Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 20/JUN/1986
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Este uísque tem dono

Antônio Cândido, supervisor de contas da SGB, desmente terminantemente que a conta da Teacher's tenha saído da agência passando para a Scali, McCabe, Slowes, conforme foi publicado no caderno Propaganda & Marketing, semana passada, em São Paulo.
Segundo ele, a conta inclusive tem trabalhos novos em processo de produção e, pelo menos até o final deste ano, deve se manter na SGB.

Anunciantes se autocriticam

A ABA - Associação Brasileira de Anunciantes, vai realizar, em São Paulo, nas próximas noites de 23 e 24 de junho, dois painéis com co-promoção da ESPM, sobre o tema geral de "Propaganda na nova economia - uma autocrítica".
No primeiro painel será discutido o tema "Gerenciamento da Verba de Propaganda. O que já mudou? O que precisa mudar?". No segundo painel, será discutido o tema "Agências pós-pacote. O que muda?".
Quem quiser maiores informações pode procurar D. Cristiane, na sede da ABA, à Av. Paulista, 352/6º andar/conj. 61-63, com o telefone (011) 283-4588.

ABAP repromove promoção

Mais uma vez um Seminário promovido pela ABAP-Rio, desta feita o de Promoção e Merchandising, faz tanto sucesso que a entidade é obrigada a reprisá-lo. Quem perdeu o primeiro Seminário poderá assistir as mesmas palestras -- nos dias 7, 8 e 9 de julho próximos. O local será o mesmo, o Centro Empresarial Rio.
As inscrições já estão abertas, na sede da entidade, à Praia de Botafogo, 210 s/806, ou pelos telefones 551-7849 ou 552-0496.
A ABAP aproveita a deixa para lembrar que o II VT Búzios, o Festival Brasileiro de Vídeo Tape, está com as suas datas confirmadas para de 7 a 9 de novembro de 1986, no hotel Pousada das Rocas, na Ilha Rasa.

DPZ para Gradiente
O macaco da DPZ

Uma odisseia no Chile

O filme 2001, de Stanley Kubrick, ainda influencia a propaganda brasileira. É o que se pode notar no novo comercial da Gradiente, criado pela DPZ-SP, em que um macaco cruza o deserto para tocar, tal como no monolito do filme, um conjunto de som daquela empresa.
Na opinião de José Zaragoza, expressa no release divulgado, este é o comercial de som "mais inovador que a propaganda brasileira já viu". O release não explica se a opinião do Zara está baseada na presença do deserto ou do macaco. Ou da junção dos dois.
De qualquer forma, é interessante saber que a filmagem foi feita no "Vale de la Luna", um dos vales que compõem os 80km do deserto de Atacama, a 400 km da costa do Chile, utilizando 1.200 metros de filme em tomadas a 2.400 metros de altitude, numa região onde a umidade relativa do ar é zero e a temperatura oscila entre zero e 30 graus.
Como se vê, locação no exterior nem sempre é só mordomia.

Gilberto Barros internacional

Gilberto de Camargo Barros, que representava a lnternational Advertising Association na qualidade de presidente do Capítulo Brasileiro, assume agora o cargo de diretor internacional da entidade.
Sua eleição ocorreu durante o 30º Congresso Mundial do IAA, realizado há poucas semanas em Chicago, com a participação de mais de 1.300 delegados, entre empresários e executivos de propaganda, marketing e mídia.
Gilberto Barros é o diretor de Relações Públicas da General Motors do Brasil.

Torres nas alturas

O redator publicitário e escritor Antônio Torres, atualmente na Salles do Rio de Janeiro, está comemorando mais uma vitória literária: seu romance "Essa terra", lançado no Brasil em 1976 e que há dois anos já é editado na França, está em vias de sair também na Alemanha Ocidental! Além disto, através da Readers International, "Essa terra" terá lançamento simultâneo nos competitivos mercados dos Estados Unidos e Inglaterra.
Os outros sucessos de Torres são "Um cão uivando para a lua", "Os homens dos pés redondos", "Carta ao bispo" e "Adeus, velho".

Americano usa os brasileiros

Uajdi Moreira, diretor da produtora VT UM, está expandindo os horizontes de sua empresa para além das fronteiras do Brasil.
Esta semana, a rede americana de emissoras de tv ABC gravou no Rio um programa especial para a revista Life. Ao contrário do que normalmente ocorre, porém, desta vez só veio ao Brasil a equipe de jornalistas do programa. Todo o equipamento de gravação, assim como o apoio técnico e de produção, foram os da brasileiríssima VT UM.

Os atores já podem atuar

Por diversas vezes já comentamos em debates publicitários que é uma pena que no Brasil os atores famosos praticamente só sejam utilizados em comerciais para fazer testemunhais, e não para passar o seu talento na composição de personagens.
Vale, portanto, a citação de que nos surpreendeu ver a excelente Heloisa Mafalda representando um papel de sogra em um comercial dos móveis Toigo (anunciante que pela primeira vez vemos na televisão). O comercial parece ser de agência pequena, pela nítida falta de recursos técnicos de filmagem, mas a iniciativa de usar a atriz só merece elogios.
Aliás, conversando com Guido Cavour, da produtora Blow-Up, ele nos comentou que ultimamente vem diminuindo de forma radical a procura por figurantes nas produções comerciais em benefício da presença de atores, cujo rendimento durante as filmagens é bastante superior.
Já não era sem tempo. Não deve ser por outra razão que o nível dos comerciais brasileiros vem crescendo barbaramente nos últimos tempos.

Ajudem estes colunistas

Mandem as suas correspondências para que cheguem até 4ª-feira. Assim elas poderão ser analisadas com calma para eventual publicação.
E o melhor endereço de correspondências é: Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250, Te!.: (021) 552-4141, Rio - RJ.

Rio em companhia de modelos

Cia.de Modelos
As meninas da Cia.

Mais uma agência de modelos e recepcionistas surge no mercado carioca. É a Cia de Modelos - Elencos & Recepção, dirigida por David Burnett (ex-TVS), "que na área de relações públicas e promoção de eventos se dispõe não só a fornecer as profissionais recepcionistas vestindo uniforme próprio como criar e confeccionar uniformes especiais nas cores das empresas dos clientes.
David Burnett conta que a sede da Cia. de Modelos tem um amplo auditório para seleções e treinamento e dispõe de um dos maiores bancos de informações - em processo de informatização - com perfis de modelos masculinos e femininos e atores e atrizes de todas as idades e características, com seus respectivos currículos.
A Cia. de Modelos está funcionando à Praia do Flamengo, 66/B conjunto 803, com o telefone 205-2992.