Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 16/ABR/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Boatos sobre a Piraquê deixam agências excitadas

A BR-3 é anova agência da rede de varejo Ultralar & Lazer, que deverá faturar este ano em torno de 2 milhões de dólares. A Ultralar era atendida pela Salles há 16 anos, através da sua porção Interamericana. Durante muito tempo a conta esteve sediada em São Paulo e só recentemente voltou para o Rio de Janeiro.
Na BR-3, aliás, tem sido impossível encontrar seu diretor Gustavo Bastos, para explicar o que motivou a nota publicada numa coluna social sobre ele abrir mão da conta da Piraquê, "por não terem chegado a um acordo sobre a verba".
Durante a semana, inclusive, inúmeras agências telefonaram para o cliente, prospectando a conta, que, após anos de ostracismo, durante 1992 compareceu maciçamente à televisão, mídia adorada por 10 entre 10 publicitários brasileiros.
No entanto, a Janela conseguiu descobrir que, apesar de a conta não ter saído da agência, há realmente um momento de definição entre a BR-3 e a Piraquê. Só que por outras razões.
Aconteceu que, há poucas semanas, o diretor de uma grande rede de televisão ofereceu à Piraquê um pacote comercial que incluía facilidades na mídia mais um novo comercial produzido pela produtora de comerciais ligada à rede.
A proposta foi tentadora demais para a Piraquê, que chegou a pensar na hipótese de desvincular, na conta publicitária, a parte de televisão da que inclui material impresso e promocional - obviamente uma parcela muito menos rentável. O que acabou gerando o impasse.
Até a próxima semana, porém, segundo nossas fontes, o destino da conta estará definido.

Eleição no CCRJ ganha lenha nova na fogueira

A disputa pela presidência do Clube de Criação do Rio de Janeiro vai esquentar nos próximos dias, quando for publicada a nova edição do Jornal do CCRJ, com os textos dos dois criadores que, até o momento, se apresentaram como candidatos: Ricardo Galletti e Ronaldo Conde.
O Jornal marca o início da campanha formal de Galletti e sua chapa Criação:Rio, com um anúncio que diz "Eleja para o Clube os profissionais com quem você gostaria de trabalhar". Depois disso haverá uma série de cartazetes que a chapa pretende distribuir pelas agências cariocas, tentando conquistar o eleitorado.
Pela parte de Ronaldo Conde, o Jornal também será decisivo. Conde já preparou um texto sobre "Ética na Propaganda" que vai agitar profundamente o mercado carioca. Por enquanto, a Janela não pode adiantar o conteúdo, mas com certeza, o que o diretor da Almap/BBDO-Rio vai publicar será tão bombástico que levará diversos criadores cariocas a mudarem as suas decisões de voto.
Mais enigmático, impossível.

MKTMIX MKTMIX

• AGORA É BRASIL - Será julgado este fim-de­semana, em São Paulo, o XXVI Prêmio Colunistas Brasil, com os trabalhos que receberam medalha de ouro de todas as 8 regionais do Prêmio Colunistas. Representando os jurados do Rio, estarão no júri nacional este colunista mais Marcia Brito, Lúcia Leme e Jomar Pereira da Silva.
• CRIAÇÃO INTERNACIONAL - A 7ª Semana Internacional da Criação Publicitária vai acontecer simultaneamente, pela primeira vez, também no Rio, de 27 a 29 de abril, no Rio Othon Palace Hotel, numa realização da Editora Referência e da Memória da Propaganda. Estarão falando sobre as tendências da propaganda internacional representantes da Lintas da Austrália, da WPP do Grupo Ogilvy & Mather, Thompson da Argentina, revista Adweek e BBDO de Nova York.
• NOVOS NA CULT - A Cult de Arnaldo Pires Cardoso entra o Outono com novos profissionais: o redator Roberto Torterolli (ex-MPM/Lintas) entrou para a Criação; Arthur Armstrong (ex-Almap/BBDO) para o Atendimento; e Edison Gonçalves (ex-Intervalo) para o novo departamento de Computação Gráfica.
• CHEIA DO OURO E DO VERDE - A Artplan foi a agência escolhida, pelo Grupo Multiplan, para criar a campanha de lançamento de mais três prédios - dos 11 a serem construídos - no condomínio Golden Green, na Barra da Tijuca.
• MAIS UM SHOPPING - Entra no ar esta sexta-feira a campanha da Salles/Interamericana do Rio para o lançamento oficial do novo empreendimento da Brascan Imobiliária: o Paço do Ouvidor. Durante duas semanas serão veiculadas peças em televisão, jornal e rádio, exclusivamente na praça do Rio de Janeiro, com o objetivo de vender as torres do empreendimento, exclusivas de áreas comerciais. A criação foi de Delano D'Avila, Arnaldo Rozencwaig, Marcelo Carnevalle e Jorge L. Santos.
• CORRESPONDÊNCIAS PARA A JANELA - devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob.701, CEP22271-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.

CARTAS

De Armando Strozenberg e Mauro Matos, diretores da Contemporânea:

"Caro Marcio,
A alegria de ser a Agência do Ano, a responsabilidade de ser a Agência do Ano, o desejo de ser a Agência do Ano.
Mais uma vez.
Mais uma vez, obrigado pelo reconhecimento.
Abraços contemporâneos.
Armando e Mauro".