Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/DEZ/1994
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Larenas nega que esteja deixando MPM/Lintas.

A notícia de que estaria deixando a presidência da MPM/Lintas - publicada hoje por jornais do Rio e São Paulo - foi negada pelo chileno Alejandro Larenas, que garantiu que o fato de assumir a Lintas na América Latina não o tomará incompatível com o cargo.
De qualquer modo, Larenas admitiu que há estudos naquele sentido, sendo o atual presidente da Lintas Chile, o brasileiro Waltely Longo, um dos possíveis beneficiados.
A fusão da MPM - maior agência brasileira por quase 20 anos - com a Lintas - uma das 10 do ranking nacional ­ foi, sem qualquer dúvida, o maior desastre da história da propaganda no Brasil e provavelmente um dos casos mais dramáticos da atividade em todo o mundo. Raras vezes se viu uma empresa despencar com tanta rapidez no mercado, perdendo clientes sem parar desde que o negócio foi anunciado.
Para o Rio de Janeiro, o episódio foi particularmente doloroso. A MPM chegou a manter nesta cidade mais de 200 funcionários, atendendo diversas contas da maior importância, como Souza Cruz, Banco do Brasil, IBM, Banco Nacional, Casas Pernambucanas e Caixa Econômica Federal. Recentemente, a agência reduziu drasticamente o número de seus funcionários, transferindo a criação para São Paulo e mantendo apenas uma equipe de atendimento. Sem um gerente oficial, a operação está sendo conduzida por Felipe Horta.
Não bastasse a perda de empregos que isto gerou no mercado, algumas das contas da agência também se deslocaram para São Paulo. O caso mais recente é o do Banco Nacional, que já foi atendido integralmente pela MPM/Lintas no Rio. Depois, parte da conta foi para a paulista Fischer Justus e outra parte para a igualmente paulista DM9. Agora, a parcela restante segue o mesmo caminho, estando em disputa entre a Almap/BBDO e a F. Nazca, Saatchi & Saatchi.

Melhores da Promoção Carioca terão festa no Rio dia 20

As agências e profissionais cariocas premiados no XIII Prêmio Colunistas Promoção Brasil terão uma festa especial no Rio de Janeiro para receberem os seus diplomas. Ela será no próximo dia 20, com um coquetel no Mistura Fina, a partir das 19 horas.
O principal prêmio a ser entregue é o da Profissional de Propaganda do Ano, Marta Bartholomeu, diretora da empresa Promoter, e profissional de longa tradição no mercado carioca. Este ano, entre as vitórias da Promoter, está ter conseguido organizar a vinda dos Rolling Stones ao Brasil.
Mas outras 16 empresas cariocas foram premiadas - conquistando 36 diplomas – e estarão lá recebendo seus diplomas e as palmas do mercado: Agência da Casa, Animus, BM&A, Casa da Criação, Cláudio Carvalho, Contemporânea, CPM, Cult, Fama, L&M, McCann, Erickson, Mental Mark, Multinacional, New Business, Unità e Young & Rubicam.
As reservas para a festa carioca do XIII Promoção Brasil já estão abertas e podem ser feitas com Marcia Brito, pelos telefones 286-2515 e 552-4141.

Giovanni para Banco do BrasilCampanha da Poupança Ouro rende imagem para a Giovanni

A dupla Adilson Xavier e Cristina Amorim já está mostrando na Giovanni a que vieram, com a nova campanha criada para a Caderneta de Poupança Ouro do Banco do Brasil, lançada na mídia esta semana.
Na área gráfica, os criadores encontraram uma solução bastante interessante para simbolizar a "rentabilidade do investimento". Em todos os anúncios, os elementos visuais formam o símbolo da percentagem, como no anúncio aqui reproduzido, as xícaras de café e a caneta. Em outro, os "zeros" são formados por bocais de telefones e o travessão pelo fio. Em todas as fotos, além disso, a direção de arte valorizou as cores do Banco do Brasil, azul e dourado.
Segundo Adilson Xavier, a campanha também pretende vincular a palavra "render" ao produto, "criando um patrimônio de comunicação para o Banco, que poderá estender a campanha para outras peças". Todos os títulos dos anúncios começam com a palavra "Rende". O comercial de televisão abusa do verbo e os três jingles foram compostos exclusivamente com os verbos "render" e "poupar", imitando sons de instrumentos.

Marcio Ehrlich - Cartum:
N.R. (2015): As agências brasileiras, cada vez mais, criavam anúncios para festivais internacionais, que nem mesmo chegavam a ter suas versões em português!

Thompson divulga o telefone da Mônica

Semana passada, a Janela atirou no que viu e acertou no que não viu.
A campanha de 13 comerciais que a Thompson-Rio criou para a Tele-Listas - empresa responsável pelas novas listas telefônicas autorizadas pela Telerj ­ não foi para as Páginas Amarelas, mas para o novo catálogo de assinantes, que no próximo dia 4 será entregue oficialmente à população.
Além dos comerciais de TV, a campanha espalhou pela cidade uma série de teasers perguntando quem saberia o telefone da Mônica, do amigo do primo do irmão do ex-namorado dela e coisas do gênero. Tudo para evidenciar a falta que vinha fazendo no Rio de Janeiro a existência de uma lista de assinantes.
Após este fim-de-semana, finalmente, o mistério será revelado ao público.

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• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para abraçar os próximos aniversariantes do mercado. Dia 03: Roberto Marinho (O Globo); Dia 04: Dia Mundial da Propaganda; Dia 06: Ney Cantinho (Gerp); Dia 08: Adilson Xavier (Giovanni); Dia 09: Carlos Gonçalves (Caio) e Jorge Falsfein (Contemporânea).
• CASA NOVA - A Giovanni já está vendo o Rio de Janeiro de cima. A agência finalmente se mudou para o 13º andar do Centro Empresarial Rio, na Praia de Botafogo, 228. O telefone também mudou, claro. Agora é 553-2816.
• BOAS AÇÕES - O Monitor Mercantil vai publicar no próximo dia 07 a edição especial "Boas Ações para 95", com as indicações de 10 analistas da ABAMEC de quais são as ações mais promissoras para o ano que vem.
• PROPAGANDA ENGANOSA - A Helios, fabricante de artigos escolares e de escritório, ganhou um processo no Conar contra a Olivetti. Um anúncio desta empresa destinado ao mercado de escritório afirmava que ao usar peças não originais, um equipamento pode perder vida útil. Segundo a Helios, durante o período de veiculação do anúncio ela deixou de vender 85 mil fitas. A empresa conseguiu provar no Conar que muitos fabricantes de equipamentos compram suprimentos de terceiros - os chamados OEM - Original Equipment Manufacturer - e embalam como sendo marcas próprias, o que desqualificava a afirmação da Olivetti, obrigada, agora, a suspender a veiculação.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ.

V&S - Destaques do Ano
Anúncio veiculado pela agência V&S ao lado da Janela Publicitária.