Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/AGO/1989
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Grupo de Mídia-RJ prestigia Edinaldo

Orlando Lopes, diretor de mídia da Thompson e presidente do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, publicou na última semana um comunicado da entidade informando que Edinaldo de Jesus continuaria sendo vice-presidente de relações com o mercado no Grupo, apesar de ter sido desligado de sua função de diretor de mídia da Salles-Rio (Edinaldo foi substituído por Mário Makoto, que retorna ao Rio depois de um bom tempo na publicidade paulista).
Acontece que os estatutos do Grupo de Mídia estabelecem como condições básicas para o exercício em seus quadros, que o profissional pertença a uma agência de propaganda e milite na área de mídia. Mas o desejo da diretoria do Grupo de "manter ao lado um profissional de reconhecido talento, competência, seriedade e de ilibado comportamento ético, profissional e social" - como explica o comunicado -, fez com que a diretoria esquecesse os estatutos e abrisse a jurisprudência de ficar com Edinaldo.
O pessoal do Grupo de Mídia agiu com o coração, e por aí eu bato palmas pra eles. Além de todos os destaques profissionais, Edinaldo sempre me pareceu uma excelente figura (entre seus outros predicados, está o de ser um grande conhecedor de jazz). Mas que o Grupo arranjou um enorme pepino, lá isso arranjou. Agora, se qualquer outro mídia deixar sua agência e a diretoria quiser desligá-lo da entidade, vai estar dando recibo de que o sujeito não é "de reconhecido talento, competência, seriedade etc., etc.".
Talvez, porém, o mais sensato seja aproveitar a hora para uma revisão dos estatutos. Quando as palavras de lei ameaçam ser mais fortes que a razão dos homens, é melhor mudar a lei que acorrentar os homens.

Fama transforma seus pinguins em personagens

Carlos Martins, diretor de criação da Fama - house­agency do Ponto Frio - sempre gostou dos pinguins que serviam de símbolo para aquela empresa. Desde que passou a cuidar da publicidade do Bonzão, ele vem pesquisando formas de apresentar as avezinhas.
Agora, Martins está lançando para o Ponto Frio a família dos Pinguins Felizes, formada por um pinguim pai, uma pinguinha mãe e dois pinguinzinhos. A proposta da agência é mostrar com os pinguins felizes "a felicidade de quem compra no Ponto Frio", diz Martins.
Para o lançamento dos Pinguins Felizes, a Fama preparou uma campanha que terá comerciais de TV, spots de rádio, cartazes de ônibus, brindes e toda a programação visual interna do Ponto Frio.

Mais duas para o final da festa

O Ministério da Educação não quis ficar atrás do Ministério da Cultura e está saindo também com a sua concorrência para a escolha de agências de propaganda para faturar o que sobra de verba ainda "no exercício de 1989", que na coluna passada eu escrevi "ma-mandato de Sarney" e é claro que o revisor tinha que consertar para "mandato".
A pré-qualificação das agências se dará através da Concorrência Pública nº 001/89-DA IDMP/MEC, cuja abertura será dia 15 de setembro, às 9:30 horas, no prédio do MEC em Brasília.
A disputa dos dois ministérios estaria empatada, mas o Ministério da Cultura soube da concorrência do MEC e correu para ganhar dele, lançando outra concorrência, agora para a Embrafilme, que a ele é vinculada.
Esta disputa - que leva o nome de "Tomada de Preços nº 02/89", será mais fácil para as agências cariocas, pois a sede da empresa-mãe dos cineastas brasileiros fica à Rua Mayrink Veiga, 28, aqui mesmo nesta capital. O edital encontra-se lá, e a abertura acontecerá dia 11 de setembro.
Falando em concorrência pública, a agência campeã do setor vence mais uma. A MPM - que já atendia a Light há 10 anos -, foi confirmada para continuar na conta, vencendo a Salles, Pubblicità, AdAg e VS Escala, que entraram na disputa provavelmente pensando que agora iam poder ver a luz no fim do túnel...

RTVs se reúnem para enfrentar a criação

Os RTVs do Rio estão se mobilizando para comparecerem em massa ao debate "Nós da Criação e o RTV", que o Clube de Criação do Rio promove no próximo dia 5 de setembro (em local a ser divulgado).
Os produtores de rádio e televisão das agências estão furiosos com o resultado do último debate, quando eles foram ponto de discussão, se considerando "desprestigiados em relação às suas funções", como declararam alguns destes profissionais.
Para discutir o assunto, foi formada uma comissão de RTVs das principais agências do Rio. Participam Marisa Menezes (Contemporânea), Paulo Revesz (Caio), Jack Motta (Denison), Toninho Sérvolo (McCann), Patrícia Branco (VS Escala) e Cláudio (Almap).
Até o dia 5 de setembro, eles esperam ter um documento definindo as suas funções e quais são as atitudes a tomar para valorizar os departamentos que gerenciam. E - segundo o comunicado oficial desta nova associação que deve surgir - estão dispostos a tudo para discutir sobre qualquer dúvida em relação à qualidade dos trabalhos que vêm desenvolvendo no mercado do Rio de Janeiro.

There are 70 candles on Malcolm Forbes' birthday cake.Beefeater homenageia Forbes

A The Buckingham Wile Company, importadora americana do gim inglês Beefeater, aproveitou o 70º aniversário do milionário Malcolm Forbes para homenageá-lo em sua própria revista, com um anúncio especial do produto.
O texto lembra que "há 70 velas no bolo de aniversário de Malcolm Forbes". E ressalta no subtítulo, vendendo o produto: "Mas há apenas um Beefeater".
A revista Forbes, aliás, continua sendo fundamental para quem quer acompanhar o mundo internacional de negócios. O cuidado na sua editoração chega ao requinte de manter em cada edição duas páginas de um índice com os nomes de todas as empresas citadas nas matérias.
Como o leitor de revistas de negócios costuma estar prioritariamente interessado em três ou quatro empresas - a sua e outras com as quais esteja negociando ou investindo - fica muito mais fácil e rápido assim saber de tudo o que a Forbes e seus entrevistados estão falando delas.