Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 10/DEZ/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Conta da Prefeitura do Rio deve ser sorteada entre 10 agências

Talvez estes fossem cálculos mais apropriados para o matemático Oswald de Souza, mas na avaliação desta coluna, se as agências não fizerem besteira na hora de preparar seus documentos, pelo menos 10 delas conseguirão chegar rigorosamente empatadas na concorrência da prefeitura do Rio de Janeiro. E verá o nome da vencedora ser escolhido em sorteio aberto ao público. Igualzinho àqueles que a gente vê nas promoções de margarina pela televisão.
E como não se exige sequer que a agência tenha escritório no Rio, está aberto à possibilidade inclusive de participarem da licitação - e chegarem ao sorteio - agências bem estruturadas como as paulistas Talent e DM-9 ou a mineira DNA, e, num lance de sorte, conseguirem pegar a conta da Prefeitura carioca. Aliás, se os orixás estiverem ao lado de algum publicitário baiano, então, vai ser fácil pra ele.
Quer dizer, até a conta da Prefeitura do Rio corre o risco de ir para São Paulo...
O procurador do Município, Paulo Lamego Carpenter, deixou claro na reunião que teve com o mercado na última quarta-feira, que não pretende incluir no edital qualquer possibilidade de avaliação qualitativa das agências. "Isso vai evitar subjetividade nas análises e impedir qualquer acusação de favorecimento", explicou.
Estabelecido isso, todas as opiniões das agências apresentadas na reunião ou através de carta do Sindicato das Agências do Rio caíram por terra. Como avaliação quantitativa, aliás, ficou claro que o edital não dá margem a reclamações ou acusações de ser restritivo. Qualquer agência pode participar. Só que ficam completamente sem chance as agências que tiverem menos de cinco anos de existência, que não tenham pelo menos 6 micros, cujos criadores não tenham pelo menos 5 anos de atuação com no mínimo 6 prêmios em seu currículo, e que não tenham, em 1993, 6 clientes diferentes com veiculação de comerciais de 30" em televisão, veiculação de 6 anúncios de 1 página de revista ou jornal e veiculação de 6 spots em rádio.
Estas exigências podem ser consideradas desmedidas para agências de pequeno porte. Mas convenhamos que, para agências de porte médio para cima elas são bastante banais. Ou mesmo fáceis de serem solucionadas - no caso das veiculações em rádio e revista - antes da entrega dos documentos no próximo dia 28 de dezembro.
Isso não quer dizer que o edital seja imexível. Paulo Carpenter adiantou que, até segunda-feira, ele decide se apenas altera ou publica um novo edital com novos prazos, modificando o que se descobriu de equivocado nos pedidos.
Por exemplo, nos prazos exigidos para a realização da campanha, será retirada a expressão "produção". Ou seja, fica apenas o tempo de criação dos trabalhos. Também a exigência de "desconto" no preço será retirada da proposta, sendo substituída pela determinação dos percentuais de honorários sobre a produção. Ou seja, ele quer que as agências deixem claro que só cobram 15% sobre os custos dos fornecedores, o que não está explicitado no Decreto 57.690/66 que regulamentou a Lei 4.680.
Pode acontecer também de o Edital incluir a exigência do currículo do Diretor de Arte envolvido com a conta. Estranhamente, a classe dos diretores de arte saiu desvalorizada no Edital, que só exige capacitação do Diretor de Criação e do Redator da agência.
Isso posto, pergunta-se o que vai sobrar para fazer na Comissão de Licitação um profissional de comunicação com a experiência de um Walter Clark?
Pouca coisa, pelo que esclarece a presidente da Comissão e Coordenadora de Comunicação da Prefeitura, Leila Castanheira (que, vale notar, parecia constrangidíssima com a situação, ela que sempre defendeu uma avaliação mais qualitativa para a escolha de sua agência). Segundo Leila, os membros da Comissão foram convidados antes de o Decreto 8666 estabelecer novas normas para as concorrências públicas tão cheias de exigências legais. Mudou o critério, mas Leila achou deselegante desconvidar os membros da Comissão. Assim, vão passar o tempo contando os micros e as medalhas das agências, além de Leila, Paulo e Walter, o Assessor de Comunicação Social da Prefeitura, Hudson Carvalho, o Presidente da Empresa Municipal de Artes Gráficas, Milton Coelho da Graça, o contador Sidney Fonseca (este, digamos, até adequado à função...) e o Chefe de Gabinete da Secretaria de Fazenda, Rodrigo Fiães.
“Pool” paga juros.
Durante a reunião da Prefeitura do Rio com as agências, houve um momento de visível mal-estar quando as agências solicitaram a modificação nos prazos de pagamento propostos pelo Edital, de 15 a 30 dias a contar do faturamento dos veículos. Isso levará obrigatoriamente a um atraso no pagamento pelas agências, com a cobrança de juros pelos veículos, que colocam seus vencimentos em prazos a contar da data de veiculação e não da data emissão de suas faturas.
Para confirmar que isso já vem acontecendo, o diretor da VS Escala, Aías Lopes, declarou no plenário que repetidamente o "pool" que atende hoje a Prefeitura tem arcado com este prejuízo, sem mesmo que o cliente soubesse.
Foi o suficiente para que Lúcia Carvalho, assessora de Leila Castanheira que cuida desta área na Prefeitura, se defendesse creditando a responsabilidade na demora a repetidos erros da Contemporânea, administradora do "pool", no preenchimento das faturas enviadas.
O diretor da agência, José Calazans, começou também a replicar que não era bem assim, mas o assunto foi rapidamente desconversado, com a promessa de Paulo Carpenter de encontrar urna solução e modificar o Edital.

Contas da Embratur atraem poucos concorrentes

Conforme esta coluna adiantou na semana passada, as concorrências da Embratur não foram anuladas.
Mas somente 5 agências de propaganda entregaram na última terça-feira seus documentos para a concorrência internacional, que dará para a vencedora a administração de uma verba de CR$ 1,13 bilhões em valores de outubro de 1993. Foram elas: Propeg, Pubblicità Alliance, Salles, Standard Ogilvy & Mather e VS Escala.
A ausência de nomes como MPM/Lintas e Almap/BBDO surpreendeu o mercado, porque, como agências vinculadas a estruturas internacionais, elas tinham condições de atender a exigências rigorosas da Embratur, como a de comprovar por escrito a existência de representantes seus em várias partes do mundo.
A parcela nacional da conta da Embratur - cuja verba de outubro de 1993 está estimada em Cr$ 950 milhões ­ gerou mais interesse. Nove agências se inscreveram na disputa: Artplan, D&N, Denison-Rio, Denison-São Paulo, DNA, DPZ, Propeg, Salles e VS Escala.

Propeg reabre no Rio para garantir espaço

Para defender sua presença na concorrência do Hotel Sheraton-Rio -- cuja conta atende nacionalmente -- e para tentar um espaço nas contas de governo locais, a Propeg decidiu voltar ao mercado carioca.
E vai voltar pelas mãos de seu ex-diretor Viviano Caldas, que à época da absorção da agência pela CBBA foi transferido para esta e acabou como representante carioca, nos últimos meses, da HCA, agência do ex-diretor da CBBA, Hiran Castelo Branco.
A nova Propeg-Rio reabre dia 20 de dezembro na Rua Sete de Setembro, 14/1403, com as contas que Viviano traz da HCA: Plajet, Amazon Cosméticos (Cleanance), Sim Informática, entre outras.
Nascida na Bahia e presidida por Rodrigo Sá Menezes, a Propeg é hoje uma agência nacional, com forte escritório em São Paulo, onde se associou a Jacques Lewkovicz e Luís Lara na Lew, Lara, Propeg.

Agências estão de olho nos Diários Oficiais

Saiu mais uma concorrência federal, a dos Correios. A entrega dos documentos está prevista para 27 de janeiro, às 14:30h em Brasília e vai contemplar três agências para os diferentes segmentos da conta: Institucional , Produtos e Serviços e Didática. A cópia do Edital de Licitação pode ser conseguida no Departamento de Contratação e Suprimentos que fica no 6° andar do Edifício Sede da ECT, em Brasília.
Já foi liberada também pelo Governo a concorrência publicitária para a conta do Banco do Brasil. Só falta a chamada sair publicada no Diário Oficial. Segundo fontes em Brasília, ela deve acontecer até esta sexta-feira.
Também estão com a bala na agulha as duas concorrências restantes do BNDES, voltadas para as campanhas de privatização.

Sidney Ross. 70 anos de janela
Anúncio criado pela agência Giovanni para publicação ao lado da Janela Publicitária.

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• SAMBA DO GAÚCHO DOIDO - A raquete de frescobol que a empresa gaúcha Mercur está distribuindo no Rio tem um adesivo que diz exatamente assim: "Raquete de Praia. Produzida em madeira maciça. Cuidados: Não expor ao sol e não molhar".
Deve ser para jogar na Rua da Praia, em pleno centro de Porto Alegre...
N.R. (2015): "Rua da Praia" é como os gaúchos chamam a mais antiga rua da sua capital, oficialmente Rua dos Andradas.
• DENISON MANTEM AIDS -A VS Escala ficou em 1º lugar na Tomada de Preços da concorrência do Ministério da Saúde para a campanha anti-Aids.
Mas como a Denison-Rio, primeira colocada na seleção técnica, aceitou abaixar seu preço para se igualar com o da VS, ela foi confirmada na conta. Situações típicas do Decreto 8666.
• GIOVANNI VOA DE NOVO - A Ali tália - que não quer se comprometer oficializando uma agência de propaganda - mais uma vez entregou para a Giovanni um job de comunicação. A agência está veiculando a campanha de férias da companhia aérea. No anúncio criado por Victor Kirowski e João Renha, a Alitalia propõe a Itália como portão de entrada da Europa sugerindo que "A Itália tem muitas esquinas famosas". Na ilustração, fotos da Torre Eiffel e da Guarda da Rainha da Inglaterra.
• CASA NO CAMPO - A Pubblicità Alliance conquistou com "Pai e Filho", da Scepter, o Grand Prix de Campanha na VII Mostra da Propaganda Rural, promovida pela Associação Brasileira de Marketing Rural. A campanha foi criada por Cristóvão Martins, Bia Brandão e Vicente Nolasco. No concurso, aliás, a agência ainda conquistou dois outros prêmios por trabalhos criados para o produto Scepter da Cyanamid.
• CONTA DO SHERATON - São quatro as agências que estão disputando a concorrência pela conta do Sheraton­Rio: Norton, Propeg, Speroni e VS Escala.
• CARTAS - As correspondências para esta coluna devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde de Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-090, Rio - RJ. O telefone da coluna é (021) 552-4141.