Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 27/NOV/1992
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Renasce investe para compensar perdas em 92

Artplan para RenasceCom a ajuda de Papai Noel, a Renasce espera compensar neste final de ano a queda de pelo menos 10% que seu BarraShopping teve em vendas este ano.
Na verdade, com a campanha "Ganhe o Mundo de Natal", criada pela Artplan para todos os 5 shoppings da Renasce, o gerente de marketing do BarraShopping, Geraldo Schuller, pretende receber este mês em suas lojas ao menos 2,7 milhões de pessoas (900 mil a mais do que a média mensal de 1,8 milhão/mês), e conseguir com isso inclusive um incremento de 5% nos resultados do ano em relação a 1991.
Até 24 de dezembro, cada shopping da Renasce sorteará 25 passagens aéreas - com direito a acompanhante - para 8 diferentes países. E no dia 24 de dezembro, ainda haverá, para todos os-clientes que tiverem trocado suas notas fiscais por cupons da promoção, um sorteio de um BMW importado, no valor de 70 mil dólares.
No total, terão sido investidos US$ 4,1 milhões em prêmios, produção e mídia nos 5 shoppings. Nem tudo, porém, será gerenciado pela Artplan.
Como agência vencedora da campanha "guarda chuva" deste Natal, entre as demais agências que atendem aos shoppings da Renasce, ela terá uma porcentagem adicional da verba, que se somará aos 15% de toda a produção e aos tradicionais 20% da veiculação que fizer no Rio, área do seu pedaço do grupo, o BarraShopping.
Como curiosidade adicional: os comerciais criados por Toninho Lima e Lello Nahas terão duas versões. Para a veiculação na Rede Globo, o ator Miguel Falabella - host da campanha - não poderá falar que o carro a ser sorteado é um "'BMW 316 I”. A emissora consideraria isso também propaganda do carro e cobraria mais cara cada inserção.

Pesquisas do Professor Raimundo

Último dia 16, seguinte às eleições. O Jornal do Brasil estampava na sua manchete cinco previsões de resultados. Todas baseadas em pesquisas de boca-de-urna.
Em duas delas, dois institutos independentes ­ Ibope e Gallup - indicavam que César Maia ganharia por 43% a 40%. Outro instituto, o Datafolha da Folha de São Paulo, dava pelo menos um empate de 43% a 43%.
Só dois institutos davam vitória à Benedita da Silva. Ambos ligados a instituições de ensino. O Databrasil, da Cândido Mendes, e o UFRJ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coincidência ou não.
Se é assim que eles ensinam nas faculdades, pobre do futuro da pesquisa no Brasil.

Pela abertura total

Este fim-de-semana a Artplan começa a veicular 4 anúncios só para conscientizar a população de que é uma boa ideia os shopping centers abrirem aos domingos.
"Shopping aos Domingos. Compre essa ideia" é o slogan da campanha. Ele aproveita o acordo feito entre o Sindicato do Comércio e o dos Lojistas, que garantirá até 1994 a abertura dos shopping centers em todos os domingos que antecederem as grandes datas promocionais. Como Natal, Páscoa, Dia das Crianças etc.
Mas é tudo ensaio. Se o povo gostar, e se acostumar, aí vem forte a campanha pela liberdade total do comércio aos domingos.

Os dois que faltavam

Já está completa a lista dos 20 premiados da ABP, que receberão seus destaques no dia 8 próximo, no Jazzmania. O Grupo de Mídia do Rio escolheu Zemário Mamede, da revista Veja, como o destaque em Atendimento de Veículo. E o Grupo de Atendimento escolheu Werner Mayer, da VS Escala, como o destaque de Mídia. Quem quiser bater palmas para todos eles compre os convites na ABP (021-233-1197). São só Cr$ 250 mil por pessoa.

Mais cachorrinhos

Teve o da Cofap, o do Sabor e Força, o da Honda e muitos outros. Agora entrou no ar mais um canino de interpretação brilhante. O da Pilado, vendendo a linha de TV Ultravision. Este é cria de Fábio Fernandes, da Young & Rubicam. E vai ficar na telinha até 31 de dezembro. Até se acabar a verba de US$ 1,2 milhão da campanha criada pela agência para o cliente.
A Pilado, vale citar, fecha 1992 com um investimento publicitário de US$ 8 milhões. Cerca de 3% do faturamento bruto da empresa, que deverá chegar a US$ 300 milhões. Parece muito, mas foi 20% menor que em 1991.
N.R.(2015): A composição do Monitor Mercantil equivocou-se ao redigitar Philco, como "Pilado". Vai entender...

MPM/Lintas com novo diretor

O administrador de empresas Aldo Milani é o novo vice-presidente executivo e diretor administrativo-financeiro da MPM/Lintas Brasil. Com Petrónio Corrêa Filho, Ercílio Tranjan e Ivan Pinto, ele passa a participar da Diretoria Nacional da agência.
Aldo trabalha pela primeira vez em uma agência de propaganda. Sua experiência vem de passagens pelo Chase, Grupo Liquigás, Rhodia, ABC Listel e Schunk do Brasil. Ele entra no lugar de Hélio Cardoso, que se aposentou depois de 45 anos na profissão, dos quais 32 em empresas do Grupo Interpublic.

Feriado publicitário

Dia 7 próximo, segunda-feira, será feriado para os publicitários cariocas. O descanso é devido ao acordo firmado entre o Sindicato dos Publicitários e o Sindicato de Agências. Por ele, as empresas estão obrigadas a liberarem seus funcionários na primeira segunda-feira de dezembro. O objetivo é comemorar o Dia Mundial da Propaganda, que acontece no dia 4 de dezembro.
A agência que quiser mudar a data do feriado se prepare. Tem que pedir a seus empregados para solicitarem ao Sindicato da Classe, lembra Maria Helena Fuzer, presidente da entidade.

Agitos no Shopping

O Shopping da Gávea esteve uma loucura festiva na última terça-feira, com dois eventos coincidentemente lado-a-lado em seu 3º andar.
No Teatro Vannucci, havia o lançamento do perfume Volupté, de Oscar de La Renta, seguido da ótima peça "No coração do Brasil", do não menos ótimo Miguel Falabella. Co-promovendo o evento, a revista Marie Claire, da Editora Globo.
E na loja Arteflex, ao som do Trio Bruce Henry, festejava-se o lançamento dos novos revestimentos laminados Wilsonart. Aqui ainda havia uma ideia curiosíssima: esculturas de diversos artistas plásticos utilizando basicamente o laminado como material. Na grande maioria delas, o resultado ficou muito interessante, dando ao produto uma dimensão lúdica, pela qual as pessoas não estão acostumadas a vê-lo.
A Janela só pode aplaudir de pé os organizadores dos dois eventos. Em ambos, houve estimulo paralelo a atividades culturais.
Se todos da iniciativa privada pensassem assim, a cultura no Brasil - e o próprio país - estariam em uma situação bem melhor.

Falando em shoppings

A Associação Brasileira dos Shopping Centers ­ Abrasce está lançando a tradução de 3 livros especializados no setor. Um deles é de interesse especial do mercado publicitário: "Estratégias de Marketing para Shopping Centers", com 37 textos de diretores de marketing diplomados pelo lnternational Council of Shopping Centers.
Os livros estão sendo vendidos na sede da Abrasce, que fica na Rua da Quitanda, 52/10º andar, com o telefone (021) 221-7371.

Novo gerente com Dias

A Globograph está com novo gerente de produto. É Alexandre Sadcovitz, antigo funcionário da empresa e ex-sócio da Intervalo, outra produtora carioca de computação gráfica. Alexandre volta à casa com o propósito de movimentar o setor de produção da empresa.

Profissional se oferece

Por carta a esta coluna, Tereza Cristina Miranda está se oferecendo ao mercado de trabalho. Ela diz ter experiência de varejo, moda, bebidas etc, inclusive área promocional. As últimas atividades foram de gerência de marketing e gerência de produtos em empresas de serviços. Contatos pelo telefone (021) 266-1616.

Cartas

As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro ­ RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.