Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/ABR/1988
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Propaganda carioca surpreende júri nacional do "Colunistas"

Aconteceu sexta-feira passada, em São Paulo, o julgamento do 21º Prêmio Colunistas em sua versão nacional. Todas as peças publicitárias premiadas regionalmente com medalhas de ouro estavam lá, concorrendo pau-a-pau com São Paulo, na disputa pela grande premiação do mercado publicitário nacional. Fizemos parte do Júri, juntamente com os colegas José Cláudio Maluf (que este ano foi o presidente), A.P. Rossini, Armando Ferrentini, Eloy Simões, Francisco Alberto Madia de Souza, Fernando Vasconcelos, Genilson Gonzaga, Jomar Pereira da Silva, José Roberto W. Penteado Fº, Lúcia Leme, Marcio Ehrlich, Nélson Cadena, Roberto Simões e Sílvia Dias de Souza. A minha constatação é de que o Rio de Janeiro surpreendeu, principalmente pela ousadia criativa da Artplan, que no ranking das agências concorrentes ficou em 2º lugar, e pelo trabalho arrojado da Contemporânea, que empatou no 4º lugar com a baiana DM9. A agência mais premiada, com 54 pontos conquistados entre três Grand Prix (valendo X 7), seis ouros (valendo X 5) e uma prata (que vale X 3) foi a W/GGK. Em seguida, com uma distância um pouco grande, mas com méritos honrosos, vem a Artplan, com 28 pontos conquistados com quatro ouros, duas pratas e um bronze. A terceira colocação teve empate. Norton e Almap (SP) tiveram exatamente três ouros e uma prata, ambas somando 18 pontos cada. A seguir, os principais premiados e os vencedores cariocas.
GRANDES PRÊMIOS
AGÊNCIA DO ANO: W/GGK
"Pelo seu excepcional desempenho empresarial e criativo, representando uma efetiva renovação no mercado publicitário brasileiro."
ANUNCIANTE DO ANO: Nestlé
"Pela orientação altamente profissional de sua comunicação com o mercado, prestigiando e incentivando o trabalho das agências de propaganda estabelecidas no País."
VEÍCULO DO ANO: SBT - Sistema Brasileiro de Televisão
'Pelo reposicionamento mercadológico - através da melhoria de seu produto, de sua equipe profissional de seus mecanismos de comercialização e de sua comunicação com o mercado ­ que o levou a assumir efetivamente a importante posição de vice-liderança no mercado brasileiro de televisão".
PUBLICITÁRIO DO ANO: Eduardo Fischer
"Por seu notável posicionamento criativo, cujos reflexos têm-se feito notar tanto no produto publicitário quanto no comportamento empresarial da sua agência Fischer, Justus, Young & Rubicam."
PROFISSIONAL DE PROPAGANDA DO ANO: Márcio Moreira
"Por representar a maturidade da propaganda brasileira, destacando-se como profissional de criação a nível do mais exigente mercado publicitário mundial - o dos EUA - com uma atuação de reconhecida competência em todos os países onde a McCann Erickson atua."
CAMPANHA DO ANO: "O mundo está no Globo".
Agência: Contemporânea
Anunciante: O Globo
Criação: Mauro Matos e Cristóvão Martins
Produção: GCG/Jorge Barcellos
Atendimento: Milton Santana
Aprovação: Luiz Eduardo Vasconcellos
ANÚNCIO DO ANO: "SBT - Vice­Liderança"
Agência: W/GGK
Anunciante: SBT - Sistema Brasileiro de Televisão
Criação: Washington Olivetto (D.C.), Nizan Guanaes, Rosa Ferraz e Roberto Cipolla
Atendimento: Alberico Cilento
Aprovação: Hílton Madeira
COMERCIAL DO ANO: "Primeiro Sutiã"
Agência: W/GGK
Anunciantes: Valisere
Criação: Washington Olivetto (D.C.), Rose Ferraz e Camila Franco
Direção: Júlio Xavier da Silveira
Atendimento: Affonso Serra Júnior
Aprovação: Aron Rosset
FONOGRAMA DO ANO: "Keep Cooler"
Agência: Expressão
Anunciante: Vinícola Aurora/Keep Cooler
Criação: Jinga
OUTDOOR DO ANO: "O primeiro Valisere a gente não esquece."
Agência: W/GGK
Anunciante: Valisere
Criação: Washington Olivetto (D.C.), Nizan Guanaes e Gabriel Zelmeister
Atendimento: Affonso Serra Júnior
Aprovação: Aron Rosset
• CAMPANHA DE MERCADO AGROPECUÁRIO
Prata: "Homens", da Esquire para Cyanamid Química do Brasil.
• COMERCIAL DE MERCADO ALIMENTÍCIO
Ouro: "Goma diferente" - série, da Artplan para Tabletes Valda.
• COMERCIAL DE BEBIDAS ALCOÓLlCAS.
Bronze: "Aeroporto", da Artplan para Brahma/Malt 90
• CAMPANHA DE BEBIDAS ALCOÓLlCAS.
Ouro: "Vinhetas Brahma Chopp", da Salles para Brahma
• ANÚNCIO COMUNITÁRIO
Ouro: "Amor não Mata", da V.S/Denison/Módulo para o Ministério da Saúde
• CAMPANHA COMUNITÁRIA
Ouro: "Educação para o trânsito", da MPM para Ipiranga
Prata: "Aids - Você precisa saber evitar", da VS, Denison/Módulo para Ministério da Saúde
• OUTDOOR DE COMUNICAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO
Ouro: "O Mundo está no Globo" ­ série da Contemporânea para o Globo.
• CAMPANHA INSTITUCIONAL E CORPORATIVA
Bronze: "Campanha Institucional da Mesbla, da Provarejo
• COMERCIAL DE MERCADO DE MODA E VESTUÁRIO
Prata: "Aliste-se" - série da Artplan para lnega.
• ANÚNCIO DE MERCADO DE MODA E VESTUÁRIO
Ouro: "A Mesbla sempre tem um sapato - série da Provarejo
• COMERCIAL DE PRODUTOS, COMÉRCIO E SERVIÇOS AUTOMOBILÍSTICOS.
Ouro: "Atendimento especial" - série da Artplan para Postos Petrobrás.
• CAMPANHA DE MERCADO DE MODA E VESTUÁRIO
Prata: "Queremos Sapasso", da Contemporânea para Sapasso.
• FONOGRAMA DE PRODUTOS, COMÉRCIO E SERVIÇOS AUTOMOBILÍSTICOS
Ouro: Monza-Chevetinho-Caravan, da Artplan para Gatão Veículos.
• CAMPANHA DE TRANSPORTES, VIAGENS, LAZER E TURISMO
Prata: "Constituição da Feijoada", da Giovanni para o Copacabana Palace Hotel
• ANÚNCIO DE AGÊNCIA
Prata: "Segundo o delegado de plantão..." , da Artplan
• CONJUNTO DE COMERCIAIS
Ouro: "Artplan", da Artplan para diversos clientes

COISAS DO MERCADO • COISAS DO MERCADO

GRANDE JOGADA
Crianças até 12 anos vão poder entrar credenciadas nos estádios de futebol gratuitamente, em todo o estado de São Paulo. Quem lançou a proposta, que acaba de ser aprovada, foi o empresário Hugo Carletti, gerente de Marketing da Federação Paulista de Futebol e dono da Zoom paulistana. Segundo Carletti, "o passaporte tem por finalidade levar as crianças ao estádio, incentivando seu gosto pelo futebol, tornando-o um futuro torcedor e até um jogador que desde pequeno vai conhecer profundamente as técnicas dos jogos". Outra utilidade de passaporte do menor é que permite a identificação dos menores perdidos nos estádios, já que tem o formato e tamanho de uma carteira de identidade, com o nome da criança, data de nascimento, filiação, endereço e telefone. Pode ser adquirido na própria Federação Paulista de Futebol, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 917.

INCENTIVO À CULTURA DÁ PREMIO
Pela terceira vez consecutiva, a Texas Instrumentos, de Campinas, SP, recebeu da Associação dos Produtores Teatrais de Campinas o "Prêmio APTC", um diploma de homenagem como uma das empresas que mais tem apoiado e divulgado o movimento teatral amador da cidade. A participação da empresa no movimento teatral campineiro acontece de três anos para cá. Em 1985, a Texas patrocinou a montagem, produção e apresentação em várias cidades do Estado, da peça infantil "Branca de Neve e os Sete Anões", do grupo amador "O Vento Verde". Recebeu, na época, premiação conjunta com o grupo, considerado um dos melhores do teatro infantil. Em 1986, passou a divulgar as apresentações de peças amadoras de Campinas e região, através de um co-patrocínio com a TV Campinas, num programa/chamada com duração de 30 segundos, levado ao ar de quarta-feira ao domingo, em horário nobre da televisão. Esse incentivo na mídia televisiva deu à Texas as menções honrosas de 1986 e 1987.

Afonso Celso Gonçalves
Afonso Celso Gonçalves, na direção de marketing da Teacher's

TEACHER TEM NOVO DIRETOR DE MARKETING
Afonso Celso Gonçalves, de 47 anos, é o novo Diretor de Marketing da Wm. Teacher & Sons Brasil Ltda., e da Nicholson Comercio de Bebidas Ltda. (empresa recém-criada pelo Grupo Teacher). Afonso é economista e já atuou como Gerente de Produtos da Kibon S.A. Indústrias Alimentícias, Gerente de Novos Produtos e Negócios da Gillette do Brasil Ltda., e Gerente de Marketing da Coca-Cola Indústrias Ltda. e Companhia Fiat Lux.

BABARÁ INVESTE NOS 40 ANOS
Comemorando quarenta anos de atividades, a Indústria de Bebidas Sabará conseguiu, em menos de um ano de lançamento da vodca Bakunin, triplicar a produção dessa bebida, passando de sete mil para vinte mil caixas por mês. Dentro da nova estratégia de mercado da Sabará, a Bakunin deverá ser distribuída em todo território nacional no prazo de três meses, segundo o diretor presidente da empresa, Felipe Haddad. De acordo com o empresário, a Sabará promoverá, nos próximos meses, uma grande campanha publicitária, envolvendo a mídia impressa e eletrônica.

TODO MUNDO CHEIROSO
Empresa do Grupo Gessy Lever, a Casa Atkinsons de Perfumaria estará colocando no mercado, a partir de maio, uma campanha publicitária, elaborada pela Thompson, incluindo dois anúncios em revistas e dois comerciais de televisão, para apresentar o seu mais recente lançamento: a loção cremosa LdB, um creme hidratante natural, para todo o corpo feminino. A campanha que tem o slogan "LdB: Cada Pele Tem seu Jeito", durará até o final do ano e apresentará o produto nas suas duas versões, Young, para peles de jovens de 16 a 25 anos, e Special, para peles de mulheres de 26 a 40 anos. A mídia eletrônica inclui dois comerciais (um para cada versão da loção), de 30 segundos cada, que serão veiculados nas Redes Globo, SBT, Bandeirantes e Manchete. Os dois anúncios impressos estarão presentes nas revistas Capricho, Elle e Nova.

DPZ PREMIADA
O anuário "The Art Director Club of New York" estará incluindo em sua 67ª edição os comerciais Banheiro I, II e III criados pela DPZ para o seu cliente Cerveja Kaiser.
A DPZ estará sempre presente no Anuário com os seguintes anúncios:
• Este é um copo de cristal. Este é um Hering - Cristais Hering
• Wrangler. Born in America – Wrangler.
• Os peixinhos agora com cuecas by Hering - Hering
• Baccarat. Um discreto privilégio ­ Souza Cruz
• Ou você pega o sol ou o sol pega você - Sundown - J&J
Não foi definido ainda se as peças selecionadas ganharão medalha de ouro, prata ou honra ao mérito.
O resultado será anunciado no dia 19 de maio, na sede do Art Directors Club.
Os trabalhos serão também expostos nos Estados Unidos, Japão e Europa.

Globotec tem nova estrutura em SP
Ruy Fujii, que assumiu a Globotec em São Paulo, já começou a reestruturar a empresa contratando pessoal de produção e de atendimento. São, ao todo, cerca de quarenta profissionais envolvidos com as produções de vídeos institucionais, comerciais e de treinamento. Dalila Munhoz, Sandra Gimenez (ex-Jodaf, ex-Diana, ex-Miksom), e José Antônio Melo e Silva (ex-McCann) no atendimento comercial; Fátima Latorre, Ana Maria Lattes e Kiko (ex-TV1) no atendimento da área de vídeo empresa, supervisionados por Antônio Carlos Franchini; Gilson Maciel, respondendo pela coordenação executiva da produção e Teodoro Eustáquio da Fonseca, o "Tatá" na área de operações. Desta maneira, a Globotec fecha uma vez por todas a boca dos boateiros que espalharam no mercado que a empresa estaria fechando com a saída do Nelsinho Gomes de seu comando.

Giovanni para YamamotoCONSORCIO OPORTUNO
O Grupo Yamamoto, que, entre outras atividades, mantém uma administradora de consórcio operando no Rio, está veiculando um anúncio na mídia impressa muito interessante, destinado a comunicar ao grande público, e tradicionais clientes, o retorno de suas atividades de vendas de cotas de consórcio.
Criada pela Giovanni & Associados, a peça traz também a clara intenção de mostrar a flexibilidade da empresa no que se refere à venda de consórcios, uma vez que a marca "Yamamoto", uma tradicional revenda da Yamaha, sempre esteve muito associada às atividades de venda e manutenção de motocicletas.
O anúncio foi criado pela dupla formada por Guto de Paula, redator, e o novo Diretor de Arte Vicente Nolasco, o mais novo contratado da Giovanni, e liga o nome da Yamamoto a várias marcas de automóveis, justificando o "slogan" escolhido: "Yamamoto, a marca do consórcio de todas as marcas". O texto, mantendo a linha institucional, comunica a recente autorização dada pela Receita Federal para que o grupo retorne às atividades de consórcio, uma vez constatada a lisura que sempre caracterizou a administradora de consórcios Yamamoto, e mostra a sua tradição de 15 anos no mercado, além das vantagens de sua escolha, baseadas na segurança e flexibilidade.
Além da dupla responsável pela criação, a ficha técnica inclui os seguintes profissionais: produção gráfica, Paulo Moraes e Andréia Cavalcante; aprovação, Wilson Zeitune.