Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/FEV/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Edison Benetti deixa Manchete pela mídia da MPM:Lintas-Rio

Depois de passar 8 anos em veículos - começando pela Rede Globo, passando pela direção comercial do Sistema Globo de Rádio em São Paulo, até assumir a diretoria de marketing da Bloch Editores e trocá-la pela mesma função na Rede Manchete de Televisão -, Edison Benetti aceitou o convite da Lintas para voltar à agência, no mesmo cargo de diretor de mídia de quando saiu em 1985.
Com isso, completa mais um passo a Lintanização da MPM, que há poucas semanas - num corte de cerca de 40 funcionários - demitiu o então diretor de mídia da agência no Rio, Paulo Javarine.
Edison Benetti trabalha em mídia desde 1970, tendo trabalhado apenas em multinacionais: Thompson, Standard, Young & Rubicam e Lintas. Ele foi o coordenador e um dos autores do capítulo de mídia do livro "Tudo o que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar", da Editora Atlas.


Cedae faz filme de governo como não se vê faz tempo

Um dos comerciais de maior sucesso no Rio de Janeiro, atualmente, é o da CEDAE, que mostra imagens sempre do ponto de vista do cano d'água - aliás, sem a dita cuja - para alertar a população contra o desperdício do, não por outras razões, tantas vezes chamado pelas autoridades de "precioso líquido".
O comercial conseguiu tratar do assunto sem cair no tom trágico, comum a tantas agências de governo pelo Brasil afora quando falam de falta d'água. A imagem é moderna e engraçada, com alguns momentos lembrando Monty Pithon. E ainda teve o mérito de assumir um elenco com cara de gente normal, daquelas que realmente existem nas muitas casas da nossa cidade.
Como um bom trabalho do Rio - e até como a melhor coisa feita pelo Governo Brizola segundo a nossa lembrança -, o comercial merece da coluna a divulgação de autoria. Nossa reportagem saiu à caça e descobriu que os autores são Fernando Barcellos, Luiz Octávio, Marcos Guedes e Marcos Apóstolo, da Denison Rio.
O título oficial do comercial é "Olho D'Água". A produtora foi a Richers, com direção e fotografia do paulista Jorge Solari. Pela agência, a produção de RTV foi de Mônica Siqueira, enquanto que, pela produtora, foi de Guilherme Bouças. E a responsabilidade da trilha foi de Eduardo Souto Neto.
Dando ainda o crédito a quem merece, a aprovação foi de Antônio Carlos Ramalho, da Cedae, e de Billy Davis, do Governo do Estado do Rio.


Automóvel Clube, em crise, desativou o seu marketing

Seis horas por um mecânico. Dez horas por um reboque.
Estes são os prazos de espera que o Automóvel Clube do Brasil está informando a seus associados para realizar o atendimento, desde que começou a passar por uma crise financeira que o deixou longe da imagem apresentada há poucos anos em um comercial da Artplan, no qual o carro do ACB aparecia atrás da cabine telefônica onde estava o associado, antes mesmo de ele terminar a ligação.
Vários carros de socorro estão parados por falta de manutenção, sendo que há casos de carros que ainda estão a serviço mais não dispõem de rádio para comunicação com a central de atendimento do ACB de modo que possam saber para onde ir ou como agilizar a ajuda ao associado.
Segundo os funcionários, porém, a principal causa da demora no atendimento foi a drástica diminuição ocorrida nos quadros da empresa nos últimos meses, motivada por atrasos nos salários de pelo menos dois meses. “Num plantão noturno que deveria ter no mínimo 10 mecânicos, hoje tem 4”, nos informou um destes plantonistas. No que foi corrigido por uma funcionária da secretaria: "quando tem 4...".
Curiosamente, mesmo os funcionários de alto escalão - a nível de gerência - se encontram revoltados com as dificuldades operacionais vividas pelo Automóvel Clube do Brasil. Preferindo não se identificar, foram eles quem, nos nossos contatos para colher informações, mais nos estimularam a escrever esta matéria, como forma de pressionar a direção do clube a encontrar uma solução.
Hoje, o Automóvel Clube do Brasil não só está fora da mídia como teve a sua área de marketing desativada, dificultando inclusive os contatos com a empresa. O superintendente do ACB, José Carlos Vianna, não foi encontrado pela coluna e não retornou a ligação até o nosso fechamento.

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• OLHA A CONCORRÊNCIA AÍ. GENTE ­ O Norte Shopping está realizando uma concorrência para encontrar sua nova agência de propaganda, substituindo a Standard, que deixou a conta. Estão no páreo, entre outras, a VS Escala, a Chris Colombo e a Oficina.
• COM A CABEÇA NA LATA - A Grottera, Langoni - braço carioca do Grupo Grottera ­ conquistou a conta da Reynolds Latasa, único fabricante do país de latas de alumínio para bebidas e que fornece estas embalagens para Coca e Pepsi, Brahma e Antarctica e tantas outras.
O principal projeto de comunicação da empresa é o programa de reciclagem de alumínio. A promoção "Sede de Saber", criada pela agência, distribuirá 100 mil cadernos escolares em troca das latas vazias junto aos alunos da rede pública de ensino do Rio e de São Paulo.
• PRÊMIO EM RITMO LATINO - Até 28 de fevereiro estão abertas as inscrições para o FIAP-Festival Ibero-Americano de Publicidade, que se realizará em Buenos Aires a partir de 30 de março. O Rio participa do júri através do presidente do Clube de Criação carioca, Álvaro Gabriel, também diretor de criação da Giovanni.
Quem quiser mais informações pode obter na APP, em São Paulo, pelos telefones (011) 813-0188 e 813-0275.
• SAÚDE É O QUE INTERESSA - O produto Nutrament Sport, da Bristol Meyers Squibb, um recondicionador físico dirigido a esportistas e praticantes de atividades físicas, está patrocinando até 14 de fevereiro, na Praia do Pepê, e de 18 a 23 deste mês em Geribá, Búzios, o projeto "Praia Nutrament Verão 93”, criado e desenvolvido pela Promopack.
A gerente de produtos de consumo da Bristol, Lili Lam, conta que, nos dois fins de semana, haverá palestras e exibições de esportistas durante todo o dia. E sempre a partir das 21 horas, haverá luau, com ceia de frutas combinada com Nutrament, ao som de reggae e outros ritmos dançantes.
• CARTAS - Correspondências para a coluna devem ser encaminhadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-090, Rio de Janeiro - RJ.