Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 23/ABR/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Rio tem forte participação no XXVI Colunistas Brasil.

A Young & Rubicam foi escolhida a Agência do Ano do XXVI Prêmio Colunistas Brasil, julgado no último fim-de-semana em São Paulo. A Young recebeu o prêmio tanto por seu desempenho criativo quanto pelos investimentos realizados em 1992, que incluíram a abertura de seu escritório - com estrutura completa - no mercado carioca.
O júri foi presidido por Francisco Alberto Madia de Souza e contou com a presença, representando o Rio, dos colunistas Marcio Ehrlich, Marcia Brito e Jomar Pereira da Silva. Ainda para a Young & Rubicam, o júri concedeu o Grand Prix de Fonograma do Ano para "Fórmula 1", criado por Nélson Porto para a Philco, e Grand Prix de Anúncio do Ano para "Novo Band-Aid Flexível", criado por Fábio Fernandes e Itagiba Lages para a Johnson & Johnson. O redator e diretor de criação da agência, Fábio Fernandes, foi escolhido pelo XXVI Colunistas Brasil o Profissional de Propaganda do Ano.
Outro grande premiado foi Nizan Guanaes, diretor da DM-9. Ele ficou como o Publicitário do Ano, além de a DM-9 levar o Grand Prix de Comercial do Ano para a série "Seu TV não é Sharp, é?", criada por Alexandre Gama, Eugênio Mohallem e Tomás Lorente.
O Rio teve uma excelente participação no XXVI Colunistas Brasil. Ficou com a carioca VS Escala a Campanha do Ano: "Veja Indispensável", criada por Lula Vieira, Paulo César Costa, José Guilherme Vereza e Roberto Carlos Ribeiro. E o título de Veículo do Ano foi para o jornal O Globo, por suas inovações em comunicação de marketing e aumento de penetração no mercado nacional.
Concorreram ao XXVI Prêmio Colunistas Brasil apenas os trabalhos que obtiveram Medalha de Ouro nas oito versões regionais do Prêmio Colunistas. Ao final, foram premiadas 34 agências. Na premiação nacional, todas os 51 diplomas concedidos são de ouro, significando que eles são "os melhores do País" em cada categoria.
A festa do Colunistas Brasil está prevista para 16 de junho, no Gallery, em São Paulo.
Estes foram os demais prêmios das agências cariocas no XXVI Colunistas Brasil.
ÁREA: TELEVISÃO E CINEMA
Categoria: Institucional ou Corporativo
Ouro: "Ser humano", da Contemporânea e Blow-Up para Fundação Roberto Marinho.
Categoria: Produtos e Serviços Automobilísticos
Ouro: "Ópera", da Standard, Ogilvy & Mather e Movi & Art para Shell Brasil.
Categoria: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
Ouro: "Memórias", da Contemporânea e Blow­Up para Fundação Roberto Marinho.
ÁREA: RÁDIO
Categoria: Cosméticos e Produtos de Toalete
Ouro: "Love me Tender", da Caio e MCR para Merrel Lepetit/Cepacol.
ÁREA: MÍDIA IMPRESSA
Categoria: Cosméticos e Produtos de Toalete
Ouro: Série "Cor-de-rosa", da Almap/BBDO para Gillette do Brasil.
Categoria: Meios de Comunicação, Cultura e Educação.
Ouro: Série "Primeiro Jornal do Rio", da Grottera & Cia. para O Globo.
Categoria: Móveis, Decoração e Utensílios Domésticos.
Ouro: Série "Tudo o que você quer...", da Pubblicità & Esquire para Rio Design Center.
ÁREA: CAMPANHA
Categoria: Cigarros e Tabaco
Ouro: "Free", da Standard, Ogilvy & Mather para Souza Cruz.
ÁREA: APRESENTAÇÕES ESPECIAIS
Categoria: Campanha de até 60 cm
Ouro: "Filmes", da Unità para Alimentos Mainiti.
Categoria: Peça Publicitária de Agência
Ouro: "Boa sorte, Brahma", da Denison-Rio.

MKTMIX MKTMIX

• BIKE NA CHAPINHA - A Coca-Cola está investindo 2 milhões de dólares na promoção "Vai dar o maior pedal", do seu refrigerante Sprite, que distribuirá mountain bikes e copos decorados para quem encontrar chapinhas premiadas. O gerente de Sprite, Antônio Celso Pereira, espera um incremento de 15% nas vendas durante o período da promoção. O refrigerante Sprite vendeu em 1992 no Brasil a marca de 250 milhões de litros.
• CAMPANHA ASSINADA - A campanha publicitária promovida pela OAB-Rio de Janeiro para incentivar os cariocas a votarem no plebiscito - briefing ingrato, convenhamos - foi da agência Brainstorm. O trabalho usou as mídias TV, jornal e outdoor e, tal como Hitchcock, o diretor da agência, Amaury Nicolini, marcou sua presença no trabalho cedendo o seu título de eleitor para as fotos. Campanha mais assinada, impossível.
• SOM PUBLICITÁRIO - A Chris Colombo está convidando para o happy hour - com direito a "jam session" e drinks - que a agência vai promover no próximo dia 28 no Gula Bar do Marina Palace Hotel. Para quem não sabe, o diretor da agência, Cyd Alvarez, é um dos grandes tecladistas brasileiros de jazz.
• PRÊMIO DE REVISTA - No dia 28 de abril, em São Paulo, vai acontecer a festa de entrega do Prêmio Abril de Publicidade às campanhas finalistas. Ao mesmo tempo haverá uma palestra - começando às 18 horas - do diretor de arte sênior da McCann Erickson de Roma, Haydin Morris. Quem quiser mais informações deve procurar, no Rio, Cristina, pelo telefone 546-8100.
• RECORDE EM PRÊMIOS - A Artplan se superou na promoção criada para o Dia das Mães no Barra Shopping e Ribeirão Shopping. Agora ela inventou de distribuir, de 24 de abril a 8 de maio, um televisor Philco-Hitachi DE HORA EM HORA! A campanha entrou no ar ontem, com filme dirigido por Chico Abreia sobre criação de Toninho Lima, Rogério Nahas e Marcos Pedrosa.

CARTAS

De Rique Nitzsche, diretor da Animus Anima

"Caro Marcio,
Quero dividir com você a nossa alegria por ter ganho mais dois prêmios com os rótulos dos sucos concentrados Maguary e as embalagens para mistura para bolos Royal.
Recebemos o Prêmio Brasileiro de Embalagem 93, concedido pela Embranews, na Categoria de Design de Embalagem. Os premiados serão expostos na BrasilPlast'93 , no Anhembi, a partir de 17 de maio.
Foi a sua força e os prêmios ganhos no Colunistas que nos empurraram para este novo teste. O Rio, de vez em quando, faz bonito em São Paulo.
Um grande abraço do amigo, Rique Nitzsche."

N.R.: Como a gente diz na atual campanha do Colunistas, "quem é bom tem que ser reconhecido". A única razão para fugir de prêmios é não ter qualidade para disputá-los. Tenha certeza, caro Rique, que vocês mereceram todos estes prêmios.
Aproveitando, quem quiser escrever para Janela deve enviar o material até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob.701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.