Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/AGO/1996
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

McCann cria grupo de novos negócios e entrega a direção a um criador

O escritório carioca da McCann Erickson encontrou a sua solução para prospectar no mercado: colocar na função, junto com alguns veteranos da agência, pessoas jovens e não comprometidas com o passado da agência. Assim é que foi criado o New Business Club, dirigido pelo redator Paulo Castro e integrado por profissionais como Marcelo Lobianco - responsável pelo planejamento - e Mauro Forjaz, no atendimento.
O "Club", criado há dois meses, já começou a trazer resultados para a agência. Nos últimos dias a McCann-Rio conquistou a conta da Amil para os Estados Unidos e Argentina, as empresas do grupo Mantel e a rede de lojas Watch Club, pertencente ao grupo Nathan, e que tem campanha começando a veicular ainda este mês.
De acordo com George Teichholz, Vice-Presidente da McCann Rio, estes novos clientes representarão um acréscimo de pelo menos R$ 3 milhões no faturamento da agência.
Além destas empresas, a McCann-Rio passou a cuidar igualmente da promoção da nova campanha da Rede Manchete de Televisão, Chica da Silva, que será dirigida por Walter Avancini. A agência inclusive está mandando uma equipe de seus profissionais para a Chapada Diamantina, em Minas Gerais, para se ambientar com o clima do local onde estarão as locações da novela.

Publicidade viabiliza site do Globo na Internet

O jornal O Globo marcou um tento no lançamento de sua home­page O Globo On, no último dia 29, simultaneamente com a comemoração do seu 71º aniversário. O projeto, segundo informação do editor do projeto, Mário Marona, está totalmente pago por um ano, graças ao patrocínio obtido com a Coca-Cola, Banco Real, BR e outros anunciantes.
Conversando com José Padilha, diretor de mercado do Globo, ele admitiu que está nos estudos do jornal incluir a área de comercialização também na Internet. Não será impossível, portanto, que dentro de algum tempo, as agências possam fazer suas reservas de espaço e enviar autorizações diretamente pela tela do computador, através da Internet, sem falar no próprio material do anúncio, sob a forma de arquivo digitalizado.
Os mídias que se preparem rapidinho para entender a Internet.

Thompson contrata Radical Chic como garota propaganda da Esso

Uma das personagens de quadrinhos mais bem sucedidas na área de marketing, a Radical Chic, criada por Miguel Paiva, é a nova contratada da J. Walter Thompson para a próxima campanha da Esso destinada ao público feminino e que envolverá uma verba de cerca de US$ 1 milhão.
A petroleira decidiu entrar este mês na disputa das mulheres como consumidoras e, após pesquisa, descobriu que a imagem rebelde da Radical Chic convence mais as mulheres que têm carros do que outras abordagens tradicionais.
Os comerciais com a Radical Chic ainda não entraram no ar, mas os anúncios impressos da promoção que sorteará todo mês um micro e assinaturas de revistas, veiculados em publicações destinadas ao público feminino logo na primeira semana geraram um volume de 1.500 cupons retomados à Thompson, segundo Antonino Brandão, diretor de atendimento da agência.

Lelo propõe movimento pela volta ao Plataforma

"Eu quero um serviço à la carte". Esse é o grito de guerra que o diretor de criação da Artplan, Lelo Nahas, pretende começar a bradar no mercado, para levar de volta ao restaurante Plataforma o tradicional encontro que reúne um bom número de publicitários do Rio de Janeiro para o almoço das sextas-feiras. Depois de anos sendo marcado no Plataforma, os constantes engarrafamentos da Zona Sul causados pelas obras do Rio Cidade forçaram a que o local de reunião do mercado fosse trocado nos últimos meses pelo restaurante Estrela do Sul, no shopping Rio Off Price, em Botafogo.
A principal reclamação de Lelo é que no Estrela do Sul o almoço - que tem nos profissionais de criação o seu maior número de participantes - perdeu o sentido original de confraternização. "Agora alguém se levanta da sua mesa pra cumprimentar um amigo que esteja em outra?", desafia o criador. E responde imediatamente: "Claro que não! Você corre o risco de tropeçar naqueles incontáveis carrinhos de costela, de peixe, de bebida e de sobremesa, isso se não escorregar no chão cheio de gordura!".
Lelo lembra saudoso do tempo em que se podia chegar ao Plataforma na sexta-feira mesmo sem ter marcado com ninguém, dar uma circulada pelas diversas mesas e até escolher na hora com quem se acabaria almoçando.
Cansado de recusar cupim, ele protesta indignado que atualmente a gente chega, senta e nem tem mais condição de conversar, porque "os garçons logo te cercam com aqueles espetos, pra fazer questão de que você encha a boca de carne". E nem adianta colocar a cartela com o lado vermelho pra cima que eles nem ligam, queixa-se.
Com a finalização das obras do Rio Cidade em Botafogo, Lelo Nahas garante que volta a valer a pena o retorno ao Plataforma, um restaurante onde, ele faz questão de frisar, "você pode tirar seu blazer que o garçom não vai colocar nenhuma capa em cima pra evitar que suje de sangue".

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 04: Eduardo Cunha (Diretor da Década), Gilberto Garcia (Gerente de Mídia da Contemporânea), Marcos Pedrosa (Redator da V&S), Marli (Secretária da Criação da Contemporânea); Dia 06: José Antônio Leão Ramos (V. P. de Operações de Leão Ramos), Mauro Salles; Dia 07: Cristina Bueno (Supervisora de Mídia da Norton), Jonas Suassuna (Diretor Presidente da Zapt), Sílvia Dias de Souza (colunista publicitária de Curitiba).
• O RIO EM SAMPA - A Revista Exame promove no próximo dia 8, em São Paulo, o seminário "Rio Terceiro Milênio: A Redescoberta do Progresso"; com a presença do governador Marcello Alencar e do secretário da Indústria, Comércio e Turismo do Estado, Márcio Fortes. Quem quiser maiores informações pode se comunicar com o telefone (011) 534-5530.
Marcelo Giannini• NOVAS NA GENESIS - A agência carioca Genesis contratou como contato Ana Luiza Ramos Jordão, ex-Young e Chris Colombo. A agência está com vários novos clientes, entre os quais a Hiborn do Brasil (Lillo) e o Grupo OK.
NA SALLES, ENFIM ­ Depois de muitas confirmações e desmentidos, Marcelo Giannini (foto) acabou acertando sua ida para a Salles, como diretor de arte, fazendo dupla com o redator Gustavo Nogueira. Giannini era o diretor de criação da D+ antes da mudança da agência para D+W e foi um dos responsáveis pelos Leões de Cannes conquistados por aquela agência. Na Salles, Arnaldo Rozencwaig continua como diretor de criação,  comandando três duplas.
• GORODICHT CONTRATA - O profissional de atendimento Sérgio Pavan, que tem um extenso currículo no mercado carioca, é o novo responsável pela área de Novos Negócios da D+W, que acaba de contratar como RTV para São Paulo e Rio a produtora Flávia Costa Lima. A agência de Marcelo Gorodicht e Wagner Solano colocou em São Paulo Henrique Luís Rodrigues para cuidar da prospecção.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou pela Internet, com o e-mail [email protected]