Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 20/SET/1985
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Rio conquista 45 prêmios no 4º Colunistas Promoção

Estrutural: Projeto Zico
Personagens do Projeto Zico, Evento Promocional do Ano

Foi excelente a participação do Rio de Janeiro no 4º Prêmio Colunistas Promoção, cujo julgamento se realizou durante o último fim-de-semana em São Paulo, com trabalhos vindos de várias partes do País. O Rio conquistou 45 prêmios importantes - inclusive três Grand Prix - e, mesmo quando não premiados, os trabalhos cariocas estiveram em grande frequência no quadro de finalistas, para as discussões mais aprofundadas do júri. As agências cariocas que participaram com trabalhos podem ter certeza que, mesmo as que não conquistaram medalhas, deixaram uma forte imagem de seus nomes perante os jornalistas especializados que realizaram o julgamento.
Estes foram, então os resultados conquistados pelas empresas cariocas no 4º Prêmio Colunistas Promoção:
• Grande Prêmio de Fato Promocional do Ano: Rock in Rio, pela Artplan Promoções.
• Grande Prêmio de Evento Promocional do Ano: Projeto Zico, da Propaganda Estrutural.
• Grande Prêmio de Design do Ano: Texaco 2001, da Archi para a Texaco.
• Ouro de Campanha Promocional de Serviços: "Personagens", da Archi para a Ica Press.
• Ouro de Comercial de Marketing Direto: "Fantasmas", da Assessor para a revista Bolsa.
• Ouro de Campanha de Marketing Direto - Serviços: "Fantasmas", da Assessor para a Revista Bolsa.
• Ouro de Campanha de Incentivo Interno - Bens Industriais: "Escalada 85", da VS Escala para o Citibank.
• Ouro de Campanha de Merchandising - Serviços: "Citinvest", da JWT/Neon para o Citibank.
• Ouro de Evento Esportivo: "Maratona do Rio", da Contemporânea para a Viva Promoções.
• Ouro de Marca/Logotipo Gráfico: "Rock in Rio", pela Artplan.
• Ouro de Assinatura/Selo Gráfico: "Carnaval 85", da VS Escala para o Banerj.
• Ouro de Capa de Disco: "20 Anos de Xerox/20 Anos de Festivais", da VS Escala para a Xerox.
• Ouro de Desenho Industrial: "Caixa", da Archi para a Souza Cruz.
• Ouro de Anúncio ou Encarte de Promoções de Vendas: "Super-Herói", da Diler para O Globo.
• Ouro de Material Promocional ­ Consumo: "Bolachas de Chopp", da Merchand para a Brahma.
• Ouro de Folhetos - Bens Industriais: "Carajás", da Denison para a Vale do Rio Doce.
• Ouro de Folhetos – Serviços: "Kit de Lançamento", da VS Escala para a BBF – Bolsa Brasileira de Futuros.
• Ouro de Peça de Incentivo Interno - Consumo: "Baralho", da JWT/Neon para a De Beers.
• Ouro de Calendário: "Calendário Agrícola", da VS Escala para a Petro­fértil.
• Ouro de Embalagem em Papel ou Papelão: "Fósforos", da Merchand para a Fiat Lux.
• Prata de Campanha Promocional ­ Consumo: "Camel Trophy", da McCann para a Reynolds.
• Prata de Campanha Promocional ­ Industrial: "Ama deus", da Contemporânea para a Digital.
• Prata de Campanha de Marketing Direto - Serviços: "Homem de Ações", da SGB para o Codimec.
• Prata de Campanha de Incentivo Interno - Consumo: "4C", da JWT / Neon para a De Beers.
• Prata de Campanha de Incentivo Interno - Bens Industriais: "Treinamento", da Denison para a IBM.
• Prata de Evento Institucional: "Modelo do Ano", da JWT/Neon e Yantra para a De Beers.
• Prata de Evento Promocional de Vendas: "Designer's Forum", da JWT/Neon para a De Beers.
• Prata de Evento Cultural: "Amo o Rio", da Cláudio Carvalho para a Sul América.
• Prata de Papelaria: "Archi", da Archi.
• Prata de Material Promocional ­ Serviços: "Série 90 Anos", da Cláudio Carvalho para a Sul América.
• Prata de Peça de Incentivo Interno – Bens Industriais: "Treinamento" da Denison para a IBM.
• Prata de Impresso Institucional: "Relatório", da Tandem para a Nife.
• Prata de Display com Produto: "Caixa", da Archi para a Souza Cruz.
• Prata de Cartazes e Posters - Consumo: "Série Carlton", da DPZ para a Souza Cruz.
• Prata de Embalagem Promocional: Caixa "A Primeira Rodada", da VS Escala para a Cisper/VidroÚtil.
• Bronze de Campanha de Merchandising: "Taí", da DPZ para a Coca­Cola.
• Bronze de Evento Promocional de Vendas: "Natan Quality Collection", da TWT/ Neon para a De Beers.
• Bronze de Promoção Visual: "Bonzão Construção", da Cláudio Carvalho para o Ponto Frio.
• Bronze de Peças Gráficas: "Diplomas", da Archi para a ABAP-Rio.
• Bronze de Marca/Logotipo Gráfico: "Chopp", da Merchand/Salles para a Brahma.
• Bronze de Capa de Disco: "Raça Humana", da VS Escala para a Warner.
• Bronze de Encarte de Marketing Direto: "Mala", da VS Escala para o TDX/Xerox.
• Bronze de Impresso Promocional: "O Brasil é de Aço", da Estrutural para o IBS.
• Bronze de Cartazes e Posters ­ Consumo: "Charm", da DPZ para a Souza Cruz.
• Bronze de Cartazes e Posters ­ Serviços: "Muda Brasil", da Estrutural.
As agências e anunciantes premiados receberão os seus diplomas em cerimônia que será realizada em São Paulo, no final de outubro próximo, em dia ainda a ser confirmado.

Consul investe 22 bi em nova estratégia

Duas agências de propaganda - a Almap e a F. G. - se uniram para criar e produzir a maior campanha publicitária de seu cliente Consul já realizada até hoje: 22 bilhões de cruzeiros com veiculações programadas até abril do ano que vem, distribuídos por 5 comerciais de 1 minuto de duração, 5 versões de 30 segundos, 5 anúncios, spot de rádio, outdoor e material de ponto de venda.
Líder nacional do segmento de refrigeradores, com 53% das vendas do setor, a Consul decidiu adotar uma nova estratégia de comunicação para reunir, sob um mesmo "guarda chuva", todos os produtos que comercializa: geladeiras, freezers e aparelhos de ar condicionado. O tema central adotado é "Ligue a vida num Consul".
Segundo Luís Fernando Reys, gerente de marketing da Consul, a empresa coloca no mercado 100 mil eletrodomésticos por mês. Os refrigeradores representam 70% do faturamento da empresa, mas o mercado em maior crescimento é o de freezers. "Em apenas um ano e meio", diz ele, "as vendas da Consul neste segmento subiram de 5% para 35%".

Curtas

Aerolineas Argentinas: Obrigado Marcello• Efraim Kapulski é o novo diretor executivo da Editora Rio Gráfica, no lugar de Felipe Zander, que se transferiu para a Rede Globo. E ainda na Rio Gráfica, Alberto Pecegueiro passou a responder também pela Divisão Infanto Juvenil.
• A criação do anúncio "Pé de Boi ou Pé de Atleta", da Abaeté para a Shering Veterinária, e que ganhou medalha de ouro do Colunistas Rio e Nacional na categoria Mercado Agropecuário, não é de Eduardo Câmara, como foi publicado pela Revista Propaganda, e sim de "Samambaia" Celso Muniz. A agência se enganou no preenchimento da ficha de inscrição.
• É de Cláudio Carvalho a criação da promoção que a Caixa Econômica Federal lançou com a Turma do Balão Mágico, para incentivar a abertura de contas de poupança na CEF. O cliente de Cláudio Carvalho é a CBS, que já vendeu antecipadamente 750 mil cópias do novo disco da Turma, todos com um cupom/cheque de Cr$ 5 mil para abertura da conta de poupança infantil.
• Antomar Marins e Silva assumiu a Diretoria de Marketing da Brasvídeo, produtora independente de vídeo no Rio de Janeiro, e sucessora da Canal Zero. A Brasvídeo realiza produção e finalização de comerciais, documentários, institucionais e treinamento tanto em bitola de uma polegada quanto em 3/4" (U-Matic), com um dos equipamentos mais sofisticados do mercado.
• A revista Mar, Vela e Motor, editada em Curitiba pelo Grupo 1, chegou este mês à sua 100ª edição mensal.
• "Agricultura e Abastecimento" é o tema do próximo painel deste fantástico seminário Vocações Econômicas do Rio de Janeiro que o Jornal do Brasil está promovendo. O encontro será dia 25 de setembro.
• O atendimento publicitário da Skol no Paraná está agora com a CGD Propaganda, de Londrina, que firmou acordo operacional com a Artplan, detentora da conta nacional da cervejaria.
• Muito bonita a homenagem em anúncio que a Aerolineas Argentinas prestou à WM Central de Criação e a Marcello Silva - seu diretor - pela campanha publicitária da companhia aérea, que várias medalhas conquistou em premiações publicitárias e gerou um "significativo incremento nas vendas dos serviços no ano passado", segundo o texto do anúncio.
• Correspondências para esta coluna: Praia de Botafogo, 340 gr. 210 – Tel.: 266-3131 – Rio – RJ.
• A produtora Jodaf, no Rio de Janeiro, está sendo coordenada pela competente Patrícia Viotti, que assumiu o lugar da Inez Barbosa da Silva.