Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/MAI/1984
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Anunciantes de 17 países no Rio

Pela primeira vez no hemisfério Sul, representantes de associações de anunciantes de 17 países estarão debatendo os principais temas da publicidade mundial, durante a 32ª Assembleia Geral da IUAA - International Union of Advertising Association, que se realizará no Rio, de 27 a 29 de maio próximos. O encontro abrirá com um coquetel no "foyer" do Hotel Méridien, no dia 26, às 20 horas.
"A Promoção da Publicidade a Nível Internacional", "A Propaganda e a Nova Tecnologia da Comunicação" e "O Problema da Auto Regulamentação", são alguns dos temas que serão debatidos na Assembleia. "Um dos representantes do Brasil será o presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), Eugênio Saller, que falará sobre dados referentes ao Capítulo Latino-Americano". Roberto Civita, diretor-superintendente da Editora Abril, falará sobre "A Mídia Brasileira e o Relatório McBride", e Amaury Temporal, vice-presidente da Confederação Brasileira das Associações Comerciais, abordará a situação econômica brasileira.
A realização da 32ª Assembleia Geral da IUAA, no Brasil, assinala também a comemoração do 25º aniversário da ABA. Além disso, o encontro marcará a renovação da presidência da IUAA. No último dia da Assembleia, John Fitzpatrick, atual presidente da entidade e diretor de Marketing dos Correios da Irlanda, passará o cargo ao seu sucessor, G. Taylor, Assessor para Assuntos Internacionais da Peugeot.

Haspa e Letra: menos duas para as agências cariocas

A liquidação extrajudicial das Cadernetas de Poupança Haspa e Letra, decretada esta semana pelo Banco Central, retira do mercado anunciantes que, até ano passado participavam ativamente das mídias brasileiras, atraindo a atenção e o interesse de um grande número de agências de propaganda.
Por coincidência, tanto a Haspa, cuja sede era em São Paulo, quanto a Letra, que é sediada no Rio, vinha sendo atendidas por agências cariocas. A primeira, pela Assessor, e a outra, pela McCann Erickson, na área de poupança, e pela Artplan na parte de capitalização.
Representantes das três, no entanto, garantem à Janela que o desaparecimento daquelas empresas não chegará a abalar a estrutura das agências no Rio de Janeiro. Falando pela McCann Erickson, seu diretor Ronaldo Marques afirmou que até agosto de 1983 a verba da Letra ainda podia ser considerada significativa, alcançando em torno de 300 milhões de cruzeiros anuais. Daquele mês para cá, disse, a Letra passou a reduzir sensivelmente a sua publicidade, com praticamente nenhuma veiculação. Os débitos que ainda existem, afirmou Marques, podem ser considerados insignificantes, e já estão aos cuidados do setor jurídico da agência.
Na Assessor, a situação é semelhante. Seu diretor de relações públicas, Thiago da Fonseca, também lembrou que a Haspa, até 1983, chegava a ser um dos 10 maiores anunciantes da TV Globo. Nos últimos meses, porém, garantiu Thiago, a empresa restringira sua atividade publicitária a patrocinar apenas dois minutos de "merchandising" no programa "Cassino do Chacrinha". O diretor da Assessor considera que a perda do faturamento deste "merchandising" - que já estará suspenso a partir deste domingo - não gerará maiores repercussões na agência, principalmente a nível de pessoal.
Finalmente, na Artplan, os riscos e prejuízos sequer chegaram a existir. Seu diretor de criação, Francisco Abreia, nos informou que, desde que a agência conquistou a conta, há cerca de seis meses, a criação sequer foi chamada para produzir algum trabalho.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• PROPAGANDA E SOCIOLOGIA - O V Congresso Nacional dos Sociólogos, que se realiza na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tem como um dos temas dos grupos de trabalho o tópico "Pesquisa e propaganda", coordenado por Claudete Lima, gerente de Pesquisa do Standard-Rio. Claudete falará hoje, de 9 da manhã à 1 da tarde, e o Congresso termina no domingo, às 17 horas, com a posse da nova diretoria da Associação dos Sociólogos do Brasil (ASB).
• POLUIÇÃO PUBLICITÁRIA - Os anúncios de defensivos agrícolas correm o risco de serem retirados de circulação, caso não observem os cuidados no código que regula a atividade publicitária. O código prevê que os anúncios destes produtos não devem, por exemplo, exibir crianças, conter expressões como "inofensivos" e "não tóxico", ou mostrar pessoas aplicando defensivos sem estarem protegidas pelas vestimentas apropriadas. Como esses produtos são considerados bens de produção, e não de consumo, seus anúncios devem ser informativos, e não persuasivos.
• VAN GOGH FOTOGRÁFICO - A nova série de anúncios criados pela agência Assessor para a SID Computadores destacam a leveza dos atletas, como no salto em altura e em distância. Criados pela dupla Pierre Rousselet e Maria Florença, dão a impressão de terem sido fotografados através de vidro corrugado, mas a técnica é bem mais simples. O cromo foi ampliado com o envelope plástico de proteção, funcionando como se fora um filtro, obtendo-se um efeito parecido com o das pinturas de Van Gogh.
• REUNIÃO DE INFORMÁTICA - De 5 a 11 de novembro próximo, o Riocentro estará sendo palco de um importante acontecimento: o Informática 84, que constará do XVII Congresso Nacional de Informática e da IV Feira Internacional de Informática. Informática 84 é uma reavaliação de tudo que foi realizado até agora no Brasil pelo setor de informática, além de um espaço aberto para o amplo debate sobre as perspectivas da indústria de computadores e sua aplicação.
O presidente do evento, Erwin Nettesheim, que também é superintendente-geral de informática da Varig/Cruzeiro, anunciou ainda o Prêmio Imprensa Informática 84, que premiará com Cr$ 1,5 milhão os três melhores trabalhos jornalísticos publicados entre 1º de janeiro e 1º de novembro de 1984, sobre Informática Brasileira.
• SUCESSO PARANAENSE - O jornal "Gazeta do Povo", do Paraná, está veiculando uma campanha que utiliza dados do Ibope e da Marplan, mostrando o seu alto nível de penetração "em todas as camadas sociais e em todos os dias da semana". Segundo a pesquisa do Ibope, no período de novembro a janeiro de 84, o índice médio de leitores da "Gazeta do Povo" era de 253.707 leitores diários, durante todos os dias da semana, enquanto o segundo colocado tinha uma média de leitores de 126.194. Já no domingo, essa diferença aumenta consideravelmente. Enquanto o número de leitores da "Gazeta do Povo" ultrapassa os 400.000, o segundo colocado não chega a obter 60.000 leitores.
• TÊNIS COMPUTADORIZADO - O tênis Daytona está lançando dois novos comerciais montados num dos mais sofisticados estúdios do mundo, em Los Angeles, o Image West. Os comerciais produzidos pela Jodaf receberam efeitos especiais criados através do uso de computador e mostram seis dos 21 modelos da linha Daytona. Eles estão sendo veiculados durante as transmissões de corridas de Fórmula 1, marcando a introdução da marca no patrocínio dentro do esporte.
• MARKETING DA BOLA - A agência Assessor lança, dia 7 de junho, o livro "70 Anos de Seleção - O Marketing do Futebol", com a presença do presidente da FIFA, João Havelange, autor do prefácio do livro. O lançamento será às 19 horas, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
• PROMOÇÃO DO SHOPPING - O escultor Moriconi abre o Ciclo de Exposições de Esculturas Design, dia 29 de maio, às 21 horas, no "show-room do Rio Design Center". Logo antes da abertura do "show-room" aos convidados, haverá um "show" com Márcio Montarroyos. As esculturas de Moriconi ficam em exposição até o dia 23 de junho.
• HOMENAGEM AOS MÍDIAS - A Giovanni e Associados fez a campanha do "Dia do Mídia" para o Sistema Globo de Rádio. A criação é de Cláudio Aguiar e Wanderley Magalhães.
• MARKETING DAS MALHAS - Walther Dorighelo acaba de assumir a Diretoria de Marketing da Mafisa - Malharia Blumenau, com novos planos para dinamizar a participação da empresa catarinense no mercado de malharias. O projeto de Dorighelo é atender a diferentes segmentos de mercado e faixas etárias e, ainda, mostrar que a malha "pode ser um produto básico no vestuário, sempre atualizado em relação às tendência da moda".
• RELAÇÕES PRIVADAS - A ACI, Assessoria de Comunicação Integrada Ltda., esta se associando à Hill and Knowlton Inc. Para comemorar o acontecimento haverá um coquetel no Iate Clube do Rio, às 10 horas de terça-feira, dia 29. Além de Ney Peixoto do Vale e Arides Visconti, da ACI, estará presente o Chairman of the Board, presidente e chefe executivo da Hill and Knowlton Loet A. Velmans.