Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/DEZ/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Thompson dá dicas para sair da crise

A agência de publicidade J. Walter Thompson está publicando, no Brasil, um livreto com o título "A guideline for crisis situations", contendo onze dicas, com seus comentários, para sobreviver à atual crise econômica. As dicas são o resumo de um discurso feito pelo vice­chairman e chefe de operações da JWT americana, Denis Lanigan, à Câmara de Comércio Americana, em São Paulo, no último mês de outubro.
Já na primeira dica, Lanigan diz que "Haja o que houver, não entre em pânico". Afinal, a crise faz parte do negócio até nos Estados Unidos, que enfrentou 28 recessões desde 1854, uma a cada 4 anos em média, com a duração de 18 meses. O diretor da Thompson lembra que a época de crise as empresas se dividem em quatro grupos: as que desaparecem, as que sobrevivem, mas precisam de tempo para recuperar-se dos danos econômicos e de reputação, as que se livram tão rapidamente que parecem sair da crise ainda mais forte, e as que prosperam na crise e tiram proveito dela.

Almap passa a atender Antártica no Rio

A agência Alcântara Machado está passando a cuidar da conta da Antártica no mercado carioca, dentro da estratégia da empresa de transferir a propaganda nos diversos mercados em que atua para agências com estrutura local, deixando apenas as campanhas de nível nacional para a sua agência Progresso.
Esta atitude poderá dar à Antártica uma maior flexibilidade de comunicação, já que a Progress não dispõe de escritores fora de São Paulo e perdia, com isso, oportunidades de solucionar problemas de marketing que aquele anunciante enfrentasse a nível regional.
No último fim-de-semana, por exemplo, estivemos em Belo Horizonte, onde a Antártica é atendida por uma agência local - a L&F ­ e demonstra uma agressividade do mercado como raras vezes vimos a empresa ter no Rio de Janeiro.
Naquela cidade, a Antártica participa de diversas promoções a nível de público, como o patrocínio de eventos, tendo uma forte presença de cartazetes pela cidade, além de material promocional nos bares e restaurantes mineiros.
Se a empresa passar a ter uma agressividade igual no mercado carioca, mais uma vez terão a lucrar tanto ela quanto o setor publicitário, sem falar, é claro, no próprio consumidor.

JB lança o B. A. para somar ao B. V.

O Sistema Jornal do Brasil está lançando no mercado uma bonificação inédita na comercialização publicitária brasileira: a bonificação por aumento de produção, chamada pela empresa de B. A. - Bonificação Adicional aproveitando a tradicional sigla do B. V. - Bonificação de Volume.
A nova forma de comercialização começou a ser apresentada às agências esta última semana através de carta do vice-presidente de marketing do Sistema JB, Sérgio Rego Monteiro, e mostra claramente que a iniciativa do grupo é uma tentativa de superar a queda de faturamento que as empresas de comunicação vêm apresentando pela corrosão da inflação nos valores das verbas publicitárias.
Em síntese, o B. A. difere do B. V. por não levar em conta o volume do dinheiro aplicado no veículo pela agência. A nova remuneração será calculada sobre o acréscimo real que existir entre a média mensal do faturamento do trimestre encerrado no mês e a do faturamento líquido do trimestre encerrado no mês anterior, sendo que aqueles valores ainda serão corrigidos pelo IGP, ou seja, pela taxa de inflação, para que todos fiquem expressos dentro dos mesmos padrões a cada mês.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• NOVAS CONTAS - A Redinger Publicidade está com seis novos clientes: Ambient Air (sistemas de ar condicionado), Konsil (eletrônica), Modulus (curso de inglês), Canteiros (butique feminina), Contagio (malharia) e Complemento (loja de presentes).
• DOS PNEUS DE AÇO - A Thompson conquistou, nos Estados Unidos, a conta dos pneus Good Year, uma das de maior porte daquele mercado. No Brasil, a Good Year está com a McCann, mas com o costume das mudanças americanas refletirem-se no Brasil, é bom ficar de olho.
• PATROCÍNIO - O Laboratório Enila assinou com o Vasco da Gama um contrato para o seu produto Bálsamo Bengué patrocinar todo o futebol amador do clube.
• TURISMO PLANEJADO - A Riotur, empresa de turismo do Rio, iniciará, em janeiro de 1984, um curso de Marketing Turístico, com duração de 4 meses. Maiores informações pelo telefone (021) 232-4320.
• CALENDÁRIO - A agência Focus promove dia 13, no Shopping Cassino Atlântico, uma exposição dos originais do pintor Antônio Maia, para o calendário da Copene, seu cliente.
• NA ADVB - A Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil elegeu para presidente do seu Conselho Deliberativo Nicolau Haxkar, superintendente da Ferci, empresa que explora diversos tipos de out­doors alternativos, como relógios urbanos, estações de metrô etc., em todo o Brasil.
• SUCESSO - Impressionante como a edição do Popular Science no Brasil deu certo. A revista, que agora está sendo produzida pela Editora Vitória, está tirando 50 mil exemplares mensais, com 16 mil assinaturas pagas.
• SUCESSAO NA ABA – Até agora não foi definido o nome do futuro candidato às próximas eleições da Associação Brasileira de Anunciantes. No momento, a possibilidade mais forte é a indicação do nome de Guilherme Sztutman, da Johnson & Johnson (atual vice-presidente da entidade), para a presidência, apesar de que também Eugênio Saller está muito disposto a. pleitear prosseguir no cargo. Só que as recentes radicalizações de Saller assustaram a muitos dos associados da ABA.
• ENTRANDO NA COCA ­ Conforme previmos na última coluna, a Coca-Cola foi buscar em uma de suas agências o seu novo gerente de comunicações. Só que desta vez ele vem da DPZ, e não da McCann, como era costume. É Mauro Multedo, há três anos no atendimento do Guaraná Taí, e que assume o cargo a partir de janeiro.