Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/JUL/1996
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Mercado ainda se prepara para nova lei de cigarros e bebidas

Mais uma vez o governo federal pega os publicitários brasileiros de surpresa. Agora, com a promulgação esta semana da lei do deputado Murad pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, contendo alterações no texto do projeto que já vinha tramitando com acompanhamento das lideranças do setor.
Na área de cigarros, na verdade, a nova lei só antecipou uma expectativa das cigarreiras e suas agências. Segundo Andrea Gesser, diretora da conta da Souza Cruz na Standard Ogilvy, responsável por marcas como Free e Plaza, há algum tempo as agências e os clientes da área esperavam a transformação das portarias que já regiam o assunto em lei. Até por precaução e por próprio acordo entre elas, as cigarreiras só vinham veiculando seus comerciais de televisão após as 21:30h. Ou seja, a lei até lhes beneficiou, antecipando o horário liberado para veiculação de comerciais de cigarros para a partir das 21:00h.
Já no setor de bebidas destiladas o susto aconteceu principalmente a partir do noticiário publicado na imprensa sobre o assunto. Luís Loffler, diretor de atendimento da Denison-Rio, responsável pelas contas dos uísques Ballantine's e Teacher's e de outras bebidas da Allied Domecq, confessa que não previa - conforme foi noticiado - a obrigatoriedade da inclusão de frases de alerta sobre o consumo de bebidas alcoólicas nos anúncios e comerciais destes produtos.
"Pelo projeto, haveria esta obrigatoriedade da impressão das frases apenas nos rótulos das bebidas e era para isso que estávamos nos preparando", comentou.
Como o decreto só foi publicado em Brasília na última terça, a agência ainda está em processo de análise do seu conteúdo. "Temos uma campanha de Teacher's prevista para veiculação em agosto e já pedimos à nossa assessoria jurídica para analisar os termos da lei e saber se precisaremos alterar alguma coisa", adiantou Loffler. A expectativa do publicitário, porém, é de que a partir da regulamentação da lei ainda seja dado um prazo para que a indústria adapte a sua comunicação e não prejudique a nova campanha de seu cliente.

Luís Grottera fecha Grottera mas abre nova agência no Rio

Até agosto, a Grottera-Rio muda de nome e de composição acionária. Deixa de ser sócia da agência Grottera-São Paulo, mas continua no projeto o presidente daquela empresa, Luís Grottera, agora associado como pessoa física a Sérgio de Paula e a Milton Santana, que já vinham tocando a parte operacional do escritório carioca.
Com isso, informa de Paula, a agência muda de nome e provavelmente de endereço, deixando as instalações atuais na Torre do Rio Sul. Só não há previsão de mudanças no atendimento da conta do jornal O Globo, garante ele, refutando os boatos que correram o mercado nos últimos dias. "Tive uma reunião com o cliente esta quarta-feira e seu diretor Paulo Eboli confirmou que continuamos no atendimento da conta" esclareceu.

Janela se abre pro mundo com página na internet

Desde a última semana a versão integral da Janela Publicitária pode ser lida de qualquer parte do mundo através da Internet.
Na própria sexta-feira, os publicitários que não estiverem no Rio ou não encontrarem o Monitor Mercantil poderão acessar o endereço http://web.cip.com.br/ehrlich/janela.htm e acompanhar as notícias da publicidade carioca simultaneamente com a versão do jornal.
A edição on-line da Janela, também pode ser acessada através da nova seção "Notícias" do site Abap-Rio Link, a mais completa home-page brasileira sobre propaganda e marketing (http://www.abap-rio.com.br). Nela, estão relacionados links para nada menos que 21 publicações internacionais de propaganda; entre as quais as americanas Advertising Age e Ad Week e a espanhola Campaña. Do Brasil, já estão a revista About e a Janela Publicitária, que inclui ainda o link para o envio de e-mail a esta coluna, através do endereço [email protected]

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• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 19: Isabela Gatti (Diretora de Promoções da Dinâmica) e Cláudia Castro (Diretora da Movi&Art); Dia 21: Eduardo Reque (Diretor de Arte da Chris Colombo), Paulo Saad Jafet (Diretor da TV Bandeirantes); Dia 22: Mário Castelar (Diretor da Norton-Rio); Dia 23: Antônio Frota (Diretor de Criação da Unlike); Dia 24: Andrea Maggessi (Diretora de Operações da MPM/Lintas); Dia 25: José Cláudio Maluf (Colunista publicitário).
Ayrton CamargoARTE FOTOGRÁFICA - Quem quiser ver o que os fotógrafos publicitários do Rio podem fazer sem ser apenas para anúncios deve ir até o Espaço Arte do Barra Shopping, onde inaugurou esta terça-feira uma mostra com trabalhos dos 15 fotógrafos mais ativos do nosso mercado, entre os quais Hamdan, Ayrton Camargo, Daniel Geller, Guido Paternó, Luís Garrido e Mauro Risch. A foto que ilustra a coluna de hoje é de Ayrton.
• VOLTA À GLOBO - Antônio Servolo é o novo gerente nacional de Novos Negócios e Projetos Especiais do Sistema Globo de Rádio, responsável pelo crescimento publicitário das emissoras do grupo em todo o país: Mas Antônio faz questão de esclarecer que, a despeito do seu afastamento da operação da Chorus, ele continua sócio da produtora, que se mantém em plena atividade dirigida pelo outro sócio, o maestro Edison Campos.
• ALTA COTAÇÃO - Marcelo Giannini, ex-diretor de Criação da D+, acabou não fechando a sua ida para a Salles-Rio, que continua sem ninguém no cargo desde a saída de Bob Gueiros para a DPZ. Entre as propostas que Giannini está estudando há a de uma agência paulista. Giannini é um dos diretores de arte mais premiados do Rio, tendo participado dos trabalhos da D+W que conquistaram este ano Leões em Cannes.
• CINEMA & PROPAGANDA - O presidente do CCRJ, Sílvio Matos, conta que conseguiu incluir a categoria Filme Publicitário no Rio Cine Festival. Na próxima quarta-feira, 24, a partir das 20 horas, no Golden Room do Copacabana Palace, haverá o lançamento oficial da categoria, com um coquetel oferecido pelo Clube. O primeiro julgamento será durante o Rio Cine do próximo ano. Sílvio acha importante pela oportunidade de aproximação entre os profissionais da área de filme publicitário com o cinema brasileiro. Na premiação haverá categorias como "Melhor Filme", "Melhor Roteiro", "Melhor Fotografia", "Melhor Editor", "Melhor Diretor de Arte" etc.
• NO ÓRGÃO DA CLASSE - Vai ser eleita esta quarta-feira a nova diretoria do Sindicato dos Publicitários do Rio. A chapa é única e o presidente será Cleverson Valadão. Participam com ele da diretoria Álvaro Ceciliano Filho (autônomo), Carlos Campana Filho (V&S), Marlene Fuchs (D+W), Maurino Mendonça (Isto É), Nélcio Barbosa (McCann) e Roy Taylor (O Fluminense).
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou pela Internet, com o e-mail [email protected]