Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/DEZ/1986
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Campanha do cimento marca um bom recall

Esquire para o SNIC
Foto de Walter Firmo no anúncio da Esquire.

Um índice de 47,3% de recall em São Paulo e 32% no Rio coroam o sucesso da recente campanha institucional do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento, realizada pela Esquire.
Quem conta feliz do sucesso é Roberto Bahiense, diretor da agência, explicando que a média de recall para campanhas institucionais é de 19 a 20%. O objetivo da campanha, portanto, de "aumentar os níveis de visibilidade institucional da indústria do cimento", segundo Bahiense, foi alcançado.
A campanha, composta de 4 anúncios de página dupla para revistas, foi criada por Graça Trindade e Rodrigo Marques. Mas também são ponto forte da campanha as fotos, todas originais, de autoria de José Luís Pederneiras, Walter Firmo e Sebastião Barbosa.

Colunistas entregam promoção em São Paulo

Será hoje, em São Paulo, a partir do meio-dia, a festa de entrega dos diplomas do 5º Prêmio Colunistas Promoção e Merchandising, cujo julgamento realizou-se em outubro último.
Sete agências cariocas estarão lá recebendo os seus prêmios e os de seus clientes:
Contemporânea (para JB, BarraShopping, e PR Marketing), Denison (IBM), DPZ (Embratur), Estrutural (Norteshopping e Prefeitura do Rio), Giovanni (Vulcan), Norton (Meridien) e Promo-Rio (Souza Cruz).
Também receberá o seu diploma de Profissional de Promoções do Ano Péricles de Barros, gerente de Promoções do jornal O Globo.

SBT comemora 5 anos fazendo protesto

O SBT-Sistema Brasileiro de Televisão está comemorando o seu 5º aniversário e, segundo Rubens Carvalho, seu superintendente comercial, "5 anos de luta contra o preconceito".
Apesar deste certo pessimismo, Rubens garante que boa parte deste preconceito já foi derrubado. Ele lembra que "hoje, em muitos momentos do dia, fica difícil ao telespectador, durante os intervalos, descobrir se está no SBT ou na Globo, já que os anunciantes e comerciais são praticamente os mesmos".
Para comemorar o 5º aniversário e aproveitar para formalizar o seu protesto contra o "preconceito" é que o SBT encomendou à agência Grottera e Cia uma campanha publicitária destinada aos veículos especializados abordando o assunto. Um deles é este da ilustração, no qual a crítica feita à programação do SBT é considerada "reticência de uns poucos profissionais brasileiros".

Marcio Ehrlich vai para Última Hora

A partir desta semana, o nosso colega jornalista e publicitário Marcio Ehrlich está deixando de nos acompanhar na co-autoria da coluna Janela Publicitária, após nove anos e meio de convivência semanal (desde 1977, na Tribuna da Imprensa).
É que desde a última segunda-feira, Marcio estreou uma nova coluna de propaganda semanal no caderno UH Revista do jornal carioca Última Hora. Com isso, o endereço de correspondência dele também muda, e ele pede que eu comunique a vocês que quem quiser lhe mandar informações deve endereçar à Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271, no Humaitá, Rio de Janeiro-RJ.
Boa sorte ao Marcio em sua nova coluna.

Madia continua pesquisa de imagens das agências.

Mais de 400 respostas já chegaram à Madia e Associados, de São Paulo, como resultado da distribuição de 2 mil questionários e publicitários brasileiros para avaliar a imagem das 100 mais respeitadas agências de propaganda do Brasil.
Na opinião de Francisco Alberto Madia de Souza, diretor da empresa, este elevado percentual de kits de avaliação devolvidos já garante uma base amostral incontestável e de extraordinária qualidade à pesquisa, e serve de resposta às tentativas da ABAP­Associação Brasileira de Agências de Propaganda e do Sindicato de Agências de Propaganda do Estado de São Pauto de impedirem a realização do levantamento.
Madia reclama que a ABAP chegou a enviar carta a suas associadas com a "Recomendação de não participar", enquanto o Sindicato enviava outra correspondência "desaconselhando" a que os dirigentes das agências paulistas devolvessem os kits. O diretor da Madia, que se defendeu lembrando que "pela primeira vez na história da propaganda em nosso País uma empresa de forma independente e com substanciais recursos próprios investe no sentido de colocar à disposição das agências as informações mais preciosas para o desenvolvimento: suas imagens junto aos públicos relevantes e decisivos", considerou "uma pena" que a ABAP e o Sindicato tomassem aquela atitude, principalmente levando em conta que vivemos em um mercado "viciado por rankings construídos à luz dos exageros e falsidades".
Após divulgar o resultado geral da pesquisa no início do próximo ano, Francisco Alberto Madia pretende colocar os dados detalhados de cada agência à venda para os interessados.

Curtas

Dinâmica para Sima: Fátima não fez nenhum milagre
Anúncio veiculado no Monitor Mercantil, ao lado da Janela Publicitária

• O Grupo Sima, dirigido por Affonso Vianna, está maior: passaram a fazer parte do Grupo, que já tinha a Sima, Mais, Seara e Ebap, as empresas de representação de veículos Alpes, Propal e Ulisses Nascimento, esta como coligada. Falando em Sima, o Grupo passa a representar o jornal Diário da Manhã, de Goiânia-GO, que voltou a circular .
• Miguel de Gregório, que era Gerente Comercial da Sucursal do JB em Porto Alegre, assumiu a Gerência Regional do JB Sul, que engloba Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
• O semanário José, de Brasília, comemorou dia 28 de novembro último seu 10º aniversário de circulação ininterrupta.
• O diretor de arte Vítor Lemos inaugura no próximo dia 10 de dezembro, às 20 horas, no São Conrado Studio de Arte, no São Conrado Fashion Mall, sua participação na coletiva "Cor Brasil", com mais nove artistas coloristas. A exposição vai até 10 de janeiro.
• Correspondências para a Janela: Praia de Botafogo, 340 grupo 210 - CEP 22250, Rio - RJ. .
• Vai ao ar este domingo, pela Rede Manchete, o terceiro episódio da série "Os Caminhos da Sobrevivência", promovido pela Vale do Rio Doce. O tema, desta vez, é a poluição do rio Tietê.
• Custarão 50 cruzados os convites para o baile de fim de ano dos publicitários cariocas. Será dia 17 próximo no Circo Voador, com música ao vivo e sorteio de diversos presentes. O título do baile é "Uma noite no Caribe". Os convites serão vendidos na próxima semana de agência em agência.
• Eugênio Figueiredo, que o mercado carioca conhece como tendo sido diretor da Thompson-Rio, é o novo vice presidente da agência paulista Enio & Associados, do polêmico Ênio Mainardi.
• Fátima Furtado, do Grupo Sima, foi eleita Atendimento de Veículo do Ano, e Antônio Jorge Pinheiro, da Artplan, o Mídia do Ano, na eleição que a ABP promove entre estas categorias profissionais para a escolha de seus Destaques.