Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 07/OUT/1989
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Dia 18: Limite para Colunistas e ABP

O próximo dia 18 de outubro marca a data limite para as agências inscreverem os seus trabalhos em dois concursos publicitários: o 8º Prêmio Colunistas-Promoção e o 11º Festival Brasileiro de Filme/VT Publicitário.
O Colunistas­Promoção é um concurso promovido pela Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda, e vai analisar todo tipo de material promocional criado pelas agências, produtoras e mesmo departamentos internos das empresas anunciantes. Entre estes materiais estão programações visuais, papelarias, peças de merchandising, embalagens, cartazes, capas de livros e discos, e mesmo campanhas e eventos de promoção de vendas.
As inscrições de campanhas e eventos estão custando 180 BTN's fiscais, enquanto as programações visuais e papelarias 120 BTN's fiscais e as peças isoladas 40 BTN's fiscais. As séries de peças ou embalagens saem por 100 BTN's fiscais.
No Rio, as inscrições do Prêmio Colunistas-Promoção estão abertas na Escola Superior de Propaganda e Marketing, mas quem quiser maiores informações sobre o concurso e mesmo tirar dúvidas sobre o que significam as categorias também pode falar comigo, pelo telefone 552-4141.
O Festival do Filme/VT Publicitário é promovido pela ABP­Associação Brasileira de Propaganda, e analisará unicamente comerciais de TV e cinema, sejam isolados ou apresentados em campanha.
Podem participar trabalhos que tenham sido veiculados no Brasil a partir de 1º de setembro de 1988, desde que não tenham sido inscritos no 10º Festival. A taxa de inscrição para cada filme/VT é de 75 BTN's, caindo para 60 BTN's, se a mesma empresa inscrever mais de 10 filmes e/ou VTs. Para inscrição de campanhas (um mínimo de três filmes/VTs), o custo de cada filme/VT será de 60 BTN's.
As inscrições devem ser feitas na ABP, onde também podem ser conseguidas informações pelos telefones 233-1197 e 233-1492.

Ricardo Galletti
Ricardo Galletti, o novo presidente da Tandem

Tandem vai pra briga no Rio
agora sem Lopes

A agência carioca Tandem está partindo para uma nova fase na sua história, agora que se confirma a saída da sociedade de seu presidente Luis Carlos Lopes, por "divergências filosóficas".
Já este mês está assumindo a direção geral da Tandem seu diretor de criação Ricardo Galletti, enquanto a área administrativo-financeira continua sendo regida por Strauss Lopes, o outro sócio.
E como parte da sua ação, Galletti conta que agora a Tandem vai buscar meios de crescer no mercado carioca através da conquista de clientes que lhe permitam, além de um maior faturamento, uma chance maior de mostrar a sua criatividade em mídias de maior exibição, como a televisão. De qualquer modo, ele garante que a Tandem está muito bem, e deve fechar este ano com um faturamento de US$ 5 milhões e uma equipe de 50 funcionários.
Mas ele diz mais. Que entre as atitudes tomadas pela agência para melhor se posicionar no mercado carioca está um acordo operacional firmado com a assessoria de marketing do ex-Pepsi Roberto Abramson, e que inclusive possibilitou um estudo para definir o marketing da própria Tandem.
Resolvida a estratégia de atuação, ficará faltando, portanto, para a agência, um esquema agressivo na área de atendimento, cobrindo a ausência de Luiz Carlos Lopes. As próximas semanas, aliás, não é impossível que Galletti e Strauss as passem estudando até a possibilidade da entrada de um novo sócio na agência, cuidando do atendimento. Se é que estas negociações já não começaram, sem que ninguém tenha notado.

Pelikan e McDonald's ajudam criança carente

A Pelikan, segunda maior fabricante de produtos escolares do Brasil, está se associando ao McDonald's em uma promoção que vai ajudar a 4 mil crianças carentes que são assistidas pela Cruzada do Menor, uma entidade que apoia 35 comunidades de menores no Rio e em outros estados brasileiros.
Nesta promoção, quem frequentar os restaurantes McDonald's no mês de outubro e comprar um McFritas grande, também poderá adquirir um colorido estojo com seis lápis-de-cera Pelikan, pagando apenas NCz$ 2,00, um preço muito abaixo do mercado. Como a Pelikan está fornecendo estes estojos pelo preço de custo, o lucro que surgir da venda será revertido integralmente para a Cruzada do Menor.
A promoção do mês de outubro criada pelo McDonald's em parceria com a Pelikan envolverá ainda uma extensa programação ligada à pintura e desenho para as crianças, complementando o item promocional que estará sendo oferecido. As lâminas de papel que tradicionalmente revestem as bandejas do McDonald's, por exemplo, foram especialmente recriadas para serem coloridas com os lápis-de-cera, enquanto as crianças estiverem fazendo suas refeições.
Além disso, a Pelikan vai promover "tardes criativas", em todos os restaurantes McDonald's do Rio, Belo Horizonte, Brasília e Salvador, durante as quais recreadoras da empresa distribuirão material para desenho e pintura e ensinarão as crianças que estiverem nas lojas a usá-los. A primeira tarde criativa acontecerá no dia 9 de outubro. No Rio, por exemplo, ela será especialmente dirigida a 200 crianças da Cruzada do Menor, no restaurante McDonald's da Rua São José.
Desde que mudou sua administração no Brasil, há dois anos, passando a ser presidida por Martin Rosemberg, a Pelikan vem realizando trabalhos em benefício da comunidade. Entre estas atividades, as mais notáveis têm sido as tardes criativas realizadas em parques e jardins públicos, nas quais a empresa estimula às crianças a expressarem através do desenho o amor e o respeito às árvores e à natureza.

McMelt da McCann para McDonald's vende bem

Depois de dois anos sem produzir qualquer comercial de lançamento através da McCann Erickson-Rio, o McDonald's lançou este seu novo sanduíche Cheddar McMelt com criação e produção da equipe carioca da agência, dirigida por Ricardo Guinsburg.
É que, até há pouco tempo, o McDonald's mantinha um contrato com a produtora paulista TVC, dirigida por Dodi Taterka, através do qual ele, diretamente com Persival Caropreso, ex-diretor de criação da McCann São Paulo, criavam e produziam os principais filmes daquele anunciante, com pouquíssimo envolvimento da McCann.
E mesmo o McDonald's daqui sendo uma empresa diferente da de São Paulo, para o Rio sobravam apenas os comerciais de promoções regionais, do tipo "Lanche Carioca".
Como em agosto o McDonald's de São Paulo decidiu tirar a conta da McCann, o Rio acabou se liberando do esquema Dodi-Persival e ganhou seu filme de lançamento. A criação foi do Ricardo Guinsburg, Paulo Castro e Ronald Galvão Lins, que botaram um "chef-de cuisine", devidamente a caráter, regendo orgulhoso a preparação do sanduíche. Quer dizer, um sanduíche pra gourmet nenhum botar defeito. A direção do comercial - e nota-se pelo cuidado na direção de arte ­ foi do Hector Sápia, e a produção da Claquete do Lu.
O McDonald's esperava conseguir 300 tíquetes de venda do Cheddar McMelt em cada 1.000 vendidos nas lojas e, pelo que chegou aos nossos ouvidos, "em alguns momentos as vendas chegaram a 500 tíquetes em cada 1.000".

Free faz acordo com agência italiana

A agência carioca Free Propaganda acaba de firmar um acordo operacional com a agência italiana Concept & Idea, especializada em material promocional e de merchandising. Paulo de Tarso, diretor da Free, acredita que este acordo abra novos horizontes para a agência.