Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 17/OUT/1986
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Festival da ABP terá palestras especiais

O 8º Festival Brasileiro do Filme Publicitário, que a ABP - Associação Brasileira de Propaganda promove a partir do dia 27 próximo no Copacabana Palace Hotel, promete três atrações interessantíssimas para os seus participantes, sejam publicitários atuantes ou estudantes de comunicação. São três palestras/debates que ajudarão os delegados do Festival a ter uma visão mais atualizada da atividade publicitária no Brasil e no mundo, segundo expectativa de Jairo Carneiro, presidente da ABP.
Dia 28 de outubro, às 18 horas, Lula Vieira, diretor de Criação da VS Escala, falará sobre "O bom comercial de TV na visão da criação do atendimento e do cliente". Dia 29, também às 18 horas, é a vez de Alberto Doblado, diretor da J. W. Thompson de Madrid, apresentar "O atual estágio da propaganda na Espanha". E, finalmente, dia 30, a partir das 15:30 horas, o vice presidente executivo e diretor de Criação Internacional da McCann Erickson, Marcio Moreira, vai falar sobre "A Ascenção do Diretor de Cinema - Uma Tendência Mundial". Marcio também apresentará um rolo especial com os melhores comerciais de diretores internacionais como Steven Horn, Joe Sedelmaier e Barry Myers.
As inscrições para participar do 8º Festival Brasileiro do Filme Publicitário ainda estão abertas, na sede da ABP, onde podem ser conseguidas as informações necessárias. O telefone de lá é 233-1197, no Rio.

VT publicitário teve sua festa em Búzios

VT Búzios 1986 - Carlos Gonçalves e Marcia Brito
Carlos Gonçalves, da MPM, recebe de Marcia Brito a sua traineira pelo Melhor Comercial da Categoria Diversos
VT Búzios 1986 - Armando Ferrentini e Gilda Antoniazzi
Armando Ferrentini entrega a Gilda Antoniazzi, da Agência da Casa, a traineira de Agência do Ano. (Fotos de Reinaldo Coser)

A Agência da Casa, da Rede Globo de Televisão, pelo segundo ano consecutivo, foi considerada a Melhor Agência do Festival do VT Publicitário, o VT Búzios, cujo julgamento foi realizado no último fim de semana no Hotel Club Nas Rocas, em Búzios. A Agência da Casa foi a agência .que maior número de premiados e finalistas ­ quatro - conseguiu incluir no shortlista do Festival. O prêmio de Melhor Produtora foi entregue à Provideo, de Porto Alegre, que superou as demais concorrentes, incluindo três comerciais entre os finalistas e premiados do VT Búzios.
Promovido pelo Capítulo Rio da ABAP - Associação Brasileira das Agências de Propaganda, o Festival do VT Publicitário é o único no gênero no Brasil. Este ano, em sua segunda versão, contou com cerca de 250 concorrentes, dos quais foram escolhidos 14 finalistas e 7 Melhores de Categorias, que receberam como troféus miniaturas de traineiras típicas do artesanato local. O júri, que contou com 26 profissionais de agências e produtoras de várias partes do Brasil, concedeu ainda 9 Destaques Técnicos entre os comerciais concorrentes.
A grande constatação do Festival, no qual estes colunistas participaram como jurados, foi a incrível evolução na qualidade técnica das produções em VT do País. Não foram raros os momentos em que os jurados, impressionados com a qualidade das imagens dos comerciais, ficaram em dúvida se a produção havia sido em vídeo tape ou em filme. As produtoras de VT comprovaram no festival que estão em condições de realizar tecnicamente qualquer ideia apresentada por uma agência de propaganda, mantendo um excelente nível de qualidade. Aliás, resolvida a questão técnica do VT, ficou muito mais fácil para o júri analisar os aspectos criativos dos trabalhos. Não foi por outra razão que os jurados elegeram como Grand Prix do VT Búzios a campanha "Semana do Freguês", da Modulo Publicidade e Sete de Produção para a loja Manlec, de Porto Alegre, que, com apenas dois atores e um roteiro com muito humor e simplicidade, reunia todos os ingredientes para ser considerada uma boa propaganda.
Estes foram os premiados no 2º VT Búzios:
FINALISTAS:
- "Chapinha", da McCann Erickson e VT Um Produções para a Coca-Cola.
- "Família Barone", da DPZ e Olhar Eletrônica para a Telesp
- "Lançamento", da F,J,Y&R e Barriga Verde Produções para a Climax.
- "Conselheiro", da OM&B Propaganda e Makro Filmes para a Onogás.
- "Psicomoda", da RS Escala e Focal para o Incosul Modas
- "Dia dos Pais", da Voga Propaganda e Provídeo para os Supermercados Real.
- "Inverno", da Voga Propaganda e Provídeo para os Supermercados Real.
- "Dia das Mães", da Módulo Publicidade e Provídeo para a Manlec.
- "Série Apresentadora", da Denison e Olhar Eletrônico para a Telesp.
- "Abertura Copa 86", da Agência da Casa e CGC para a TV Globo
- "A Mãe", da Agência da Casa e Rede Globo para a Rede Globo.
- "Araquém Copa 86", da Agência da Casa e Rede Globo/Globotec para a Rede Globo.
- "Mão", da DeCarli-Blaise e Fathom para a Ferramentas Belzer.
DESTAQUES
• Melhor Direção: "Semana do Freguês", da Módulo Publicidade e Sete de Produção para a Manlec.
• Melhor Edição: "Minuto Final 1985", da Agência da Casa e Rede Globo para a Rede Globo.
• Melhor Cenografia: "Psicomoda", da RS Escala e Focal para a Incosul Modas.
• Melhor trilha: "Vampirações" da RS Escala e Diana para a Incosul Modas.
• Melhor Demonstração de Produto: "BMX Futuro", da Comando Estúdio B para a Monark.
• Melhor Interpretação: "Semana do Freguês", da Módulo e Sete para a Manlec.
• Melhor Fotografia: "Detalhes", da Salles e Globotec para Ford Del Rey.
• Melhor Efeito Especial: "Cidade", da MBA Propaganda e Globotec para a Condugel Cabo ótico.
• Melhor Direção de Arte: "Dominó", da MPM e Sabiá para Eberle Linha Dia-a-dia,
VENCEDORES
• Produtos e Serviços Alimentícios: "Interiores", da Almap e Globotec para Campari.
• Produtos e Serviços Domésticos: "Dominó", da MPM e Sabiá para Eberle Linha Dia-a-dia.
• Produtos e Serviços de Uso Pessoal: "Jeans Krieger", da Exclam e Tycoon Produções para Jeans Krieger.
• Varejo: "Semana do Freguês", da Módulo e Sete para a Manlec.
• Meios de Comunicação: "Minuto Final 1985", da Agência da Casa e Rede Globo para a Rede Globo.
• Comunitário/Institucional: "Ernesto Copa 86", da DM-9 e Itapoan Vídeo para as Óticas Ernesto.
• Diversos: "Saco de Milho", da MPM e TV Barriga Verde para a CNDA Triamex.

A publicidade fica mais triste sem o brilho de Rogerio Steinberg

VT Búzios 1986 - Rogerio Steinberg
Rogerio Steinberg, em sua última foto, como jurado do VT Búzios (Foto de Reinaldo Coser)

Em plena sexta-feira passada, quando o videotape no Brasil comemorava a sua exaltação no festival VT Búzios, o mercado publicitário perdia um de seus mais brilhantes profissionais: Rogerio Steinberg, em um acidente automobilístico poucos momentos após deixar o júri do VT Búzios para retomar ao Rio.
A notícia caiu pesada sobre todos nós que havíamos compartilhado de sua presença no júri do Festival, e sabíamos o quanto Rogerio havia ajudado no desenvolvimento da propaganda em VT no Brasil. Ninguém poderá jamais se esquecer de que foi dele - junto com a Globotec - o primeiro comercial em VT a chamar a atenção do mercado publicitário, pela riqueza de produção, com cenários e figurinos bem cuidados como nunca antes se havia feito. Era o lançamento do BarraShopping, com as Frenéticas. Depois disto, nunca mais o VT comercial pode ser considerado apenas um "quebra-galho" para a indústria publicitária.
Rogerio tinha um estilo muito definido de fazer propaganda. Para ele, as campanhas publicitárias tinham que se tornar notícia no mesmo dia de sua primeira veiculação. Acostumado a trabalhar com verbas não muito grandes e com campanhas de curta duração, Rogério extraía o máximo de impacto possível em seus trabalhos. A televisão o fascinava e ele procurava criar comerciais que claramente competissem e até pudessem superar os mais conhecidos programas e clichês da televisão brasileira atento ao dia­a-dia, ele percebia o que poderia ajudá-lo, nos noticiários, a encontrar idéias para suas campanhas. No dia seguinte de sua morte, sua última campanha entrava no ar mostrando um boi na praia do Leme, para representar no imóvel vendido o "filé­mignon" daquele bairro.
Rogerio foi Publicitário do Ano, viu sua agência Estrutural ser Agência do Ano, trouxe o Zico e Sócrates de volta ao Brasil, e fez muita propaganda inesquecível.
Todos nós perdemos muito com o seu desaparecimento. Nós, que fomos seus amigos, ainda não conseguimos acreditar que ele tenha ido embora.

Curtas

• A Zapt conquistou a conta de promoção da Stock, fabricante de bebidas e distribuidora, no Brasil, do uísque Vat 69.
• Hayle Gadelha é o novo presidente do CCRJ, Clube de Criação do Rio de Janeiro. A eleição foi na última terça feira, e contou com o apoio de quase duzentos profissionais de criação do Rio.
• O dublê de redator e escritor Ney Leandro de Castro, vice presidente de criação da Assessor, já está com o seu novo romance, "As pelejas de Ojuara", em fase de lançamento, pela Nova Fronteira.
• Mas não é só Ney Leandro que comemora livro novo. Antônio Torres, que já é best-seller no Brasil, está saindo agora com o livro "Balada da Infância Perdida".
• O Banco Chase está entrando no patrocínio de eventos esportivos, numa área muito pertinente com o seu posicionamento: o golfe. Dia 22, em São Paulo, o banco lança o torneio Chase Manhattan Pro AM, e até o dia 26, lança o seu campeonato internacional Chase Manhattan Classic.
• A Scali, McCabe, Sloves faz a sua primeira contratação no atendimento; Sérgio Montuori, que supervisionará a conta do uísque Teacher's, recém conquistada pela agência.
• Por um erro de anotações, ficou faltando na relação de premiados no Colunistas Promoção, publicada aqui semana retrasada, a medalha de Prata de Comercial de Promoção para "Bondshopping", do BarraShopping; e a Medalha de Prata de Evento Promocional Cultura para "Aida", da PR Marketing. Ambos os prêmios são da Contemporânea.
• O Pão de Açúcar Empreendimentos Turísticos contratou a competente Marcia Braga para a sua gerência de marketing, com o objetivo de expandir e diversificar os serviços turísticos oferecidos aos visitantes do Rio. Marcia foi durante muito tempo gerente de marketing internacional da Embratur.
• A Mental Mark comemora seis meses de vida com uma série de novas contas: Adonis, Celina (Casaredo), Sardinhas 88 e Persianas Panamericana, entre outras.
• Correspondências para a Janela: Praia de Botafogo 340 grupo 210, telefone 552-4141.
• João Ferrari Junior acaba de deixar a Direção de Criação da SGB no Rio para assumir a Gerência de Operações da produtora Dual, onde já está a grande batalhadora Maria Luiza Barbosa. Na SGB, com isso, assume a Direção de Criação o redator Toninho Lima. Quem também saiu da SGB foi o redator Luís Fernando Favilla, para ficar criando na Caio, em dupla com Carlos Estevão, enquanto Antônio Batista se dedica a esta fantástica campanha publicitária de Moreira Franco.
• Na SGB, ainda, outra grande notícia é a entrada de Mozart dos Santos Mello, um dos profissionais de maior experiência no Rio de Janeiro, como vice-presidente de Operações do escritório-Rio.