Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 16/AGO/1985
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

José Eustachio, da Talent, defende um novo atendimento

"O publicitário não deve nunca confiar apenas na verdade passada pelo cliente, muito menos em uma única fonte de informação".
A opinião é de José Francisco Pires Eustachio, um dos principais profissionais de atendimento da agência paulista Talent, de Júlio Ribeiro, em comunicação feita esta semana à imprensa especializada. José Francisco, que trabalha com as contas da Dismac e das Camisas US Top, e que no final do ano passado recebeu o prêmio Caboré como Profissional de Atendimento, afirma ainda que "nem sempre a realidade do cliente é a do mercado, e é por isso que o contato e a agência devem procurá-la nas ruas, diretamente nos pontos de venda, ou até mesmo através de pesquisas, para sentirmos se ela corresponde à do consumidor".
José Francisco lembra que "as soluções para aumentar o consumo de um determinado produto não se restringem apenas à criação de anúncios mas, na maioria dos casos, em toda a reformulação da empresa do cliente". Para isso, diz, antes de esquematizar uma campanha, o profissional de atendimento deveria fazer um levantamento geral de toda a empresa, chegando, na maioria das vezes, a fazer um trabalho junto ao consumidor ou ao próprio vendedor da loja, questionando sobre a saída do produto, as opiniões do público a respeito ou os principais motivos de compra do consumidor. "Muitas vezes", comenta, "a própria distribuição da fábrica é malfeita, obrigando o lojista a dar prioridades a produtos que ele tem certeza que terão reposição mais rápida.
Por isso, só depois de fazer a reestruturação das partes falhas é que se deve começar a pensar na campanha.
Novo Atendimento
Em síntese, José Francisco Eustáchio quer provar que, hoje, o publicitário não pode mais ser visto como uma pessoa alienada da realidade do cliente, aquele cara que "ficava o tempo todo trancado num escritório tendo ideias mirabolantes, mas que nem sempre iam ao encontro do que o cliente realmente necessitava".
O homem de atendimento, por sua vez, precisa ser o tipo do profissional que não fica na sala de espera horas a fio, "até que o cliente resolva falar com ele". O contato é alguém também especializado na área do cliente, "sempre pronto para discutir sobre a empresa, levando novas ideias mesmo que sejam de remodelação da estrutura da mesma".
- O novo profissional de atendimento, completa José Francisco, deve ser um homem do negócio da propaganda, com uma visão global de todos os aspectos do empreendimento do cliente, que vão do produto à distribuição.

Vasconcelos eleito no Sindicato de Brasília

Fernando Vasconcelos gerente comercial do Jornal do Brasil, no Distrito Federal e jornalista membro do Prêmio Colunistas, foi eleito na última quarta-feira, 14, como o novo presidente do Sindicato dos Publicitários de Brasília, retomando um cargo no qual já atuou por diversas gestões há alguns anos.
Vasconcelos, um dos mais ativos líderes sindicais da propaganda brasileira (ele foi o primeiro eleito para a presidência da Federação Nacional dos Publicitários, em pleito posteriormente anulado por manobra do presidente carioca Murilo Coutinho), pretende, entre outras metas, criar um "piso salarial" para os trabalhadores em agência de publicidade e meios de comunicação, e atuar politicamente para que haja uma regulamentação da profissão de Publicitário.
O ponto mais polêmico da plataforma de Fernando Vasconcelos, porém, é a pressão que ele pretende fazer contra o que ele chama de "aventureiros" ou "profissionais da ponte aérea", que chegam em Brasília, vão ao cliente e "voltam no avião das 18 horas". Segundo ele, esta distorção é "a grande culpada pelo desemprego e marginalização da classe publicitária local", pois as agências dos "mais diversos lugares deste país" desconhecem as agências de publicidade estabelecidas em Brasília e as estruturas dos veículos locais e das sucursais dos principais jornais do país.

Rio discutirá usos do computador na propaganda

O uso do Computador na Propaganda será o tema de um seminário que o capítulo carioca da ABAP - Associação Brasileira de Agências de Propaganda promoverá dias 12 e 13 de setembro próximos no auditório do jornal O Globo.
Durante o seminário será feita uma mostra, através de terminais instalados on line, de aplicações práticas do computador nas áreas de administração, mídia e criação de agências de propaganda, anunciantes e veículos.
Entre os palestrantes estarão Paulo Salles, vice-presidente da Salles Interamericana; Hans Donner, da Rede Globo; e o ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães.
Quem quiser maiores informações pode conseguir desde já na ABAP - RJ, pelo telefone 551-7849.

Faculdade dará curso de produção gráfica

A Faculdade da Cidade vai promover, a partir de 10 de setembro próximo, um curso de Prática Intensiva de Criatividade Gráfica, ministrado por dois dos melhores profissionais do setor: Alberto Hudson (produtor gráfico da agência Contemporânea) e Gilberto Rodrigues.
O objetivo do curso é fazer uma incursão pelas técnicas de produção gráfica, colocando os participantes em contato com o que existe de mais moderno na indústria gráfica, inclusive através de visitas a fornecedores do setor.
O Curso de Prática Intensiva de Criatividade Gráfica terá a duração de 5 semanas, com aulas às terças e quintas de 19:30 às 21 horas, e a inscrição dará direito a todo o material prático. Maiores informações podem ser obtidas na Faculdade da Cidade, pelos telefones 227-8998 e 287-1145.

Gerardó expõe suas serigrafias.

Fernando Gerardó (1985)O diretor de arte Fernando Gerardó estará inaugurando, no próximo dia 28 de agosto, às 20 horas, no Clube Caiçaras, uma exposição de serigrafias com o tema "Retículas e Conchas", e que ficará naquele local até 15 de setembro.
Gerardó é um dos mais conhecidos e respeitados profissionais de criação do mercado publicitário carioca, tendo passado pela Thompson, Grant, Leo Burnett e Lintas. Atualmente ele está na MPM, onde, em dupla com Marcos Coutinho, no departamento de promoções e merchandising, tem criado trabalhos para Ipiranga, Hollywood, Carlton, Columbia e Banco Nacional.

ABAP homenageia seu fundador Aldo Xavier

Em almoço nesta última quarta-feira, 14, no Rio Palace, a ABAP - Associação Brasileira de Agências de Propaganda comemorou o seu 36º aniversário prestando uma homenagem a seu fundador, o publicitário Aldo Xavier da Silva.
A iniciativa da homenagem foi do presidente do capítulo Rio da ABAP, Jomar Pereira da Silva, relembrando que foi no Rio de Janeiro que a entidade surgiu. Aldo Xavier também foi homenageado pelos colunistas publicitários presentes por ter sido ele o pioneiro no jornalismo especializado, através de coluna publicada no jornal O Globo.
Estiveram presentes, entre outros, Herculano Siqueira, Mario Leão Ramos, Armando Ferrentini, Jairo Carneiro, Mario Bockmann, Henrique Duque Estrada, Carlos Leonam, Hélio Sarmento, Otávio Vilardi, Walter Poyares, Guilherme Falcão, Gualter Leão, Fernando Reis, Lucia Leme e estes colunistas: Jomar Pereira da Silva e Aldo Xavier da Silva.

Cartas

"Foi com satisfação que recebemos a notícia da volta da Janela Publicitária, coluna que sempre procurou valorizar, ampliar e unir o nosso mercado. Desejamos todo o merecido sucesso de sempre".
Francisco Borghoff, Norton Publicidade.

"Ficamos felizes em ver que a Janela não se fechou. Pelo contrário, abriu-se, mais ampla, no bom veículo que é o Monitor Mercantil. Nossos votos são de que por ela sempre, passem boas notícias deste mercado publicitário que vocês tanto estimulam e promovem."
Alfredo Souto de Almeida, Focus Propaganda.

"Estou contente de saber que a Janela Publicitária está de volta. Boa sorte no novo jornal."
Nádia Rebouças, J.W.Thompson Publicidade.

 

Curtas

• A Propaganda Estrutural deve se associar ainda este mês à Abap. A agência está se desvinculando acionariamente do grupo Servenco, para deixar de ser considerada pela Abap uma house-agency. ••• Flávio Correa, o Faveco, presidente da Standard, Ogilvy & Mather, durante a festa da "Revista Bolsa", semana passada, comentava a boca pequena que está levando de volta ao grupo Ogilvy o publicitário Vital da Costa e Silva, que está como diretor de Atendimento da Denison. Vital iria para uma das agências do grupo na Europa. ••• João Guilherme Ribeiro, ex-Redinger & JG e SB & JG, nas quais era o "JG", está abrindo agora uma nova agência, a Farmarketing, especializada em comunicação de laboratórios farmacêuticos.
• Mudanças na Nashua: Igdal Parnes saiu da empresa transferindo-se para a Provarejo e a nova estrutura inclui J.J. Browne como gerente de marketing, Solange Lago como coordenadora e Carla Cardoso como assistente. E quem acaba de pegar um pedaço dos trabalhos publicitários da Nashua é a agência Giovanni & Associados, do Paulo Giovanni. ••• Dentro da série comemorativa do seu 35º aniversário, a João Fortes Engenharia promoveu ontem, no Teatro Municipal, uma apresentação do maestro Guerra Peixe. ••• Este mês, a ABP comemorou 15 anos de presença de Leila Duarte como sua secretária executiva. Leila conhece quase um terço da história da ABP. Se um dia ela quisesse contar tudo num livro...