Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 20/JAN/1995
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Começa a disputa nacional do Prêmio Colunistas 95

Serão distribuídos para as agências de todo o Brasil, na próxima semana, os kits de inscrição do Prêmio Colunistas, a maior premiação da Propaganda Brasileira.
No Rio, o prêmio chega à sua 14ª versão, com a expectativa dos organizadores de que o volume de inscrições supere o de 1994, já que, a despeito da saída de alguns anunciantes e agências do mercado, houve um crescimento na produção geral do setor.
Para facilitar a preparação dos trabalhos pelas agências cariocas, a Janela reproduz hoje os principais pontos do regulamento do Colunistas.
I - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÕES
O Prêmio Colunistas Propaganda 95 escolherá os melhores trabalhos entre os criados necessariamente para veiculação nas seguintes mídias: Cinema, Televisão, Jornal, Outdoor, Rádio e Revistas.
Para concorrer ao Prêmio Colunistas Propaganda 95 o trabalho publicitário deve ter sido criado e/ou produzido por empresas sediadas no Brasil, já ter sido exibido comercialmente no país ou no exterior e não ter concorrido a versões anteriores do Prêmio Colunistas Propaganda ou do Prêmio Promoção Brasil.
II - COMO FAZER AS INSCRIÇÕES
Qualquer pessoa ou empresa pode inscrever trabalhos em que esteja envolvida. Para isso, basta apresentar, na Secretaria da Abracomp, os trabalhos acompanhados dos Formulários que vêm no kit de inscrição, devidamente preenchidos.
Este ano, para facilitar, as agências poderão apresentar os dados das Fichas Técnicas em disquete que será especialmente gerado por um software que a Abracomp colocará à disposição dos concorrentes.
III - COMO PREPARAR OS TRABALHOS
- COMERCIAIS DE TELEVISÃO E CINEMA:
Devem vir em cassete de VT no formato U-Matic e sistema de cor NTSC, tendo na capa do cassete as Etiquetas de Identificação dos comerciais ali contidos.
- FONOGRAMAS:
Devem ser gravados em cassetes de áudio individuais. Séries ou Campanhas devem vir montadas em sequência, em um mesmo cassete.
Todos os fonogramas também devem ter seu texto ou roteiro datilografado na Ficha Complementar de Roteiro.
- ANÚNCIOS E ENCARTES:
Montados em cartão com margem de no mínimo 5 cm. Peças que concorram em mais de uma Área ­, por exemplo, isolada em Mídia Impressa e dentro de uma Campanha - podem ser entregues em apenas uma montagem.
- OUTDOORS:
Em prova reduzida ou em fotografia da peça em cartão.
- CAMPANHAS:
As Campanhas devem ter, OBRIGATORIAMENTE, o mínimo de 5 peças criadas para uma mesma mídia ou o mínimo de 4 peças para mais de uma mídia. As peças devem ser preparadas de acordo com as instruções acima.
IV - COMO CLASSIFICAR OS TRABALHOS
Dentro do Kit de Inscrição, irá uma relação de produtos e serviços que compõem cada uma destas categorias da premiação, com seus códigos numéricos.
V - PREÇOS DAS INSCRIÇÕES
Os valores serão calculados de acordo com a seguinte tabela:
1 - Campanhas (cada): R$ 100
2 - Séries de Peças Eletrônicas (cada): R$ 75
3 - Séries de Peças Impressas (cada): R$ 50
4 - Peças Eletrônicas Isoladas (cada): R$ 30
5 - Peças Impressas Isoladas (cada): R$ 20
As Séries são conjuntos de no mínimo 2 (duas) e no máximo 4 (quatro) peças criadas para uma mesma mídia e destinadas a um mesmo produto (ou linha de produtos), e que tenham o mesmo tema e identidade visual (mesmo layout, mesma tipologia, ou mesmo cenário etc). Elas concorrem com as Peças Isoladas das respectivas Áreas.
VI - OS PRÊMIOS DOS COLUNISTAS
O Júri poderá conceder, além dos Grandes Prêmios das diversas Áreas:
- Um Diploma de Ouro e um ou mais Diplomas de Prata e de Bronze aos melhores trabalhos de todas as Categorias.
As empresas e profissionais que mais tenham se destacado ou contribuído para o desenvolvimento da atividade publicitária na região abrangida pela premiação ainda poderão ganhar os Grandes Prêmios de Agência do Ano, Publicitário do Ano, Profissional de Propaganda do Ano, Anunciante do Ano, Veículo do Ano e Destaques do Ano:
Não há inscrição para qualquer Grande Prêmio nem obrigatoriedade na sua concessão. No entanto, o Júri tomará conhecimento das indicações que chegarem, por escrito e com suas justificativas, à Secretaria Regional.
VII - LOCAL DE INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES
Para o PRÊMIO COLUNISTAS RIO DE JANEIRO, a secretaria funcionará na Dinâmica de Comunicação, à Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio de Janeiro, RJ. Tel.: (021) 552-4141- Fax: (021). 552-4547.
VIII - OUTRAS INFORMAÇÕES
- A Abracomp não se compromete a devolver os trabalhos inscritos após o julgamento. Se, em caso excepcional, você necessita ter o seu material de volta, procure o coordenador de sua Regional para esclarecimentos.
- Os trabalhos que receberem Diplomas de Ouro nas versões regionais do Colunistas Propaganda 95 estarão automaticamente inscritos para concorrerem ao XXVIII Prêmio Colunistas-Brasil.
- Não poderão concorrer aos Grandes Prêmios relacionados no item VI.4 as empresas e profissionais direta ou indiretamente envolvidos com a Abracomp ou com qualquer das regionais do Prêmio Colunistas.

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• FURNAS EM CURTO - A concorrência publicitária pela conta de Furnas entrou em compasso de espera. A abertura da pasta de Proposta de Preços, que já havia sido adiada para o dia 18, chegou a ser postergada para o próximo dia 23, quando as agências concorrentes receberam uma nova comunicação informando que esta data também estava suspensa, sem novo prazo definido para a reunião se realizar. A matéria publicada na Janela, semana passada, pelo que soubemos, foi xerocada e fartamente distribuída em Brasília.
• GROTTERA SE ARMA - Já estão definidos vários dos profissionais que comandarão o escritório da Grottera no Rio de Janeiro. Como gerente da conta O Globo foi contratada Tatiana Land. Para a conta Mesbla vai Lilian Vaccari e para o Consórcio Mesbla, Ciça Mattos. Para a criação Grottera tirou da Bridge o diretor de arte Adhemar Campos e da Contemporânea o redator Vitor Santana. O diretor de arte Daniel Gomes, que estava na GR. 3, também acompanha Luís Grottera. Finalmente, na Mídia, assume como gerente Nelma Andrade.
• CRIAÇÃO AGITADA - Vai haver muita mudança ainda na criação carioca, com a ida de dois profissionais de peso para São Paulo. Pedro Feyer deixou na última semana a direção de criação da Thompson-Rio, mudando-se para a paulista DM-9. E o diretor de arte Hélio Rosas deixou a Young-Rio para assumir na paulista Futura. Além disso, a Artplan também teve mudanças. Deixou sua criação a redatora Renata Giese.
• NINGUÉM A VER NAVIOS – Nem a GR.3 nem a Grottera ficaram fora da concorrência da Mesbla Náutica, noticiada na Janela semana passada. As duas acabaram sendo convidadas. Mas houve mudanças na disputa. Saiu a Artplan e entrou a Contemporânea entre as concorrentes
• CARTAS - Correspondências devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040. Tel.: (021) 552-4141.