Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/OUT/1990
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Propaganda pode ser novo alvo do Governo

Uma bomba pode estourar no meio do mercado brasileiro de agências de propaganda nas próximas semanas.
Uma fonte ligada ao Palácio do Planalto me confidenciou que no embalo dos ataques do governo às leis que protegem alguns setores da economia privada, a indústria da propaganda também deverá ser atingida.
Disse a minha fonte que a publicidade brasileira vem recebendo o protecionismo da lei por dois lados.
Do lado das produtoras, a legislação estabelece que todo comercial exibido no Brasil deve ter uma percentagem de profissionais brasileiros em sua produção. Esta lei, que impede as empresas multinacionais de utilizarem integralmente os comerciais que elas já produziram no exterior, poderia ser considerada pelo governo como uma reserva de mercado para as produtoras brasileiras e, portanto, ser passível de extinção.
Do lado das agências, a lei em questão é a famosa 4.680, que dá às agências o respaldo de tabelarem os seus honorários de veiculação em 20% sobre o custo dos anúncios, e os honorários de produção em 15% sobre os custos dos fornecedores.
Isto, para o governo, caracterizaria a publicidade brasileira como praticante de um cartel, já que as agências, baseadas na lei, proíbem-se entre si de negociarem estas taxas de honorários com os seus clientes.
É claro que por trás dos estudos do Governo está a chiadeira das empresas anunciantes, que há muito tempo vêm tentando derrubar a lei 4.680 e instaurar a livre negociação de honorários de veiculação e de produção com suas agências.
As empresas que mais reclamam são as multinacionais, que nos Estados Unidos - o maior mercado publicitário do mundo - já praticam a livre negociação e trabalham com comerciais internacionais, como resultado de uma política de marketing global.
Os líderes da propaganda brasileira, se quiserem se defender do que vem por aí, têm que começar a se armar desde já, porque se a livre negociação acontecer e a importação de comerciais for liberada, a maioria das agências de propaganda, que trabalha com baixa rentabilidade, vai quebrar, ou ter que encontrar um novo sistema de administração.
Agora, como lembrou o meu informante de Brasília, é bom as agências terem bons argumentos, porque se as empresas anunciantes vão ter que aceitar o jogo do governo e abrir mão das leis que as protegem para favorecer a vida do consumidor, vai ser muito difícil elas não quererem para si as mesmas vantagens, quando elas são as consumidoras.

Rio leva 3 Grand Prix no IV Colunistas-Produção

Zohar, Tec Cine, Made For TV, Spaceball, Tape Spot, Reginaldo Bessa, Nova Onda, Studio H, Lobo Studio, Murilo Sá Martins e Nilton Ramalho.
Estes foram os heróis da produção carioca que trouxeram para o Rio medalhas no IV Prêmio Colunistas-Produção, o concurso criado pela Abracomp ­ Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda para incentivar a qualidade da realização publicitária.
Mais uma vez, as produtoras cariocas deixam claro que refletem exatamente o que acontece com os anunciantes do Rio de Janeiro, e que todos neste mercado costumam criticar.
Aqui, além de já termos menos indústrias de produto de consumo que São Paulo, as que existem (com honrosas exceções) ou levam seus trabalhos para as agências de São Paulo ou se escondem na hora de se promoverem ou promoverem os seus produtos.
Pois na área de publicidade, a maioria dos empresários cariocas de produção age da mesma forma que os anunciantes de quem eles reclamam. Se escondem tanto na hora de anunciar em publicações especializadas como de participar de um concurso nacional como este do Colunistas-Produção, que permitiria comprovar a qualidade que tanto propalam ter. Protestam pelas agências entregarem seus filmes para São Paulo, mas evitam enfrentar as produções paulistas no campo aberto de um julgamento publicitário.
Felizmente esta atitude não é unânime e produtoras como aquelas listadas no começo da matéria não tiveram medo dos paulistas e provaram a qualidade do seu trabalho. Agora, poderão ostentar os louros da conquista, se promover junto às agências e anunciantes cariocas e - com certeza - ampliar o seu mercado de atuação.
Para elas, a Janela bate palmas de pé.
A seguir, reproduzimos parte dos resultados dos Grandes Prêmios do IV Prêmio Colunistas­Produção, e os Destaques e Prêmios de Mercados conquistados pelas produtoras cariocas e ainda os que outras produtoras fizeram para clientes do Rio. Na próxima semana, publicaremos o restante da lista.

IV Prêmio Colunistas-Produção.

Data de Julgamento: 29 de setembro de 1989 .
Júri: José Cláudio Maluf (presidente), A.P. Rossini, Adonis Alonso, Armando Ferrentini, Dorinho, Elóy Simões, Francisco Alberto Madia de Souza, José Roberto W. Penteado Filho, Lúcia Leme, Marcio Ehrlich, Nélson Varón Cadena, Ney Alves de Souza, Renato Pires e Sílvia Dias de Souza
••• COMERCIAL •••
PRODUTORA DE COMERCIAIS DO ANO: Jodaf Produções
GRANDE PRÊMIO DE COMERCIAL DO ANO: "Nascimento"
Produtora: Frame
Anunciante: Panetone Bauducco
Agência: MPM
Direção: Ugo Giorgetti
Produção: Patrícia Prata
Montagem: Laércio Silva
Fotografia: Walter Carvalho
Figurinos: Jusivaldo Narvas
Maquiagem: Ana Van Steen
Produção de Elenco: Carmem Silvia
GRANDE PRÊMIO DE DIREÇÃO:
"Baby Blue"
Produtora: Film Makers
Anunciante: Jeans Vicunha
Direção: Laonte Klawa
GRANDE PRÊMIO DE PRODUÇÃO:
"Egoiste"·
Produtora: Zohar / Pac
Anunciante: Chanel
Produção: Guy Blanc e Isabelle Tanugi
GRANDE PRÊMIO DE DIREÇÃO DE ARTE:
"Pintor"
Produtora: Jodaf
Anunciante: Tintas Ypiranga
Direção de Arte: João Daniel Tikhomiroff
GRANDE PRÊMIO DE MONTAGEM:
"Garra"
Produtora: Side by Side Cine Video
Anunciante: Evadin / TV Mitsubishi
Montagem: Sérgio Marcelino
GRANDE PRÊMIO DE FOTOGRAFIA:
"Intimidade"
Produtora: Frame
Anunciante: Johnson's / OB
Fotografia: Walter Carvalho
GRANDE PRÊMIO DE CENOGRAFIA:
"Família Trapo"
Produtora: Jodaf
Anunciante: Black & Decker / Dust Buster
Cenografia: Angelo Bueno
GRANDE PRÊMIO DE FIGURINOS:
"Gelo"
Produtora: Jodaf
Anunciante: Springer / Ar Condicionado
Figurinos: Fabiana Kherlakian
GRANDE PRÊMIO DE CASTING:
"Cais"
Produtora: Zohar / Les Producers
Anunciante: Taureau Ailé
Produção de Elenco: Maria Lúcia Trindade
GRANDE PREMIO DE EFEITOS ESPECIAIS:
"Gelo"
Produtora: Jodaf
Anunciante: Springer / Ar Condicionado
Efeitos: Jorge

••• FONOGRAMA •••

PRODUTORA DE FONOGRAMAS DO ANO: MCR
GRANDE PRÊMIO DE JINGLE DO ANO:
"Cotton Music"
Produtora: Piano
Anunciante: Gradiente
Agência: DPZ
Direção: Emílio Carrera
Música: Théo de Barros
Arranjo: Théo de Barros
Solista: Kate Lyra
Técnico de Gravação e Mixagem:
Paulo Sérgio
GRANDE PRÊMIO DE SPOT DO ANO:
"Zumbido"
Produtora: MCR
Anunciante: Philips / Reatores
Agência: Lintas
Direção: Gean Franco
Locução: Flávio Guimarães e João Derado Jr,
GRANDE PRÊMIO DE TRILHA DO ANO:
"Garra"
Produtora: Play it Again
Anunciante: Evadin / TV Mitsubishi
Direção: Paul Mounsey
Arranjo: Paul Mounsey
Letra: Paul Mounsey e Dorinha Mounsey
Solista Vocal: José Marson
Locução: Mário Lima
Técnicos de Gravação: Henrique Ohara e Pedro Campi
Técnico de Mixagem: Pedro Campi
GRANDE PRÊMIO DE TEMA MUSICAL:
"O som da sua cerveja"
Produtora: Cardan
Anunciante: Kaiser / Cerveja Heineken
Música: Vicente Salvia e Edgard Gianullo.
GRANDE PRÊMIO DE LETRA:
"Tem Panela no Fogo"
Produtora: MCR
Anunciante: Grupo Ticket
Letrista: Equipe MCR
GRANDE PRÊMIO DE ARRANJO:
"Cervejaria"
Produtora: MCR
Anunciante: Cerveja Kaiser
Arranjo: Equipa MCR
GRANDE PRÊMIO DE SOLO VOCAL:
"Garra"
Produtora: Play it Again
Anunciante: Evadin / TV Mitsubishi
Solista: José Marson.

••• ILUSTRAÇÃO •••

ESTÚDIO DE ILUSTRAÇÃO DO ANO: Nilton Ramalho
GRANDE PRÊMIO DE ILUSTRAÇÃO DO ANO:
"Vinicius"
Ilustrador: Murilo Sá Martins
Anunciante: PSB - Partido Socialista Brasileiro
Agência: Acervo de Comunicação

MEDALHAS E DESTAQUES

••• COMERCIAL •••

SEGMENTOS DE MERCADOS
MERCADO DE ALIMENTOS
PRATA: "Cais", da Zohar / Les Producers para Belier / WCRS e Taureau Ailé.
MERCADO DE BELEZA
OURO: "Egoiste ", da Zohar / Par para Chanel.
MERCADO FINANCEIRO E DE SEGUROS
BRONZE: "Melhor pra você", da Tec Cine para Propeg e Poupança Econômico.
OURO: "Cavaleiros", da Tec Cine para Giovanni e Vulcan.

••• COMERCIAL •••

DESTAQUES ESPECIAIS
DESTAQUE ESPECIAL DE PRODUÇÃO
"Cavaleiros", da Tec Cine (por Cristina Simões, Milton Almeida e Ney Torres) para Giovanni e Vulcan
"Cais", da Zohar / Les Producers (por Romulo Marinho) para Belier / WCRS e Taureau Ailé.
DESTAQUE ESPECIAL DE DIREÇÃO DE ARTE
"Egoiste", da Zohar / Pac (por Guilherme Bouças) para Chanel.
"Festival Tramontina", da Made For TV (por Leonardo Bartucci) para Norton e Paes Mendonça Barra.
DESTAQUE ESPECIAL DE MONTAGEM
"Bate mãe", da Tec Cine (por Voltaire Cabeleira) para Giovanni e Casas Sendas .
DESTAQUE ESPECIAL DE FOTOGRAFIA
"Pintor", da Jodaf (por Raul Pedreira) para Contemporânea e Tintas Ypiranga
DESTAQUE ESPECIAL DE CENOGRAFIA
"Melhor pra você", da Tec Cine (por Lia Renha) para Propeg e Poupança Econômico.
"Egoiste", da Zohar / Pac (por Abel Gomes) para Chanel.
DESTAQUE ESPECIAL DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA
"Grande Promoção da Temporada", da Tec Cine para J.W. Thompson e Esso.

••• FONOGRAMA / JINGLE •••

SEGMENTOS DE MERCADOS
MERCADO DE POLÍTICA E / OU ELEIÇÕES
PRATA: "São Paulo, Meu Amor", da Tape Spot para Artplan e Paulo Maluf

MERCADO DE VAREJO DE GRANDE PORTE
PRATA: "Amar é". de Reginaldo Bessa para a Impecável Maré Mansa

••• FONOGRAMA SPOT •••

SEGMENTOS DE MERCADO
MERCADO DE COMUNICAÇÃO, CULTURA BE EDUCAÇÃO.
PRATA: "Radionovela; Alugo Quarto em N. York", da Nova Onda para Urbana e Jornal Balcão.
BRONZE: "Radionovela Sinfrônio": da Nova Onda para Urbana e Jornal Balcão.

••• FONOGRAMA •••

DESTAQUES ESPECIAIS
DESTAQUE ESPECIAL DE MÚSICA / TEMA MUSICAL
"E sempre tempo de mudar", da Tape Spot (por Clarisse) para Publinews e Praianinha.
DESTAQUE ESPECIAL DE LETRA
"Está tudo OK!", DA Spaceball (por Kiko Fernandes) para FCB Siboney e OK Benfica Pneus Cartão OK.

••• FOTOGRAFIA •••

DESTAQUES ESPECIAIS
DESTAQUE ESPECIAL DE EFEITOS ESPECIAIS
"Amor para Sempre", do Studio H (por Hamdan) para Urbana e Frank Joias.