Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 04/JUL/1986
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas farão festa no Rio com projeção de peças premiadas

Diploma do Prêmio Colunistas Rio 1986Já está marcada a grande festa de entrega dos prêmios às agências e profissionais vencedores do 5º Prêmio Colunistas Rio. Será no próximo dia 22 de julho, com um jantar no Hotel Intercontinental.
A grande novidade da festa, porém, está no multi-visão que será projetado durante a entrega. O áudio visual, que está sendo produzido pela SM, exibirá todos os trabalhos premiados, agência por agência, incrementando o ritmo da festa e permitindo que todos os presentes consigam visualizar os critérios de julgamento dos colunistas publicitários. Além disto, o Monitor Mercantil estará circulando, entre os presentes, uma edição "Documento" da Janela Publicitária, com a relação completa de todos os premiados e mais as suas respectivas fichas técnicas, com os nomes dos profissionais envolvidos de criação, produção, direção, atendimento e mesmo de quem aprovou o trabalho no cliente.
Os convites para o jantar de entrega do 5º Colunistas-Rio já estão à venda na secretaria da premiação no Rio, à Praia de Botafogo 340 grupo 210. Quem quiser maiores informações, porém, pode conseguir telefonando para 552-4141 e falando com Cláudia Engelke.
O diploma deste ano, assim como o do ano passado, que usou a silhueta do Pão de Açúcar, evoca um símbolo do Rio de Janeiro: a estátua do Cristo Redentor. A criação do diploma foi do Diretor de arte Zianno Grigoli, num oferecimento da DPZ, e com a colaboração do Studio Alfa, na composição; da Grafcolor, no fotolito, e da Riex, na impressão.

Jomar Pereira da SilvaJomar será reeleito hoje na presidência da ABAP-RJ

Jomar Pereira da Silva deve continuar como presidente da Associação Brasileira de Agências de Propaganda - ABAP, capítulo Rio, por mais uma gestão.
Por iniciativa de Luiz Macedo, diretor da MPM, quatorze empresários da propaganda carioca enviaram à ABAP um abaixo-assinado contendo o desejo de que a diretoria liderada por Jomar aceitasse a reeleição por mais um ano de mandato, aproveitando a brecha estipulada pelos estatutos do órgão.
A decisão do mercado é mais do que justa. Afinal, há muito tempo o Rio de Janeiro não tem uma entidade tão atuante quanto a ABAP-Rio vem sendo nos últimos dois anos em que Jomar assumiu a presidência.
Esta foi a carta enviada por Macedo e os demais empresários cariocas à ABAP:

Rio, 21.05.86
Prezado Jomar.
Creio que as agências de publicidade do Rio de Janeiro gostariam de ver você continuar o seu trabalho à frente do capítulo carioca da Associação Brasileira de Propaganda. O trabalho que você vem executando na ABAP não deve ter solução de continuidade , e o mandato para o qual você e os seus colegas de Diretoria foram eleitos está prestes a expirar. Pelos estatutos da entidade, porém, a Diretoria, com você a testa, pode ser reconduzida por mais um ano.
E isto que todos nós desejamos que aconteça, para que possa prosseguir a obra importante que vocês iniciaram.
O momento que vive a propaganda carioca é importante e delicado. A capacidade de trabalho e competência demonstrada pela Diretoria na condução dos negócios da ABAP, parecem-nos indispensáveis nesta hora. Assim, vimos fazer-lhe este apelo para que aceite continuar à frente da nossa associação de classe.
Fique certo de que todos nós contaremos com mais essa inestimável colaboração à ABAP, e desde já agradecemos.
Com um forte abraço,
Luiz Macedo e demais assinaturas

Prêmio Contexto de Comunicação Empresarial terá 21 categorias

O Prêmio Contexto de Comunicação Empresarial 86, destinado a contemplar as iniciativas bem sucedidas na área, abrangerá, este ano, 21 categorias e traz como novidade a premiação nos setores de house organs, folhetos, relatórios anuais, calendários, brindes, agendas e planos de assessoria de imprensa/RP, dentre outros.
A participação no Prêmio Contexto está aberta a profissionais, empresas ou entidades e assessorias externas, independente de sua filiação a quaisquer órgãos sindicais ou de classe.
As inscrições para o Prêmio Contexto de Comunicação Empresarial 86 estarão abertas até o dia 15 de agosto e deverão ser feitas na Contexto Comunicação e Pesquisa, rua Amália de Noronha, 386, São Paulo (SP). Informações e regulamento estão disponíveis na Contexto e podem ser obtidos pelo telefone (011) 62-7943, com Wilson Bueno

Esso convoca agências para criar campanha

A Esso Brasileira decidiu promover uma reavaliação da conta publicitária que mantém há 51 anos com a agência McCann-Erickson, solicitando a seis grandes agências que operam no País - incluindo a própria McCann - ideias e esboços de campanhas publicitárias. "Temos planos ambiciosos para o próximo ano" - revelou o Gerente do Departamento de Publicidade, Daruiz Paranhos - "e, para tanto, estamos reavaliando o mercado publicitário, como fazemos eventualmente".
As demais empresas convidadas a apresentar propostas à Esso foram a DPZ, CBBA-Propeg, J.W.Thompson, SGB e Salles-Interamericana, cujos trabalhos mais recentes mereceram a atenção da Direção da empresa. "Até o final do ano" - informou Daruiz Paranhos - "a McCann continuará a nos atender normalmente, independentemente do resultado final da concorrência de ideias que estamos promovendo."
O Gerente de Publicidade da Esso disse ainda que os níveis de investimento da empresa em publicidade e propaganda permanecem os mesmos dos dois últimos anos. Destacou que, pelo terceiro ano consecutivo, a Esso adquiriu uma quota de patrocínio para transmissão das corridas de Fórmula 1, e que o evento esportivo vem despertando um interesse crescente, "ainda mais este ano, com os bons resultados obtidos pelos nossos pilotos". Informou também que, em razão da concorrência promovida entre as agências, mesmo este evento merecerá uma avaliação por parte da empresa.
Daruiz Paranhos disse que, na área dos postos, está em andamento um programa promocional intenso, além de um plano de aperfeiçoamento do atendimento do frentista ao consumidor, de modo a torná-lo mais eficiente. "Estamos, com isso, cobrindo as áreas básicas de nossos planos, que visam melhorar nossos serviços ao público consumidor" ­ concluiu.

Comunicação Empresarial em tempo de Constituinte

A abertura de novos canais de comunicação entre as empresas e seus diversos públicos de interesse, consequência da reforma econômica e da nova ordem institucional, representa efetiva contribuição à comunicação empresarial brasileira.
Os projetos de comunicação empresarial tendem a consolidar sua postura democrática e a incluir como .variáveis a conscientização do consumidor e a responsabilidade social das nossas organizações empresariais.
Estes são os pontos básicos das conferências e debates programados para o IV Congresso Brasileiro de Comunicação Empresarial a se realizar no período de 8 a 12 de setembro de 1986, no Sheraton Hotel, no Rio de Janeiro.
O Congresso de Comunicação Empresarial destina­se, prioritariamente, a estudantes e profissionais de comunicação, a homens de marketing e a profissionais de recursos humanos e incluirá relatos de planos e estratégias de comunicação empresarial, sob a responsabilidade das nossas grandes empresas.
O evento é uma promoção da Aberj - Associação Brasileira de Editores de Revistas e Jornais de Empresas e da Comtexto Comunicação e Pesquisa. As inscrições poderão ser feitas na Aberj, rua Dona Antônia de Queiroz, 474, cj. 3, em São Paulo. Maiores informações pelos telefones 256-5260 e 256-8426.

Dismac lança Copyboard no mercado nacional

Dismac - CopyboardAo mesmo tempo em que lidera o mercado de calculadoras com uma participação de 35%, a Dismac tem se caracterizado por ser uma empresa voltada para a automação de escritórios através do lançamento de novos produtos. Como prova disso está o quadro copiador eletrônico Copyboard Dismac CB 500, que é especial para conferências, cursos, aulas, reuniões, entre outras atividades e que promete auxiliar bastante a rotina de grandes instalações como hospitais, empresas, hotéis e repartições públicas.
Completamente diferente dos quadros convencionais, o Copyboard - o primeiro do mercado nacional - permite a emissão de cópias reduzidas de tudo o que é escrito na tela, eliminando a necessidade de anotações individuais dos participantes do evento. Além disso, a tela, que é quadriculada para facilitar desenhos e gráficos, é giratória e pode ser apagada de maneira simples.
Transporte mais fácil
O Copyboard Dismac CB 500 tem altura total de 2,05 metros e largura de 1,05 metros, com profundidade de 90 centímetros, o que permite sua utilização em pequenos espaços. Acompanhado de três canetas (preta, vermelha e azul), o produto tem um suporte, um apagador e papel de gravação, sendo que a unidade copiadora é recarregada tão facilmente quanto a de uma máquina copiadora comum. Para que seja deslocado com facilidade, o produto, além de ser leve, possui rodas.
Destinado basicamente ao filão representado pelas grandes empresas, o Copyboard Dismac CB 500 terá uma venda prevista, inicialmente, de 2000 peças, e para divulgar o novo produto a Dismac está investindo cerca de US$ 100 mil, incluindo merchandising em novelas de grande audiência.

Curtas

• Marcio Ehrlich agradece a todos os que se lembraram e vêm enviando cumprimentos por seu aniversário hoje.
• Francisco Alberto Madia de Souza, diretor da Madia e Associados, acaba de montar uma nova empresa no seu grupo: a MASS-Marketing Antenas e Sensores, uma divisão que cuidará especificamente de pesquisas de mercado. O primeiro trabalho da Mass está sendo um "placar das urnas" de São Paulo. Segundo a empresa, Maluf realmente está disparado na preferência dos eleitores para as próximas eleições de governador. De onde se vê que o paulista não é nada melhor que nós aqui do Rio. Se aqui a gente elege Brizola, lá eles terão, juntos, Jânio na prefeitura e Maluf no Governo. É demais.
• Os torcedores brasileiros de futebol, ante o fracasso de nossa seleção no México, têm procurado insistentemente o publicitário Rogerio Steinberg com o apelo de que ele realize um novo projeto: mandar o Zico e o Sócrates de volta para a Itália.
• Correspondências para esta coluna: Praia de Botafogo 340 grupo 210, CEP 22250 - Te!. 552-4141, Rio - RJ
• Na próxima segunda-feira, 7/7, às 7 horas na noite, o GAP promove mais uma de suas reuniões de diretoria abertas a todos os profissionais de atendimento do Rio de Janeiro. Será feita uma avaliação do primeiro evento da entidade - o fantástico almoço de ontem com a palestra de Mauro Salles (que merecia uma nota maior desta coluna, impedida apenas pelo horário de fechamento), e estudados os novos passos do GAP. Quem é de atendimento e planejamento não pode faltar.