Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 24/FEV/1984
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Matriz da Universal volta a ser no Rio de Janeiro

A Universal Publicidade, agência ligada ao grupo Supergasbrás, está realizando uma profunda alteração administrativa para dar prosseguimento à sua separação acionária da agência americana Grey Advertising.
Com a passagem do capital social integralmente para a Supergasbrás, a Universal decidiu trazer de volta para o Rio de Janeiro a sua posição de matriz, passando a ficar sediada nesta cidade a sua Diretoria Geral.
A primeira consequência desta mudança foi a saída de Carlos Pougy da empresa. Ele vinha exercendo na Universal o cargo de diretor geral, e não se dispôs a se transferir para o Rio. Assim, a partir deste mês, Isnard Manso Vieira está assumindo a Direção Geral da agência, enquanto o escritório de São Paulo passa a ter como diretor Fernando Lavrador, que era diretor de desenvolvimento da Universal.
A mudança de São Paulo para a condição de filial não implicará, segundo informação da agência, em redução dos investimentos da Universal naquele mercado. A Universal-SP, que inclusive acaba de conquistar a conta da Verbatim, a maior fabricante de disquetes para informática em todo o mundo, manterá toda a sua equipe profissional, acrescida ainda de uma nova dupla de criação que já está operando.
No Rio, além da mudança administrativa, ocorrerá uma mudança física da agência em março. Ela está se transferindo para um novo escritório, com maiores instalações, provavelmente no moderno prédio do Jockey Club no centro da cidade.

Haspa quer usar mais publicidade alternativa

A Haspa reuniu a imprensa no Rio na última semana para apresentar os resultados do seu Projeto Emoções, desenvolvido entre maio e junho do ano passado, com apresentações de Roberto Carlos em 18 cidades brasileiras. e que é considerado, pela empresa, o seu mais importante "case" de marketing, já que em apenas 40 dias, através de 22 shows do cantor, a Haspa conseguiu reunir em ginásios e estádios quase um milhão de pessoas, sem contar com outros milhões atingidos através de divulgação pela imprensa.
O resultado da promoção, segundo Horácio Berlink Neto, diretor de marketing da Haspa, é que a Haspa, que por pesquisas de recall sabia ser seu nome muito pouco conhecido no Norte e Nordeste, saiu do projeto Emoções com a marca de 30 por cento de "share of mind" após a excursão de Roberto Carlos, facilitando em muito a entrada da empresa naqueles mercados para a venda de títulos de capitalização, hoje o seu principal produto popular.
A verba de comunicação de marketing da Haspa em 1983 ficou em Cr$ 3,4 bilhões de cruzeiros, divididos em 35% para promoção (patrocínios de shows e material de ponto de venda), e 65% para publicidade, sendo que esta verba dividida entre 50% para as mídias tradicionais e 15% para veículos alternativos, como invólucros de fichas telefônicas, publicidade estática em estádios de futebol etc.
Em 1984, afirma Suzana Sancovsky, gerente geral de marketing da empresa, esta verba não será corrigida de acordo com a infração - quem o fizer estará perdendo dinheiro, acrescenta Horácio -, a Haspa procurará encontrar novos meios de aumentar a participação das mídias alternativas em seu mix de comunicação.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• CAIXA REGISTRADORA NA JWT - A Thompson Rio começa a faturar a partir deste mês com as caixas registradoras da NCR, empresa que existe há 100 anos no mundo e pouco mais de 40 no Brasil. A NCR também trabalha com diversos produtos para a área informática.
• ME DÁ UM DINHEIRO AÍ- A Comissão de Carnaval do Rio decidiu proibir terminantemente a distribuição gratuita de qualquer produto ou publicidade - tais como bonezinhos e leques ­ na Passarela do Samba sem prévia autorização. No socialismo carioca tudo tem que ser pago, e os interessado deverão enviar seus projetos a Comissão que estudará cada caso e fixará a taxa a ser paga, de acordo com o freguês.
• APROVEITANDO A MODA - A Artplan está lançando para a Ypu, em mercado nacional, uma nova linha de produtos em nylon, incluindo as mochilas que continuam firmes na moda, por sua grande praticidade.
• RESPEITO É BOM E EU GOSTO - Alô, Lourdes May, por favor, avise ao seu cliente Hebom que quando um jornalista procura uma empresa por conta de um release que ele recebeu, está tendo a gentileza de ATENDER A UM PEDIDO DA EMPRESA, e não pedindo um favor a ela. Portanto, a empresa precisa saber trata-lo com atenção ou ao menos profissionalismo.
Uma empresa que quer ter da imprensa a mesma consideração que recebe uma Kibon (e o parâmetro deve ter sido este, para ela ter tentado imitar o nome deste concorrente), não pode prescindir de respeito. Ou, mais uma vez, ao menos de profissionalismo. Até lá, dispense os releases da Hebom. (ME)
• A TV - Ronaldo Conde, novo diretor de criação da Almap­Rio é o entrevistado desta semana de Marcio Ehrlich no Jornal de Domingo, que a TVS leva ao ar a partir das 23h45m. Ronaldo falará sobre o mercado de criação no Rio e sobre alguns de seus trabalhos para a Embratur.
• DPZ CONQUISTA SHOPPING - A DPZ venceu a concorrência para a conquista da conta do Center Norte, shopping localizado o lado da Marginal do Tietê, em São Paulo e que inaugura dia 7 de abril. O universo de compradores do shopping, segundo a agência, é de 3 milhões de pessoas, sendo 550 mil imediatos, por sua proximidade geográfica.
• PERDIGÃO DARÁ PRÊMIO - Para comemorar o seu 50º aniversário, a Perdigão - empresa de capital 100% nacional que atua no mercado de carnes e aves - está lançando o seu Troféu Perdigão, que será distribuído a dez personalidades que se destacaram em várias áreas da cultura brasileira. A festa de entrega será em agosto, e entre os mais votados estão Pelé, Renan, Érico Veríssimo, Paulo Autran, Fernanda Montenegro, Roberto Carlos e Elba Ramalho.
• AMERICANOS ESPERTOS - Está no boletim Flash Econômicos da McCann nos Estados Unidos, a previsão este ano é que sejam aplicados 854 bilhões de dólares em publicidade. E desta verba fantástica, a maior percentagem - 27% - será colocada em jornais, enquanto a mídia TV ficará com 21% do total. Lá, o terceiro veículo é a mala direta. que consegue abocanhar 15,6% dos investimentos publicitários, com um volume de 13,4 bilhões de dólares.
• DESAFIO - Esta semana, o desafio é para os publicitários criadores dos comerciais de Close Up. Ganha o espaço que quiser nesta coluna quem encontrar, em algum ponto de venda do Brasil, uma pasta de dente Close Up que seja tão vermelha quanto a da propaganda, e não palidamente rosa como as que nós temos encontrado.
O desafio da semana passada não foi respondido, o que demonstra que abrir tampa de iogurte com facilidade e sem rasgar é coisa só de comercial de televisão.