Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 29/JUN/1990
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas escolhem os melhores nacionais.

Um júri de 11 colunistas, presidido por Francisco Alberto Madia de Souza, encerrou no último fim de semana, em São Paulo, o ciclo do Prêmio Colunistas 89, com o julgamento da 23ª versão do concurso nacional, com todos os vencedores de Diplomas de Ouro das premiações regionais.
As dificuldades da propaganda brasileira, no último ano, se se refletiram em Cannes (ver matéria abaixo), não poderiam ter resultado diferente ao Colunistas. A média qualitativa dos trabalhos esteve bem abaixo de anos anteriores e, assim como nas regionais, várias categorias ficaram sem medalha de ouro, mantendo a preocupação do Colunistas Nacional de cada vez mais trazer rigor para o nível de premiação.
A agência carioca mais premiada foi a Contemporânea, que também tivera o maior número de trabalhos concorrendo. Além dela, receberam prêmios Artplan, Caio, Denison-Rio, DPZ, Fiori, Mental Mark, MPM, Provarejo, Standard Ogilvy & Mather, Urbana e VS Escala.
Vejam abaixo, os resultados dos Grandes Prêmios e os trabalhos das agências e anunciantes cariocas selecionados:

23º PRÊMIOS COLUNISTAS NACIONAL 89/90

Júri: Francisco Alberto Madia de Souza (Presidente); Adonis Alonso, Antoninho Pereira Rossini, Armando Ferrentini, Eloy Simões, Fernando Vasconcelos, Genilson Gonzaga, Jomar Pereira da Silva, Lúcia Leme, Marcio Ehrlich e Silvia Dias de Souza.

GRANDES PRÊMIOS

AGÊNCIA DO ANO: DPZ Propaganda.
"Pela impressionante qualidade e uniformidade alcançada em seu trabalho criativo, sem declínio em relação ao ano anterior. quando conquistou o mesmo prêmio. A DPZ comprova ter uma grande equipe e não ser uma agência de um homem só".
PUBLICITÁRIO DO ANO: Almir Sales (Presidente da Setembro Propaganda).
"Por ter alçado sua agência, de origem mineira, a um reconhecimento nacional, destacando-se de forma consagradora na liderança da campanha publicitária que elegeu Fernando Collor de Mello".
PROFISSIONAL DE PROPAGANDA DO ANO: Sérgio Reis (Diretor de Marketing do Bamerindus).
"Por sua grande responsabilidade na manutenção do ótimo produto publicitário do Bamerindus, assim como por sua atuação pessoal em todo o território nacional e pelo prestígio que dedica ao mercado de agências de propaganda".
ANUNCIANTE DO ANO: Enxuta (Triches).
"Pela rápida projeção alcançada nacionalmente como anunciante, destacando-se por acreditar na boa propaganda aliada a um bom marketing".
VEÍCULO DO ANO: Rede Manchete de Televisão.
"Por ter lançado em 1989 as bases para seu atual sucesso. Acreditou, investiu, profissionalizou-se e cresceu. E ainda inaugurou notáveis instalações em São Paulo, ficando mais próxima dos grandes anunciantes e agências nacionais".
CAMPANHA DO ANO:
Título: "Tire sue homem de circulação".
Segmento de Mercado: Beleza
Agência: Young & Rubicam
Anunciante: Colgate/Palmolive – Desodorante Darling.
Criação: Christina Carvalho Pinto e Nelson Porto (diretores e redatores) e Camilo Magalhães (diretor de arte).
Direção: Tito Teijido.
Atendimento: Paulo Zoega e Ceci Pedroso.
Aprovação: A. R. de Campos Neto.
COMERCIAL DO ANO:
Título: "Orquestra".
Segmento de Mercado: Bebidas Não Alcoólicas.
Agência: DPZ Propaganda.
Anunciante: Cia União/Café Pilão.
José Zaragoza e Helga Miethke (diretores), Cláudio Deckes e Paulo Leite (redatores) e João Simone (diretor de arte).
Direção: Dorian Taterka
Atendimento: Carlos Vicente de Paula Leão
Aprovação: Irving Nadir Vieira.
ANÚNCIO DO ANO:
Título: "Vê se presta atenção no tecido".
Segmento de Mercado: Bens, Serviços e Produtos para a Indústria.
Agência: DM9 Propaganda
Anunciante: Rosset Tecidos.
Criação: Nizan Guanaes (diretor e redator) e Edinaldo "Cebolinha" Fernandes (diretor de arte).
Produção: Fernando Queiroz e Fátima Carreira.
FONOGRAMA DO ANO:
Título: "Recursos Humanos"
Segmento de Mercado: Institucional e Corporativo.
Agência: Studio Uno.
Anunciante: Enxuta (Triches)
MELHOR CONJUNTO DE PEÇAS ELETRÔNICAS: DPZ Propaganda
MELHOR CONJUNTO DE PEÇAS IMPRESSAS: DM9 Propaganda.
DESTAQUES DO ANO:
- Ao programa Intervalo, dirigido por Carlos Alberto Vizeu e produzido pela Tele Tape, por ser o primeiro programa sobre Propaganda e alcançar uma veiculação nacional, mantendo um alto nível de informações, a ponto de estar em crescente interesse pelo espectador brasileiro.
- A ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, por sua expansão e consolidação, a partir da mudança para a sede própria no bairro paulista de Vila Mariana, e pela abertura de sua Faculdade de Administração Mercadológica.
- Aos Institutos de Pesquisa brasileiros, pela eficiente participação nas últimas eleições presidenciais, confirmando-as como instrumentos indispensáveis para o marketing eleitoral.

TRABALHOS PREMIADOS

• PRATA de comercial de Alimentos – "Paixão à primeira mordida", da Denison e Cinemacentro para Bombom Serenata de Amor.
• PRATA de Fonograma de Alimentos – Série "Pão, pão, pão", da Urbana e Radioatividade para Pão & Etc.
• BRONZE de Outdoor de Alimentos – "Não sou famosa, mas...", da Contemporânea para Nutrícia.
• PRATA de Fonograma de Bebidas Alcoólicas – Série "Kaiser", da DPZ e MCR para Cerveja Kaiser.
• PRATA de Comercial de Brinquedos e Jogos – "Frank, Victor", da MPM e Cinemacentro para CEF/Loteria.
• PRATA de Campanha de Cigarros e Tabaco – "Alguma Coisa em Comum", da Standard O. & Mather para Cia. Souza Cruz/Free.
• OURO de Comercial de Comunicação, Cultura e Educação – "No Smoking", da Artplan para Britannia.
• PRATA de Campanha de Comunicação, Cultura e Educação – "Free Jazz", da Standard O. & Mather para Cia. Souza Cruz/Free.
• OURO de Comercial Farmacêutico e de Saúde – Série "Saúde Bradesco", da Artplan e Jodaf-Yves-Rio para Bradesco Seguros.
• BRONZE de Campanha Financeira e de Seguros – "Esperando o cheque", da Flori e Tele-Tape para a CEF/Cheque Azul.
• BRONZE de Campanha Financeira e de Seguros – "Pessoa Física", da VS Escala para Citibank.
• OURO de Campanha Institucional e Corporativa – "Os leitores", da Contemporânea para O Globo.
• PRATA de Campanha de Moda e Vestuário – "Sapasso 89", da Contemporânea para Sapasso.
• PRATA de Campanha de Móveis , Decoração e Utensílios Domésticos – "Nada é por acaso...", de Mental Mark para Rio Design Center.
• PRATA de Campanha de Produtos, Comércio e Serviços Automobilísticos – "Castrol GTX", da DPZ para Castrol.
• BRONZE de Comercial de Serviços Públicos e Comunicação de Governo – "Cordinha, Tesoura, Sacolão", de MPM e Jodaf-Yes Rio para Governo do Estado do Rio.
• PRATA de Campanha de Varejo de Grande Porte – "Paulista", da Provarejo para Mesbla.
• PRATA de Anúncio de Mercados Diversos – "Confie em quem não..." da Escala para Ibope.
• PRATA de Anúncio de Agência – "A Contemporânea toma posse...", da Contemporânea.
• PRATA de Peça Publicitária de Oportunidade – "Afinal quem manda...", de Caio Domingues para AD-Rio.
• OURO de Peça com Aproveitamento das Eleições Presidenciais – Série "Filmes Nacionais", da Provarejo para Mesbla.
• OURO de Peça Publicitária em Defesa da Ecologia – "Árvore Sangrando", da MPM para o Banco do Brasil.

Brasil fica com 5 Leões em Cannes

A crise econômica da publicidade brasileira após o Plano Collor, que diminuiu a participação de nossos comerciais no Festival de Cannes deste ano, refletiu-se visivelmente na nossa premiação: apenas 2 de nossos comerciais conseguiram Leões de Ouro e nada mais que 3, os Leões de Bronze.
As estatuetas de ouro ficaram com os filmes "Grávida" (inédito no Brasil), da DM-9 paulista e da Cia. de Cinema para a Metalúrgica Matarazzo; e "Índio" da DPZ e 5,6 sem anunciante (se não me engano a própria Rede Globo, que exibiu, assinou) um comercial contra o desmatamento da Amazônia, que ano passado já havia sido enviado para Cannes e, segundo os comentários da época, não chegou a concorrer por ter chegado fora do prazo. Este ano ele voltou e papou o Leão.
O "Grávida" faz uma comparação da excelência da embalagem que é uma mulher grávida com as embalagens da Matarazzo. E o "índio" mostra um indiozinho tendo seu cabelo raspado a zero por uma máquina de barbeiro, como forma de demonstrar a agressão contra a Amazônia.
Os Bronzes foram para os comerciais "Twist", da Young & Rubicam para Ajax: "Vasectomia", da Denison-SP para a Pro-Máter; e "Velho" da Almap/BBDO para o Bradesco. Este último também é inédito no Brasil, tendo sua veiculação prevista para esta primeira semana de julho.
O "Grávida" ainda não tem previsão de veiculação. Coisas de Cannes , premiar comercial não veiculado.
O Grande Prix do festival ficou mais uma vez com a Inglaterra. Foi um filme da agência Howel-Henry para as Tintas Maxwell.
Todos estes comerciais – inclusive os inéditos – serão exibidos no programa Intervalo, da TV E, no quadro sobre Propaganda Internacional, que Carlos Alberto Vizeu, diretor do programa, me convidou a passar a apresentar a partir da gravação desta semana e que vai ao ar no outro domingo. Fiquem ligados, pois eles podem não aparecer todos juntos já esta semana, mas não falharão.

Profissionais do Ano

O comercial "Árvore Sangrando", da MPM-Rio e Cinema Centro para o Banco do Brasil e a campanha "Votos para um Final Feliz", da Provarejo e VT Center para a Mesbla são os únicos representantes cariocas no Prêmio Profissionais do Ano, promovido pela Rede Globo de Televisão. "Árvore" concorre no "Região Sudeste" e "Votos" no "Nacional".
As listagens dos finalistas foram liberadas esta semana pela emissora, a partir dos julgamentos ocorridos dia 12 de junho último, com a participação de 59 profissionais das áreas de criação e direção, escolas e entidades, críticas especializadas e representantes da Rede Globo.
Esta edição do Profissionais do Ano contou com 874 inscrições, num total de 1.380 comerciais, divididos nas 4 Regionais e na Premiação Nacional. A Regional Sudeste, a que o Rio pertence, teve uma queda de 2% em relação às inscrições de 1988, sendo que a maior queda foi do Rio de Janeiro.
Estes foram os finalistas do Profissionais do Ano. A notar, a lavada da participação da W/Brasil...
Nacional
• CAMPANHA
- "Banco Único", da W/Brasil e Frame para Unibanco.
- "Credite no Brasil", da Colucci & Associados e ABA para Bamerindus.
- "Lei de Gerson", da W/Brasil e 5.6 para Wolens.
- "Linha 90", de MPM-SP e 5.6 para Fiat.
- "Votos para um Feliz Brasil", da Provarejo e VT Center para Mesbla.
• MERCADO
- "As 1001 do Bamerindus", da Umuarama e Aba para Bamerindus.
- "Bifinho", da Fischer, Justus, Young & Rubicam e Rest para LPC.
- "Brasil", de Avant/DM-9 e FilmMakers para C&A.
- "Cenas Brasileiras II", da Almap/BBDO e Jodaf para Volkswagen.
- "Disfarces", da W/Brasil e Jodaf para Sadia.
- "Gordinha", da W/Brasil e TVC para Staroup.
- "Hospital", da W/Brasil e TVC para Cofap.
- "Isqueiro", da W/Brasil e Jodaf para Cofap.
- "Loja", da W/Brasil e TVC para Valisére.
- "Máscara Ricelli", da W/Brasil e ABA para Bombril.
- "Paulo Maluf", da W/Brasil e TVC para Vulcabrás.
- "Tampinha", da W/Brasil e ABA para Bombril.
SUDESTE
• CAMPANHA
- "Estações", da W/Brasil e Jodaf para Mappin.
- "Famílias", da W/Brasil e 5.6 para Sadia.
- "Ted Tigre", da Núcleo e E.B. para Tubos e Conexões Tigre.
- "Virgínia", da 2CVS e Best para Lojas Marisa.
• SERVIÇOS PÚBLICOS COMUNITÁRIOS.
- "Árvore Sangrando", da MPM-Rio e Cinema Centro para Banco do Brasil.
- "Chaplin", da Salles e CPU para ADVB.
- "Índio", da DPZ e 5.6.
- "Vasectomia" – da Denison-SP e Briquet para Pró-Pater.
• MERCADO
- "Bicão", da Fischer, Justus e Film Makers para O Estado de São Paulo.
- "Comemoração", da McCann Erickson e Mikson para Nestlé,
- "Cowboy", da DPZ e Casa da Produção da Brasilit.
- "Documentário", da W/Brasil e Espiral para Jens Pool.
- "Louco por Lee Light", da McCann-Erickson e Nova Filmes para Lee.
- "Marina", de W/Brasil e Espiral para O Boticário.
- "Menino", da DPZ e Jodaf para Gradiente.
- "Pelotão", da Lintas e Sol para Lacta.
- "Sauna", da W/Brasil e Jodaf para Springer.
- "Vendedor", da W/Brasil e ABA para Fotóptica.