Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 29/NOV/1985
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Salles desmente boatos sobre conquista do IBGE

São totalmente infundados os boatos a respeito da forma com que a agência Salles preparou a sua proposta para a concorrência do IBGE e que, conforme publicamos aqui semana passada, se confirmados reafirmariam o mérito da agência em vencer a concorrência.
A afirmação nos foi prestada por José Alberto da Fonseca, diretor da Salles-Rio e um dos autores do planejamento, em carta a esta coluna. Como fez questão de deixar claro José Alberto, a Salles venceu porque efetivamente teve o melhor dos oito planejamentos apresentados, conforme decisão, por ele informada, "unânime da comissão de licitação", comissão esta que, ainda testemunhou o diretor da Salles, se comportou com a maior lisura.

Souza Cruz expõe o maior holograma feito no Brasil

A Souza Cruz está expondo, a partir desta semana, no hall de entrega da sua matriz, no Rio (Rua Candelária, 66), o maior holograma já produzido no Brasil. Apresentando uma constelação na qual estão representadas a estrela-símbolo da Souza Cruz e as demais empresas ligadas ao grupo, o holograma, que mede 50 cm x 60 cm, projeta a sua imagem a 1,20 m do ponto de exposição.
Realizado tecnicamente por Ivan Isola, diretor do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Moysés Baumstein e a equipe do Studio Etiópia, o trabalho é fruto do entusiasmo de Reinaldo Paes Barreto, gerente de Comunicação Social da Souza Cruz, pela técnica da holografia. "Tenho certeza" - diz ele - "que este moderno processo ótico ainda irá revolucionar os meios de comunicação de marketing disponíveis para as empresas, inclusive no Brasil". E completa:
- Dentro de algum tempo, não será surpresa encontrarmos a holografia em áudio visuais, displays de produto e até no lugar de cartazetes de ponto de venda.
O que é a Holografia
Concebida pelo húngaro Dennis Gabor, em 1947, a técnica holográfica consiste no registro tridimensional de uma imagem. Para isso, é necessário que tanto o objeto quanto o filme holográfico sejam iluminados por um facho de laser o qual, por sua vez, se divide em dois fachos menores. Um deles é manipulado de forma a iluminar o objeto e o outro se dirige até o filme holográfico, formando-se assim uma série de linhas que vão determinar uma figura de interferência: o holograma. Uma vez reiluminado, este holograma se projeta para fora (imagem real) ou para dentro (imagem virtual) da superfície receptora, reconstituindo os mesmos padrões observados no objeto original.

ABP divulga os Destaques de 85

A Associação Brasileira de Propaganda - ABP -, acaba de divulgar a relação dos profissionais que mais se destacaram em suas categorias este ano, e que, por isso, mereceram ser os "Destaques do Ano" na premiação da entidade. Segundo a ABP, os resultados da premiação foram levantados através de "inúmeras consultas ao meio publicitário". A Associação também concedeu duas homenagens especiais a dois profissionais considerados hours concours em suas áreas de atuação: Amilcare de Carolis (da TV Bandeirantes), pelo exemplo de dedicação e correção profissional e para Gilmar Madureira (da Souza Cruz), pela valorização da mídia do anunciante. Os outros profissionais destacados foram:
Juan Vicente (DPZ) - Executivo de Agência
Nádia Rebouças (Thompson) – Planejamento
Cláudio Cohen (Ponto Frio) - Cliente
Eduardo Domingues (Caio) - Atendimento de Agência
Elza Saraiva (Thompson) - Tráfego
Mário A. de Souza (SGB) - Estúdio
Humberto Medeiros (MPM) - Fotografia
Cyll Farney (Tycoon) - Produção de Comerciais
Álvaro de Mello Tavares (MPM) - Produção Gráfica
Eugênia Paesani - Pesquisa
Maurino Mendonça (DPZ) - Mídia
Ruy Galindo (Cromático) - Fornecedor de Artes Gráficas
Maria Helena Sayanes (Chroma) - Direção de Comerciais
José Trindade Garcia de Souza (CityBank) - Comunicação Social
João Galhardo (MPM) ­ Diretor de Arte
Nizan Guanaes (DPZ) - Redação
Marcos Caminha (TV Globo) - Atendimento de Veículo.
A festa em homenagem aos "Destaques" será no dia 11 de dezembro, às 20:00h, no Asa Branca, com direito a jantar e show com Martinho da Vila. As reservas já podem ser feitas através da Secretaria da ABP, na Av. Rio Branco, 14/17º andar ou pelos telefones 233-1197 e 233-1492, com a Leila. E, para quem leva fé na sorte, é bom lembrar que serão sorteadas 2 passagens aéreas nacionais e 2 internacionais, além de 1 micro-computador, 1 vídeo­cassete e 2 televisões.

Cartas

Giovanni para Radio Globo: Eleitor que usa o ouvido...Prezada Marcia:
Gostaria de parabenizar a amiga pela bela organização do Prêmio Colunistas ­ Rio. Um trabalho sério e bem feito, tinha que dar o ótimo resultado que deu.
Estou aproveitando para enviar, para sua apreciação, estes 3 belos anúncios criados durante o mês de novembro para o Sistema Globo de Rádio.
O primeiro, "Eleitor que usa o ouvido...", foi criado como oportunidade, para aproveitar as eleições e vender as Rádios Globo e Eldorado no Rio, e Globo e Excelsior em S. Paulo.
O segundo, "Sistema adota nova medida econômica", tem como objetivo, anunciar o programa do comentarista econômico Joelmir Beting, a nova atração do Sistema Globo de Rádio.
E o terceiro, "Ouça a Bolsa", procura, sendo bastante direto e com muito impacto, vender a programação da Rádio Eldorado-Rio sobre a Bolsa de Valores.
As duas primeiras peças têm a seguinte ficha técnica
Criação: Claudio Ortman e Carlos Negreiros
Produção: Paulo Moraes
Atendimento: Gustavo Oliveira
Cliente: Arnaldo Cardoso Pires
A terceira peça, "Ouça a Bolsa", tem basicamente a mesma ficha técnica, mudando apenas a Criação, ficando a cargo da dupla Carla Del Soldato e Simone Gouveia.
Marcia, transmito os abraços da Giovanni e nos colocamos à sua disposição para papearmos sobre qualquer assunto de seu interesse. Um abraço,
Gustavo Oliveira.

Prezados Marcia e Marcio,
A partir do dia 22 de novembro próximo passado, a Divisão Abrilvídeo da Editora Abril deixou de participar da programação da TV Gazeta, Canal 11, de São Paulo. Deixou portanto, também, de distribuir sua programação para as TVs Guaíba, canal 2, de Porto Alegre, TV Record, canal 9, do Rio de janeiro e TV Capital, canal 8, de Brasília. O encerramento da colaboração entre Abrilvídeo e TV Gazeta deveu-se à impossibilidade de se chegar a um acordo para a renovação do contrato que unia as organizações. Isto não significa, porém, que a Abrilvídeo esteja desistindo de suas atribuições. Ela foi criada para desenvolver o setor de media eletrônica da Editora Abril e vai continuar lutando no mesmo sentido. Vale a pena rememorar alguns dos passos que já foram dados, parte da caminhada que continuará. Há pouco mais de dois anos o sinal luminoso da Abrilvídeo aparecia pela primeira vez. Fazia parte de um projeto amplo criado com a TV Gazeta que pretendia transformá-la na grande emissora de São Paulo. Na primeira etapa desta colaboração conseguimos lavrar alguns tentos: O programa São Paulo na TV marcou época, revelou novos profissionais, influenciou decisivamente na ênfase que outras emissoras dedicavam à programação local. Como a vida na televisão é extremamente dinâmica, percebemos, mais adiante, que nossa experiência deveria tomar rumos mais amplos. Reestruturamos nossa programação, celebramos acordos com emissoras de outras capitais do País. Demos um caráter mais nacional ao nosso trabalho. Graças a essa revisão de rumos, com alguns resultados extremamente gratificantes como o surgimento de um programa da qualidade de olho mágico, sem dúvida uma contribuição ao desenvolvimento da televisão brasileira. Seja na primeira fase de implantação de nosso projeto, seja na segunda, vários princípios nortearam nossa atuação. Coube a Abrilvídeo o privilégio de apoiar produtoras outras. Foi também um privilégio participar da intensificação do debate político na televisão. Nós podemos dizer que demos nossa parcela de contribuição no processo de redemocratização do País. Temos hoje de amargar um momento em que estamos reduzindo o número de colaboradores mas preservamos o orgulho de ter aberto oportunidades neste mercado e a certeza de que, esperamos que em pouco tempo, logo estaremos cercados por tantos e tão bons profissionais. Profissionais que; com seu esforço, dignidade e talento nos propiciaram prêmios como o Prix Futura oferecido pela televisão estatal da Alemanha ou o Prêmio Herzog. A partir de agora, começamos mais uma etapa de nossa vida.
A partir de agora, a Abrilvídeo condensará seus esforços na produção de novos programas avulsos, programas especiais, comerciais em VT, projetos especiais e de treinamento, desenvolvimento da produção e distribuição de programas em vídeo cassete, etc. Ou, seja, o destino traçado pela direção da Editora Abril continuará sendo perseguido e nós temos bastante confiança de que ele será alcançado.
Obrigado pela especial atenção que nos dispensou ao longo desses dois anos.
Ricardo Gimenez
Gerente Comercial


N.R.: O anúncio abaixo foi publicado pela Salles na edição impressa do Monitor Mercantil, ao lado da Janela Publicitária, como protesto pela matéria publicada em 22/11/1985, sobre a concorrência do IBGE.
Salles - A Entrevista que não nos pediram