Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 17/NOV/1995
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Rio terá seu primeiro prêmio de promoção

Será julgado na próxima semana, em São Paulo, o I Prêmio Promoção Rio, que vai avaliar os Eventos, Campanhas, Peças Promocionais, Designs e Embalagens criadas ou produzidas por empresas ou profissionais sediados no Rio e que não tenham concorrido à versão anterior do Prêmio Promoção ou do Prêmio Colunistas Propaganda.
O Prêmio Promoção dá às empresas de marketing promocional e às agências de propaganda a oportunidade de dar destaque a trabalhos que não tenham sido criados ou produzidos para serem veiculadas comercialmente na mídia tradicional ou mesmo que, no caso de terem sido criadas e/ou produzidas para veiculação, gerem uma ação no receptor da mensagem, além da simples aquisição do produto ou serviço diretamente no ponto de venda.
No Rio, as informações estão à disposição com Rita de Cássia na Dinâmica de Comunicação, à Praia do Botafogo, 340 Grupo 210, CEP 22250-040. O telefone é 552-4141.
Este ano, será possível inscrever séries de peças. O preço das inscrições dos Eventos, Ações Promocionais e Campanhas, será de R$ 150,00. Para Designs, Embalagens e Peças Promocionais, se forem Peças Isoladas, R$ 40,00 e se forem Séries, R$ 80,00.
As categorias estão precedidas de seus respectivos códigos numéricos, que devem ser indicados nas Fichas Técnicas e nas Etiquetas de Identificação.
Estas são as categorias do I Prêmio Promoção Rio, que dará aos vencedores com medalhas de ouro a oportunidade de também concorrer ao Prêmio Promoção Brasil:
A.1 - Eventos e Ações Promocionais
101. Eventos ou ações institucionais
102. Eventos ou ações comunitárias
103. Eventos ou ações de promoção de vendas
104. Eventos ou ações de esportes
105. Eventos ou ações de cultura
106. Eventos ou ações para públicos internos
107. Eventos ou ações para públicos intermediários
A.2. Campanhas
208. Campanha de promoção de vendas de varejo
209. Campanha de promoção de vendas de produtos
210. Campanha de promoção de vendas de serviços
211. Campanha de Marketing direto
212. Campanha dirigida a públicos internos
213. Campanha dirigida a públicos intermediários
214. Campanha de merchandising em veículos de comunicação
215. Campanha de merchandising em ponto-de-venda
A.3. Peças Promocionais
316. Anúncio ou encarte de promoção do varejo
317. Anúncio ou encarte de promoção de produtos
318. Anúncio ou encarte de promoção de serviços
319. Comercial ou fonograma de promoção de varejo
320. Comercial ou fonograma de promoção de produtos
321. Comercial ou fonograma de promoção de serviços
322. Brinde ou peça promocional dirigida a públicos internos ou intermediários
323. Brinde ou peça promocional dirigida ao público final
324. Brinde ou peça promocional relativa a datas comemorativas
325. Brinde ou peça promocional de agência de propaganda ou empresa de promoção
326. Display
327. Broadside
328. Relatório de Diretoria
329. Material de merchandising em ponto de venda
330. Peça de Marketing Direto
331. Calendário
332. Folheto
333. Publicação técnica ou informativa
334. Publicação periódica
B. Designs
435. Programa de identidade visual (produtos e serviços)
436. Programa de identidade visual (indústria e corporações)
437. Convite ou participação
438. Marca, símbolo gráfico ou logotipo
439. Assinatura ou selo/vinheta
440. Arquitetura de ponto de venda
441. Decoração de ponto de venda
442. Papelaria
443. Projeto de stand
444. Troféu ou símbolo tridimensional
445. Cartaz ou pôster de consumo
446. Cartaz ou pôster de serviços
447. Cartaz ou pôster de eventos
448. Capa de disco/CD
449. Capa de livro/caderno
450. Rótulo
C. Embalagens
551. Embalagem em papel, papelão e similar.
552. Embalagem em plástico, sintético e similar.
553. Embalagem em madeira
554. Embalagem em metal
555. Embalagem em vidro
556. Embalagem para conjunto de produtos
557. Embalagem de ponto de venda
O júri do Promoção Rio poderá conceder, como Grandes Prêmios, os títulos de Empresa de Marketing Promocional do Ano, Empresa de Design do Ano, Empresa de Embalagem do Ano, Empresário de Marketing Promocional do Ano, Profissional de Marketing Promocional do Ano e Cliente de Promoção do Ano. Para estes prêmios não há inscrições, mas o júri tomará conhecimento das indicações que chegarem por escrito com suas justificativas.
Entre as peças vencedoras de medalhas de ouro, serão também escolhidos os Grandes Prêmios de Evento ou Ação Promocional do Ano, Campanha Promocional do Ano, Peça Promocional do Ano, Design do Ano e Embalagem do Ano.

Os prêmios dos ilustradores no III Produção Rio de Janeiro

Para finalizar a relação de premiados no III Prêmio Produção Rio, relacionamos a seguir as medalhas da área de Ilustração.
MERCADO: Meios de Comunicação, Cultura e Educação.
OURO: "Diário Místico", da TIMBIRA para Editora Maio e Capa de Agenda.
PRATA: "Nau do Desejo", da TIMBIRA para Editora Relume Dumará e Capa de Livro.
MERCADO: Produtos e Serviços para a Indústria
BRONZE: "O Produto", da NILTON RAMALHO para GCO Design e Reynolds.
MERCADO: Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde.
OURO: "Óculos", da NEWTON JR. para Optotal Lentes.
MERCADO: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
PRATA: "O Brasil é da Nossa Conta", da NILTON RAMALHO para DPZ e BNDES.

Mais destaques da Produção Carioca

Destaque de Casting
• Fernanda Ribas, por "Uh! Guaraná", da CONSPIRAÇÃO para Guaraná Antárctica.
• Fernanda Ribas, por "Guerra das Colas", da CONSPIRAÇÃO para Guaraná Antárctica.
• Fernanda Ribas, por "Free Jazz Festival", da CONSPIRAÇÃO para Souza Cruz.
• Helena Buarque, por "Segue o Seco", da CONSPIRAÇÃO para Marisa Monte
Destaque de Efeitos Mecânicos
• Domingos Utimura, por "Páscoa Superanimada", da PRODUTORES ASSOCIADOS para Chocolates Garoto
Destaque de Efeitos Eletrônicos
• Casablanca, por "Free Jazz Festival", da CONSPIRAÇÃO para Souza Cruz.
• Edefex Group USA, por "Cápsula", da YES para Embratel.
• Reno Martins e Mário Barreto, por "Lançamento", da INTERVALO para Credicard
• Reno Martins, por "Bolas", da INTERVALO para Grendene
Destaque de Animação
• Levi Luz, por "Lançamento", da INTERVALO para Credicard
• Levi Luz por "Bolas" da INTERVALO para Grendene

Um pouco de mau-humor pra vocês rirem ou chorarem

Há tempos a gente a gente ouve que o brasileiro perdeu muito de seu bom humor. Quem sabe uma das razões seria que, nunca como antes, no Brasil, as pessoas já se cansaram com a insistência que as coisas têm, neste país, em não funcionar, incomodando desde de manhã, mesmo que você não queira.
Veja só se você nunca passou por histórias como essas?
1 - A Riolistas está entregando as novas páginas amarelas. Que ótimo. Há tempos que faziam faltas. O entregador toca a campainha, a gente atende, ele entrega a lista, pede a assinatura no protocolo e finaliza: "Daria pro senhor colaborar com 1 Real para ajudar a pagar minha passagem até aqui?"
Como?, eu pergunto. A Riolistas não paga a passagem para vocês fazerem a entrega? "Não senhor, a gente ganha só uns centavos (3 ou 36 ele disse, mas eu não lembro) por cada lista entregue, mas isso só no fim do mês". Como mais uma vez não acreditei que ele tivesse que tirar do bolso para fazer a entrega, ele explicou: "quer dizer, a gente pode querer usar essa sua colaboração para um lanche, ou para a passagem, mas o senhor só colabora se quiser". Claro que era mixaria, acabei dando alguma coisa, mas não deixei de ficar com a sensação de que logo cedo o sujeito, em vez de simplesmente pedir uma gratificação, preferiu me enganar, ainda queimando a imagem da Riolistas. Que, por sua vez, se não fez nenhum treinamento preventivo contra essas coisas, bem que bobeou.
2 - Como ainda tinha um tempinho antes de viajar, fui procurar meus telefones na lista nova e não encontrei todos. Pronto, pensei eu, já vou ter que sair atrás da Telerj pra descobrir o que houve. No dia seguinte, porém, fiquei sabendo. Alguém ligou pra mim perguntando se eu fazia gaiolas. Isso mesmo, gaiolas de passarinho. De onde a senhora tirou que eu faço gaiolas, minha senhora? Da Riolistas, seu Marcio, tá lá na página 678. Pior que tá mesmo. Em suma, a Telerj colocou o meu nome na linha nova que comprei, mas não tirou a ocupação do assinante anterior. Vamos ver se as ligações continuam. Pode ser uma nova chance na minha vida. Quem sabe fabricar gaiolas gera menos problemas com os criadores de passarinhos que o colunismo publicitário com os criadores de propaganda.
3 - Dai vou para o aeroporto. Como tinha que retirar um PTA antigo na Vasp, aproveito para comprar o bilhete Rio São Paulo na própria, em vez de na Varig habitual. Pago com o cartão, pego o bilhete e resolvo ir pela TAM. No balcão da empresa do Rolim o atendente diz: "O senhor desculpe, mas a Vasp marcou nesse bilhete que o senhor só pode viajar por ela ou pela Ponte". Sou obrigado a sair correndo de volta ao balcão da Vasp para liberar a passagem. Diz a atendente de lá: "Todas as companhias fazem isso". É mentira. Já comprei nas outras e embarquei pela TAM sem problemas. Resultado: tive que anular a compra na Vasp, ir até o guichê da própria TAM e passar por nova comprar de bilhete para poder embarcar no vôo que eu queria. Por que a Vasp não me avisou da restrição quando emitiu o bilhete? Pra mim, isso é simplesmente má fé, para forçar a utilização do vôo da empresa.
4 - De posse do cartão de embarque, vou pra sala Vip do Diners. Peço um café. A moça serve e eu peço adoçante. "Não tem", ela responde. Num serviço para executivos, tantas vezes preocupados com saúde, não tem adoçante? O que houve, acabou? - eu pergunto enquanto vou colocando açúcar para diminuir o amargo do dia que começou. "É que a empresa que nos fornecia mudou para São Paulo e não entregou mais", ela explica. Como?, quero saber, atônito. Não é o Diners que providencia esse serviço?, procuro saber, para descobrir que não, e sim uma outra empresa. Insisto: mas as pessoas aqui não pedem adoçantes? "Ih, um monte de gente, eles reclamam à beça". Vai ver o Diners nem sabe o que está acontecendo, eu concluo para ouvir ela contestar: "acho que sabem sim. Já faz tempo que isso está acontecendo. Tem cliente que diz que até mandou carta, mas eles continuam sem entregar adoçante". Como na sala Vip do Diners em Congonhas, São Paulo, tem até duas marcas diferentes de adoçante, o que imaginar? A administração do Diners está dando pouca importância ao Rio de Janeiro? Convenhamos que isso, precisar, não precisa.

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• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 17: Ana Laet (diretora de arte da Standard); Dia 18: Eduardo Fischer (diretor da Fischer & Justus), Newton Crespo (diretor de mídia da Standard); Dia 19: Leonardo Lima Forte (diretor de operações da W/Brasil); Dia 20: Clemente Nóbrega (diretor de operações da Promarket), Cristiano de Mello Paz (diretor da SMP&B).
• NA MÍDIA - A GR.3 avançou um pouco mais na conta do JB. Além da área de classificados, ela passou a cuidar da parte institucional do Jornal.
• TIN-TIN - Voltou para o Rio, através da Denison­Rio, a conta do uísque Teacher's, que estava na W/Brasil.
• NEGÓCIOS - Marcos Silveira está em vias de voltar a ser dono de agência. O criador revelou que está prestes a fechar uma associação com um investidor que controla um grupo de empresas, que já começariam como clientes da nova agência. Mais cauteloso que há algumas semanas, porém, Marcos não se aventura a dizer que teria a conta da Zenith, que ajudou a conquistar para a Mental Mark.
• FESTA 1 - O presidente do Clube de Criação do Rio e diretor de criação da Contemporânea, Sílvio Matos, recebe os criadores cariocas pela entidade no Ballroom no próximo dia 21 para comemorar o final de ano e lançar a nova versão do Jornal do Clube. Os ingressos ainda estão à venda com o Nakamura, na produtora Intervalo, pelo telefone 542-6193.
• FESTA 2 - E no dia 2 de Dezembro é a vez de Sílvio receber Stella em casamento, na igreja de São Conrado. Com o pique em que anda a Contemporânea, será que ele terá tempo para lua-de-mel?
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 21O, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou via Internet pelo e-mail ehrlich@centroin.ax.apc.org.