Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 04/JAN/1985
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Interscience constata neurose maior que a crise

"A neurose da crise foi maior do que a crise. As pessoas preferiram levar uma vida espartana a correr mais riscos, até que descobriram que havia um certo exagero psicológico em relação às dificuldades. Isto explica a reativação das vendas no segundo semestre e a expectativa mais otimista para 1985". A afirmação é de Paulo Secches, diretor da Interscience Informação e Tecnologia Aplicada, ao analisar a pesquisa feita por sua empresa sobre as expectativas da classe média para este ano.
Secches lembra que a Interscience realizou pesquisa semelhante no final de 1983, quando ficou demonstrando que a classe média esperava, em 1984. a repetição das dificuldades que vinham sendo enfrentadas há três anos. "Chegamos à conclusão de que houve uma recuperação acima da esperada" - comenta.
A Interscience entrevistou 300 famílias da classe média, divididas em cinco segmentos. De um total de 14 itens, as expectativas em relação a 1985 melhoraram muito, comparadas com o que se esperava para este ano. Por exemplo, houve um acréscimo de 125% entre as pessoas que pretendem comprar mais roupas, e de 85% entre as que pretendem gastar mais no supermercado. Dos entrevistados, 44% prometem comprar alimentos de melhor qualidade.
Segmentos
A Interscience dividiu a classe média em cinco segmentos: 1) os "bem-aventurados" (aqueles que entraram na melhor faixa da classe e tiveram sua qualidade de vida acentuadamente melhorada: 2) os "cativos" (membro da classe média que não tiveram seu padrão de vida afetado pela crise dos últimos anos); 3) os "chamados ao paraíso" (aqueles que vão entrando, aos poucos, no padrão mais alto da classe média); 4) os "convidados a se retirar" (aqueles que não foram totalmente expulsos de seu antigo padrão de vida): e os "expulsos" (brutalmente rebaixados em sua qualidade de vida).
O otimismo é acentuado nos segmentos menos favorecidos. Apenas 16% dos "convidados a se retirar" acreditam que seu padrão diminuirá em 1985. A mesma proporção se registra entre os "expulsos", enquanto as faixas mais altas manifestam majoritariamente a confiança na ascensão econômica.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

* PACTO SEM PACOT - Antônio Pacot acaba de se desligar da Pacto, agência que ele fundou em 1981, juntamente com Chico Kadlec, Cláudio Roberto Stiebier e Elizabeth Zuppani, todos vindos da Premium Propaganda. Os três sócios continuam na direção da agência, que tem feito nestes anos um excelente trabalho de desenvolvimento de novos pequenos anunciantes. Um exemplo do bom serviço que a Pacto vem conseguindo fazer neste sentido é o de seu cliente Piscinas e Bombas Esteves que, de simples folhetos, chegaram a anunciar fortemente em revistas e televisão no verão passado. A Pacto atende a Sansuy Indústria de Plástico com mais de 50 produtos, a Rio Vale Indústria Têxtil, a VGS, a CSF Tonson Segurança, a Contap, empresa de consultoria de sistemas de métodos quantitativos, além de fazer inúmeros serviços de produção gráfica.
* DURACELL MUDA DE AGÊNCIA - A Duracell, que era atendida pela Esquire, entregou a sua conta à Standard.
* COLUNISTAS DARÁ PRÊMIO A DIRETOR DE ARTE - A Associação Prêmio Colunistas e os organizadores do Prêmio Colunistas-Rio estão lançando um concurso para a escolha do diploma da Premiação referente ao ano de 1984. O criador do diploma escolhido receberá 500 mil cruzeiros e o direito ao crédito no próprio diploma. Poderão participar artistas gráficos e diretores de arte atuantes no mercado publicitário carioca. Maiores informações com Márcia Brito, pelo telefone 266-3131.
* JB FAZ PROMOÇÕES DE INCENTIVO A PEQUENOS ANUNCIANTES - Atendendo uma solicitação da Confederação Nacional dos Diretores Lojistas, o "Jornal do Brasil" decidiu incentivar a atividade de venda dos comerciantes e prestadores de serviços, numa época de "Queima de Estoque", após os grandes negócios realizados no período natalino.
Os critérios para concessão do desconto são os seguintes:
1) O anúncio veiculado deverá informar o produto em promoção, o desconto concedido e o preço líquido.
2) O "Jornal do Brasil" concederá, sobre o preço de sua respectiva rubrica de tabela, o mesmo desconto concedido pelo anunciante no seu produto, até o máximo de 50%.
3) No caso de o anunciante ter mais de um produto em promoção no mesmo anúncio, o desconto concedido pelo JB será aquele correspondente ao produto de menor desconto.
4) O anunciante não poderá majorar o preço do seu produto e aplicar um desconto elevado para se beneficiar do desconto no JB. Será analisado caso a caso, levando-se em consideração o preço de mercado do bem ou serviço anunciado.
5) Os descontos aplicam-se exclusivamente às publicações no primeiro caderno de noticiário e no caderno B, no período de 1 de janeiro a 28 de fevereiro de 1985
Outra promoção extremamente simpática do JB é a concessão às pequenas agências da bonificação por acréscimo de faturamento.