Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/SET/1988
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Comercial da Artex reproduz crise sentimental vivida por Orson Welles

A Artex sempre primou pela qualidade de seus produtos. Seu carro chefe foi toalhas e, através desse produto, se projetou no mercado nacional. Em 1974, com a aquisição dos Lençóis Garcia, a Artex passou a se dedicar também ao promissor mercado de cama. Com uma política mercadológica agressiva, planejada e bem administrada, atua em todos os segmentos: bebê, juvenil e adulto.
A campanha de lençóis Artex teve início no primeiro semestre, com a veiculação de anúncios de página dupla a 4 cores e outdoors para as linhas Adulto e Juvenil. Dando continuidade à campanha, entrou no ar o filme "Briga de amor não dói", onde o clima de emoção e romantismo, presente em todas as peças da campanha, é levado ao extremo. A mensagem é dirigida a jovens casais e adultos e visa fortalecer a imagem de marca no segmento lençóis. Produzido nas versões 60" e 30", a veiculação será a nível nacional em todas as emissoras até fins de setembro. Na programação estão incluídos patrocínio e merchandising. O investimento da campanha gira em torno de um milhão de dólares. Com esta nova campanha, a Artex pretende manter a meta inicial de vendas, mantendo o faturamento de 1988 em cem milhões de dólares, sendo que a linha cama representa 50% das vendas.
O roteiro do filme nasceu de uma história verídica: nos anos 40, Orson Welles se encontrava hospedado num hotel do Rio de Janeiro, quando recebeu um telefonema da sua amada, a mexicana Dolores del Rio, que ligava para contar-lhe que havia se apaixonado por outro homem. Num ataque de fúria e machismo, Orson Welles destruiu o seu quarto, chegando a jogar a cama na piscina do hotel.
O comercial, criado pela DPZ, reproduz o fato dentro de um contexto onde o protagonista é o lençol Artex. Após brigar com a sua mulher ao telefone, o homem quebra o quarto inteiro. Num gesto compulsivo apanha o lençol, aproxima o produto do rosto, sente o cheiro da sua amada e se emociona.
O clima de emoção proporcionado pelo envolvimento com o produto dispensa locução. A trilha produzida e criada pela Voz do Brasil reforça o clima dramático e passional próprio de ópera.
Ficha Técnica
Agência: DPZ-SP.
Direção de Criação: José Zaragoza, Helga Miethke
Criação: Marcius Cortez/Mauricio de Oliveira
Produtora: Cinema Centro
Diretor: Ricardo Van Steen
Diretor de Fotografia: Pedro Farkas
Produtora Trilha: Voz do Brasil RTV e Kitou
Atendimento: Roberto Gregório/Andréa Ortiz
Aprovado por: Júlio César Vieira

Rochedo lança panelas coloridas

"Colours" é a resposta da Rochedo às expectativas das donas-de-casa com relação a panelas de alumínio - detectadas a partir de pesquisa que a empresa realizou em São Paulo por dois anos consecutivos, 1986 e 1987.
Para o lançamento dessa nova linha no mercado nacional, a Contexto Propaganda criou uma campanha publicitária para mídia impressa com veiculação prevista até novembro, de anúncios sequenciais de 3 páginas, anúncios de página dupla e simples, nas principais revistas dirigidas ao público feminino e nas especializadas para lojistas, além de folhetos de gôndola. A campanha tem como título "A Rochedo tirou a cozinha do sério" e enfoca as três cores (inéditas no mercado para panelas de alumínio) dessa linha: fox (bordô), mineral (azul) e grafite (cinza), que dão opções às donas-de-casa para a criação de novas combinações na cozinha.
A linha Colours está sendo apresentada em conjuntos de seis e oito peças. Suas cores representam as novas tendências mundiais e foram determinadas pelo Comitê Brasileiro de Cores, que reúne indústrias de diferentes ramos de atividades para, num trabalho conjunto, planejar lançamentos coordenados de forma a harmonizar as cores e suas tonalidades em tudo aquilo que entra numa casa, desde o automóvel até os objetos de cozinha.
A direção de criação é de José Luiz Aguilar Dantas, que fez dupla com Gerson Tadeu Costa; Atendimento: Wilson Dantas, Eliana "Lica" Colturato e Dácio Silveira; Mídia: Maria Helena "Nina" Pacheco; Produção Gráfica: Jesus Soares Barbalho; Fotos: Nelson Xavier; Aprovação pelo Cliente: Sérgio Signorini e Roberto Véspero.

Comercial com cavalo deixa diretor de criação uma fera

O publicitário e fazendeiro, criador de gado e de cavalos, Bjarke Rink, escreveu para esta Janela indignado. Segundo ele, a criação de cavalos é um negócio como outro qualquer. "No setor existe, hoje, um investimento comparável à indústria brasileira de tratores". E, como qualquer produtor, Bjarke faz questão de registrar o seu protesto contra o comercial da Gurgel que está sendo veiculado na TV. Sendo assim, a Janela reproduz sua carta/desafio, abrindo espaço para os demais leitores que quiserem dar também opiniões sobre este caso ou outros veiculados na mídia brasileira.

CARRO X CAVALO PROPAGANDA ENGANOSA
Quem já assistiu na televisão o comercial em que um rapaz dirigindo um Gurgel aposta uma corrida, em campo aberto, com outro rapaz a cavalo? Os saltos do cavalo sobre obstáculos são acompanhados com saltos do Gurgel que, no final da disputa, chega em primeiro lugar.
Este, senhores, é um anúncio enganoso.
Nem o Gurgel X12, nem outro carro qualquer, é capaz de fazer o que este comercial insinua. O filme foi falseado para tentar provar o impossível. Porque simplesmente não substitui o cavalo nas condições de terreno apresentado no comercial PT.
Como publicitário e criador de cavalos desafio a Gurgel a repetir esta disputa, na mesma locação trocando apenas a equipe de cinegrafistas por uma equipe de tele reportagem.
Se eu perder pago a despesa.
Se a Gurgel perder, que bote o resultado no ar sem cortes.
Bjarke Rink
CBBA/PROPEG
Diretor de criação

Campanha da DPZ para Biovita inaugura Press Mídia Color

A DPZ acaba ele criar uma ampla campanha para o mais recente lançamento da Chambourcy, Biovita. Biovita é um produto lácteo fermentado que contém bifidus ativo, um componente originário do próprio organismo que ajuda a combater infecções e a melhorar o metabolismo dos alimentos.
A fase de pré-lançamento da campanha teve início na segunda semana de agosto com a veiculação de um teaser - 2 anúncios a cores de página simples sequenciais - e o filme "Criação" de 15" que mostra o produto surgindo por trás da silhueta de uma mulher.
No dia 21 entram no ar os filmes Pai e Filho e Mãe e Filha de 30" que exploram o tema da campanha - "A Natureza Ativa". Nos filmes, as crianças mostram pais bem dispostos e saudáveis como resultado do benefício do produto.
A campanha inclui também um anúncio colorido que marca a estréia do sistema PressMídia Color. O anúncio estará sendo veiculado nos jornais "Folha de São Paulo", "O Globo" e "Zero Hora".
A Chambourcy foi o primeiro anunciante do PressMídia Color com o anúncio criado pela DPZ para Biovita. A agência aproveitou o fato do lançamento de Biovita - um produto que inaugura uma nova geração dos derivados do leite - ter coincidido com o lançamento de um sistema de mídia inovador que permite atingir uma cobertura que responde por 65% das vendas dos principais produtos de consumo de massa, concentrada nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Promoção de Danoninho tem mini-revistas

A F,J,Y&R criou uma campanha para a Danone promover seu produto Danoninho. São mini-revistas da Mônica, Trapalhões e Alegria para colecionar, trocar e brincar, que os consumidores encontrarão nas bandejas de Danoninho.
A promoção também inclui um vale brinde que dará direito a uma assinatura durante um ano, com recebimento em casa, das revistinhas no tamanho original. A campanha constitui-se de um filme de 30" e outro de 15" veiculada em todas as emissoras de TV a nível nacional que se estenderá até o final de setembro, acompanhada de um forte esquema promocional nos pontos de venda.