Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 20/JUL/1990
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Prêmio de Produção sai ainda este mês

A Abracomp, promotora do Prêmio Colunistas, lança ainda este mês, o regulamento da 4ª versão do Prêmio Produção, voltado para as produtoras e estúdios de comerciais, fonogramas, fotografia e ilustração.
Este ano, o concurso deve reduzir suas categorias, para aumentar sua seletividade e refletir melhor a realidade do mercado de produção. Na área de comerciais de TV, por exemplo, a ideia é acabar com a separação entre filme, VT e Cine-VT, já que praticamente não se vê mais produtoras apenas especializadas em algumas destas áreas, e sim trabalhando com todos os suportes.
Aliás, a finalização de comerciais em Cine-VT tem crescido de tal maneira que no último Prêmio Colunistas de Propaganda, por exemplo, a entrega de comerciais, pelas agências, em cassete U-Matic foi bastante superior à entrega em 16 mm.
Além disto, os defensores do fim da separação entre filme, Cine-VT e VT lembram que todos os comerciais, na hora de sua veiculação, vão aparecer mesmo é na telinha da televisão, inapelavelmente transferidos para a fita magnética da emissora de TV. E é exatamente aí que as produções de maior qualidade vão ficar evidentes, e valorizar as suas mensagens publicitárias.
Os kits de inscrição do 4º Prêmio Colunistas-Produção serão distribuídos ainda este mês, mas as produtoras e estúdios que nunca participaram do concurso e estiverem interessadas em concorrer, podem solicitar o seu cadastro na Dinâmica de Comunicação, no Rio, pelo telefone 552-4141.
O Rio de Janeiro tem conseguido bons resultados ao Colunistas-Produção, já tendo alcançado diversos grandes prêmios, através de trabalhos de produtoras e estúdios com Jodaf-Yes-Rio, D.C.Vox, Nilton Ramalho, Benício, Tec-Cine e Globotec. Vamos ver o que esta turma boa vai conseguir este ano.

Nielsen aponta alto potencial na A. Latina

A Nielsen Marketing Research, empresa americana especializada em pesquisa de marketing, em seu último boletim internacional descobriu que, a despeito de toda a crise econômica que se espalha pela América Latina, esta região é a que mais tem crescido, em todo mundo, em praticamente todos os segmentos de mercados pesquisados.
Os dados divulgados pela empresa baseiam-se no acompanhamento anual das informações de 3 mil categorias de produtos vendidos em 27 países de 4 grandes regiões: Europa, América do Norte, América Latina e Pacífico.
Na América Latina (veja a tabela), os mercados campeões em crescimento são os de Laticínios (15,4%), Bebidas Não-Alcoólicas (13,3%) e Produtos Farmacêuticos Não-Éticos (10,5%).
Como curiosidade, o segmento de Alimentos Congelados não tem dados disponíveis na América Latina. No caso carioca, pelo menos, não deve ser sem razão, pelo simples fato de que a Nielsen verifica apenas as vendas em supermercados. Só que, até onde tenho percebido, aqui no Rio o alto preço e a pequena quantidade da comida congelada vendida no supermercado desestimula o consumo, levando a que quem compra congelado compre principalmente em produtores artesanais, quando não é a própria empregada que faz a comida e guarda no freezer.

Taxa de crescimento dos principais mercados auditados
(média dos últimos dois anos)
Mercados Europa América do Norte América Latina Pacífico
Bebidas não Alcoólicas 7,1% 4,8% 13,3% 7,7%
Produtos de Papel 4,8% 1,9% 6,6% 10,8%
Laticínios 3,4% 2,1% 15,4% 4,0%
Cosméticos 4,2% 3,3% 6,8% 3,9%
Doces e Confeitos 4,4% 0,8% 7,4% 2,0%
Limpeza Caseira 4,4% 0,9% 7,5% 0,2%
Prod. Farmac. Não éticos 1,3% 3,3% 10,5% 0,2%
Enlatados e Farináceos 3,3% 0,7% 5,4% 5,8%
Bebidas Alcoólicas 1,3% * 7,1% 3,1%
Bebidas Quentes 1,9% -3,7% * *
Alimentos Congelados 4,5% -5,1% * -0,2%
* sem dados disponíveis – Total de países auditados: 27
Fonte: Nielsen Marketing Research – International Food and Drug Store Trends

Globo define festas do Profissionais do Ano

A Rede Globo adiou suas solenidades de entrega do Prêmio Profissionais do Ano, quando são abertos os envelopes do julgamento e divulgados os respectivos vencedores.
A festa da Regional Sudeste acontecerá no Rio de Janeiro dia 28 de agosto, com os melhores trabalhos do Rio e São Paulo (capital e interior).
A premiação Nacional foi estranhamente prorrogada para o final do ano: 27 de novembro, em São Paulo. Será quase em conjunto com o lançamento do prêmio do ano que vem. Coisas da recessão.

Lloyds Bank cria novo departamento

Rodrigo Octávio Macedo Aranha, 33 anos, passou a ser o superintendente do recém-criado Departamento de Private Banking do Lloyds Bank, voltado especificamente para o segmento de pessoas físicas denominado de High Net Worth Individuais, ou seja, indivíduos com patrimônio atual ou potencial acima de US$ 1 milhão.
Macedo Aranha trabalha no Lloyds Bank há 6 anos. Engenheiro de Produção formado pela Escola Politécnica da USP em 1979, ele iniciou sua carreira no banco como gerente de projetos da Divisão de Informática, em 1984. Por dois anos esteve na Divisão de Tesouraria e, nos últimos seis meses, esteve envolvido com o planejamento de marketing do banco, tanto no segmento de pessoas físicas como jurídicas.

Nomes complicados fazem suas agências sofrerem.

A Creatrix, agência que evoluiu da house-agency do Touring Club, está saído com um bem humorado anúncio para explicar que seu nome estranho vem do latim e significa "a que cria, a que gera ou produz", o que para a agência é "simplificando: Mãe".
Isso faz com que eu cada vez mais me convença que o mercado de comunicação só consegue se acostumar mesmo com agências que tenham os sobrenomes dos seus donos – ou pelo menos suas abreviações – na razão social. Ou no máximo um nome simples, de até 5 letras.
A Creatrix está tendo que explicar seu nome. A Tandem uma vez já explicou. A Professa -- na correria da composição dos jornais -– sempre sai impressa como "Professora" que por sinal não trabalha na "VS Escada", como muitas vezes sai o nome da VS Escala, também conhecida como "VS Scala". Em São Paulo, a Alra/Grab (!) também já saiu com anúncio gozando o desacerto das pessoas em relação ao seu nome. E com exceção da colônia italiana, não houve quem acertasse nos primeiros cinco anos escrever Pubblicità. Pubblicità/Esquire, então, agora nem os italianos. A GTM&C, paulista, insiste em se masculinizar como "o" GTM&C, só porque a sigla quer dizer Grupo de Trabalho em Marketing e Comunicação. Ora, se até a Aroldo Araújo e a Giovanni são "a"! Quando eu e Márcia, há uns 15 anos, abrimos a Pulga, quase fomos crucificados. Mudamos para Dinâmica. E alguém aí sabe o que vem a ser "GCO/Promag"? e "Mental Mark"? E "Versatta"? E "Animus Anima"? E "Azagaia"?
Cartas para a redação.