Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 14/MAI/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Galletti assume CCRJ com planos de aglutinar criação no Brasil

A nova diretoria do Clube de Criação do Rio de Janeiro resolveu retomar a postura cosmopolita da cidade e refazer os contatos com os demais clubes de criação espalhados pelo Brasil para organizar projetos de abrangência nacional.
Ricardo Galletti, presidente eleito do CCRJ, confirma que esta é mesmo a vocação do Rio. "Chega de ficarmos apenas olhando pra dentro", diz ele, garantindo que esta atitude só se justificou no momento de susto que o mercado tomou perante a sua crise econômica.
Para comprovar o seu intento, Galletti conta que já começaram as mobilizações para a realização, em 1994, do 4º Encontro Nacional de Criação, que pretende reunir no Rio criadores de todo o país sob o tema "Parceria Criação-Cliente". O Rio sediou, em 1978, o 1º Encontro Nacional de Criação, quando o CCRJ era presidido por Pedro Galvão, hoje diretor da Galvão, no Pará.
Galletti acredita que uma maior parceria entre a criação e os clientes é hoje o grande assunto a preocupar o setor. Em baixo deste guarda-chuva, muita coisa há para discutir. Por exemplo, ele cita a questão "Segurança X Ousadia". Ou seja, como enfrentar o medo de errar dos clientes, que acabam produzindo trabalhos repetitivos e pouco eficientes?
Outra discussão a ser levada no Encontro é sobre a relação "Verba de Produção X Verba de Veiculação". Como otimizar esta equação, que faz tantas vezes os clientes reduzirem o impacto de seus comerciais com a justificativa de que poderão assim veiculá-los mais vezes?
Ainda há muitos outros pontos a debater abaixo do tema "Parceria Criação-Cliente", adianta Galletti, confirmando que também preocupa os criadores o problema da hierarquia da aprovação dentro do cliente. Como todo mundo sabe, há sempre muito mais gente com poder de só dizer 'não' que com autonomia para dar o 'sim', ele protesta.
Mas não ficarão apenas no Encontro de Criação os contatos nacionais do CCRJ. A entidade também vai estudar a realização de uma Bienal Brasileira de Criação, uma premiação que terá como resultado tanto uma exposição - obviamente no Rio - como a publicação de um catálogo dos premiados. O concurso dividirá o Brasil em 8 regiões, de acordo com o critério Nielsen, cabendo a cada regional julgar seus trabalhos de acordo com as respectivas características.
Acompanhando este movimento de reerguimento da imagem do Rio de Janeiro que já se esboça no mercado, o CCRJ está preparando também a sua presença no próximo Festival de Cannes. A delegação carioca terá à sua disposição buttons e camisetas com uma marca especial do Rio e do CCRJ para circular no evento e marcar presença.
Ricardo Galletti ressalva, no entanto que tudo isso não afastará o Clube de suas responsabilidades em relação às questões locais.
O Clube passa a estimular, nos criadores cariocas, as propostas de criação de anúncios e campanhas de interesse comunitário e do próprio setor. Para começar, o Clube providenciará, por seus associados, a campanha que o Betinho está promovendo para combater a miséria e a fome.
Mas a prioridade, nesse caso de atender as necessidades locais, é encontrar um novo local que possa reagrupar mais uma vez os profissionais cariocas. Como perfil, a diretoria do CCRJ está procurando um bar charmoso, não muito caro, onde também possam acontecer exposições de diretores de arte, fotógrafos e ilustradores, sem falar em canjas musicais do pessoal de produtoras.

Chapa de Pecegueiro busca apoio da criação

Gustavo Bastos, diretor da BR.3 e ex-presidente do Clube de Criação do Rio, formalizou esta semana seu apoio à candidatura de João Pecegueiro do Amaral na disputa da presidência da ABP-Associação Brasileira de Propaganda.
O apoio é resultado de um convite feito por Pecegueiro para que, caso seja eleito, Gustavo o ajude "a fazer um elo da diretoria dele com o pessoal de criação e o CCRJ".
O curioso é que, enquanto o outro candidato à ABP, Jairo Carneiro, desapareceu do noticiário e ainda não fez nenhum esforço visível para se promover - provavelmente por estar seguro da sua eleição -, João Pecegueiro vem desenvolvendo a atitude esperada de um candidato e pode até surpreender, a despeito da baixa qualificação de alguns membros de sua chapa. Ele está procurando seguidamente os associados da ABP para demonstrar seu interesse na ABP, falar de seus planos e criar acordos como este com Gustavo Bastos para fortalecer suas bases.
A chapa de Jairo é forte, mas ai dele se bobear com o jogo político. Os tempos são outros, é bom não esquecer.

Festa do Colunistas Rio 1993
Anúncio da festa do Colunistas Rio publicado na edição impressa da Janela.

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• LIBERDADE DE UNIÃO - A Free conquistou a conta do Consórcio União, após concorrência da qual participaram as três agências pertencentes ao grupo: Contemporânea (pela Auto Modelo), Elan (pela Guanauto) e a própria Free (pela Rio Motor). A conta, para este ano, deve ficar em tomo de US$ 500 mil.
• SURURU DA SUBARU - O gerente de marketing da International Motors Company, Paulo Ricardo Braga, escreve para a coluna explicando que, a respeito da nota aqui publicada, o que a Artplan atende é a revenda Auto Central aqui do Rio de Janeiro, enquanto a conta da IMC está exclusivamente com a Stalimir. E ele aproveita para esclarecer que, além da Subaru, esta conta também inclui a Lada do Brasil.
Pois é, Paulo. A gente tem certeza que a comunicação da agência fazia levar àquela ideia, de que ela tinha pego mais trabalhos da Subaru. O que fazia sentido. Afinal, sabemos bem que a conta da revenda está na agência não é de hoje.
• TESTE CEGO - A Coca-Cola apresenta hoje para a imprensa a nova campanha de Diet-Coke, com o cantor Ray Charles. É mais um trabalho da Lintas internacional, que a MPM/Lintas apenas adaptou ao Brasil Pelo que dizem as revistas americanas, a Lintas está tentando dar uma virada interna na sua criatividade com o cliente Coca-Cola, para evitar que - tal como aconteceu com a McCann - a CAA-Creative Artist Agency, de Mike Ovitz, tenha que entrar na conta criando material publicitário no lugar dela. Craig Reiss, editor chefe da Ad Week, garantiu a esta coluna que a Coca chegou a começar conversações com a CAA sobre Diet Coke.
• COCA TRANQUILIZA - Assim que fechar definitivamente a compra do Bob's, a rede americana de lanchonetes Burger King (arqui-concorrente do McDonald's) deve apagar em no máximo dois meses todos os resquícios de presença do Bob's naquelas lojas para transformá-las em Burger King. Uma fonte da Coca-Cola nos tranquilizou quanto ao risco de, na mudança, a Coca perder a exclusividade que tem do refrigerante nesta rede de lojas. A Coca tem contratos internacionais com a Burger King, garantindo também no Brasil a distância da Pepsi de mais esta grande cadeia de pontos de venda.
• CARTAS – As correspondências para esta coluna devem ser enviadas até quarta-feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP. 22271-090 Rio de Janeiro – RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.