: o IBOPE e o Gallup, que provaram ser a pesquisa de opinião realizada com seriedade um poderoso instrumento de informação.
Como que respondendo as críticas daqueles que, por não estarem bem colocados nas prévias eleitorais, questionavam a validade dos métodos adotados, o IBOPE, por exemplo, acertou todas as previsões feitas na pesquisa divulgada na noite de 15 de novembro, quando foram avaliadas as possibilidades de cada candidato de todo o país com as margens de variação devido a indecisões.
Esta situação era prevista por Ignácio Machado, diretor de marketing do IBOPE, já há alguns meses. Dizia ele que, para os institutos sérios de pesquisa, as eleições seriam uma excelente propaganda do acerto de seus métodos.
Da mesma maneira, as eleições mostraram a fragilidade de empresas como o Ibate, o mesmo que no inicio da campanha informava que não entrevistava mulheres na pesquisa, porque “elas não entediam muito bem o processo eleitoral”. Este Ibate, que em todos os momentos dava a vitória do candidato Miro Teixeira, com uma vantagem de quase 30% sobre Leonel Brizola, no dia 30 de outubro publicou um anúncio nos jornais reafirmando aqueles dados com o título “Ibate – Pesquisa verdade: guarde esta pesquisa e confira nas eleições”. Estes colunistas guardaram e confirmaram, comprovando que as teses de Ignácio Machado estavam realmente corretas, e que o mercado pode saber agora o quanto são confiáveis as pesquisas sérias de opinião.

Cliente objetivo ajuda a agência

Quando o cliente é dinâmico e objetivo, não só o trabalho da agência fica mais fácil como até melhor.
A Caio acaba de confirmar esta tese com seu novo cliente COBRA, que há dois meses lhe colocou um desafio: preparar uma campanha publicitária para o lançamento do mini computador COBRA 520, a tempo de anteceder a inauguração da II Feira de Informática, realizada no Rio de Janeiro, quando o produto seria exibido pela primeira vez.
A agência e o cliente se empenharam o máximo para agilizar o serviço, a ponto da própria Caio se admirar com o dinamismo da jovem equipe da COBRA, que não mediu esforços para colaborar, seja quando e onde fosse necessário sua participação. A Caio, por sua vez, comprovava sua flexibilidade, pois em apenas três semanas criou, aprovou e veiculou três anúncios para revista, sendo um deles para adaptação em jornal, e folhetos técnicos para distribuição em pontos de venda.
Mas, o que reafirma o sucesso da campanha são os resultados de vendas, considerados excelentes pela empresa.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• Por problemas do espaço, acabaram não sendo publicadas as informações completas sobre os Destaques do Ano da ABP e os Destaques de Marketing da AMB. No caso da ABP, também receberá destaque como Executivo de Agência o gerente da McCann-Rio, George Teichhols, presente na festa do dia 14 de dezembro no Rio Palace. E na festa da AMB, dia 6 de dezembro, no Hotel Intercontinental, também receberão destaques, as Edições de Ouro, na área de promoções: Luís Carlos Barreto Produções, na área de comunicação; o Club Mediterranée, na área de turismo; e o Canecão, na área de lazer.
• Dia 2 de dezembro, a Fenapro e a ABAP estarão entregando ao presidente Figueiredo um memorial no qual solicitarão uma divisão mais equitativa das contas governamentais pelas diversas agências brasileiras.
• Já estão sendo distribuídas as fichas de inscrição para o 1º Prêmio Colunistas Promoção, cujo prazo para o envio de peças encerra-se dia 7 de dezembro. No Rio, as agências, as empresas de design, as centrais de criação etc., podem pegar suas fichas e seus regulamentos na Dinâmica, pelo telefone 266-3131.
• Oscar Bloch e a colunista Lúcia Leme tornam-se parentes, dia 27 de novembro. Casam-se Carlos Sigelmann, filho de Oscar e diretor da Rádio Manchete, e Fernanda Leme de Almeida, filha de Lúcia.
• Apesar de acertada, a notícia de que a conta da Sul América foi para a MPM não está completa. O processo de seleção não está de todo terminado e pode surgir uma surpresa até semana que vem.
• A Lintas começou a veicular no Rio, em outdoors, a campanha de prospecção que já havia lançado em São Paulo: "O pessoal da Lintas está sem sutiã", "O pessoal da Lintas está sem calças", "... está a fim de uma cerveja”, "... não tem remédio", "... está sem cigarro”, complementado pela mensagem do telefone da agência.
• Márcia Brito e este colunista forma convidados a fazer parte do júri que escolherá a melhor decoração de Natal das vitrines do BarraShopping.
• O fotógrafo e editor da revista "Momentos", Rogerio Ehrlich, está preparando uma exposição de painéis gigantes com fotos de mães e filhos da sociedade carioca. A exposição, que já conta com cerca de 40 participantes, será no Gattopardo.
• Luís Salles (ex-McCann e SGB, entre outras) está agora da Fininvest.