Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/AGO/1991
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas julgam este mês as melhores produções nacionais

Já estão abertas as inscrições para o V Prêmio Colunistas-Produção, concurso em que a qualidade e a genialidade da produção são muito mais importantes para o julgamento que as ideias das agências de propaganda e seus criadores.
Este prêmio tem mais um importante diferencial: nele, não só a empresa responsável pela produção tem o seu trabalho reconhecido. Os profissionais envolvidos com a produção também veem o seu talento destacado.
Assim como o Oscar no cinema americano, o Colunistas-Produção homenageia, por exemplo, tanto o "Melhor Filme", como a Melhor Cenografia, o Melhor Figurino, a Melhor Montagem, a Melhor Fotografia, a Melhor Direção, a Melhor Trilha, a Melhor Interpretação e várias outras categorias técnicas.
O Rio de Janeiro, com suas empresas e profissionais, tem conseguido excelentes resultados no Colunistas-Produção. Já conquistaram Grandes Prêmios nos julgamentos anteriores, por exemplo, as produtoras: Tec Cine, Zohar, Yes-Rio, VT Um, GCG, Tycoon, Globotec, DC Vox, Tape Spot e Peixe Voador. E os profissionais Benício, Newton Ramalho, Murilo Sá Martins, Gui Blanc, Isabelle Tanuji, Maria Lúcia Trindade, Jean Benoit, José Rubens, Luiz Velho, Tião Macalé, Marina Miranda, Luisa Baims, Jaqueline Fróes Santos, José Dias, Rogério Rossini e Ricardo Cristaldi.
Este ano, poderão concorrer ao V Prêmio Colunistas-Produção os trabalhos produzidos desde 1990 até 30 de junho último, independente de já haverem sido veiculados ou não. O prêmio, aliás, traz duas grandes novidades:
Primeiro, será concedido um Prêmio-Especial ao Melhor Making-of de qualquer comercial inscrito no concurso. A inscrição deste Making-of, inclusive, será gratuita.
Segundo, além das categorias tradicionais: Comerciais, Fonogramas, Fotografias e Ilustrações, o V Colunistas-Produção também estará julgando as melhores produções de Vídeoclips nacionais, considerando que estes trabalhos, antes de mais nada são materiais promocionais das gravadoras musicais para seus artistas.
As inscrições para o V Colunistas-Produção podem ser feitas tanto pela produtora como pelos profissionais envolvidos com o trabalho. Esta semana começaram a serem distribuídos os Kits de Inscrição para o concurso, com todas as informações necessárias para participar.
O prazo de inscrição termina dia 22 de Agosto. No Rio de Janeiro, quem quiser receber o Kit de Inscrição ou solicitar informações deve procurar a secretaria regional da Abracomp, que está funcionando na Dinâmica de Comunicação, à Praia de Botafogo, 340 grupo 210, com o telefone (021) 552-4141.

MKTMIX

• ABP RESPIRA TRANQUILA - Já está eleito e empossado o novo presidente da ABP, Euler Matheus. A eleição, realizada ontem, teve a novidade de se realizar em dois locais. Começou na sede da ABP, onde a diretoria anterior apresentou as contas de seu exercício. E depois do almoço transferiu-se para a sede da Bloch, na Rua do Russel, a convite de Oscar Bloch, para emendar com um coquetel oferecido pelo Grupo Bloch à nova diretoria, como sempre fizera nos velhos tempos. Agora, Euler Matheus, seu vice Jomar Pereira da Silva e os demais diretores têm dois anos para transformar de volta a ABP em uma entidade cobiçada, para que, nas próximas eleições, não se repita o vexame de ninguém no Rio querer se candidatar à sua presidência.
• PARA QUEM TEM DÚVIDAS - A editora McGraw-Hill, com a consultoria da Madia e Associados, está lançando o livro "Os Tomadores de Decisão", de Robert Heller, autor dos também sucessos "O Super Manager" e "Marketing Pessoal". Agora ele fala sobre as grandes decisões que resultaram em sucessos notáveis e em desastres fatais. Estão lá histórias de IBM, Honda, Coca-Cola e outras tantas em 364 páginas.
• DA SÉRIE "LITERATURA DE TERROR" - Esta semana ficou mais amena a leitura das seções de Falências e Concordatas dos jornais: foram arquivados vários pedidos de falência da A. Kikoler (Revell) e também foi publicado o arquivamento do pedido de falência feito pela Triagem Transportes contra a J. Walter Thompson Publicidade do Rio. Menos mal. Enquanto isso, porém, na Ultima Hora...
• CUIDANDO DA IMAGEM - A Sima, que em março recebeu na Associação Comercial o Troféu Gutenberg como "O Representante de Veículos de Comunicação que melhor desempenho apresentou em 1990, considerando o aspecto de atendimento às agências" está realizando agora sua própria pesquisa junto às agências, para verificar no que pode se aprimorar. Já há questionários circulando por todas as agências do país.
• CIDADE MODELO - Curitiba consegue ser um exemplo de cidade em muito mais áreas que o próprio prefeito Jaime Lerner prevê. Agora, o delegado Fauze Hussein, titular da Delegacia de Furtos de Veículos, está fazendo várias operações arrastão para tirar das ruas as pragas dos "guardadores" de carros, que no Rio chamamos de "flanelinhas". Diz o pessoal da delegacia que "95% desses caras são ex-presidiários ou tiveram passagem pela policia". E mais: "estão sempre envolvidos, direta ou indiretamente, com os furtos de veículos. Quando não são autores da ação, nem cúmplices, simplesmente fingem que não veem para não se complicar". Tai um exemplo para o Rio seguir.
• MUDANÇA DE POUSO - O jornalista Ricardo Faria, que havia deixado o jornal ítalo-paulistano II Corriere, passou a publicar sua coluna sobre propaganda & marketing no jornal O Dia, de São Paulo, com o título "Canal 2000".
• PHILCO MUDA MAIS - O ex-gerente de serviços de marketing do Itaú e gerente de produtos da Rhodia, Guilherme Coletti, é o novo gerente de serviços de marketing da Philco, cabendo-lhe administrar as áreas de promoção, propaganda e treinamento.
• CARTAS - As correspondências para a coluna devem ser enviadas para a Rua Visconde Silva, 156 Cob. 701, Cep 22271, Rio-RJ, até quarta-feira.