Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/MAR/1991
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Editora Azul cria estúdio para si e para publicidade

Foi inaugurado dia 11, em São Paulo, o estúdio Azul, ligado à Editora Azul, responsável, entre outras, por revistas como Ste Bizz.
A abertura do estúdio já estava nos planos da editora há mais de um ano e representa, segundo Romeu Andreata Filho, diretor de marketing, "um importante passo na consolidação da editora no mercado, na medida em que define ainda mais a sua personalidade e forma um núcleo de produção com a mesma cultura do núcleo de comunicação". Com a criação deste estúdio serão otimizadas as operações da empresa, com a verticalização de custos e o adicional da prestação de serviços a terceiros, como os mercados publicitário e editorial. Antes, os serviços fotográficos da Azul eram realizados no estúdio Abril.
O estúdio Azul tem a direção de Fábio Cabral (à frente, na foto), com a presença dos fotógrafos Martin Gurfein e Charle San Juan. O estúdio já está atendendo desde fevereiro na área editorial a editora Azul e Art Editores, montado em um galpão novo em estrutura metálica, numa área de 540 m2. Ele conta com dois estúdios fotográficos: um com entrada de luz natural e acesso para caminhão e carros de produção (numa área de 96 m2) e outro para "still life" (com 54 m2).
O estúdio Azul possui ainda duas salas de produção, uma de administração informatizada, uma para fotógrafos, outra para clientes, uma divisão de pintura, dois laboratórios experimentais (um para foto pb e outro para cor) e uma cozinha. A mobília de design é assinada por Kelly White, Paulo Montoro e Carlos Motta. O estúdio terá obras de Gilberto Salvador, Newton Mesquita, Claudio Tozzi e Takashi Fukushima.
No estúdio, haverá também uma pequena galeria onde serão apresentados trabalhos de seus fotógrafos e de convidados. A galeria será aberta com a exposição "As luzes esculpem", do próprio Fábio Cabral.
Sem falar que o estúdio pretende promover também workshops constantes reunindo fotógrafos, editores e diretores de arte. Estes eventos terão o objetivo, segundo Fábio Cabral, "de difundir uma cultura fotográfica, entrosando, unificando, sofisticando e melhorando a linguagem editorial da Azul".

NOVIDADES NAS PRATELEIRAS

É curioso como as marcas de sabonete costumam mudar de embalagens e trocar de aromas. Ao que parece, é grande o número de consumidores que se cansa dos seus sabonetes e procura experimentar novos perfumes.
A Lever, por exemplo, modificou a fórmula de seu tradicional (há 70 anos no Brasil) sabonete Gessy, tomando-o mais suave. E alterou seu formato e sua embalagem, lançando a nova linha Gessy Fleur. Os novos sabonetes chegam aos mercados com também novos aromas que, embora visualmente referentes a flores, são identificados apenas pelas cores amarela, rosa e branca.

Colgate, do creminho ao cremão.

Quem assistiu o filme O Turista Acidental, do Lawrence Kasdan, deve lembrar que uma das recomendações do personagem do William Hurt aos executivos viajantes era levar sempre embalagens pequenas de seus produtos diários, que lá nos Estados Unidos existem para praticamente todos os produtos de uso doméstico.
Aqui a coisa ainda não é bem assim, mas a Colgate­Palmolive está dando o seu passo nessa direção com o lançamento do creme dental Colgate Menta Natural com Flúor MFP numa bisnaga bem pequena, de 30g, que é um tamanho mais do que satisfatório para viagens curtas.
De qualquer forma, junto com este novo formato, a empresa também está colocando no mercado uma embalagem oposta, ou seja, gigante, com 120g, destinada à família. Com ela, o creme dental passará a ser encontrado no varejo com as opções de 30g, 50g, 90g e 120g. O Colgate participa atualmente com 16% do mercado de cremes dentais.

Maguary vai também pra caixinha

Depois de mudar toda a programação visual dos rótulos e o design das garrafas de seus sucos, a Maguary parte para um lançamento genial nos dias de hoje, quando todo mundo quer economizar o que for possível. Garantida no conceito que seus produtos têm - e que a permitem dispensar a comprovação de qualidade pelo vidro - a empresa está passando a vender os sucos também em caixinha.
A quantidade de suco é exatamente igual à da garrafa (500 ml) e para relembrar ao consumidor que produto não mudou, a Maguary diz isto na parte superior do seu rótulo, quando aponta que é "o mesmo suco da garrafa com preço menor".
A empresa, inclusive, está sugerindo aos supermercadistas que coloquem a nova embalagem econômica na mesma prateleira onde eles expõem o suco em garrafa, para dar ao consumidor o direito de escolher livremente.