Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/ABR/1996
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Rio conquista dez medalhas no XXIX Colunistas Brasil

Cinco agências cariocas foram premiadas no XXIX Prêmio Colunistas Brasil, julgado na semana passada em São Paulo, analisando todos os trabalhos que conquistaram Medalha de Ouro nas nove regionais do Prêmio Colunistas. Dez materiais do Rio foram premiados. A Giovanni conquistou um Grande Prêmio e dois Ouros; a Contemporânea, a D+ e a Standard levaram dois Ouros cada; e a Artplan ficou com um Ouro.
O júri, presidido por Genilson Gonzaga e integrado ainda por A. P. Rossini, Adonis Alonso, Armando Ferrentini, Dorinho, Eloy Simões, Fernando Vasconcelos, Francisco Alberto Madia de Souza, Jomar Pereira da Silva, Manoel Dornelles, Marcello Queiroz, Marcio Ehrlich, Nelson Cadena, Paulo Macedo e Sílvia Dias, concedeu 46 prêmios, sendo cinco Grandes Prêmios e 41 Ouros. No Colunistas Brasil não são designadas Medalhas de Prata ou Bronze. Acima do Rio, no total, ficou apenas São Paulo, com 24 medalhas. O Paraná levou 5, a Bahia e o Rio Grande do Sul 2 e as 3 demais foram para Amazonas, Brasília e Santa Catarina.
A festa de entrega dos diplomas está marcada para 19 de junho, no Moinho Santo Antônio, em São Paulo.
A seguir, os Grandes Prêmios de Trabalhos do Colunistas Brasil e os resultados das agências cariocas na premiação.

GRANDES PRÊMIOS

GRANDE PRÊMIO DE COMERCIAL DO ANO: Série "Lei do Mais Forte", da GIOVANNI para o Sebrae. DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Adilson Xavier. REDAÇÃO: Adilson Xavier. DIREÇÃO DE ARTE: Cristina Amorim. PRODUÇÃO: Jodaf. DIREÇÃO DE COMERCIAL: João Daniel Tikhomiroff. ATENDIMENTO: Luís Roberto Pires Ferreira. APROVAÇÃO: Guilherme Afif Domingos e Esther Vianna
GRANDE PRÊMIO DE FONOGRAMA DO ANO: Série "Sinatra e Cicciolina", da ESCALA para Via Maggiore. DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Eduardo Axelrud. REDAÇAO: Marcelo Del Pino, Eduardo Axelrud e Magali Moraes. DIREÇÃO DE ARTE: Felipe de Oliveira. PRODUÇÃO. Plug. ATENDIMENTO: Miguel de Luca, Luciane Fransciscone. APROVAÇÃO: Ciro Andriolli.
GRANDE PRÊMIO DE ANÚNCIO DO ANO: Série "Diet Pepsi", da ALMAP/BBDO para Pepsico & Cia. DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Alexandre Gama e Marcello Serpa. REDAÇÃO: Renata Prado. DIREÇÃO DE ARTE: Marcello Serpa. ATENDIMENTO: Wilson Pereira. APROVAÇÃO: Pedro Scarpetta e Flávio Maria
GRANDE PRÊMIO DE OUTDOOR DO ANO: Série "Crediário Nacional", da YOUNG & RUBICAM para Varig - Crediário Nacional. DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Ruy Lindenberg. REDAÇÃO: Isabella Paulelli. DIREÇÃO DE ARTE: Rodrigo Butori. ATENDIMENTO: Ernani Moreira Jorge - Sílvia Marcondes Machado. APROVAÇÃO: Paulo Montressor.
GRANDE PRÊMIO DE CAMPANHA DO ANO: "Garoto Propaganda", da DEZ para Supermercado Angeloni. DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Carlos Duque, Vitor Knijnik, Mauro Dorfman. REDAÇÃO: Carlos Saul Duque, Vitor Knijnik e Marcelo Firpo. DIREÇÃO DE ARTE: Mauro Dorfman. Marcelo Fedrizzi, Nika Santos. PRODUÇÃO: Zeppelin. DIREÇÃO DE COMERCIAL: Peninha. ATENDIMENTO: Fábio Sclovsky, Suzana Rodrigues.
APROVAÇÃO: Arnaldo Angeloni, Sid de Lucena.

MEDALHAS

ÁREA: TELEVISÃO E CINEMA
CATEGORIA: Produtos e Serviços Automotivos.
OURO: "Carrinhos", da ARTPLAN e Yes para Wal Petróleo.
CATEGORIA: Produtos e Serviços de Limpeza e Manutenção do Lar.
OURO: "PÔ Bicho", da D+ e Plus para Insetisan Servitox Inseticidas.
ÁREA: RÁDIO.
CATEGORIA: Produtos e Serviços de Limpeza e Manutenção do Lar.
OURO: "Sapateado", da D+ e DC Vox para Insetisan Servitox Inseticidas.
ÁREA: MÍDIA IMPRESSA
CATEGORIA: Cigarros e Tabacos.
OURO: "Liberdade", da STANDARD OGILVY para Souza Cruz-Free.
CATEGORIA: Cultura e Educação.
OURO: Série ''Novo Testamento", da GIOVANNI para Bloch Editores.
ÁREA: CAMPANHAS
CATEGORIA: Institucional ou Corporativo.
OURO: "Redesenho", da CONTEMPORÂNEA para O Globo.
CATEGORIA: Meios de Comunicação.
OURO: "Prosa e Verso", da CONTEMPORÂNEA para O Globo.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
OURO: "Lei do Mais Forte", da GIOVANNI para Sebrae.
CATEGORIA: Varejo de Pequeno e Médio Porte.
OURO: "Select - O Que É Gostoso Não Tem Hora", da STANDARD OGILVY para Shell Brasil-Lojas de Conveniência.

Abap-Rio entra na campanha de localização de menores

A campanha pela localização das crianças desaparecidas, iniciada pela escritora Glória Perez em sua novela ''Explode Coração", na Rede Globo de Televisão, tem novos aliados: as agências de propaganda do Rio.
Esta semana, o presidente do capítulo carioca da Abap, Jonas Suassuna, comunicou a Cristina Leonardo, presidente do Centro Brasileiro de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes - entidade que centraliza as ações de localização dos menores - que "dentro do princípio de que é uma das funções da indústria publicitária brasileira colaborar com a comunidade na solução de suas principais questões, a Abap-Rio decidiu se aliar à campanha".
Já na última quarta-feira, a Abap-Rio começou a solicitar sugestões de suas associadas, as principais agências de propaganda dó Rio de Janeiro, para a criação e produção de anúncios e comerciais de televisão que permitam a campanha se manter no ar mesmo após o fim da novela no próximo fim-de­semana. Na convocação às agências, Jonas pediu que elas falassem com seus clientes para verem como incluir fotos das crianças em algum de seus anúncios, nas embalagens de seus produtos, nos folhetos e encartes de ofertas e mesmo nos cartazetes de seus ponto-de-venda. A sugestão da Abap-Rio é que as agências mobilizem os seus funcionários a pensar sobre como elas podem colaborar.
Paralelamente, a Abap-Rio começou a fazer contatos com outros veículos de comunicação, mostrando-lhes que os esforços pela localização dos menores desaparecidos "não pertencem a apenas uma emissora, mas, por sua relevância social, devem ser assumidos por todo o mercado".
Nesta sexta-feira haverá uma reunião do Centro Brasileiro com representantes da Abap-Rio, para a coleta de briefing e materiais disponíveis para utilização na campanha. A partir da próxima semana, diz Suassuna, a secretaria da Abap-Rio já terá este material para fornecer às agências interessadas. Mesmo sem ser associada da Abap-Rio, qualquer agência poderá participar do mutirão, lembra o presidente da associação, entrando em contato pelo telefone 551-7849.

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• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 26: José Blanco (Diretor da J. Walter Thompson-Rio), Wanderley Gonçalves (diretor da produtora Nova Onda); Dia 27: Paulo César B. Cardoso (diretor de marketing da Communicare), Rozane Braga (diretora de atendimento da Unitá); Dia 28: Alberto Luz (diretor de operações da Luz); Dia 30: Flávio Salgado (diretor da Standard); Franzé Martins (presidente da Pubblicità & Esquire); Dia 01: Alícia Osborne (diretora de arte da Chris Colombo), Jorge Barros (redator da Standard).
• PAZ NO MERCADO - Terminou em acordo o processo movido pela Caio contra os diretores das entidades publicitárias cariocas Jonas Suassuna (Abap­Rio), Roberto Bahiense (ABP) e Luís Oscar Lopes (Sindicato das Agências). No julgamento, a Caio retirou a queixa.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou pela Internet, com o e-mail [email protected]

CP - Advogados Associados

Neide Macie! Cordeiro
Albertino Pimentel Filho
Aristhéa Maia Durão
Mariane C. Medeiros


Comunicamos que, em face da edição pelo Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito, Titular da 1ª Vara de Infância e Juventude do Rio de Janeiro, da Portaria nº 16/95, de 05 de dezembro de 1995, que disciplina a presença de crianças e adolescentes em diversões públicas, eventos artísticos, culturais, esportivos, filmes, novelas, seriados, comerciais e dá outras providências, torna-se oportuno alertar o segmento publicitário para a parte em que a referida portaria expõe dos procedimentos que necessariamente têm que ser adotados por parte daqueles cujas atividades utilizam o trabalho de crianças e de adolescentes.
De conformidade com o que determinam os artigos 15 e 16, os processos relativos às solicitações de alvarás autorizando o trabalho de menores, deverão ser requeridos com antecedência mínima de 10 (dez) dias, com a juntada dos documentos que mencionam, anexos a petições específicas elaboradas obrigatoriamente por advogado.
Este escritório vem sendo honrado com a requisição de serviços por parte de inúmeras empresas de publicidade, no sentido de promover e acompanhar até o final, os processos enquadrados nas situações previstas na aludida Portaria.
Para quaisquer esclarecimentos adicionais que eventualmente se fizerem necessários, colocamo-nos à disposição de V.Sa., no endereço abaixo.
Atenciosamente,
Neide Macie! Cordeiro
OAB/RJ - 74.815
Rua Senador Dantas, 75 - Grupo 2114 - Centro - RJ.
Tel.: 220-0281 - Fax: 220-2501

Comunicado veiculado pelo escritório de advocacia CP ao lado da Janela Publicitaria.