Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/JUN/1987
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Campanhas da Prefeitura geram receita para o Município

Tandem para Prefeitura do Rio: Cidade Limpa. Dá o maior samba.
Outdoor da campanha para a Comlurb, da Tandem

Se depender da eficiência das campanhas publicitárias criadas pelas agências Tandem e Professa visando o recadastramento do lPTU e o fim da Mais Valia, a Prefeitura pode ir tirando a poeira dos cofres para receber a gorda receita que, sem dúvida, será gerada por seu esforço de comunicação.
O prefeito Saturnino Braga está empenhado na proposta da reforma do sistema tributário que, há anos, só tem favorecido a União, responsável pela feroz comilança de 60% dos tributos, deixando apenas 30% para o Estado é irrisórios 10% para o Município. Sem muitas opções, o Prefeito, inteligentemente, descobriu a brecha: o último esforço de atualização do cadastro de imóveis do Rio datava de 1966. Através da Secretaria Municipal da Fazenda foram nomeados técnicos que utilizaram uma avançada tecnologia informatizada e o levantamento aerofotográfico apontou mais de 400 mil imóveis irregulares, ou seja, em débito com o IPTU. As aerofotos mostraram também outras necessidades do município, como o reflorestamento de encostas já totalmente devastadas e o controle das favelas, e muitos outros problemas que a Prefeitura tentará resolver.
Professa: Mais Valia
A Mais Valia, campanha criada pela Professa
Ricardo Galletti, diretor de criação da Tandem e responsável pela campanha do IPTU, está muito satisfeito com os resultados dos trabalhos de sua agência para a Prefeitura e garante que desenvolver publicitariamente as propostas administrativas do Saturnino tem sido muito gratificante, porque, até como cidadão, tem comprovado que o conceito de Governo-Comunidade -- aliás, slogan criado pelo próprio Prefeito --, está efetivado nas realizações da Prefeitura. Da mesma opinião é o publicitário Jorge Maranhão, diretor de criação da Propaganda Professa, responsável pela campanha da Mais Valia, que diz acreditar na concretização da autonomia da Prefeitura pelos esforços administrativos e de propaganda do Prefeito.
Aliás, a autonomia do Prefeito se fez sentir a partir da sua decisão em não se submeter ao pool das agências que atendiam a conta do Governo Brizola. Como existia uma cláusula contratual que permitia a inclusão de outras agências para os projetos especiais da Prefeitura, a agência de Galletti foi cadastrada, e abocanhou uma parte da conta, conseguindo com isso gerar um bafafá tamanho que resultou na saída da Abaeté e no provável congelamento da Senior ao atendimento da conta da Prefeitura.
Com a campanha "Rio eu gosto de você", encomendada para sensibilizar a população sobre bons comportamentos comunitários, a Tandem conseguiu atingir os objetivos da Prefeitura ao veicular Tom Jobim e Burle Marx mostrando a importância de se cuidar da ecologia. A continuação desta campanha está agora sendo veiculada através de out-door, comercial, anuncio impresso, cartaz e spot, usando a imagem da simpática Dona Zica, viúva do saudoso compositor "mestre Cartola". Na minha opinião, teria sido muito oportuno também se a agência tivesse utilizado a cantora e compositora Sandra Sá que, além de ser tão popular quanto D. Zica, está com um sucesso nas paradas que tem um refrão que diz "Vou jogar fora no lixo" altamente atrativo e de fácil memorização.
As agências que atendem a Prefeitura não podem se queixar do atual esvaziamento das verbas publicitárias, pois esta não depende do desempenho da economia para anunciar. E uma coisa é certa: se as agências acompanham o fôlego do prefeito Saturnino na concretização dos projetos em discussão, como por exemplo, o corredor cultural, autódromo e os dos serviços municipais que envolvem iluminação, limpeza, saúde, etc., estarão com muito trabalho garantido até as próximas eleições.

Santista se consolida comprovando qualidade

A Santista, líder do mercado têxtil nacional e responsável pela maior parte da cota anual brasileira da exportação para os Estados Unidos, acaba de obter junto ao INPI a homologação do selo "Woolmark" (Marca lã) certificado de controle de qualidade de artigos Pura Lã Virgem, concedido no ano passado pelo I.W.S., organização internacional de produtores e manufaturadores desta fibra.
Ao lado do fortalecimento da imagem de seus produtos pura lã junto ao mercado exterior, a obtenção deste certificado faz da Santista a primeira empresa brasileira a ser licenciada pelo I.W.S., entidade à qual o País se filiou em junho de 86, em Londres, através da Federação das Cooperativas de Lã do Brasil- Fecolã.
Segundo Armando Luís Viviani, diretor da Santista Têxtil. a "Woolmark" é mais do que uma simples etiqueta, é a comprovação, a nível internacional, da qualidade de nossos produtos. Afinal, para ser licenciada, a Santista teve seus produtos testados e analisados pelos mais avançados centros de pesquisa e laboratórios como o Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization, da Austrália, Wool Research Organization da Nova Zelândia, e o Wool Textile Research Institute, da África do Sul.
A licença do uso da "Woolmark" por sua vez, exige que a empresa cumpra uma série de obrigações, como organização de um controle próprio de qualidade e controle mensal de sua produção num laboratório externo (que utilizem os métodos prescritos pelo I.W.S). Além disso, a Santista passará a ser visitada, sem aviso prévio e periodicamente, pelos fiscais do I.W.S., que coletarão amostras, verificarão os registros e revistarão as seções de fabricação e armazéns de estoque.
Segundo a Febralã - Federação Brasileira de Lã, entidade também responsável pela filiação do Brasil no I.W.S., a "Woolmark" é uma verdadeira insígnia ética que congrega os que dispõem de competência para fabricar bem. os que gostam de vender qualidade e os consumidores (400 milhões em todo o mundo) que sabem preferir os produtos de verdadeira classe.
Daí a razão da rigidez imposta pelo I.W.S. para o licenciamento desta marca. Antes da concessão da Woolmark, um delegado do departamento técnico visita a fábrica, verificando suas instalações e aparelhagem de controles existentes; após a concessão, há as visitas sem aviso prévio, e a compra no mercado varejista do produto acabado, para mais uma vez certificar e garantir a manutenção da licença.
Criado em 1937 pelos produtores de lã da Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, com a posterior adesão do Uruguai e agora do Brasil, o I.W.S. tem como objetivo básico a promoção e desenvolvimento de recursos naturais da fibra nos mercados mundiais.

Promoção em alta tem campeonato de ultraleve

Uma boa oportunidade para fazer um produto voar alto é participar do Campeonato Brasileiro da Ultraleve. A promoção do campeonato é da Associação Brasileira de Ultraleves e do CEU - Clube Esportivo de Ultraleve do Rio, que já tem programa do campeonato em Curitiba, Brasília e a finalíssima no Rio de Janeiro. A agência Argus, do publicitário Paulo Colombo, está encarregada da comercialização das promoções das promoções e qualquer contato poderá ser feito pelo telefone 252-9779.

Brainstorming • Brainstorming

• O fotógrafo Zezinho Franceschi está novamente à frente do famoso Studio Oficina da Rua Dona Mariana. 222. Passando por uma reforma geral, o Oficina se prepara para voltar a ser o número um em prestação de serviços de laboratório fotográfico para o mercado publicitário.
• A agência Esquire está distribuindo um folheto ao mercado que pergunta: Que critérios você usa para analisar o desempenho da sua agência de Propaganda? Nele, a Esquire resume as performances de alguns de seus principais clientes e se declara "uma agência criativa e premiada. Mas, acima de tudo, vencedora".
Achei a peça muito profissional e acima de tudo, verdadeira.
• Viviano Caldas, vice-presidente de Operações da CBBA/Propeg do Rio, nos comunica satisfeito a conquista das contas da Chiclet Adams (novos projetos da a Warner Lambert) e da CEMAG, Máquinas Agrícolas, da divisão Agromarketing.
• Sérgio Rego Monteiro, vice-presidente de Marketing do Jornal do Brasil, convidando para o casamento de sua filha Marcia com Sylvio, que por sua vez, é filho do Flávio Bhering. O enlace será no dia 16 de julho, na Capela de São Pedro de Alcântara, na Urca.
• Muito boa a campanha criada pela Giovanni & Associados para divulgação da imagem dos comunicadores e principais programas da Rádio Globo .
• Correspondências para a Janela: Praia de Botafogo, 340 - grupo 210. CEP: 22250-Rio de Janeiro.
Denison para Movimento Nacional pela Livre Iniciativa
Colaboração da Janela ao Movimento Nacional pela Livre Iniciativa