Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 14/JUN/1996
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Cariocas comemoram com grandeza seus prêmios no XV Colunistas-Rio

Prêmio Colunistas Rio 1996 - Prêmio Rogerio Steinberg
Os criativos vencedores do Prêmio Rogerio Steinberg estouram o champanhe para comemorar: André Lima, Cristina Amorim, Marcello Giannini, Cláudio Gatão, Adilson Xavier e Silvio Matos
O orgulho dos cariocas pelo seu mercado foi a tônica da grande festa do Prêmio Colunistas Rio, realizada na última terça-feira no Hotel Intercontinental.
Foram mais de 600 publicitários de agências, veículos, fornecedores e anunciantes cariocas comemorando à beira da piscina do hotel a qualidade da nossa propaganda.
Em vários discursos -- inclusive no de Jonas Suassuna, presidente da ABAP e no de Armando Ferrentini, presidente da Abracomp --, os publicitários se manifestaram a favor do 4° Congresso Brasileiro de Propaganda, tese levantada esta semana pela ABP. A retomada do crescimento do mercado, com várias pequenas e médias agências voltando a investir em criação e marcando a sua presença no concurso também foi destacada.
Durante a festa, como de praxe, foram revelados os nomes dos redatores e diretores de arte vencedores do Prêmio Rogério Steinberg, por terem conseguido o maior número de pontos com seus diplomas no concurso. A premiação ficou assim:
Redatores:
1° - Adilson Xavier
2° - Silvio Matos
3° - André Lima
Diretores de Arte:
1° - Cristina Amorim
2° - Marcelo Giannini
3° - Cláudio Gatão

Nas fotos de Cristina Lacerda publicadas nesta edição, momentos da festa. Semana que vem tem mais.

Prêmio Colunistas Rio 1996 - Armando Ferrentini e Marcelo Gorodicht Prêmio Colunistas Rio 1996 - Lúcia Leme e Jonas Suassuna
Armando Ferrentini, fundador do Prêmio Colunistas, entrega a Marcelo Gorodicht o seu diploma de Publicitário do Ano do XV Colunistas-Rio.
A jornalista Lúcia Leme entregou a Jonas Suassuna o destaque do ano que ele mereceu por seu trabalho na presidência da Abap-Rio.
Prêmio Colunistas Rio 1996 - Paulo Macedo e Silvio Matos Prêmio Colunistas Rio 1996 - Francisco Barreto e Gilberto Scofield Jr.
Paulo Macedo, da Editora Referência, faz a entrega do título de Profissional de Propaganda do Ano a Silvio Matos, da Contemporânea.
O gerente de marketing da Souza Cruz, Francisco Barreto, recebe do jornalista Gilberto Scofield Jr., do Jornal do Brasil, o diploma de anunciante do ano concedido à marca de cigarros Free.
Prêmio Colunistas Rio 1996 - Casa da Criação - Fernando Campos, Noel de Simone e Paulo Macedo Prêmio Colunistas Rio 1996 - Decada - Paulo Macedo e Pedro Nonato e Fernand Hurel
Fernando Campos e Noel de Simone recebem de Paulo Macedo os diplomas da Casa da Criação
Paulo Macedo entrega a Pedro Nonato e equipe da Década os diplomas da agência

Prêmio Colunistas Rio 1996 - Adilson Xavier e Giovanni Prêmio Colunistas Rio 1996 - O Globo - José Padilha
Adilson Xavier discursa em nome da Giovanni
O Globo foi o Veículo do Ano e José Padilha recebeu o diploma de Marcio Ehrlich
Prêmio Colunistas Rio 1996 - Oficina - Antonio Jorge Pinheiro, Lúcia Leme, Nádia Rebouças Prêmio Colunistas Rio 1996 - Salles - Bob Gueiros
A Oficina no palco, representada, entre outros, por seus diretores Antonio Jorge Pinheiro e Nádia Rebouças, recebendo os diplomas de Lúcia Leme.
Bob Gueiros, ao centro, com a equipe da Salles
Prêmio Colunistas Rio 1996 - VS - Ricardo Polmon, José Guilherme Vereza e Marcio Ehrlich Prêmio Colunistas Rio 1996 - Zapt - Wilson Loureiro - José Suassuna, Paulo de Tarso Forni
Marcio Ehrlich entrega os prêmios da V&S a Ricardo Polmon e José Guilherme Vereza
Paulo Macedo entrega os prêmios à Zapt, com Wilson Loureiro, josé Suassuna e Paulo de Tarso Forni, entre outros.

Prêmio Colunistas Rio 1996 - Staff - Silvio Lachtermacher, Cahique Equi e Armando Ferrentini Prêmio Colunistas Rio 1996 - Lúcia Leme, Marcelo Gorodicht, Marcio Ehrlich e Armando Ferrentini
Silvio Lachtermacher e Cahique Equi recebem de Armando Ferrentini os diplomas da Staff
Lúcia Leme, Marcelo Gorodicht, Marcio Ehrlich e Armando Ferrentini. O Publicitário do Ano faz seu discurso de agradecimento.
Prêmio Colunistas Rio 1996 - Gilberto Scofield Jr., Cláudio Gatão e Armando Ferrentini  
Ao centro, Cláudio Gatão recebe de Ferrentini seu diploma do Prêmio Rogério Steinberg

Recurso da Caio adia decisão na Petrobras.

A agência Caio Domingues entrou com recurso na concorrência pela conta institucional da Petrobras, contra o fato de a agência Propeg não ter apresentado em sua documentação relação própria de clientes e de funcionários, e sim da sua associada Lew Lara Propeg.
A Caio, disse seu diretor Carlos Gonçalves, baseou-se na cláusula do edital da Petrobras que impede a formação de consórcios de agências. Segundo ele, a Propeg já havia usado esta mesma estratégia na concorrência da Nossa Caixa, o que a levou à desclassificação naquela disputa.
Outro recurso apresentado pela Caio foi contra a sua pontuação. Carlos Gonçalves explicou que a comissão lhe concedeu menos pontos por ter a estratégia da agência se baseado, entre outras coisas, na tendência de internacionalização da Petrobras, o que foi negado pelos responsáveis pela licitação. O diretor da Caio, em sua justificativa, apresentou declarações publicadas na imprensa por diretores da Petrobras com afirmações neste sentido.
Com a apresentação destes recursos -- que estão sendo julgados --, a abertura das propostas de preço da concorrência teve que ser adiada, devendo ocorrer apenas na próxima semana.

Delegação carioca de Cannes deve se encontrar em Paris

No próximo sábado, dia 22 de junho, os publicitários cariocas que participarão do Festival Publicitário de Cannes estão planejando se reunir em Paris. Até agora, já estão confirmados no encontro Marcelo Gorodicht, Marcelo Giannini, Antônio Accioly, Mario Nakamura, Sérgio de Paula e este que vos fala.
Até terça-feira, porém, quando começa a embarcar a delegação carioca, novos contatos serão feitos para definir o ponto de encontro. Se nada mudar, será o restaurante La Coupolle, indicado por Mauro Matos e referendado por Adilson Xavier.
De qualquer forma, estou às ordens para servir de referência em Paris para quem quiser se informar. Estarei no Hotel D'Albe, na Rue De La Harpe, 1 (próximo da praça Saint Michel), com o telefone 46-34-09-70.
Os outros cariocas que farão parte delegação do Rio são Cristina Amorim, Adilson Xavier, Charles Nobili, Gustavo Bastos, Alessandra Sadock, Marcos Pedrosa, Mauro Matos, Maria Isabel Matos, João Bosco Franco, Taís Franco, Bruno Prósperi, Rosaline Hester, André Nassar, Antônio e Sônia Campbell Pena, Renato e Gilda Antoniazzi, Cláudia Penteado e Paulo Macedo.

Cartas

De Mauricio Nogueira, vice-presidente da Giovanni:

Em meu nome e de todos os companheiros da Giovanni, mais uma vez gostaria de parabenizá-lo pela festa de entrega do XV Prêmio Colunistas. Peço que estenda nossos cumprimentos a toda a sua equipe, pelo trabalho realizado.
Iniciativas como a sua são fundamentais para o engrandecimento e a crescente profissionalização do setor. Parabéns e continue. Um abraço do Mauricio Nogueira.

De Marcelo Gorodicht, diretor-presidente da D+:

A Festa do Colunistas-Rio na última terça-feira foi a melhor dos últimos anos. Organização perfeita, simpatia por todos os lados, e um clima de cordialidade e otimismo que demonstram a vontade do mercado carioca de voltar a crescer. Parabéns a você e a todo o pessoal da Dinâmica por mais este belo momento proporcionado ao mercado.
Forte abraço do Marcelo Gorodicht.

De Silvio Matos, diretor de criação da Contemporânea:

Dizem por ai que urna festa para ser boa tem que ter amigos, bebidas, mulheres e futebol. Na do Colunistas tivemos isso e mais duas coisas que os publicitários amam: propaganda e prêmios.
Pena que já acabou. Que pena que a outra é só daqui a um ano.
Parabéns pra todos.

De José Guilherme Vereza, diretor de criação da V&S:

Marcio, parabéns pela festa. Além de simpática, bem produzida, teve momentos de emoção. Sem dúvida, um belo encontro do mercado do Rio.

De Chico Abreia, vice-presidente de criação da Artplan:

Marcio Ehrlich e equipe, parabéns pela festa do Colunistas. Já soubemos que foi um grande sucesso. Infelizmente não pudemos comparecer, pois nossa filha estava com febre alta. Um abraço grande de Chico Abreia e Ana Tancredo.

De Sérgio de Pauta, diretor de criação da Grottera:

Mais do que uma festa, um termômetro, um espelho e um combustível pra gente. Deu pra sentir o mercado mais forte, com mais qualidade, mais respeito; mais resultado. Novos e excelentes profissionais aparecendo. Agências despontando. O Rio reassumindo seu papel de verdadeiro manancial de talentos. Parabéns, Marcio e equipe. Sérgio de Paula.

De Pedro Nonato, diretor-presidente da Década:

Gostaria de lhe parabenizar pela organização do XV Colunistas-Rio. Uma vez mais, prova que eventos como este só valorizam o mercado do Rio. Também senti o fato, muito importante, de que novas e competentes caras, apresentando ótimos trabalhos, estão torcendo e trabalhando para a recuperação do nosso mercado. Acho que neste momento difícil é importante estarmos unidos e indo em uma só direção. Um forte abraço do Pedro Nonato.

De Fernand Hurel, diretor de criação da Década:

1 - O XV Colunistas celebrou a publicidade de pequenas agências. Sem dar bola para a sombra gigantesca da Giovanni, dois Marcelos faturaram alto. Um dono, outro diretor de criação, pregaram mais uns pregos na cruz da nossa inveja. A D+ é o paradigma do momento. Não fôssemos tão cínicos, nos permitiríamos comentar isso abertamente; quando o Giannini subiu no palco, fui falar na minha admiração a uns colegas de outra mesa, que só faltaram se levantar e for embora... Mesmo assim acho que todo mundo se rói de inveja, todo mundo queria ser D+.
2 - Engraçado foi ver muita gente subindo para pegar os prêmios e lá lembrar os autores das peças, que já teriam ido criar em outros pastos... O mercado para os criadores está parecendo roda gigante. Tem gente que me contou que tem vivido experiências incríveis: períodos de contratação relâmpago, tipo um mês. Um mês? Acho que dá para uns 4 e meio jobs pesados. Entenda-se que essas empreitadas comem os fins de semana e 18 horas de trabalho/dia. A história é a seguinte: contratam o cara e ao fim de 30 dias dispensam com um tapa nas costas e cafezinho para reanimar. As contas ficam nas agências. Nunca valeu tanto aquele bumper-sticker "Gosto de viver perigosamente. Moro no Rio".
3 - E o pessoal bebe, hein?
4 - A Nádia Rebouças subiu lá com toda a sua verve. Falou o que podia para explicar que a Oficina já era. O projeto bonito de ter uma agência deu lugar à sensatez vem junto com a idade. Ela e o Antônio Jorge chegaram num ponto das vidas em que a carreira tem que render mais do que prestígio. Todo mundo quer ter filhos, uma van e uma casa de campo. Chegou a hora deles. E certo. Mas é triste. Rei morto viva o Rei que vem aí. E viva a FCB.
5 - E o português de Vizeu - Toni Lourenço? Todo mundo quer falar com ele no cantinho - todo mundo quer ter o Toni! Para onde ele vai? Aliás, já foi, EU sei.
6 - Festa boa: tinha mesa sem garrafa... tinha garrafa sem mesa.
7 - E a Revista Propaganda com as peças do prêmio? Podia sair na hora pra gente ir curtindo e comentando no meio das "tonteiras" do "hour-after". Podia também ser o embrião do nosso catálogo do Clube de Criação...
8 - Falando em Clube de Criação virtual, no meio do meu chocolate da Giovanni fiquei lembrando do texto que o Silvinho mandou na tela. Que bonito. Com direito a pai herói e o escambau! Quando o povo entendeu que era ele mesmo, começou o movimento de manda ovo que parou rapidinho. Puta texto. Diplomático, emocionado de verdade. Tão diplomático e tão verdadeiro, que na hora que ele foi lá, com cara e coragem, o pessoal não teve dedos para segurar as pedras. Maracanã calou!
9 - Organização, como sempre, show de malabares. Colunistas tem a cara do Rio: é aquela zona meio organizada, o pessoal da "Big Mac" e da "Artplan" que o diga.
10 - Isabela bela que só ela.
11 - Uma daquelas: um cara adernado no banheiro, de paletó quadriculado marrom Ducal-fashion-style, manda: "publicitário é tudo cheio das novidades, né? Cê viu aquele japonês, com chapeuzinho e tudo? E o primeiro japonês crioulo que eu vi na vida!".
12 - Outra. Colunistas é que nem mulher: a próxima é sempre mais legal. Parabéns.

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 15: César Blotta (Diretor de Operações da Metrópolis); Dia 17: Rodolfo Sampaio (Redator da Salles); Dia 18: Pablo Pagés, Rogério "Lelo" Nahas (Diretor de Criação da Artplan); Dia 19: Oscar Silvano (Diretor da Artplan), Paulo Novis (Diretor de Operações da Contemporânea); Dia 20: Carlos Prósperi.
• INTERVALO - O programa Intervalo, da TVE, às 19:30h deste domingo, será inteiramente dedicado à festa do XV Prêmio Colunistas Rio. Durante o evento, Carlos Alberto Vizeu realizou uma série de entrevistas com os publicitários presentes.
• CANNES NO MONITOR - O jornal Monitor Mercantil, a partir de 24 de junho, estará publicando diariamente noticias do Festival de Cannes, enviadas por este colunista. E na sexta-feira, 28 de junho, a coluna será especialmente dedicada ao Festival.
• NOVAS CONTAS - A Elan/Garden está com novas contas. Entre elas, a Teknológica Celular, uma das principais deste segmento. E ainda a Green Motors (Toyota) e a Ati Operadora de Viagens.
• RASPA TUDO - A Contemporânea pegou a conta da Hebara Distribuidora de Produtos Lotéricos, que opera as Raspadinhas do Rio. A conta estava na GR.3.
• COCA NAS OLIMPÍADAS - A Coca coloca no ar dia 19 seu novo comercial vinculado ao selecionado brasileiro de futebol que participará das Olimpíadas. Criado pela McCann e produzido pela O2, com uma verba de R$ 500 mil, o filme tem a participação de Zagalo.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou pela Internet, com o e-mail [email protected]