Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/ABR/1994
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Renasce faz Dia das Mães inédito: sem guarda-chuva.

Antes que alguém pense que os shoppings da Renasce vão deixar as mães ao relento no segundo domingo de Maio, vale esclarecer que "guarda-chuva" era o nome dado às campanhas adotadas (até então obrigatoriamente) por todos os shoppings do grupo ­ Barra, Morumbi, Ribeirão, BH e Brasília - no Natal e nos Dias das Mães, e que eram escolhidas por concorrência entre os trabalhos apresentados por cada uma das agências dos respectivos shoppings.
Este ano, pela primeira vez, apesar de ter havido a concorrência de praxe, os shoppings da Renasce veicularão duas campanhas diferentes no Dia das Mães: São Paulo, Minas e Brasília vão usar a campanha da FCB/Contemporânea, que venceu a disputa. Mas os shoppings do Rio e de Ribeirão Preto, que são atendidos pela Artplan, decidiram não seguir o grupo e vão se manter fieis à sua agência, apostando na fórmula promocional de sorteios de prêmios que, aliás, levou a Artplan a vencer praticamente todas as campanhas guarda-chuvas da Renasce nos últimos 3 anos.
O "racha" foi justificado racionalmente por Reginald Barnes, Diretor de Marketing da Renasce, como "um atendimento às necessidades regionais de cada shopping". O guarda-chuva vinha se justificando, segundo Barnes, pelo alto preço de veiculação de televisão, que obrigava a uma racionalização nos custos de produção quando chegavam às épocas de pique do comércio, como o Natal e o Dia das Mães. O Diretor de Marketing da Renasce explicou então que, como o BarraShopping e o Ribeirão Shopping queriam uma estratégia promocional mais agressiva, ficaram com a campanha da Artplan, uma agência, de acordo com ele, "mais voltada para propaganda que vende do que para a propaganda que ganha prêmio".
A campanha da Artplan, cuja veiculação iniciou-se esta quinta-feira, utilizará uma verba de 650 mil dólares para apresentar o BarraShopping como o Shopping Oficial da Copa. O apelo emocional ao Dia das Mães passa ao largo, dando mais espaço ao apelo do sorteio de uma televisão em cores por hora.

As 10 agências mais criativas do Rio, segundo os Colunistas.

"Problemas técnicos" na Janela da semana passada transformaram a tabela com o Ranking das 10 Agências cariocas mais premiadas no Colunistas Rio num verdadeiro fonograma do jinglista doido. Praticamente nenhuma das pontuações saiu no lugar certo.
Para deixar o registro real da premiação, publicamos a tabela novamente. Agora, se Deus quiser, correta.

XIII PRÊMIO COLUNISTAS RIO DE JANEIRO
TABELA DA PONTUAÇÃO DAS AGÊNCIAS

AGÊNCIAS

G.
PRIX

OURO

PRATA

BRONZE

TOTAL
DE
PRÊMIOS

TOTAL DE
PONTOS

1 - CONTEMPORÂNEA (RJ)

1

3

8

5

17

75

2 - YOUNG & RUBICAM (RJ)

1

2

3

4

10

46

3 - GIOVANNI (RJ)

 

2

5

1

8

35

4 - STANDARD, O. & MATHER (RJ)

1

1

4

 

6

32

5 - GROTTERA & CIA (RJ)

 

3

2

 

5

26

6 - MPM/LINTAS (RJ)

 

1

1

5

7

25

7 - V&S (RJ)

 

1

1

4

6

22

8 - CHRIS COLOMBO (RJ)

 

2

1

1

4

19

9 - J. WALTER THOMPSON (RJ)

 

2

 

2

4

18

10 - SALLES (RJ)

 

1

2

1

4

17

TOTAL DE PRÊMIOS

3

23

46

39

111

 

Clube de Criação do Rio escolhe vencedores do Clube do Futuro

Marcio Ehrlich - Cartum: Clube do Futuro abre portas de agências para novos talentos

Quatorze novos talentos vão entrar no mercado publicitário no próximo mês pela porta do Clube do Futuro, uma iniciativa do Clube de Criação do Rio de Janeiro que garante a eles estágio em 26 agências de propaganda carioca. A seleção deste ano foi feita a partir do julgamento de 300 trabalhos inscritos por estudantes de comunicação das faculdades cariocas. O nível esperado pelo CCRJ era maior, tanto que vão sobrar 12 vagas, que poderão ser preenchidas no segundo semestre por uma nova edição do Clube do Futuro.
No próximo dia 27 de abril, no Charly's Pub, o CCRJ vai exibir os trabalhos dos 14 jovens talentos e sortear para quais agências de propaganda eles irão à sua entrada no mercado.
Os 14 eleitos foram:
- Diretores de Arte: Ana Tereza Bittencourt de Camargo, Caterine Lopes Loures, Maria Luiza M. Flores e Renato Barbosa.
- Redatores: André Gustavo Soares, André Luiz Cassu, André Velloso Eppinghaus, Daniel Pels, Eduardo Barbato, Glauco Luiz Pereira, Igor Ventura, Marcelo Mattos Andrade, Mauro Graça do Amaral e Othon Lima.

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• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre no abraço para os próximos aniversariantes. Hoje: o Brasil; Dia 26: Wanderley Gonçalves (Nova Onda).
• CORRENDO EM OUTROS PRADOS - O diretor de arte Delano D'Ávila, atual diretor de criação da Salles-Rio, resolveu apostar no mercado paulista e aceitou o convite de Luís Grottera para ser diretor associado de criação da Grottera em São Paulo.
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Anúncio criado pela Giovanni para veiculação ao lado da Janela.
• MAIS CHICO NA TV - Chico Anísio é a nova tentativa do Papa Tudo. Depois de desistir de Xuxa e de Tom Cavalcanti, o carnê do Grupo Roberto Marinho volta a colocar uma estrela à frente de seus comerciais, para dar credibilidade ao produto. A campanha, desta vez, é da Contemporânea.
• A JANELA EMPERROU - O nome do novo gerente de marketing do BarraShopping é Luís Alberto Marinho, e não Luís Eduardo, como publicamos. Ato falho.
• CRIATIVOS SE ENCONTRAM - Será no Rio Atlântica Hotel o IV Encontro Nacional de Criação, promovido pelo CCRJ de 10 a 3 de junho próximos. Dois nomes internacionais estão confirmados para palestras: Pat Burnham e Harvey Tudanger. E dois nacionais: Roberto Duailibi e Nizan Guanaes.
• SEMANA SANTA - Este foi o nome com que as produtoras de São Paulo batizaram a semana passada. Isso porque elas só trabalharam de graça. E esta semana também não está sendo diferente. Elas estão fazendo o quê? Filmando, dublando e remontando comerciais especificamente para o Festival de Cannes. Que corre o sério risco de se tornar uma mostra inédita da publicidade brasileira. Além de inscreverem filmes que nunca foram ao ar, às agências agora só colocam no Festival da Sawa comerciais com montagens que nunca foram veiculadas no Brasil.
• O QUE PINTA NO AROLDO - A Aroldo Araújo conquistou a conta da Tecno­Química, fabricante das Tintas Reflex, voltadas para o mercado industrial, especialmente no de pintura de aviões.
• MINEIRO EM ALTO E BOM SOM - Negando o dito de que mineiro trabalha em silêncio, Paulo Vasconcelos, diretor da DNA, escreve para a Janela dizendo que a agência, com a conquista de contas como Banco do Brasil, Sasse Seguros e Água de Cheiro vai duplicar o seu faturamento e ser obrigada a se mudar, dentro de 2 meses, para uma nova sede com área de 1.200 m2. E em Brasília a agência também cresceu, ocupando agora o conjunto 3008 do Conjunto Nacional, com o telefone 322-2051. Mineiro, quando fala, solta a voz nas estradas.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser encaminhadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP. 2250-040 Rio de Janeiro – RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.
Unità 4 Anos Unità 4 Anos
Unità 4 Anos  
Anúncios da agência Unità para comemoração do seu 4º aniversário, publicados ao lado da coluna Janela Publicitária