Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 22/OUT/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

(Esta edição da Janela foi erroneamente publicada no Monitor Mercantil com o cabeçalho da coluna "Monitor Informática", assinada por Regina Teixeira)

Kalu Place, de Miami, disputa no Brasil mercado de importados

A rede de "Discount-Stores" americana Kalu Place está iniciando suas operações no Brasil e entregou sua conta publicitária à agência carioca Unità Comunicação, que está trabalhando na campanha de lançamento, com uma verba de US$ 500 mil.
A previsão da Kalu é chegar a seis lojas no eixo Rio-São Paulo em 1994. Mas o projeto do grupo é abrir franquias para todo o restante do país. A primeira loja Kalu Place será inaugurada no Shopping Rio Sul, onde enfrentará, com seus produtos importados e sua política de preços agressivos, o concorrente Radio Shack, que com o absurdo que cobra pelos seus materiais, ainda não mostrou a que veio.
No Brasil, a rede Kalu Place será dirigida pelos executivos Marcelo Singer, oriundo da indústria de confecções, e José Danilo Fernandes, ex Dunkin' Donuts. Seus investimentos iniciais estão na faixa de US$ 4,5 milhões.

Foram 13 na mesa pela conta do BNDES

Das cerca de 50 agências que retiraram o Edital da Licitação do BNDES, apenas 13 apresentaram documentos e propostas na última segunda-feira.
Foram elas: Almap/BBDO, Artplan, Contemporânea, Denison-Rio, Denison-São Paulo, DPZ, Ferrari, Giovanni, MPM/Lintas, Pubblicità, Salles, Setembro e VS Escala.
Todas foram habilitadas a ter o seu envelope de propostas técnicas aberto. A resposta, segundo o BNDES, será dada no máximo em 30 dias úteis.

Mais uma house de varejo pode acabar no Rio

A house-agency de uma grande rede carioca de varejo está passando pela maior crise existencial desde que foi criada, há poucos anos.
A diretoria da rede está estudando se transforma a house em departamento interno ou se simplesmente a fecha e entrega a conta para alguma agência especializada em varejo.
A fama das house-agencies já não é mais a de outros tempos. Várias redes de varejo estão terceirizando a sua comunicação, como aconteceu no Rio com a Mesbla, que fechou a Provarejo e dividiu sua conta entre agências independentes.
A solução, no caso desta outra rede, está para chegar nos próximos dias.

Rio fica com 12 Lâmpadas no Festival da ABP

Deu o esperado no Festival do Filme Publicitário da ABP, encerrado esta quarta-feira. A W/Brasil foi a agência mais premiada, a Jodaf foi a produtora mais premiada e a Young levou um Grand Prix com um filme. de Fábio Fernandes, o "Cowboy".
Mas os publicitários cariocas receberam bem os resultados das agências locais, que conquistaram 12 Lâmpadas de Ouro e Prata no concurso.
Os Ouros de Campanha foram para a J. Walter Thompson (Esso) e para a Standard (Free).
A Esso também deu à J. Walter Thompson Rio um Ouro de Filme. Outros trabalhos a receberem este prêmio foram "Cinema" da MPM Lintas e Derby (Souza Cruz) e "Duplo Sentido", da Contemporânea para a Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Ficaram com Prata de Campanha: "Ritmo", da Giovanni para Sonrisal (Sidney Ross), "Investconta", da MPM/Lintas para o Banco Nacional, a campanha turística do Rio na Argentina, da Pubblicità para a Riotur, "Superbox é a nossa praia", da MPM/Lintas para o Superbox e "Casseta & Planeta no Dia das Mães", da Salles para o Madureira Shopping.
Lâmpadas de Prata para filmes só a Contemporânea conquistou, com "Nada" e "Sub", da Fundação Roberto Marinho.

César Maia abre espaço no carnê do IPTU de 94

A prefeitura do Rio vai transformar o carnê do IPTU de 1994 em veículo publicitário.
Nos últimos anos, quando prefeitura e estado eram controlados pelo PDT, o carnê sempre exibiu uma mensagem do Banerj.
Este ano o espaço do carnê vai ser oferecido em licitação pública.
A ideia da equipe de comunicação de César Maia é realmente brilhante. Mas merece uma pesquisa para saber como os cariocas reagiriam ao ver o nome de um produto nesse carnê que ninguém tem prazer em pagar.

Embratel fica sem agência e deve abrir licitação

O contrato publicitário da Embratel com a Giovanni expirou este mês.
Pela nova legislação, a empresa só poderá realizar novos trabalhos de comunicação realizando uma concorrência.
Apesar de que, com a experiência acumulada da equipe da agência na conta (desde os tempos da Oliveira, Murgel) e pelo nível dos trabalhos realizados, a Giovanni se torna um concorrente de peso numa nova disputa.

J. W. Thompson muda em janeiro para Botafogo

Já tem novo endereço definido o escritório carioca da J. Walter Thompson.
Será no 5º andar do edifício da Caemi, na Praia de Botafogo.
A mudança, garante José Blanco, gerente da Thompson-Rio, acontece em janeiro próximo.
Blanco ficou tão impressionado com a vista da Praia de Botafogo que passou uma circular para a agência comunicando que ela está se mudando do Leblon para o Rio de Janeiro.

Rio corre o risco de perder mais um

O mercado carioca está na iminência de sofrer mais um enorme dano.
Uma das consequências mais lamentáveis do rompimento que está para acontecer entre a Pepsi e sua engarrafadora Brahma é que a Pepsi está estudando a possibilidade de transferir seus escritórios para São Paulo.
É claro que a conta - hoje na Almap/BBDO-Rio - iria junto.

RPs fazem seminário hoje e amanhã no Rio

Hoje e amanhã, no Hotel Copa D'Or, em Copacabana, o Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas do Rio de Janeiro-Conrerp promove o seminário "Relações Públicas-Interação e Ação", voltado para profissionais da área e de recursos humanos que, nas palavras do presidente da entidade, Sérgio Gramático, sejam "conscientes da importância da comunicação com seus diferentes públicos e desejem assumir o compromisso da qualidade da informação, onde a atitude é o verdadeiro reflexo da imagem institucional".
O seminário começa às 9 horas e as inscrições custam US$ 195.

Animus cria projeto das maiores no Via Parque

A Animus Comunicação, empresa carioca especializada em design e merchandising, foi a responsável pela programação visual de 4 grandes lojas do shopping Via Parque, inaugurado este mês na Barra da Tijuca: Vila Romana, Hering, Inega e Levi's.
O desafio, conta Rique Nitzshe, diretor da Animus, foi dar um apelo visual mais agressivo que o do comércio tradicional, para adequar as marcas ao conceito de outlet (lojas de fábrica) do novo shopping.

SG disputa e ganha contas

A agência SG conta que está expandindo as suas atividades graças a concorrências que venceu para este último trimestre.
Em novembro, diz seu supervisor de mídia Jô Gomes, a SG lança campanha para os 100 anos da Casa Cruz. Em dezembro, vai veicular nacionalmente a campanha do Qualifax 7350-SE, novo produto do Grupo Marcos Marcelino.
E em janeiro, a agência põe no ar a campanha para o Vestibular Integrado de Niterói.

CARTAS
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